Investimento na fábrica paranaense para produção do menor SUV da marca, derivado de Polo e Virtus
Maneira industrial de fazê-lo inclui adequar a fábrica ao novo ciclo, o Indústria 4.0, onde máquinas se comunicam com máquinas e autopeças, agilizando a montagem e implementando a qualidade, com ganhos gerais em todas as etapas do processo industrial. Automóvel será desenvolvido sobre a plataforma MQB – matriz modular transversal -, estrutura permitindo alteração de medidas para fazer veículos com tamanhos variados, padronizando as fábricas VW em todo o mundo. É a base do Golf, Polo e Virtus – e será do novo Gol.
Fazer um utilitário esporte inclui-se na arrancada da Volkswagen visando retomar liderança de vendas, perdida por fatores vários, incluindo não dispor de SUV para participar do segmento de maior crescimento no mercado.
Após 54 anos Ford traz o Mustang
Agora companhia quer mudar a escrita, pois a nova geração foi criada sob o rótulo de Glocal, síntese de pretensão global sem perder a peculiaridade local. Esta se funda nas linhas inspiradas no ícone de 1967, o carro de Bullit; na evolução da mecânica, sem perder o brutalismo da engenharia estadunidense, mas evoluindo aos apelos mundiais – motor V8 com bloco em alumínio, camisas esculpidas e tratadas para endurecimento, 466 cv de potência em 5,0 litros de cilindrada. Transmissão automática 10 marchas, eixo traseiro multibraço, freios de grife, italianos Brembo. Muita conectividade.
Novos cavalos têm estamina: 0 a 100 km/h em parcos 4 s, velocidade final cortada a 250 km/h. Pacote muito superior ao concorrente Chevrolet Camaro, motor maior, menos potência e maior preço. O Mustang custa R$ 300 mil, e num trabalho para demonstrar cuidados, tem pacote de revisões sem sobressaltos, contratados à média unitária de R$ 1 mil. Virá, por enquanto, apenas a versão GT Premium. Primeiro lote já se foi, em processo de revisão para entrega. Pretendentes devem ir a um distribuidor Ford, encomendar, aguardar para receber, contar aos amigos.
Sem lançamentos, sem renovar o Focus feito na Argentina, ou o Fusion então mexicano, importar o Mustang é oferecer atração extra aos salões dos revendedores da marca, assustados com os sinais de hesitação da companhia no momento.
Mais potente, o AMG da Brabus
Reformulou-o, trocou os dois turbos e conseguiu midiáticos 102 m.kgf de torque e potência de 800 cv. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,0 s e a velocidade final é cortada aos 300 km/h. Tal cavalaria e disposição exigiram reacertar refrigeração do motor, suspensão e freios, mudança nas relações do câmbio, e limitação de torque nas três primeiras marchas para evitar patinar em falso nas quatro rodas. Para reduzir a resistência aerodinâmica aplicou spoiler frontal com adicionais tomadas de ar, difusor na traseira, e rodas de 20 ou 21 pol. Garantia de dois anos ou 100.000 km. A fim? Ligue para a representante Strasser (11 2592-3009) para compra da solitária unidade destinada ao mercado nacional, entregue a partir de julho. Preço? R$ 1.625.800.
Singularidades e dúvidas: 0,2 segundo a menos num 0 a 100 km/h é uma piscada de olhos. R$ 880 mil pedidos pelo trabalho feito sobre o automóvel de R$ 736 mil para economizar o tempo de uma piscada? Dono do poderoso cheque terá dotes para conduzir bicho de reações tão rápidas? Está em moda dizer desaforo a dinheiro?
Roda a Roda
Lei – Findo o vigor do programa Inovar-Auto, e seu adicional de 30 pontos percentuais sobre o IPI, importadores insuflaram encomendas. Vendas da JAC, relativamente ao primeiro trimestre de 2017, cresceram 48,8%. Está entre as cinco de maior crescimento.
Láurea – Novo Polo eleito Carro Urbano no World Car of the Year. Júri com 80 jornalistas representando 24 países. É o sexto prêmio da empresa neste colegiado. No Brasil foi o mais premiado em 2017.
Ré – Honda mudou ponto de vista em alguns dias. Aos 20 de março, em jantar com meia dúzia de jornalistas, declarou manter fechada a fábrica nunca operada em Itirapina, SP. Nesta semana informou, vai fazê-la funcionar, dividindo com Sumaré, SP, produção de Fit, City, HR-V e WR-V.
Tecnologia – BMW Motorrad, divisão de motos, inova tecnologicamente: inicialmente 250 revendas no mundo terão sistema de produção de peças por impressora 3D. Selecionará concessionários para disseminar o processo. Solução mágica, capaz de imprimir blocos de motor, tampas de válvulas, comando de válvulas, comandos de válvulas. Impressoras vão em moto de assistência e resolvem o problema in loco. Começou nova era.
Crochê – Adquirindo a Neobus, Marcopolo, multinacional brasileira de ônibus, inicia produzir micro Volare nas instalações da associada, em Ana Rech, RS. Operação por novas ferramentas operacionais, sistemas Kaisen e Just in Time.
Futuro – Artigo da agência econômica Bloomberg projeta, em 2025 carros elétricos custarão menos relativamente aos grandes SUVs. Razões, queda de 50% nos preços das baterias e, por menor peso, redução de uso de aços, substituídos por plástico.
Aqui – Solução para elétricos no Brasil será geração, pelos consumidores, de sua energia a partir da solar. Ninguém espere haver orçamento público para tal produção, ou para a estrutura necessária a fazer funcionar carros autônomos.
Idade – Relatório do Sindipeças – união das autopeças – indica aumento na idade média da frota veicular circulante, agora nove anos e sete meses, 11% mais velha ante 2013, novo desdobramento das consequências da gestão (?) econômica do governo Dilma.
Solução – Meio para melhorar seria projeto de Renovação de Frota, para evitar outro sempre lembrado por argentários burocratas – aumentar o IPVA ou criar taxa de circulação com valor crescente relativamente ao ano do veículo.
Antigos – Evento mais movimentado do país, com excepcional feira de peças e vendas de veículos, o Encontro Brasileiro de Autos Antigos terá 5ª edição entre 28 de abril e 01 de maio. Organizadores Mingo e Junior Abonante acreditam expor 800 veículos. Mais? www.encontroaguasdelindoia.com.br.
Gente – Marcel Dellabarba, comunicólogo, carreira. Findo ciclo de apresentações de veículos quatro rodas Honda, transferido à área de motocicletas. Rotação indica futuro na carreira. / Fiat busca gerente sênior para área de comunicação. Agitação no meio, candidatos insuspeitados. Quer gente experimentada e do ramo – ao contrário das marcas novatas.
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