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Belo e sofisticado, novo cinco-portas combina 252 cv e assistente que o conduz por si mesmo em trânsito lento
Texto: Fabrício Samahá e Silas Alves – Fotos: divulgação
Pouco mais de um ano após a nova geração do sedã A4 e da perua A4 Avant, a Audi traz ao Brasil mais um modelo de sua família de médio porte, o A5 Sportback. O hatch de cinco portas é um de seus principais lançamentos para o ano — outro será o utilitário esporte Q5, que vem em agosto.
O Sportback entra em pré-venda este mês em quatro versões, que compreendem duas opções de potência para o motor turbo de 2,0 litros, duas de tração e quatro níveis de equipamentos. Os preços variam entre R$ 190 mil e R$ 269 mil (veja o conteúdo e o valor de cada versão no quadro abaixo). As vendas começam este mês, salvo para a versão Ambition, que vem no mês seguinte. O principal concorrente é o BMW 320i Gran Turismo Sport, também com motor turbo de 2,0 litros (184 cv), que custa R$ 199.950. As versões superiores do Audi acabam competindo com sedãs.
A configuração do A5 Sportback pode ser vista como uma feliz combinação entre forma e função. Ao mesmo tempo em que seduz pelo estilo, o hatch acrescenta utilidade ao A4 com a ampla quinta porta e maior vão livre para cargas no caso de rebatimento do banco traseiro. E sedução não lhe falta: a nova geração ficou muito atraente com o grande distância entre eixos (2,82 metros, aumento de 1 cm) para seu comprimento de 4,73 m, grade dianteira mais baixa e larga e “ombros” mais pronunciados.
O A5 Sportback mostra esmero no desenho e nos detalhes; nova geração está mais encorpada; faróis da versão de topo podem ser do tipo Matrix LED
Detalhes de desenho revelam cuidado, como os elementos dos faróis e lanternas traseiras, apliques nos para-lamas dianteiros e duas saídas de escapamento. Há três tipos de faróis: com lâmpadas de xenônio para três das versões, com leds na de topo e, como opção para ela, o sistema Matrix LED, que acende 18 leds de forma individual e cria “máscaras” no campo iluminado para evitar o ofuscamento de outros motoristas. Os faróis de neblina estão embutidos nos principais, pois em seu lugar habitual ficam sensores de radar. As portas não usam molduras nas janelas, solução típica de cupês. O coeficiente aerodinâmico (Cx) é bom: 0,28.
Com o assistente de tráfego lento, a até 65 km/h o A5 Sportback se orienta pelas faixas da via e pelo veículo à frente para seguir o trânsito sem ações do motorista
O interior bem-acabado repete as formas do A4, com a tela central “flutuando” no painel, e adota o quadro de instrumentos digital Virtual Cockpit a partir da versão Ambiente. A tela de 12,3 pol de alta resolução (1440 x 540 pixels) pode ser configurada com várias funções na parte central ou um grande mapa de navegação tridimensional, caso em que velocímetro e conta-giros ficam menores. O comando da outra tela, a de 8,3 pol para o sistema de áudio, é feito no console central com botões e um painel tátil, além de controles por voz que admitem linguagem coloquial. Curioso é a câmera traseira de manobras, item hoje tão comum, equipar apenas a versão de topo.
Como tem sido comum na categoria, o A5 Sportback traz um arsenal de assistentes. O destaque é aquele para tráfego lento: a até 65 km/h o carro se orienta pelas faixas da via e pelo veículo à frente para ajustar a velocidade, frear e mesmo acionar o volante sem ações do motorista. O recurso faz parte do pacote Assistance Tour, disponível como opção a partir da versão Ambiente. Opcional à parte é a projeção de informações no para-brisa.
No painel compartilhado com o A4, quadro digital e configurável de 12,3 pol é inédito no modelo; tela central de 8,3 pol mostra aplicativos de celular
Outros auxílios constam do pacote Assistance City: alerta para veículo em ponto cego nas laterais e na traseira (para sair de vaga perpendicular), monitor para saída dos passageiros (avisa se um veículo ou ciclista estiver passando pelas laterais, com o A5 parado, para evitar riscos ao abrir portas) e os monitores de segurança Pre Sense Basic e Pre Sense Rear, que preveem possível colisão frontal ou traseira e preparam o carro. Há previsão para leitura de placas de velocidade, ainda não habilitada no Brasil.
