Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas De Carro por Aí

Elegante, econômico, o Citroën C3 Puretech 1,2

19/08/2016
in De Carro por Aí

De Carro por Aí - Nasser

Motor de três cilindros relança o automóvel e o coloca na linha de frente da realidade tecnológica

 

Automóvel de entrada na marca, hábil no fugir à tentação do emprego de motor 1,0-litro, nova versão do Citroën C3, dita Puretech, desprezou o motor 1,45-litro de quatro cilindros, nacional, por importado 1,2 tricilíndrico. Conseguiu o melhor da sociedade de consumo, ser chique e econômico. É elegante em formas e conteúdo, muito agradável de uso, da boa acomodação de motorista, passageiros — se medianos — e cargas, boa fórmula na faixa de preços entre R$ 46.500 e R$ 52.700 (versão Tendance, marcada pelo para-brisa extenso, insólito, harmônico à proposta).

Citroen C3 PuretechMotor relança o automóvel, faz esquecer o salto de preços entre a versão anterior e a atual, e o coloca na linha de frente da realidade tecnológica. Hoje, em nome das regras de emissões, consumo e parâmetros a cada dia mais rígidos, tendência de fabricantes de automóveis de menores dimensões e peso é aplicar motores de três cilindros. O da PSA, holding das marcas Peugeot, Citroën e DS, tem opção turbo no exterior, mostrando abrir o leque para aplicação em veículos maiores.

Ao usuário forma conjunto muito interessante com resultados expressivos em consumo como hatch de boa aerodinâmica, com Cx 0,31. Contribui a caixa de marchas com 4ª e 5ª longas. Pioneiro da direção com assistência elétrica. Como automóveis são produto de equação, no caso os resultados são positivos. Nos índices governamentais de consumo entre gasolina e álcool, está na comissão de frente. Novo engenho a gasolina faz 82 cv a 5.750 rpm e torque de 12,3 m.kgf a 2.750 rpm. A álcool, salta quase 10%, indo a 90 cv e torque de 13 m.kgf. Apesar de discordar, em alguns momentos segui mostrador no painel sugerindo mudar marchas ascendentes ou descendentes, produto da troca de informações entre velocidade, inclinação e torque do motor. Boa ajuda.

No uso é agradável na cidade, ágil para a cilindrada, bem disposto, sem exigir reduções para contornar rotatórias ou passar quebra-molas. Nas estradas de pista simples, nas longas subidas, mostra outra face: se você quiser andar rápido, bote um olho no conta-giros e outro na estrada e estique as marchas. Em comportamento, direção precisa, estável, freios apenas razoáveis pela economia no empregar discos sólidos frontais e a tambor na traseira. Números: aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 14 segundos; velocidade final bordeja 180 km/h; autonomia surpreendente, capaz de fazer Rio-São Paulo-Rio com único tanque de gasolina.

Não medi consumo com álcool. Evito utilizá-lo, apesar de os números fornecidos indicarem quase 10% em adicionais e importantes cavalos-vapor. Área agricultável nobre, empregada para produzir álcool, melhor faria em alimentos, com volume forçando preços menores de comida a quem não tem carro.

 

 

Novidade: duas novas fábricas de automóveis

Zotye E200 01Produto curioso, em declínio, prevê eventuais novas marcas apenas com mudança básica de tecnologia mesclando eletrônica e comunicações, como nos previsíveis carros autônomos. Caminho se afunila, marcas se mesclam com outras em nome da sobrevivência: Fiat + Chrysler; Donfeng + PSA; Nissan-Renault + Mitsubishi. Entretanto, no continente sul-americano há notícias do surgimento de novas indústrias, na Argentina e no Brasil.

No Brasil pode ser a definição operacional da chinesa Zotye Motors. Como aqui relatado, adquiriu a TAC, fabricante do jipe Stark, sem levar o negócio à frente. Também prometeu implantar outra operação em Goianésia, GO, na produção de veículos elétricos. Carlos Eduardo Barbosa, diretor para relacionamento com o governo federal, contou à Coluna nova formatação dos planos, concordes com entendimentos com o governo cearense e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Disse, empresa reanimará a TAC, produzindo o jipe Stark para venda ao mercado brasileiro, América Latina e África. Da marca a operação poderá ter dois endereços: em Sobral, reativando reduzida área industrial, e nos arredores do Porto de Pecém, em operação para captar incentivos e vantagens de ZPE – Zona de Processamento de Exportações. Desta, todas as unidades serão enviadas a mercados externos, inicialmente, o africano. Do Stark, esclarece o diretor, haverá lançamento da linha 2017 incluindo versão com motor flexível e dinamização de operações a partir do segundo semestre.

Marca estima aplicação de R$ 130 milhões na operação no Ceará, com característica básica de fazer montagem com partes chinesas e exportar os veículos para América Latina e África. Atividade principal, esclarece, será em solo goiano, montando modelos Z100 Logic e do elétrico E200 (foto), com partes importadas e algumas nacionais.

Argentina
No vizinho país, retorno histórico. Um de seus primeiros fabricantes, a Siam/Di Tella, empresa de eletrodomésticos, entre 1959 e 1967 lá produziu automóveis ingleses Riley. Desistiu, ampliou o conglomerado industrial com as marcas Noblex, Atma, Siam, Philco, Sanyo, indústria pesqueira, eletrônica e telecomunicações colocadas sob o nome de Newsan.

