Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Volvo XC90 D5: não falta nem dirigir sozinho

08/12/2016
in Avaliação, Fora de estrada, Volvo

Motor turbodiesel de 2,0 litros fornece 49 m.kgf; sistema Power Pulse ajuda a acelerar atuação do turbo; comando ajusta modo de condução

 

O painel central foi organizado com o menor número possível de botões, oito. O resto — áudio, telefone, navegação e outras funções — foi concentrado em uma tela sensível ao toque de nove polegadas, a Sensus Navigation Pro, tão ampla que foi posicionada na vertical. Ela traz apenas três menus principais: o inicial, um acessado movimentando-se à direita e um à esquerda. A intenção foi exigir o mínimo possível de toques para acessar e ajustar as funções. O botão de partida deve ser girado no sentido horário para ligar o motor e, para desligar, no sentido anti-horário.

 

O XC90 mostrou agilidade acima do esperado para seu peso e tamanho. Carro a diesel? Nem parecia — silêncio interno incrível

 

O ar-condicionado tem quatro zonas e os bancos dianteiros trazem regulagens elétricas de posição, ajuste lombar e extensão de apoio das pernas, além de memória de posição, aquecimento e ventilação em três níveis através do couro perfurado. Os da fileira central, além de aquecimento, contam com assento para crianças de tamanho intermediário. Na versão Inscription o áudio desenvolvido pela especialista inglesa Bowers & Wilkins soma 19 alto-falantes e 1.400 watts.

 

Condução semiautônoma
Monitor em cruzamento
Alerta de colisão traseira
Detecção de ciclista
City Safety

Recursos de assistências ao motorista, um dos destaques do XC90, monitoram todo tipo de circunstância e podem conduzir o carro em cidade ou rodovia

 

Outras comodidades são assistente de estacionamento, que manobra o carro em vagas tanto perpendiculares quanto paralelas; alerta de tráfego lateral, monitor de pressão dos pneus, preaquecimento da cabine e quadro de instrumentos de 12,3 pol com configurações. Uma projeção no para-brisa indica, além da velocidade do carro, a velocidade-limite da via (por sistema de leitura de placas), pedágios e radares fixos adiante. Há ainda aviso ao motorista desatento ou cansado e, como em todos os carros da marca, o serviço de segurança, proteção e conveniência Volvo On Call com atendente remoto.

 


Auto Livraria

 

Ao volante do XC90 D5

A avaliação pela imprensa foi um percurso de ida e volta de São Paulo a Amparo, no interior paulista, por rodovias, estradas sinuosas e estradas de terra. O XC90 mostrou agilidade acima do esperado para seu peso e tamanho. Carro a diesel? Nem parecia — silêncio interno incrível, mesmo em velocidades impublicáveis. Mas nem sempre se quer silêncio nesse carro, pois o sistema de áudio permite uma qualidade sonora difícil de encontrar em veículos de série. Entre as opções de ajuste, uma reproduz a acústica da Ópera de Gotemburgo, ideal para se ouvir orquestras e óperas.

O sistema semiautônomo funciona bem, mas no teste o desvio de trajetória não era feito sempre que se precisava. A falha não deve ser creditada ao carro: como ele usa as faixas de tráfego como guias, não podia funcionar quando a pintura das faixas era falha ou incompleta, caso em que a não-atuação era indicada no painel. De qualquer maneira, deve-se deixar sempre as mãos ao volante: o objetivo do sistema é ser auxiliar ao motorista, diminuindo os riscos de acidente, e não o substituir. Por essa razão, o sistema alerta se o condutor não estiver com as mãos em posição. O acionamento é feito por meio de um botão no raio esquerdo do volante.

 

Avaliação rodoviária confirmou elevado conforto e bom desempenho do D5; em trecho de terra, suspensão a ar provou-se muito eficaz

 

O XC90 pode ser configurado entre os modos de condução Comfort, Eco, Dynamic e Off-Road, por meio de um seletor no console, o que afeta parâmetros de motor, transmissão, direção e até mesmo instrumentos. A suspensão da versão Inscription usa molas pneumáticas e controle eletrônico de amortecimento, cuja eficácia foi analisada no trecho de estrada de terra: pôde-se sentir o quanto o carro se adapta a essa condição. As bolsas de ar permitem ajustar a altura de rodagem.

Embora menos potente que a versão a gasolina, o XC90 a diesel demonstrou a validade desse tipo de motor no atual estágio de desenvolvimento, em que inconvenientes como ruído, vibração e emissão de fumaça preta foram eliminados. De resto, o topo de linha da Volvo no Brasil conquista pelos atributos de conforto, segurança e até — por mais indesejado que seja aos aficionados por dirigir — por assumir cada vez mais tarefas que antes cabiam ao motorista.

Mais Avaliações

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 82 x 93,2 mm
Cilindrada 1.969 cm³
Taxa de compressão ND
Alimentação injeção direta, 2 turbocompressores e resfriador de ar
Potência máxima 235 cv a 4.000 rpm
Torque máximo 48,9 m.kgf a 1.750 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 8
Tração integral
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, braços sobrepostos, mola pneumática
Traseira independente, multibraço, mola pneumática
Rodas
Dimensões 20 pol
Pneus 275/45 R 20
Dimensões
Comprimento 4,95 m
Largura 2,008 m
Altura 1,776 m
Entre-eixos 2,984 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 71 l
Compartimento de bagagem 682 l (5 lugares), 350 l (7 lugares)
Peso em ordem de marcha 2.171 kg
Desempenho
Velocidade máxima 230 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,8 s
Dados do fabricante para versão Inscription; ND = não disponível; consumo não informado

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: 4x4avaliaçãodieselutilitário esporteVolvoXC90

Related Posts

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

02/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Transporte Mundial: revistas com caminhões e ônibus
Outras revistas nacionais

Transporte Mundial: revistas com caminhões e ônibus

21/03/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny
Auto Livraria - outras marcas

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny

18/02/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp