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Home Informe-se Colunas De Carro por Aí

Tracker será o próximo Chevrolet feito no Mercosul

06/02/2017
in De Carro por Aí

De Carro por Aí - Nasser

Se fazia sentido comercial, fabricação na Argentina ganha força com sanções aos produtos mexicanos

 

Chevrolet Tracker 01Nova parcela acaba de ser relacionada para a soma de condicionamentos definindo produto e prazo ao novo produto da General Motors produzido no Mercosul: o início do governo Donald Trump nos Estados Unidos e sua insistência em viabilizar nos 100 primeiros dias as promessas de campanha. Dentre estas revisar o NAFTA, o tratado de comércio entre as nações norte continentais – México, EUA e Canadá. Em nome de gerar empregos internos, novo governo quer cobrar impostos de importação hoje inexistentes.

Presidente da GM no Brasil, o argentino Carlos Zarlenga disse nos primeiros dias do ano, no Salão de Detroit, estudar um novo produto para a fábrica de Rosário, na Argentina, onde faz o Cruze. Se fazia sentido comercial, aplicar sanções aos produtos mexicanos provocará a fábrica de São José de Potosi, onde é produzido, a buscar opções para seus negócios. Uma delas é exportar partes prontas para a montagem na Argentina.

Os outros condicionamentos estão nas boas vendas do Cruze; sua assinatura visual nas mudanças realizadas para o Tracker; a expectativa de ampliação dos mercados automobilísticos na Argentina e no Brasil; o projeto interno da GM em reduzir o tempo de vida dos produtos, incrementado o surgimento de novidades; e a inexplicável omissão da GM em participar do segmento SUV, o de maior expansão no Mercosul. Imaginado para 2018.

 


Auto Livraria

 

Toyota muda o Etios

Toyota Etios XLS 01Desprezando crença de que não se deve ter produto novo ou anunciar no mês de janeiro, quando consumidores de itens caros, como automóveis, estão em viagem de férias, Toyota mudou a regra: apresentou o Etios como modelia 2018, identificado por pequenas mudanças externas, complementada por retoques internos. Trabalho de designers brasileiros.

Curiosamente o veículo mais atrativo no leque de produtos não está entre os mais caros, mas na base da lista. É o X 1,3 com transmissão automática, a R$ 53.890, menor preço do mercado com tal equipamento. O motor é moderno, produz 98 cv. A transmissão é anterior ao motor, com apenas quatro velocidades.

No geral, em todas as versões os carros ficaram melhor compostos em aparência, com redesenho frontal padronizando as diferenças antes aplicadas nas versões Ready e Platinum. A gestão da Toyota foi ágil em listar as críticas e sanar o produto. Todas as versões, com motores 1,3 e 1,5 (107 cv), apresentam direção com assistência elétrica, computador com tela de 10 cm, cuidados internos para torná-los atrativos.

 

Ágil, o Mini John Cooper Works Countryman

Mini Countryman JCW 01Combinando com o produto, nome comprido batiza a versão mais comprida e equipada da linha Mini. Em conteúdo, o topo da disponibilidade, como o motor de 2,0 litros, turbo soprando a 2,2 bar, faz 231 cv, aproximados 35 m.kgf de torque, transmissão Steptronic de oito velocidades e tração integral. Conjunto, com o motor mais potente já aplicado ao pequeno automóvel, faz de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e crava velocidade final de 234 km/h.

Como é carro para público em geral, a composição mecânica é para garantir estabilidade e segurança na rolagem, freios Brembo com tomadas de ar externas, suspensão esportiva, rodas de 18 polegadas, conforto e conectividade, luzes em leds. Deve ter rolagem dura e áspera. A ser apresentado no Salão de Shangai, em abril. No Brasil, 2018.