A opção por um perfil baixo de teto, em nome do estilo esportivo, limita um pouco o conforto: na frente um motorista de 1,80 metro de estatura fica próximo do forro e, atrás, recomendam-se passageiros abaixo dessa marca. Por outro lado o compartimento de bagagem é espaçoso, 480 litros (não varia com a tração), e tem amplo acesso pela tampa com acionamento elétrico. O banco traseiro vem dividido em três partes, 40:20:40, e com seu rebatimento podem ser levados 1.300 litros.
Próxima parte
Versões, preços e equipamentos
• A5 Sportback Ambiente (R$ 214 mil)- Como o Attraction, mais bancos dianteiros esportivos, quadro de instrumentos digital (Virtual Cockpit), rodas de 18 pol com pneus 245/40, sistema de áudio MMI Plus com interface para celular (Android Auto e Apple Car Play) e navegador. Opcionais: pacote Assistance City (alerta para veículo em ponto cego nas laterais e na traseira em vaga perpendicular, monitor para saída dos passageiros, monitores de segurança Pre Sense Basic e Pre Sense Rear), pacote Assistance Tour (assistente de faróis, controlador de distância à frente com assistente de tráfego lento, monitor de faixa da via, sensor de estacionamento dianteiro), pacote esportivo S-Line, projeção de informações no para-brisa, sistema de áudio Bang & Olufsen, teto solar elétrico panorâmico.
• A5 Sportback Ambition (R$ 240 mil) – Como no Ambiente, mais motor de 252 cv e tração integral. Mesmos opcionais.
• A5 Sportback Ambition Plus (R$ 269 mil) – Como no Ambition, mais ar-condicionado automático de três zonas, câmera traseira de manobras, faróis de leds, pacote esportivo S-Line, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensor de estacionamento dianteiro, teto solar elétrico panorâmico. Opcionais: faróis Matrix LED com ajuste automático de facho, pacotes Assistance City e Assistance Tour (ver acima), projeção de informações no para-brisa, sistema de áudio Bang & Olufsen.
Interior é espaçoso, mas perfil do teto limita um pouco a altura; botões e painel tátil comandam áudio e navegação; porta-malas acomoda 480 litros
Mais leve e com até 252 cv
Como o A4, o novo A5 baseia-se na plataforma MLB da Audi, de motor longitudinal, diferente da MQB (motor transversal) usada no A3. Com uso de materiais leves e aços de alta resistência, a carroceria pesa 15 kg menos que a anterior e, somada a outras reduções, deixa o carro até 85 kg mais leve que o antigo (1.475 kg nas versões de tração dianteira). Em todo o assoalho e nas partes inferiores da suspensão existem acabamentos projetados para diminuir a turbulência do vento e melhorar a aerodinâmica.
Os 252 cv movem seus 1.555 kg com grande suavidade e mínimo ruído, mas ao provocar o 2,0-litros ouve-se um ronco agradável e encorpado sem vibrações
O conhecido motor de 2,0 litros vem com recursos como variação do tempo de abertura e do curso das válvulas (Valvelift), coletor de escapamento integrado ao cabeçote, válvula de alívio elétrica do turbo e dupla injeção de combustível: além da direta, é mantida a indireta no duto de admissão. Elas atuam em conjunto em cargas parciais (pouca abertura de acelerador) para maior eficiência.
Foram escolhidas duas versões da mesma unidade: os A5 Attraction e Ambiente recebem a de 190 cv e 32,6 m.kgf de torque (entre 1.450 e 4.200 rpm), capaz de aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e velocidade máxima de 239 km/h, enquanto a do Ambition oferece 252 cv e 37,7 m.kgf (entre 1.600 e 4.500 rpm) para 0-100 em 6 s e máxima de 250 km/h (limite eletrônico). O motor mais potente está associado à tração integral permanente Quattro, mas ambos usam transmissão automatizada S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas com função roda-livre em desacelerações.
