Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas De Carro por Aí

Kicks: está chegando o novo Nissan

06/05/2016
in De Carro por Aí

De Carro por Aí - Nasser

Mexicano, depois nacional, tem incrementos eletrônicos que o diferenciam: resta conhecer os preços

 

Marca líder em utilitários esporte em vários segmentos, Nissan chega ao primeiro degrau do mercado com o Kicks, desenvolvido sobre a plataforma comum de March e Versa feitos no Brasil. Prepara produção em Rezende, RJ, mas para coincidir calendário dos Jogos Olímpicos, dos quais é patrocinadora da festa e equipe, trouxe unidades feitas no México para apresentação à imprensa e concessionários e engatar no Revezamento da Tocha Olímpica. Quer bem capitalizar com uma unidade acompanhando o percurso nacional da Tocha Olímpica – 380 cidades por 95 dias, acabando a maratona dia 5 de agosto no Maracanã.

Nissan KicksNome gostoso, o Kicks segue o padrão dos utilitários esporte da marca – grandes cortes nos painéis de chapa, superfícies com mudanças abruptas, grupos ópticos extensos. Caprichou num teto “acupezado”. Para diferenciá-lo – e tornar-se absorvido na concorrência com maiores, como o Honda HR-V, o Jeep Renegade – há incrementos eletrônicos, como o monitor com visão 360 graus e detetor de movimento de objetos em torno do veículo. Unidade vista, topo de linha, com revestimento em couro amarelado, largos pespontos, prolongamento elegante do console à tela do painel.

Fábrica não se pronunciou sobre motores, embora se saiba seja 1,6-litro de 16 válvulas. Transmissão da unidade exposta era CVT, por polias variáveis. Igualmente não esclareceu dúvida flutuando sobre o mercado: Renault e Nissan padronizarão motores? Hoje Nissan faz motores de 1,0 e 1,6 litro, e a associada Renault, também, de desenho mais antigo. Em novembro Renault lançará veículo assemelhado, sobre a mesma plataforma, e terá versão com novos motores: 1,0 de três cilindros e 1,6 de quatro. Fontes desta marca dizem ser de sua produção. Mas é crível, em ano de crise e retração de mercado, cada uma com linha própria de motores?

De preços
Nissan KicksÉ de se esperar cautela religiosa por José Luiz Valls, CEO para a América Latina, e François Dossa, presidente da Nissan no Brasil. Que se acautelem contra os elogios, que mantenham a fé e o equilíbrio. Afinal, o Kicks se direciona aos mesmos clientes do líder Honda HR-V, do ex-líder Jeep Renegade, do também ex-líder Ford EcoSport, e Renault Duster, e Peugeot 2008, todos com motores maiores.

Que rezem para São Nicolau, protetor dos comerciantes, para contê-los no entusiasmo de impor preços iguais aos concorrentes. Caminho de sobrevivência para a Nissan estará em guardar qualidade, agrupar conteúdo, ser franciscana nos preços a partir da venda das unidades mexicanas, e o seguir com a produção local na virada do ano. Segredo está no preço – a empresa faz isto com o Sentra, de menor preço entre concorrentes.

Iniciativa de agregar o Kicks no patrocínio Nissan aos Jogos Olímpicos dar-lhe-á grande repercussão. Somado ao momento nacional de possível renovação governamental, do deter da queda econômica, de uma aragem de esperança, e ao fato de a indústria automobilística ser vista como retrato da economia, colherá resultado paralelo. Como diz François Dossa, presidente da Nissan, o Kicks será visto como o marco da mudança do país.

 


Auto Livraria

 

Na Mercedes, passado pauta futuro

Mercedes caminhao 2025Quem foi à festa de 60 anos da Mercedes-Benz no Brasil surpreendeu-se com formato, conteúdo, mensagem. Em ano de intensa punição às vendas de caminhões, em viva abrasão com sindicatos, aparentemente alheios à retração de 50% em produção, a festa teve orçamento contido e face objetiva: foi encontro de negócios, com presença de fornecedores e clientes.

A ideia, bem ajustada, foi mostrar o enorme salto tecnológico permitido pela informática, direcionada a economia operacional e segurança, existente em equipamentos como nos topos de linha de caminhões Actros e no luxuoso sedã Classe S. Empresa projetou de como será o caminhão 2025, com tecnologias hoje disponíveis – como o caminhão autônomo, capaz de sair e chegar dispensando ações do motorista – e em desenvolvimento.

Empresa tocará o ano de comemorações – a data oficial de inauguração é o 28 de setembro – com eventos vários e para públicos diversos. Como disse Philipp Schiemer, CEO para a América Latina, em sua segunda residência no país, fluente na linguagem, conhecedor dos costumes, a Mercedes ouve o que as estradas falam – e adapta produtos às exigências. Hoje empresa tem veículos com capacidade de carga de 1 a 500 toneladas, automóveis para um passageiro, e ônibus articulados aptos a levar 200.

O caminhão do futuro é autônomo, tecnologia já disponível, e com ela a Mercedes quer aplicar-se na produção até o final da década. Isto significa a operação perfeita e segura da máquina, com ganhos em segurança para os usuários da estrada, redução de consumo e emissões. A festa mostra como o futuro chega rápido.

 

Peru, um novo pequeno mercado

Brasil e Peru assinaram acordos comerciais de livre comércio para fomentar trocas de produtos sem imposto de importação. Mercado adicional, compras oficiais. Grosso modo, bases assemelhadas da operação Mercosul. Ação faz parte dos esforços do ministro Armando Monteiro, Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, um dos poucos a dar resultado palpável durante e no triste ocaso do governo Dilma PT. Papo de roda, no operacional, Brasil importará autopeças e aumentará a exportação de veículos prontos.

Mercado pequeno, em retração, Peru marcou recorde de consumo de veículos em 2013, quando vendeu domesticamente 201 mil unidades. Neste ano previsão é consumir 172 mil, e nele o fornecimento brasileiro, ora em 4%, praticamente dobrará superando os 7%, e sinalizando aumentar participação. Atualmente lá dominam marcas asiáticas, japonesas, coreanas e chinesas.

Dentre as brasileiras, Toyota tem rápida possibilidade de montar operação para exportar partes e montar o Etios no Peru, onde teve curiosa atividade: importava Toyotas usados, barrados na inspeção de segurança veicular japonesa, revisando-os e passando a direção e comandos, do lado direito, como se usa no Japão, para o esquerdo, caso da América do Sul. Vendas apenas para mercado interno e Paraguai.

Ricardo Bastos, diretor, informa, início será com envio do Etios, pronto. Mercado pequeno, mas é a cara da situação atual, válidos todos os esforços para fomentar vendas – e manter fábricas e empregos aqui.

 

Roda a Roda

Negócio – FCA, Fiat Chrysler Automobiles, registrou lucro de 528 milhões de Euros entre os primeiros trimestres de 2015 e 2016. Número EBIT, pré-impostos. Dentre as marcas, Jeep cresceu mais, ampliando presença nos mercados dos EUA, Europa, Ásia-Pacífico e Brasil.

Acúmulo – Sergio Marchionne, executivo maior da FCA, mais trabalho. Incorporou ser CEO da Ferrari, onde é presidente. Substituiu Amedeo Felisa. Para quem lê o mercado, não havia necessidade de intervenção, ante crescimento com lucros nunca vistos, embora valor de suas ações, colocadas no mercado em 2015, venha caindo.

Foco – Entretanto a equipe de Fórmula 1 demanda atenções. Não oferece resultados proporcionais ao investimento. Questão é, tantas horas mensais Marchionne poderá dedicar à Ferrari entre a dúzia de lugares que ocupa nas empresas do grupo? Felisa, veterano, será como consultor, forma universal de mantê-lo fiel à marca, dissolver tentações de comentar futuro dos produtos.

Volkswagen Amarok 2017 01Amarok – Primeira grande revisão na picape VW Amarok ocorrerá no segundo semestre: grade e faróis, painel de instrumentos, arranjos internos. Mudança maior, opção de motor V6 de 3,0 litros, potência de 230 cv e torque 50% maior.

Q3 – Audi iniciou vender seu carro de maior sucesso no mercado nacional, o SUV Q3. Construído na fábrica de São José dos Pinhais, PR. Mecânica padrão, 1,4 litro, 16 válvulas, 150 cv, 25 m.kgf de torque, transmissão por dupla embreagem e seis marchas. Apenas tração dianteira. Versões Attraction, de entrada, R$ 143 mil, e Ambiente, R$ 154 mil. Acima, pacote conforto a R$ 9.500 adicionando operação elétrica da tampa traseira, pacote de iluminação e teto solar. Versão de topo, Ambition, segundo semestre.

Luxo – BMW Brasil iniciará vender seu sedã topo de linha, o Série 7, a partir do próximo mês. Apelo do novo modelo, calcado nas conquistas tecnológica do concorrente Mercedes Classe S, é a modernização do luxo.

Limpeza – Chery submeteu o motor de 1,0 litro e 3 cilindros do modelo QQ, iniciando ser produzido no Brasil – lançamento na segunda quinzena -, ao Inmetro obtendo Nota AA no selo Conpet de eficiência energética na categoria micro compacto. Também pelo Inmetro/Compet, dentre os 796 veículos avaliados, Peugeot 208 com novo motor 1,2 de 3 cilindros é o compacto mais econômico e primeiro após os híbridos.

Multi – MAN Latin America, fabricante no Brasil de caminhões MAN e Volkswagen, exportará partes para a montagem local dos modelos Worker. Projeta 400 unidades mensais, mas ao portar orgulho africano deve ampliar o mercado. Com México MAN tem operação maior, exportando partes, montando 10 modelos diferentes de caminhões e ônibus.

Política – Funcionários da Mercedes-Benz fizeram greve segunda-feira (2) contra demissão de funcionários em licença. Vendas de caminhões caíram 50% e não há conta que feche sem corte proporcional de mão de obra. Fábrica gostou: sem trabalho não há produção adicional para aumentar o estoque não vendido.

Moto – BMW confirmou furo da Coluna semana passada, ter fábrica própria em Manaus. Junto informou novo produto, a 310 R, roadster, monocilíndrica, injeção de combustível, lançada ano passado. Tem 34 cv, 158 kg, freios a disco, jeito de esportiva de maior porte. Com ela a BMW quer fazer 10 mil unidades dentre os nove modelos a montar em 2017. Curiosidade, na origem modelo é indiano, de onde virão as peças para montá-la.

2016 Ford F-150 LimitedEcologia – Ford divulgou reciclar em torno de 100 mil toneladas/ano de sucata de alumínio nos EUA para fazer caçamba e partes de sua picape mais vendida, a F-150. É corajosa proposta de substituir chapa de aço por alumínio em padrão militar, para melhor consumo e menor poluição. Na prática reduziu 300 kg e aumentou capacidade de carga em 240 kg. Reciclagem para alumínio militar reduz em 95% as emissões do processo.

Oportunidade – Ford local deveria se candidatar a fornecer. Brasil tem o maior percentual mundial de reciclagem de alumínio, liderada por cooperativas. Atividade, além de aumentar exportações brasileiras, teria cunho social.

Antigos – No projeto de renovação de frota para dinamizar negócios, sugere-se taxas crescentes de licenciamento dos antigos, para torná-los inviáveis, fomentando troca.

História – Kiko, civilmente o Dr. Francisco Malzoni, filho do lendário Rino, Dr. Genaro Malzoni, deu passo importante na preservação das historias corretas na memória do pioneiro carrozziere brasileiro. Rino teve a coragem de modificar veículos, dando origem à Puma, e depois a empresa com seu nome de família, associado ao herdeiro. Há anos Kiko convenceu o jornalista Jorge Meditsch a escrever a historia de Malzoni, e agora, para encerrar tantos desencontros surgidos pela internet, e servir como base faticamente correta, criou sitio: www.malzoni.com.

Competição – Reality show “Escola de Pilotos”, 13 episódios, mostrará face do automobilismo de competição focando na família Piedade. Escola de Pilotagem, produção de itens para carros de corridas, participação nas provas, tudo a envolve e colaboradores. A quem gosta e aos desconhecedores das múltiplas facetas do negócio. Terças, 21h no canal +Globosat (34 na Sky e 44 na Net). Reprise quartas, 12h.

Problema – A superioridade dos motores Mercedes-Benz na Fórmula 1 – além da equipe e carros bem acertados, o sistema turbo em seus motores é exclusivo e imbatível em rendimento, – acaba com a competitividade no setor. Mesmice dos resultados reduz interesse na temporada, pois a distância aberta pela marca encerra o campeonato antes do final. Alguma mudança regimental surgirá.

Retífica RN – Coluna passada ao comentar a operação montagem realizada pela Dafra na área da Suframa, listou a marca KTM como holandesa. Derrapou. É austríaca, bem lembrou leitor Rodrigo Moraes.

Araxá – Mais elegante dos encontros nacionais de veículos antigos, Araxá, MG, 25 a 29 de maio, superou as 200 inscrições e nem todas as opções de hospedagem são disponíveis. Leilão será conduzido por Maurício Marx, do ramo. Patrocínio mudou. A CBM, de metais, é a principal, seguida pela Mercedes-Benz. Og Pozzoli, 85, antigomobilista, único remanescente do trio implantador da atividade no Brasil, refeito. Tanto, prepara-se para ir a Araxá, dirigindo.

Antigos – Skoda 1000 MBX, da então Tchecoslováquia, foi o sedã com motor de 1,0 litro mais eficaz da sua época. Fez história nos anos 60 pelo ótimo espaço interno e linhas diferenciadas, atração no Salão de Genebra de 1966. Completa 50 anos agora, como lembra o competente jornalista Fábio Amorim.

Gente – Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz Brasil, hobby. Antigomobilismo. Começa bem: 280 SL, para os do ramo o tipo W113, no Brasil dito Pagoda. Quer estreá-lo no grande Encontro de Antigos em Araxá, MG, 25 a 29 maio. Arrisca-se a prêmio. Mercedes tem excepcional oficina para manutenção de novos e antigos. / Carlos Barba, mexicano, diretor de design da GM no Brasil, retirou-se, mas continuará morando aqui. É um talento. Dele algumas gerações de produtos, parecendo novos, desenvolvidas sobre plataformas e com motores superados. Fonte da marca disse ter sido decisão própria, nada a ver com o encolhimento de vendas e pessoal na marca.

Coluna anterior

A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

 

Tags: colunasDe Carro por AíKicks

Related Posts

O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Fábricas ou montadoras: afinal, o que faz a indústria de automóveis?

16/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis: será que Trump vai deixar saudades?

01/04/2021

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

Auto Esporte e Quatro Rodas com testes e comparativos em vários anos - a partir de R$ 19

13/05/2025

Quadros decorativos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

12/05/2025
Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

Quadros com propagandas e matérias dos utilitários, incluindo modelos transformados - a partir de R$ 49

07/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp