Ford Ecosport 2016 deixa automatizado mais em conta

Ford Ecosport Freestyle 2016

 

Câmbio de dupla embreagem agora estende-se ao utilitário de 1,6 litro, que ganhou evolução para chegar a 131 cv

Avaliação: Edison Ragassi – Texto: E. Ragassi e Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Quando a Ford lançou a segunda geração do Ecosport, em 2012, optou por oferecer o inédito câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift apenas com o motor de 2,0 litros (com potência de 141 cv com gasolina e 147 com álcool), mantendo a versão de 1,6 litro (110/115 cv, na mesma ordem) só com caixa manual. A decisão fazia sentido, pois em geral quem buscava o conforto das mudanças de marcha automáticas estava disposto a pagar mais também por um carro de desempenho superior.

Neste ano, porém, a marca viu a concorrência oferecer utilitários esporte compactos com câmbio automático e motores menos potentes, como o Jeep Renegade de 1,75 litro (130/132 cv) e o Peugeot 2008 1,6 (115/122 cv). É fato que cada vez mais compradores estão aderindo a essa comodidade, sobretudo nos grandes centros, mesmo os que não fazem questão de motores mais vigorosos. Assim, a Ford correu à prateleira de peças e montou o Ecosport 1,6 com “transmissão sequencial”.

Sequencial? Isso mesmo: é como a fábrica do oval passa a chamar, ao menos nesse modelo, o conhecido câmbio Powershift. Ela não admite, mas a mudança certamente tenta deixar para trás a má fama conquistada pela caixa com problemas de trepidação, alvos de numerosas reclamações no Canal Direto do Best Cars. Na linha 2016 os módulos de controle eletrônico foram aprimorados para sanar a falha, afirma a Ford, que estendeu para cinco anos a garantia do câmbio dos carros já vendidos.

 

 
Powershift, não mais: no EcoSport 2016 a Ford chama de sequencial o conhecido câmbio de seis marchas

 

O Ecosport Pow… ops, sequencial oferece quatro opções: SE Direct (R$ 68.890), vendida apenas sob encomenda, que vem de série com ar-condicionado, assistente de partida em rampa, computador de bordo, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros dianteiros, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis e sistema multimídia Sync com comando de voz (as rodas são de aço de 15 pol); SE (R$ 71.900), que adiciona rodas de alumínio de 15 pol; Freestyle (R$ 76.900), que vem com alarme volumétrico, controle elétrico de vidros traseiros com abertura/fechamento a distância, rodas de alumínio de 16 pol e sensores de estacionamento atrás; e Freestyle Plus (R$ 80.300), que acrescenta bancos revestidos de couro e bolsas infláveis laterais. Em todos eles o sistema Sync ganha as funções de assistência de emergência e Applink, que aciona determinados aplicativos do celular.

 

O Ecosport revelou respostas mais convincentes do que se espera de um utilitário esporte de 1,6 litro — o peso moderado, 1.274 kg, contribui

 

Com esse acréscimo a linha Ecosport passa a contar com oito versões. As outras são SE (R$ 65.900) e Freestyle (R$ 71.900) com motor 1,6 e câmbio manual, Titanium (R$ 85.900) com motor de 2,0 litros e câmbio automatizado e Freestyle 4WD (R$ 82.500) com motor 2,0, câmbio manual e tração nas quatro rodas. Deixa de existir o Freestyle 2,0 automatizado, antes o mais acessível com esse câmbio. As novidades dão à Ford oponentes diretos aos 2008 Allure (R$ 70.890) e Griffe (R$ 75 mil) 1,6 automáticos e ao Renegade Sport 1,75 automático (R$ 76.900).

O câmbio não é a única novidade no Ecosport 1,6 automatizado: ele adota a versão evoluída do motor Sigma que surgiu em 2013 no Fiesta e no Focus, com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e escapamento, taxa de compressão mais alta (12:1 em vez de 11:1) e preaquecimento de álcool para partida a frio, ao lado de medidas para redução de atritos. As alterações elevaram a potência de 110 cv a 6.500 rpm (gasolina) e 115 cv a 5.500 rpm (álcool) para 126/131 cv a 6.500 rpm, mas tiveram efeitos diversos sobre o torque máximo: com álcool subiu de 15,9 m.kgf a 4.750 rpm para 16,1 m.kgf a 5.000 rpm; com gasolina desceu de 15,7 m.kgf para 15,4 m.kgf (ambos a 4.250 rpm). Curiosamente, com câmbio manual permanecem o motor original e o tanque auxiliar de gasolina para partida.

 

 
Quatro versões (nas fotos a Freestyle) oferecem o câmbio, que admite operação manual por botão

 

Embora a comparação ideal fosse de carros com o mesmo tipo de câmbio, o automatizado de 131 cv mostra melhor desempenho, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos (álcool) ante 12,4 s do manual de 115 cv, e consumo muito semelhante: pelos padrões do Inmetro, faz 10,2/7,2 km/l em ciclo urbano e 12,1/8,3 km/l no rodoviário, contra 10,2/7,0 km/l e 12,2/8,4 km/l do manual menos potente, sempre na ordem gasolina/álcool.

 

 

Ao volante

A avaliação da imprensa foi feita na região de Bento Gonçalves, RS, em trecho aproximado de 35 quilômetros. O Ecosport revelou respostas mais convincentes do que se espera de um utilitário esporte de 1,6 litro — o peso moderado, 1.274 kg no caso do Freestyle, contribui. Ele desenvolve velocidade sem esforço e as trocas de marcha são suaves, lembrando um câmbio automático tradicional. Um trecho de subida requer mais empenho do pequeno motor: o câmbio estende cada marcha, chegando a 3.500 rpm ou até um pouco mais, mas o desempenho não decepciona, nem o nível de ruído e vibração chega a incomodar.

A operação do câmbio em nada difere do Powershift conhecido há três anos no Ecosport de 2,0 litros, com posições D (drive, uso normal) e S (sport, modo esportivo) e um botão na alavanca para mudanças manuais, sem comandos no volante para esse fim. Em operação manual as trocas para cima continuam a acontecer, mas só no limite de rotações. As reduções são automáticas conforme o acionamento do acelerador: uma pisada rápida “chama” marchas mais baixas mesmo sem se atingir o fim de curso do pedal. Em sexta, 120 km/h produzem cerca de 3.300 rpm.

 

 
Embora as mudanças no motor não tenham beneficiado o torque, o Ecosport 1,6 mostra bom desempenho

 

As condições de dirigibilidade são boas, como nas versões já conhecidas. Sem qualquer alteração nas suspensões, o Ecosport mantém uma estabilidade que transmite segurança ao motorista, com movimentos bem controlados e assistência elétrica de direção bem ajustada. É um carro com posição de dirigir confortável, espaço adequado aos passageiros e compartimento de bagagem de 362 litros — menor que o de alguns concorrentes, maior que o de outros. A montagem externa do estepe pode estar fora de moda (na Europa há opção por eliminá-lo), mas tem sua vantagem no fácil acesso quando fura um pneu.

A Ford sabe que a vida do Ecosport não é mais tão fácil, hoje, quanto nos tempos em que o Renault Duster era o único adversário direto. Mesmo distante da liderança de vendas que ocupou por tanto tempo, ele preserva seu espaço e pode ganhar novos adeptos, ou mesmo recuperar alguns que o tenham deixado, com a nova oferta de câmbio com atuação automática em uma faixa mais acessível.

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Ficha técnica

 

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 79 x 81,4 mm
Cilindrada 1.596 cm³
Taxa de compressão 12:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 126/131 cv a 6.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 15,4 m.kgf a 4.250 rpm/16,1 m.kgf a 5.000 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automatizado de dupla embreagem / 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 6 x 16 pol
Pneus 205/60 R 16
Dimensões
Comprimento 4,241 m
Largura 1,765 m
Altura 1,696 m
Entre-eixos 2,521 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l
Compartimento de bagagem 362 l
Peso em ordem de marcha 1.274 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 100 km/h (álc.) 11,8 s
Consumo em ciclo urbano (gas./álc.) 10,2 / 7,2 km/l
Consumo em ciclo rodoviário (gas./álc.) 12,1 / 8,3 km/l
Dados do fabricante para versão Freestyle; ND = não disponível

 

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