Agora feito em Resende, o sedã compacto ganha retoques no visual e passa a oferecer o motor de três cilindros usado pelo March
Texto: Fabrício Samahá e Edison Ragassi – Fotos: divulgação
Dez meses depois do hatchback March, o sedã Versa é o segundo modelo da Nissan produzido na fábrica de Resende, RJ, e que deixa de ser importado do México — o que libera espaço dentro da cota sem Imposto de Importação para mais unidades do Sentra, além de minimizar o impacto da desvalorização do real. A marca aproveitou para uma renovação visual e para acrescentar versões com motor de 1,0 litro, o novo três-cilindros que estreou em fevereiro no March.
Agora são cinco opções. A versão básica de 1,0 litro custa R$ 42 mil e vem de série com freios com sistema antitravamento (ABS), distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e assistência adicional em emergência, rodas de 15 polegadas com pneus 185/65, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, banco do motorista e volante com regulagem de altura, computador de bordo, conta-giros e alarme com controle remoto. O S, de R$ 45 mil, acrescenta rodas de alumínio e rádio/CD com MP3, entradas auxiliar e USB, interface Bluetooth para telefone celular e comandos no volante.
A frente ganhou arestas para um ar mais atual, mas na traseira só
o para-choque mudou; harmonia de estilo ainda não é seu ponto alto
O motor de 1,6 litro agora parte do acabamento SV (R$ 46.490), que vem com os itens do S — mas sem as rodas de alumínio — e ainda abertura interna do porta-malas e iluminação no compartimento. O SL 1,6 (R$ 49.490) traz também revestimento de bancos superior, banco traseiro rebatível, vidros traseiros com acionamento elétrico, cinto de três pontos para o passageiro central e rodas de alumínio.
A reforma visual não foi extensa, mas apenas um refresco para um modelo lançado há quatro anos no exterior
Por fim, o inédito Versa Unique 1,6 (R$ 55 mil) adiciona ao conteúdo do SL ar-condicionado automático, bancos e volante revestidos em couro, rádio com tela de 5,8 pol (que serve também às imagens da câmera traseira de manobras e ao navegador) e função Nissan Connect, faróis de neblina, repetidores de luzes de direção nos retrovisores (deveriam estar em toda a linha), rodas de 16 pol com pneus 195/55, pontos de ancoragem pelos padrões Latch e Isofix para cadeiras infantis e detalhes de acabamento como o preto brilhante no painel. As versões anteriores, sempre 1,6, custavam R$ 43.290 (S), R$ 46.090 (SV) e R$ 48.890 (SL).
Acessórios oferecidos nas concessionárias são defletor para a tampa do porta-malas, sensores de estacionamento, automatizador de fechamento de vidros, frisos para portas, ponteiras de escapamento, alarme volumétrico (o original é perimétrico, ou seja, não detecta quebra de vidros), protetor de cárter, tapetes de borracha e carpete, rádios, central multimídia, faróis de neblina, tapete de porta-malas e protetor de para-choques.
O interior da versão S mostra novo desenho de painel central, volante e
instrumentos; porta-malas leva 460 litros; motor é inédito no sedã
A reforma visual do Versa não foi extensa, mas apenas um refresco para um modelo lançado há quatro anos no mercado mundial. Na frente foram refeitos grade, faróis e para-choque, adotando-se mais arestas e ângulos no lugar das curvas do anterior. Já a traseira ganhou apenas outro para-choque, com inserção central em preto. Como se espera, não foi o bastante para deixar o sedã bonito — a traseira que parece anormalmente alongada é seu ponto mais crítico.
Por dentro a Nissan redesenhou a parte central do painel, o quadro de instrumentos e o volante, que ganharam aspecto mais refinado. Os mostradores do Unique são diferenciados, com conta-giros maior. A função Connect de seu rádio, já conhecida do March SL, permite instalar um aplicativo em telefones com IOS ou Android para interagir com Facebook e Google, com conveniências como a fácil inserção de um endereço para navegação a partir de convite recebido pela rede social.
Rodas de 16 pol valorizam o visual do Unique, nova versão de topo
com bancos de couro, navegador e ar-condicionado automático
Motor de 1,0 litro não decepciona
Lançado antes no March, o motor de 1,0 litro e três cilindros do Versa adota recursos como quatro válvulas por cilindro, variação do tempo de abertura das válvulas de admissão, comando acionado com corrente e velas com eletrodos de platina, trocadas a cada 100 mil quilômetros. A partida a frio com preaquecimento de álcool não requer tanque suplementar de gasolina, novidade estendida à versão de 1,6 litro. No restante, a Nissan recalibrou a assistência de direção para maior firmeza em alta velocidade e adotou rodas de 16 pol no Unique, ante o padrão anterior de 15 pol. Câmbio automático? Ainda não.
A Nissan apresentou o Versa renovado à imprensa em Mogi das Cruzes, próxima a São Paulo, e começamos nossa avaliação pelo S de 1,0 litro. Uma das qualidades do sedã continua o espaço interno, sobretudo para as pernas de quem viaja atrás, talvez o maior em sua categoria. O acabamento é simples em termos de materiais, mas bem feito. É fácil encontrar a posição correta para dirigir e os controles são simples de usar.
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O Unique diferencia-se no acabamento e nos mostradores; o navegador
segue endereço do Facebook; motor 1,6 dispensa tanque de partida
Apesar da expectativa inicial de que o motor de 1,0 litro — com potência de 77 cv e torque de 10 m.kgf — fosse inadequado a um sedã que pesa 1.056 kg, ele mostrou-se satisfatório para quem dirigir o Versa sem pressa. O trecho alternou situações de trânsito e rodovia, na região de Mogi e a serra para Bertioga. Já ao sair com ar-condicionado ligado, a boa “pegada” em baixas rotações faz parecer ter maior cilindrada.
O três-cilindros proporciona acelerações e retomadas justas e seu funcionamento é suave em toda a faixa
No anda-para do trânsito, o três-cilindros proporciona acelerações e retomadas justas, que não requerem atenção especial de quem está habituado a motores de 1,0 litro. Em rodovia ele desenvolve bem, embora os ganhos de velocidade sejam lentos a partir de certo patamar. O funcionamento é suave em toda a faixa de uso, embora ruidoso em altos regimes; a alavanca de câmbio tem operação macia e a relação das marchas foi bem acertada. Também vale destacar o ajuste da suspensão, bem dimensionado para as condições de piso brasileiras e com rodar confortável.
O desempenho do Unique (foto maior) agrada como esperado, mas o motor
do S mostrou-se válido para uso urbano, com boas respostas em baixa
No Unique 1,6 a diferença já é notada ao acionar a chave, pelo painel de instrumentos com aspecto superior, que combina com o melhor acabamento interno. Embora para alguns pareça não haver sentido em acrescentar luxo a sedãs compactos — carros utilitários por definição —, a concorrência o tem feito nos últimos anos e a Nissan não ficaria de fora. O motor de 111 cv e 15,1 m.kgf revela desempenho exemplar, com bom arranque, retomadas ágeis e funcionamento silencioso. O ajuste confortável da suspensão e a direção bastante leve em manobras permanecem na versão.
Apesar de recém-nacionalizado, o Versa não esconde o fato de seu projeto estar entre os veteranos da categoria, que inclui modelos como Chevrolet Prisma e Cobalt, Fiat Grand Siena, Ford Ka+ e Fiesta, Hyundai HB20 S, Renault Logan, Volkswagen Voyage e Toyota Etios, além dos chineses Chery Celer (nacional a partir de abril), JAC J3 Turin e Lifan 530. Mas as alterações são bem-vindas e a versão de 1,0 litro contribuirá para ampliar sua presença no mercado.
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Ficha técnica
S 1,0 | Unique 1,6 | |
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 3 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | |
Diâmetro e curso | 78 x 69,7 mm | 78 x 83,6 mm |
Cilindrada | 999 cm³ | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 11,2:1 | 10,7:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 77 cv a 6.200 rpm | 111 cv a 5.600 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 10,0 m.kgf a 4.000 rpm | 15,1 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de câmbio e marchas | manual, 5 | |
Tração | dianteira | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a tambor | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 15 pol | 16 pol |
Pneus | 185/65 R 15 | 195/55 R 16 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,492 m | |
Largura | 1,695 m | |
Altura | 1,506 m | |
Entre-eixos | 2,60 m | |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 41 l | |
Compartimento de bagagem | 460 l | |
Peso em ordem de marcha | 1.056 kg | 1.088 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
Velocidade máxima | 162 km/h | 187 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 16,0 s | 10,4 s |
Consumo em cidade | 12,6/8,5 km/l | 12,4/8,6 km/l |
Consumo em rodovia | 15,2/10,4 km/l | 14,8/10,2 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro |