Motor turbodiesel de 2,0 litros fornece 49 m.kgf; sistema Power Pulse ajuda a acelerar atuação do turbo; comando ajusta modo de condução
O painel central foi organizado com o menor número possível de botões, oito. O resto — áudio, telefone, navegação e outras funções — foi concentrado em uma tela sensível ao toque de nove polegadas, a Sensus Navigation Pro, tão ampla que foi posicionada na vertical. Ela traz apenas três menus principais: o inicial, um acessado movimentando-se à direita e um à esquerda. A intenção foi exigir o mínimo possível de toques para acessar e ajustar as funções. O botão de partida deve ser girado no sentido horário para ligar o motor e, para desligar, no sentido anti-horário.
O XC90 mostrou agilidade acima do esperado para seu peso e tamanho. Carro a diesel? Nem parecia — silêncio interno incrível
O ar-condicionado tem quatro zonas e os bancos dianteiros trazem regulagens elétricas de posição, ajuste lombar e extensão de apoio das pernas, além de memória de posição, aquecimento e ventilação em três níveis através do couro perfurado. Os da fileira central, além de aquecimento, contam com assento para crianças de tamanho intermediário. Na versão Inscription o áudio desenvolvido pela especialista inglesa Bowers & Wilkins soma 19 alto-falantes e 1.400 watts.
Recursos de assistências ao motorista, um dos destaques do XC90, monitoram todo tipo de circunstância e podem conduzir o carro em cidade ou rodovia
Outras comodidades são assistente de estacionamento, que manobra o carro em vagas tanto perpendiculares quanto paralelas; alerta de tráfego lateral, monitor de pressão dos pneus, preaquecimento da cabine e quadro de instrumentos de 12,3 pol com configurações. Uma projeção no para-brisa indica, além da velocidade do carro, a velocidade-limite da via (por sistema de leitura de placas), pedágios e radares fixos adiante. Há ainda aviso ao motorista desatento ou cansado e, como em todos os carros da marca, o serviço de segurança, proteção e conveniência Volvo On Call com atendente remoto.
Ao volante do XC90 D5
A avaliação pela imprensa foi um percurso de ida e volta de São Paulo a Amparo, no interior paulista, por rodovias, estradas sinuosas e estradas de terra. O XC90 mostrou agilidade acima do esperado para seu peso e tamanho. Carro a diesel? Nem parecia — silêncio interno incrível, mesmo em velocidades impublicáveis. Mas nem sempre se quer silêncio nesse carro, pois o sistema de áudio permite uma qualidade sonora difícil de encontrar em veículos de série. Entre as opções de ajuste, uma reproduz a acústica da Ópera de Gotemburgo, ideal para se ouvir orquestras e óperas.
O sistema semiautônomo funciona bem, mas no teste o desvio de trajetória não era feito sempre que se precisava. A falha não deve ser creditada ao carro: como ele usa as faixas de tráfego como guias, não podia funcionar quando a pintura das faixas era falha ou incompleta, caso em que a não-atuação era indicada no painel. De qualquer maneira, deve-se deixar sempre as mãos ao volante: o objetivo do sistema é ser auxiliar ao motorista, diminuindo os riscos de acidente, e não o substituir. Por essa razão, o sistema alerta se o condutor não estiver com as mãos em posição. O acionamento é feito por meio de um botão no raio esquerdo do volante.
Avaliação rodoviária confirmou elevado conforto e bom desempenho do D5; em trecho de terra, suspensão a ar provou-se muito eficaz
O XC90 pode ser configurado entre os modos de condução Comfort, Eco, Dynamic e Off-Road, por meio de um seletor no console, o que afeta parâmetros de motor, transmissão, direção e até mesmo instrumentos. A suspensão da versão Inscription usa molas pneumáticas e controle eletrônico de amortecimento, cuja eficácia foi analisada no trecho de estrada de terra: pôde-se sentir o quanto o carro se adapta a essa condição. As bolsas de ar permitem ajustar a altura de rodagem.
Embora menos potente que a versão a gasolina, o XC90 a diesel demonstrou a validade desse tipo de motor no atual estágio de desenvolvimento, em que inconvenientes como ruído, vibração e emissão de fumaça preta foram eliminados. De resto, o topo de linha da Volvo no Brasil conquista pelos atributos de conforto, segurança e até — por mais indesejado que seja aos aficionados por dirigir — por assumir cada vez mais tarefas que antes cabiam ao motorista.
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Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 |
Diâmetro e curso | 82 x 93,2 mm |
Cilindrada | 1.969 cm³ |
Taxa de compressão | ND |
Alimentação | injeção direta, 2 turbocompressores e resfriador de ar |
Potência máxima | 235 cv a 4.000 rpm |
Torque máximo | 48,9 m.kgf a 1.750 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática, 8 |
Tração | integral |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, braços sobrepostos, mola pneumática |
Traseira | independente, multibraço, mola pneumática |
Rodas | |
Dimensões | 20 pol |
Pneus | 275/45 R 20 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,95 m |
Largura | 2,008 m |
Altura | 1,776 m |
Entre-eixos | 2,984 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 71 l |
Compartimento de bagagem | 682 l (5 lugares), 350 l (7 lugares) |
Peso em ordem de marcha | 2.171 kg |
Desempenho | |
Velocidade máxima | 230 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 7,8 s |
Dados do fabricante para versão Inscription; ND = não disponível; consumo não informado |