John Cooper Works era o designativo décadas passadas para os Minis integrantes da equipe do inglês John Cooper. Ele tomou o carrinho e, para aproveitar sua estabilidade e baixo peso, sinônimos de concessão à esportividade, passou a desenvolver kits de melhora de comportamento. Motor pequeno, inferior a um litro, foi elevado a 1.275 cm³ e os demais componentes de carro urbano e barato permitiram agilidade. Direitos de uso do nome foram cedidos à Mini pela família.

 

Roda a Roda

Range Rover Sport SVR 07Então – Apresentado ao início de 2015 o Range Rover Sport SVR inovou. Era o utilitário esporte refinado como os carros desta divisão, entretanto surpreendeu ao ser dinamicamente bem dotado. Nada de SUV com pouco jeito para aventuras extra estrada, mas produto bem construído e para atividades que a outros tipos e marcas, se cumpridas, serão façanhas.

Prova – No RR Sport há motor V8 com 550 cv, apto a comportamento esportivo, a fazer de 0 a 100 km/h em 4,7 s, tempo de carros esporte. Para atestar capacidade de tração nos vários modos permitidos pela transmissão Terrain Response 2, arrancando até 100 km/h com pneus de série Michelin 275/45 R21, nos diversos pisos.

Competência – Transmissão fez sua parte, identificando o tipo de piso e se ajustando automaticamente, evitando patinar e perder aderência. Resultados de surpreender: variação entre grama úmida, areia, e asfalto abrasivo foi de apenas 0,8 s. Combinação de neve e gelo fez o sistema de tração trabalhar intensamente, com prejuízo de tempo: 11,3 s.

Ampliação – Para afirmar-se no mercado, Chery, única chinesa fabricando no Brasil, busca grande crescimento de negócios a partir deste ano. Processo de ampliação ocorrerá por acordo com o Grupo CAOA para se integrar à rede de distribuição da marca. Está nos ajustes finais.

Forno – Nissan tirou da linha de produção de sua fábrica em Resende, RJ, primeiras unidades do Kicks. Serão avaliadas pelos executivos maiores do processo de construção. A Nissan quer tê-lo em nível de excelência mundial. Produção no primeiro semestre.

Anuncio PackardDuplicidade – Honda iniciou campanha para vender o Fit. Resume: “Pergunte a quem tem”. Frase é ótima ao buscar referência de usuário. Mas não é nova. Foi criada em 1901 pela norte-americana Packard e utilizada por décadas, aqui de 1934 em diante.

História – Àquele tempo de baixa motorização, William D. Rockfeller, referência como fortuna, deixou de utilizar carros Winton e comprou um Packard, construído para ser o melhor dos automóveis nos EUA. O “Pergunte a quem tem um” buscava a melhor prova testemunhal.

Trumpalhadas – Governo Trump se iniciou nos EUA com retirada do país do maior acordo entre países do Pacífico, ameaças de revisão ou saída do NAFTA, o mercado formado com Canadá e México. Trump parece Collor 25 anos depois.

Em casa – E reunião com os mandatários das remanescentes das marcas originais, Ford, GM e Chrysler, agora FCA. Lero-Lero sobre produzir nos EUA e tapinhas em Sergio Marchionne, nº 1 da empresa. O ítalo-canadense é avesso a contatos físicos. Teve momento de boa educação: colocou Mary Barra, a líder da GM, à sua direita.

Mexida – GM na América Latina passou por mudanças, criando três regiões: GM Mercosul, abrangendo Brasil e Argentina, sob comando comum de Carlos Zarlenga, presidente GM Brasil; GM Andina reunindo Colômbia, Equador e Venezuela. Nas duas primeiras, marca tem pequenas operações. Na Venezuela há mais de ano paga a folha de colaboradores, sem produzir. Terceira, GM Central, para os países onde há apenas distribuição, caso de Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Comandante geral Barry Engle.

Cautela – Recente, inexplicável, incalculada decisão governamental premiará funcionários com bônus de eficiência sobre montante arrecadado. Na prática pagará para que funcionários cumpram o seu dever, ganhem sobre o que já ganham. Mas nada impede desdobramentos, como a extensão a todo o aparelho arrecadador, incluindo o guarda de trânsito e as polícias rodoviárias.

Duas rodas – Ducati fez recorde mundial de vendas, expandiu-se na Itália, sua base, China e EUA, beirando 55 mil unidades. Também cresceu no Brasil: 36%, 1.184 unidades, marca de maior ganho, e na Argentina, 219%. Ducati é controlada pela Audi.

Bernie EcclestoneCiclo – Após 40 anos, Bernard Charles (Bernie) Ecclestone deixou de ter executividade na Fórmula 1. Recebeu 7,5 bilhões de Euros do grupo Liberty Media e passou a gestão do negócio controlador da organização e veiculação. Foi convidado ao cargo honorífico de Presidente Emérito, mas não confirmou.

Quem – Ross Brown, inglês, ex-estrategista da Ferrari no tempo de Michael Schumacher, teria sido convidado a gerir o negócio.

Realidade – Não haverá outro como ele, transformador de atividade errática e romântica num circo de enormes custos, interesses, investimentos, verdadeiro laboratório de desenvolvimento do automóvel através das corridas de Fórmula 1.

Herança – Peculiar em realizar negócios, faz amigos em todas as esferas, e é homem de palavra, desprezando contratos. O novo modelo de negócio não terá o mesmo tipo de trato. Apesar dos 86 anos, difícil imaginá-lo ocioso na varanda de sua fazenda de produção de cafés finos para exportação nas beiradas de Campinas, SP.

Começou bem – Pedro Piquet, 18, mais jovem do clã familiar, começou bem a temporada Toyota Racing Series: em Teretonga, Austrália, na segunda rodada tripla do calendário fez 3º, 1º e 5º. Está em terceira posição no campeonato com cinco etapas.

 

Espaço patrocinado

Há 50 anos, a AMG

Grossaspach, pequena cidade no interior da Alemanha, viu há 50 anos surgir empresa pequena e atrevida. Sócios, filho ilustre Hans-Werner Aufreschr e outro engenheiro, Erhard Melcher, uniram iniciais dos sobrenomes com a da cidade e criaram a sigla AMG. Proposta insólita, preparar automóveis Mercedes-Benz, dar-lhes mais performance, rendimento, mantendo conhecidas resistência e durabilidade.

Muitos anos de bons e referenciais resultados, a inclusão de mais um sócio, o português Domingos Piedade, primeira parceria com a Mercedes para criar o C36 em 1993. Em 2005 a Daimler-Benz adquiriu a empresa, passando a criar versões AMG para os produtos Mercedes. Toda a linha, dos A aos S, incluindo inimagináveis trabalhos em utilitários esporte.

Em 2014 a direção decidiu separar, e a AMG deixou de ser divisão e voltou a ser empresa em separado, 100% controlada pela Daimler. Manteve habilidades de técnica e construção, desenvolvimento de projetos, construção de versões com sua assinatura – aliás, os motores são assinados pelo montador. A AMG virou marca com produto próprio, em separação exitosa, e em 2016 a AMG vendeu 100 mil unidades, 40% mais ante 2015.

Produto recente é o GT de projeto e construção, chassi em alumínio, como quase toda a carroceria, e a evolução para o C Coupé, tido como o melhor resultado na cruza entre rusticidade esportiva e refinamento. Estará na 11a. edição do Mercedes-Benz Top Night, evento realizado com o fotógrafo Luiz Tripoli. Nela sete personalidades do mundo musical foram fotografados ao lado de automóveis Mercedes. O AMG GT C, recém apresentado, é marcado por grade frontal inspirada nos protótipos dos 300 SL competidores da Carrera Pan Americana em 1952.

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A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

 

Tags: ChevroletcolunasDe Carro por AíTracker

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