Recentemente voltou à área da mobilidade com motocicletas elétricas e surpreendeu o mercado mudando sua razão social para incluir indústria automotriz, como contou o jornal El Cronista. A proposta aprovada pelos acionistas é expandir a liderança, atendendo às demandas da sociedade, em leque amplo: bicicletas, triciclos, motos, automóveis, tratores, caminhões e ônibus. Não indicou se produtos próprios, aquisição ou representação de produto ou marca já existente, ou entrar de cabeça no virgem mercado dos elétricos.

 

Roda a Roda

Alfa Romeo Stelvio por LP DesignAvaliação – Bom sítio argentino Autoblog publicou fotos de protótipos do novo utilitário esporte Alfa Romeo, hoje o Projeto 952 e logo a ser chamado Stelvio, em testes nas regiões geladas de seu país. Crê-se apresentação no Salão de Los Angeles, novembro, 18-27. Sobre plataforma do Giulia, motor 2,9, biturbo, 510 cv, exige mão de obra dedicada para aproveitar tal cudelaria, não recomenda fazer veículo alto ou bruto.

Mercado – Para concorrer em diferentes segmentos, de Porsche Macan a Audi Q5, várias versões, desde motor 2,0 de 300 cv ao poderoso V6, tração simples e nas 4 rodas. Stelvio é instigadora e apertada rota alpina, ao norte da Itália. Na projeção o Stelvio por LP Design.

Enfim – Land Rover até final do ano trocará atuais motores Ford por seus novos, os Ingenium. Começa com diesel moderno, 4 cilindros, 2,0 litros, 240 cv e impactantes 50 m.kgf de torque. Família terá vertente com gasolina.

Renovação – Ministro do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior, disse no Congresso da Fenabrave – agrupando revendedores, concessionários, distribuidores — que país terá plano de Renovação de Frota até o final do ano. Muitos agentes. Combinou com todos?

Dacia DokkerEnfim – Carlos Ghosn, CEO da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, informou a Mauricio Macri, presidente da Argentina, aumentar investimentos no país. Além da produção das novas picapes Renault-Nissan-Mercedes; da família Logan/Duster, deslocada de Curitiba, PR; US$ 100 milhões para novo produto: Dokker (foto), utilitário, substituto do provecto Kangoo.

Evolução – Latin NCAP, comparou o Novo Palio e o Peugeot 208, incluindo teste de impacto lateral. Os reforços laterais do Fiat permitiram menos intrusão no compartimento de passageiros.

Curiosidade – Pouco conhecida em sua história no Brasil, DAF, fábrica de caminhões, foi indicada Marca do Ano pela Fenabrave. Resultado é consequência de pesquisa entre todos os revendedores sobre relacionamento com fabricantes. Mesmo critério, Audi ganhou o prêmio na categoria Automóveis e BMW em motos.

Outro foco – Constatando 25 mil orelhões praticamente ociosos — médias 2 chamadas/dia — e 2,7 milhões de usuários sem celular nos ônibus em São Paulo, Festival Red Bull Basement criou nova utilidade. Por chamada graciosa centro de informações responde sobre linhas, horários e itinerários no perímetro do Orelhão. A iniciativa transforma a ociosidade em ferramenta útil ao cidadão.

GuarderExibição – Unidade de Choque do Estado de São Paulo desfila nos cariocas Jogos Olímpicos e apresenta ao país o israelense Guarder, da Plasan, especializada em proteção blindada. Projetado para operações especiais de policiamento; 4×4; blindagem Stanag 3; leva motorista, comandante e 22 soldados, é capaz de ir e voltar em qualquer terreno. Utiliza potentes câmeras captando imagens ópticas e térmicas para orientar o comandante.

Pacote – Protege usuários com sistema de extinguir incêndios, ameaças químicas, biológicas e radioativas, resistindo a bombas sujas e ataques com armas químicas, portando sistemas não letais para dispersar manifestações violentas. Empresa já desenvolveu e entregou mais de 30.000 unidades.

Situação – Área de segurança e Forças Armadas trabalham com opção de resumir a parada do Dia da Independência, o 7 de setembro, em Brasília. Buscam poupar o Presidente — possivelmente já efetivado — de protestos de turbas com o discurso do golpe. Difícil administrar o remédio da democracia quando não se consegue aferir a semente da discórdia: democratas mal educados, ou os muitos órfãos das incontáveis tetas do governo petista?

Investimento – Mandão dos negócios da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, 85, em união estável com a paulista Fabiana Flosi, 39, produz café premium na estância hidromineral de Amparo, a 140 km de São Paulo. Investe em qualidade e processos para exportar o Celebrity Coffee.

Sobrevida – Investidores paranaenses deram um tempo, sobrestaram o projeto de passar trator sobre o particular Autódromo de Curitiba, em Pinhais, PR. Aparentemente a época não está boa para incorporação de imóveis em quantidade industrial, como seria o caso. No aguardo, corridas continuarão.

História – Volvo de automóveis comemora os 50 anos do início de produção de seu modelo 144, o primeiro da marca a superar vendas em mais de milhão de unidades, e de estilo europeizado. Decupado, o numeral 144 explica o automóvel. Primeiro algarismo indica série; seguinte número de cilindros do motor; último o de portas.

Coluna anterior

A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

 

Tags: C3CitroëncolunasDe Carro por AíZotye

Related Posts

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros
Auto Livraria - Citroën

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros

05/08/2024
DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado
Auto Livraria - Citroën

DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado

20/07/2023
Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos
Auto Livraria - Citroën

Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos

29/05/2022
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021

Novidades da Auto Livraria

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

Prospectos de versões de 4 e 6 cilindros, sedã, CC e Variant, entre 2001 e 2015 - a partir de...

26/06/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025

Quadros decorativos

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp