Novo BMW 330i ganha aprovação em praticamente tudo

Encontrar defeitos é a parte mais difícil ao dirigir esse Série 3, que esbanja desempenho, comodidades e segurança

Texto: Fabrício Samahá e Felipe Hoffmann
Avaliação: F. Hoffmann – Fotos: F. Hoffmann e divulgação

 

A BMW começa a importar ao Brasil a sétima geração do Série 3, que em julho passa a ser montada na fábrica de Araquari,SC, e o Best Cars esteve no autódromo Vello Cittá, em Mogi Guaçu, SP, para conhecer a novidade.

Das seis versões já lançadas na Europa (320i e 330i a gasolina, 318D, 320D e 330D a diesel e a hibrida 330E), o 330i é o primeiro a chegar aqui em acabamentos M Sport, ao preço sugerido de R$ 269.950, e  Sport, a partir de junho, por R$ 219.950 — veja no quadro abaixo os equipamentos de cada um. O trem de força é o mesmo para ambos: motor turboalimentado de 2,0 litros com potência de 258 cv e torque de 40,8 m.kgf, transmissão automática de oito marchas e tração traseira. Por enquanto é movido só a gasolina, mas se tornará flexível na versão nacional. Audi A4, Jaguar XE e Mercedes-Benz Classe C são adversários diretos.

O novo sedã de codinome G20 mostra um bom trabalho de Estilo. De onde quer que se olhe, é imediato reconhecê-lo como um BMW, ao mesmo tempo em que se diferencia o suficiente do modelo anterior. Todos os elementos tradicionais da marca estão lá, como a grade bipartida, os faróis duplos e a curva final das janelas laterais. Os faróis do M Sport com tecnologia laser (Laserlight) alcançam até 530 metros — no Sport eles são de leds e adaptativos.

 

O novo Série 3 distingue-se do antecessor mantendo a forte identidade da marca; por enquanto está disponível o 330i M Sport, que usa laser nos faróis; o Sport chega em junho

 

O carro aumentou 85 milímetros em comprimento (para 4,709 metros), 16 mm em largura (1,827 m) e 41 mm em distância entre eixos (2,851 m), mas apenas 1 mm em altura (1,442 m). O coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,23 na versão mais favorável, um dos melhores da indústria em sedãs, é melhor que o do anterior em 0,03. No 330i, com pneus mais largos, o valor fica em 0,27.

 

 

No interior, mudança importante foi a adoção de quadro de instrumentos em tela de 12,3 polegadas na versão M Sport, com mostradores em formato irregular e um estranho conta-giros em sentido anti-horário. Além das cores, as informações variam conforme o programa de condução escolhido: Sport adiciona mostradores de potência e torque em uso, enquanto o eficiente Eco-Pro troca o conta-giros por um indicador de consumo instantâneo.

Outra novidade é a tela de 10,25 pol da central de áudio, mais baixa e integrada ao painel, o que fez descer os difusores de ar — inconveniente que tem sido comum na indústria. O sistema de áudio tem integração a celular por Apple Car Play sem fio, mas não Android Auto. Entre as várias funções da tela estão os mostradores esportivos, que indicam o uso de potência e torque (aparentemente, só em kW e Nm, na ordem), pressão de superalimentação, temperatura do óleo lubrificante e forças g.

 

Interior mantém o ar esportivo; instrumentos do 330i M Sport vêm em tela de 12,3 pol, com várias funções na parte central e conta-giros que muda de função no modo Eco-Pro

 

Assistente pessoal

O Série 3 é o primeiro BMW com o Assistente Pessoal Inteligente, que pode ser acionado por meio do comando de voz “Olá, BMW” ou pela mensagem de preferência do usuário. O sistema aceita o português local e permite comandar diversos recursos — do ar-condicionado à navegação —, pedir e ouvir explicações sobre equipamentos e informações do veículo (como está o nível de óleo lubrificante, por exemplo) e programá-los de acordo com as preferências.

 

O 330i M Sport vem com o Driving Assistant Professional, com controle mais preciso do carro em sua faixa, atuação na direção para evitar colisões e assistência de ré

 

Os comandos de voz não precisam ser diretos. Como exemplo, ao se dizer “Olá, BMW, estou com frio”, o ar-condicionado será ajustado para temperatura pouco mais alta. Já falar “sinto-me cansado” leva o assistente e ajustar música, iluminação interna e temperatura para padrões que ajudem a manter o motorista atento. O sistema ganhará novas funções por atualização remota via cartão SIM, como os de celular, sem precisar ir a uma concessionária. Naturalmente, quem não quiser usar a voz pode operar os recursos por toques na tela ou pelos tradicionais comandos do IDrive no console.

As funções Connected Drive, válidas por três anos, dão acesso a uma central de atendimento com serviços de conveniência, pontos de interesse, localização de postos de combustível (informa até se a autonomia atual do carro permite ir até lá com segurança), trânsito em tempo real fornecido pela Tomtom, chamada de emergência e localização, inclusive em caso de sequestro — o usuário pode desativar a localização de dentro do carro para sua privacidade.

 

Tela de 10,25 pol serve a áudio, navegação, configurações e câmeras que mostram 360 graus; o Assistente Pessoal responde a mensagens de voz, mesmo que não diretas

 

São variadas as assistências ao motorista, mesmo no pacote mais simples (Driving Assistant) da versão Sport. Entre elas, o controlador de velocidade e distância inclui função para-anda, de modo a seguir sozinho após breves paradas no trânsito. Assistentes ajudam a manter o carro em sua faixa de rolamento, detectam veículos e pedestres adiante ou em tráfego cruzado atrás do carro, emitem alertas e podem acionar os freios até o BMW parar, se necessário.

 

 

O 330i M Sport vem com o pacote mais avançado Driving Assistant Professional. Com radar e câmera trifocal, ele permite um controle mais preciso do carro em sua faixa, atua na direção para evitar colisões com veículos nas faixas ao lado e ajuda o motorista em manobras de desvio de emergência. Além de assistente de estacionamento, existe uma assistência de ré, exclusiva em sua categoria.

Próxima parte

 

Versões, preços e equipamentos

 

Para-choques do Sport são diferentes, com elementos em forma de “T”

 

330i Sport (R$ 219.950) – Abertura do porta-malas ao aproximar o pé do para-choque traseiro, ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros esportivos com ajuste elétricos e apoio lombar, bancos revestidos em material sintético, câmera traseira de manobras, chave presencial, controles de estabilidade e tração, faróis de leds (incluindo os de neblina), freio de estacionamento elétrico com retenção automática, monitor da pressão dos pneus, pacote Driving Assistant, pneus que podem rodar vazios, rodas de alumínio de 18 pol, seis bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras e de cortina), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, teto solar com controle elétrico.

330i M Sport (R$ 269.950) – Como o Sport, mais assistentes de estacionamento e de farol alto, bancos revestidos em couro, central de áudio IDrive com tela de 10,25 pol, faróis a laser, fechamento automático da tampa do porta-malas, freios e suspensão M Sport, pacote Driving Assistant Professional, pacote M Sport aerodinâmico, projeção de informações no para-brisa, quadro de instrumentos digital de 12,3 pol, rodas de 19 pol, sistema de áudio Surround Harman/Kardon, volante esportivo.

• Garantia – Dois anos sem limite de quilometragem.

Próxima parte

 

Bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos são de série; interior ganhou espaço; console traz botão de partida, seletor de modos de condução e controles do sistema IDrive

 

Quando se dirige a até 36 km/h, o sistema armazena os movimentos efetuados ao volante nos últimos 50 metros percorridos. Se o motorista precisar dar ré em um local de baixa visibilidade, o sistema encarrega-se de refazer o trajeto sozinho a até 9 km/h, com as mesmas intervenções à direção, bastando ao condutor controlar a velocidade pelo freio.

 

 

A parada/partida automática do motor leva em conta as informações do GPS e da câmera frontal, a fim de evitar o desligamento ineficiente em condições em que a parada deverá ser breve. Outra câmera analisa a expressão do motorista, para reconhecer sinais de cansaço, e acompanha seus olhos: se o olhar se desviar, o sistema chama a atenção. Também há câmeras para mostrar na tela central os arredores do carro, imagens que podem ser transmitidas a um celular por aplicativo, de modo que o condutor monitore de qualquer lugar o que ocorre em torno dele.

O carro vem ainda com boa dotação de conveniências, mesmo na versão Sport, como abertura do porta-malas ao aproximar o pé do para-choque traseiro, ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros com ajuste elétricos e apoio lombar e teto solar com controle elétrico. O M Sport acrescenta assistente de farol alto, projeção de informações no para-brisa, quadro digital e sistema de áudio Surround Harman/Kardon, entre outros.

 

Motor de 2,0 litros revisto para mais 5,1 m.kgf de torque; à direita, grande ressonador na admissão (em destaque) ajuda nas respostas em baixa rotação antes de o turbo atuar

 

O interior é bem-acabado e espaçoso para quatro adultos, embora não confortável para cinco, tanto pelo formato dos bancos quanto pelo grande túnel central de transmissão. Apesar do uso de pneus que podem rodar vazios, o Série 3 oferece estepe, que muitos compradores requerem no Brasil. Com ele a capacidade de bagagem é modesta, 365 litros, mas passa a bons 480 com sua remoção (a bateria de 90 Ah vem no porta-malas, medida comum na marca para ajudar na distribuição de massas).

 

O motor acelera rápido, a transmissão faz reduções de marcha exatas em entradas de curva e o controle eletrônico deixa abusar e escorregar bastante nas curvas

 

Ao volante do 330i

O Série 3 mantém-se fiel à arquitetura de motor longitudinal e tração traseira, para equilíbrio de massas tanto lateral quanto entre eixos — é clássica na marca a divisão bem próxima a 50% a cada um. O eixo dianteiro bem à frente, inerente à tração traseira, traz equilíbrio de peso e estilo imponente. O peso do carro foi reduzido com maior uso de alumínio, magnésio e aços de alta resistência, assim como o centro de gravidade está mais baixo.

O motor de 2,0 litros com turbo de duplo fluxo e variação de tempo de abertura e do curso das válvulas, herdado da geração anterior, recebeu virabrequim mais leve, redução de atritos internos e bomba de maior pressão para a injeção direta de combustível (o valor máximo passou de 200 para 350 bars). Com isso, embora a potência seja igual, o torque máximo aumentou de 35,7 para 40,8 m.kgf.

 

Desempenho e som do motor empolgam, mas o melhor do Série 3 é seu comportamento em curvas: muita diversão antes que o controle de estabilidade seja acionado

 

A apresentação do 330i à imprensa, no Vello Cittá, foi praticamente um parque de diversões para adultos… ou crianças crescidas. A cabine baixa sugere uma posição esportiva para dirigir, mas sem aperto: mesmo o avaliador com 1,88 metro de altura pôde deixar as pernas esticadas e o volante bem perto de si, além de ter encontrado espaço suficiente para pilotar com capacete. Ao acelerar em ponto-morto nota-se um leve balanço com o torque do motor, proposital para dar impressão de potência — interessante como conseguem fazer isso em um motor leve e relativamente pequeno.

 

 

Partida liberada, o Série 3 demonstra por que a BMW é uma das referências mundiais em sedãs de desempenho. O motor acelera rápido, com um som que transmite potência, e a transmissão faz reduções de marcha perfeitas em entradas de curva — mal se precisa dos comandos de trocas no volante. A direção revela-se muito rápida e precisa e os freios mostram grande capacidade. Não apenas a suspensão e os pneus garantem estabilidade das melhores: também impressiona a calibração do controle eletrônico, que deixa abusar e escorregar até o limite em que o motorista estaria próximo de um acidente.

No M Sport, os pneus traseiros são 30 mm mais largos que os dianteiros. Com o volante esterçado, percebe-se o grande ganho de câmber dianteiro. Isso é causado pelo grande ângulo de cáster, que visa “tombar” as rodas para dentro da curva para que ajudem o carro a fazer mais curva, além de evitar que o pneu se dobre, apoiando toda a banda de rodagem. De fato, mesmo depois de mais de uma hora e uso na pista, não se via desgaste irregular nas bordas dos pneus dos automóveis do evento.

 

Os 330i alinhados para o teste no Vello Cittá; M Sport usa rodas de 19 pol com pneus traseiros mais largos; gráfico indica aceleração lateral no autódromo com pico máximo de 1,4 g

 

Conectado o instrumento de aquisição de dados Race Capture Pro, o 330i indicou que o turbo trabalha com 230 kPa de pressão máxima, o que significa por volta de 1,3 bar em pressão relativa. O motor, quando parado, indicava temperatura de 106º C e durante a volta trabalhava com 100º C, o que indica bom trabalho para não haver detonação. Mesmo em pressão máxima trabalhava com avanço de ignição positivo (4°): em outros motores turbo, em plena carga já vimos avanço negativo, o que prejudica a eficiência.

Foi possível medir também a aceleração lateral do Vello Cittá. Quando o carro era atirado nas curvas e começava a sair de traseira — algo fácil de controlar nesse BMW —, atingia o pico de 1,4 g indicado no gráfico, mas depois de se estabilizar mantinha um valor perto de 1,1 g. Não cabe aqui comparar a nosso teste-padrão de Um Mês ao Volante, primeiro pelo maior atrito do asfalto usado em pistas e segundo pelo método de medição. Nosso teste-padrão pega a média de toda a volta em um círculo, para filtrar esses picos, o que leva a números cerca de 0,2 g menores que o maior pico. Mesmo assim, os valores indicam um brinquedo de gente grande muito divertido.

O que não agrada no novo 330i M Sport? Essa é a grande pergunta. Todos os aspectos que um sedã esportivo se propõe a atender — desempenho, comportamento dinâmico, segurança, conforto, estilo — estão plenamente cumpridos, com ressalva para o espaço de bagagem ao levar estepe. Pode-se argumentar que R$ 270 mil são muito, mas a excelência de conjunto encontrada no lançamento bávaro tem seu valor.

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Ficha técnica

Motor
Posição longitudinal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento
Diâmetro e curso 82 x 94,6 mm
Cilindrada 1.998 cm³
Taxa de compressão 10,2:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 258 cv de 5.000 a 6.500 rpm
Torque máximo 40,8 m.kgf de 1.550 a 4.400 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 8
Tração traseira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, braços sobrepostos, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 8 x 19 pol (diant.), 8,5 x 19 pol (tras.)
Pneus 225/40 R 19 (diant.), 255/35 R 19 (tras.)
Dimensões
Comprimento 4,709 m
Largura 1,827 m
Altura 1,425 m
Entre-eixos 2,851 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 59 l
Compartimento de bagagem 365 l (480 l sem estepe)
Peso em ordem de marcha 1.470 kg
Desempenho
Velocidade máxima 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,8 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

 

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