Motor vem em duas versões, de 190 cv para tração dianteira (raio X maior) e de 252 cv para integral (menor); suspensão traseira passou ao sistema Five-link
A suspensão traseira permanece independente multibraço, mas evoluiu do sistema de braços trapezoidais para um de cinco articulações (five-link), mesmo conceito usado na dianteira (não há diferença entre a tração dianteira e a integral para esse fim). Foram poupados 5 kg com a alteração. Ambos os eixos usam subchassi. Recursos disponíveis na Europa, mas ausentes aqui, são controle eletrônico de amortecimento e assistente de estacionamento.
Ao volante do A5 Sportback
O Best Cars dirigiu o A5 Quattro com o motor mais potente entre São Paulo e Itupeva, no interior do estado, pela Rodovia dos Bandeirantes em percurso de 150 quilômetros entre o volante e o banco do passageiro. E as impressões foram muito convincentes.
Os 252 cv movem seus 1.555 kg com facilidade, mesmo em baixas rotações, com grande suavidade e mínimo ruído. Com a caixa de sete marchas calibrada para manter baixas rotações, é raro ver o conta-giros acima de 2.500 rpm no uso urbano moderado. Mas pode-se provocar o 2,0-litros com mudanças manuais, por meio dos comandos no volante, e ouvir um ronco agradável e encorpado sem vibrações. A ausência de ruídos de vento comprova a eficiência aerodinâmica e, claro, do isolamento acústico.
Versão Quattro de 252 cv conquista pelo desempenho e a estabilidade; tração integral com diferencial central reparte torque entre os eixos
Embora tenha sido abandonada nos esportivos S4, S5 e RS5 em favor de uma caixa automática com conversor de torque (entenda as razões), a transmissão de dupla embreagem S-Tronic revela-se adequada ao A5, com mudanças instantâneas e boas respostas ao comando do acelerador.
A suspensão bem acertada traz grande estabilidade direcional e em curvas, para o que concorre a tração integral com diferencial central. Ao contrário do sistema usado no A3 e no TT, que prioriza as rodas dianteiras e aciona as traseiras apenas sob certas condições, o arranjo do A5 fornece torque às quatro rodas todo o tempo e o distribui entre os eixos conforme a aderência disponível. Pneus 245/45 R 18, freios potentes e direção com assistência elétrica bem dosada completam o conjunto.
“Comprei um hatch” pode ser uma frase incomum no segmento de luxo, mesmo que carros tão desejados quanto o Porsche Panamera e o Aston Martin Rapide sejam, afinal, assim classificados pelo tipo de carroceria. Talvez por isso a Audi prefira “cupê de cinco portas”, rótulo que o Best Cars recusa. Mas o novo A5 Sportback comprova que certos preconceitos não têm razão de existir e que um hatch pode ser um grande carro para se ver, dirigir e até (com o assistente de tráfego lento) não dirigir.
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Ficha técnica
A5 Attraction | A5 Ambition | |
Motor | ||
Posição | longitudinal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo e levantamento | |
Diâmetro e curso | 82,5 x 92,8 mm | |
Cilindrada | 1.984 cm³ | |
Taxa de compressão | 11,7:1 | 9,6:1 |
Alimentação | injeções direta e multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de ar | |
Potência máxima | 190 cv de 4.200 a 6.000 rpm | 252 cv de 5.000 a 6.000 rpm |
Torque máximo | 32,6 m.kgf de 1.450 a 4.200 rpm | 37,7 m.kgf de 1.600 a 4.500 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automatizada de dupla embreagem, 7 | |
Tração | dianteira | integral |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a disco ventilado | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, multibraço, mola helicoidal | |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 17 pol | 18 pol |
Pneus | 225/50 R 17 | 245/40 R 18 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,733 m | |
Largura | 1,843 m | |
Altura | 1,386 m | |
Entre-eixos | 2,824 m | |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 58 l | |
Compartimento de bagagem | 480 l | |
Peso em ordem de marcha | 1.475 kg | 1.555 kg |
Desempenho | ||
Velocidade máxima | 239 km/h | 250 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 7,5 s | 6,0 s |
Dados do fabricante; consumo não disponível |