Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Ford Mustang, feroz ou confortável a gosto do freguês

03/04/2018
in Avaliação, Ford, Ford, Supercarros, Vídeos, Vídeos 2

Enfim no Brasil, esportivo com motor V8 de 466 cv mostra que emoção não precisa vir associada a  desconforto

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Mais de meio século depois de causar sensação entre os norte-americanos em 17 de abril de 1964, o Ford Mustang enfim chega ao Brasil mediante importação oficial — o que houve no mercado até então veio por empresas independentes ou concessionárias da marca. Foi definida uma única versão em conteúdo fechado, a GT Premium com pacote Performance, ou seja, o Mustang mais equipado e potente disponível nos Estados Unidos abaixo do Shelby GT 350. A fábrica de Flat Rock, no Michigan, é a única a fazer o modelo.

O preço sugerido de R$ 299.900 coloca-o em competição direta com o Chevrolet Camaro, seu arquirrival também por lá desde 1966. Ambos usam motor V8 de aspiração natural e tração traseira, com potência pouco maior no Ford (466 ante 461 cv) e torque mais generoso no Chevy (62,9 m.kgf contra 56,7 m.kgf) por conta da cilindrada bem maior, 6,2 ante 5,0 litros. O Camaro SS custa pouco mais: R$ 310 mil para membros do clube do modelo. Alternativas menos potentes são os cupês Audi TTS (turbo de 2,0 litros, 310 cv, tração integral, R$ 325 mil) e BMW M240i (turbo de 3,0 litros, 340 cv, R$ 316.950) e o roadster Mercedes-Benz SLC 300 (turbo de 2,0 litros, 245 cv, R$ 310.900).

 

 

O atual Mustang, considerado a sexta geração em 54 anos, foi lançado em 2014 como sua primeira série dedicada a vendas globais. Se os anteriores ficavam quase que restritos ao mercado norte-americano, hoje ele alcança 140 países e já vendeu mais de 33 mil unidades nesses quatro anos. Somada toda sua trajetória, são mais de 10 milhões de automóveis.

 

Além dos instrumentos, os programas alteram acelerador, freios ABS, controles de estabilidade  e tração, escapamento, transmissão, direção e amortecedores

 

A proposta da Ford ao desenhá-lo foi associar sua atual imagem, como a grade em forma hexagonal, a elementos tradicionais do modelo como os frisos paralelos entre a grade e os faróis (hoje guias de leds para luz diurna), os ressaltos no capô, as lanternas tripartidas com efeito sequencial nas luzes de direção, o emblema circular GT no centro da traseira — que em outros tempos serviu de tampa para o bocal de combustível — e, claro, o cavalo a pleno galope no centro da grade, cuja imagem é também projetada no solo por uma luz de cortesia quando se destravam as portas.

Rodas negras de 19 polegadas com tala mais larga atrás que na frente, faróis de leds, aerofólio traseiro e quatro saídas de escapamento compõem o visual esportivo e “musculoso”. O coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,354 é bom para um esportivo. Curioso é haver uma gama de 11 cores, bem mais variada que a dos Fords fabricados aqui em grande volume.

 

Desenho da sexta geração combina a frente atual da marca a elementos de Mustangs do passado; pacote local inclui faróis de leds e rodas de 19 pol

 

No interior do Mustang, outro item de antepassados é o painel com desenho simétrico: a seção diante do passageiro é alta como a do quadro de instrumentos. Quadro, aliás, que é um dos atrativos do interior do modelo 2018. Trata-se de uma tela digital configurável com diferentes arranjos para os modos de condução. Normal, Esportivo (obtido ao colocar a transmissão em posição S) e Neve/Molhado (para pisos de baixa aderência) usam o mesmo padrão básico, com cinco mostradores em formato analógico. Passa-se ao Esportivo + e o conta-giros ganha destaque, com escala linear de 3.000 rpm em diante. Nos modos Pista e Drag (arrancada), o conta-giros é horizontal e o velocímetro fica restrito à indicação digital. Outra função são os mostradores de pista: cronômetro de aceleração e de volta e medidor de frenagem.

 


Auto Livraria

 

Claro que os modos não se limitam a reorganizar o quadro. A seleção entre os seis programas altera também resposta do acelerador (três níveis), atuação dos freios antitravamento ABS (dois) e dos controles eletrônicos de estabilidade (três) e de tração (três), ruído de escapamento (quatro), ponto das mudanças de marcha (quatro), assistência de direção (três) e carga dos amortecedores (quatro níveis). Existe ainda o My Mode (meu modo), programa com as escolhas individuais que só não afeta o controle de estabilidade (confira as opções na imagem na próxima página). Um sugestivo botão no volante com o cavalo correndo facilita a seleção.

 

Normal
Esportivo +
Pista

Painel elevado diante do passageiro faz simetria com quadro de instrumentos, uma tela configurável que se reorganiza conforme o modo de condução

 

Os bancos dianteiros, largos e com apoio lateral pronunciado, oferecem ajuste elétrico parcial — o do encosto é manual —, aquecimento e ventilação; regulagem lombar vem apenas para o motorista. As conveniências de um carro de luxo estão presentes, como controlador da distância à frente, monitor frontal com detector de pedestre e frenagem automática, assistentes para manter a faixa de rolamento e comutar o facho dos faróis, chave programável com limitações de uso (como velocidade e uso de áudio) e monitor/indicador de pressão dos pneus. O sistema de áudio Shaker tem 12 alto-falantes, um de 8 pol para subgraves, potência de 390 watts e conexões a Android Auto e Apple Car Play.

A visibilidade geral é boa para o tipo de carro, com janelas relativamente amplas e retrovisor biconvexo em ambos os lados, adequação aos padrões vigentes fora dos EUA. Embora haja um banco traseiro, não espere colocar adultos ali: o espaço é diminuto em todas as dimensões e, para agravar, um passageiro na faixa de 1,75 metro ficará com o pescoço torto e a cabeça encostada no vidro traseiro, um risco em caso de qualquer solavanco. Em contrapartida, a capacidade de bagagem de 382 litros atende com folga à proposta. A tampa usa articulações pantográficas (há quanto tempo não vemos uma!) e um conjunto de reparo e compressor de ar substitui o estepe.

Próxima parte

 

Preço e equipamentos

 

Sistema de áudio Shaker com Sync 3, controlador de distância e assistente de faixa (à direita) compõem os itens de série; Ford não oferece opcionais

 

• Mustang GT Premium (R$ 299.900) – Alerta para veículo em ponto cego, amortecedores com ajuste magneto-reológico, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente para permanência em faixa da via, bancos de couro com ajuste elétrico, aquecimento e ventilação nos dianteiros, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e monitor da distância à frente com função para-anda, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de leds (ambos os fachos) com comutação automática, fixações Isofix para cadeira infantil, limpador de para-brisa automático, monitor de pressão dos pneus, oito bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras, de cortinas e de joelhos), retrovisor interno  fotocrômico, rodas de alumínio de 19 pol, sensor de estacionamento traseiro, sistema de áudio Sync 3 com navegador e tela de 8 pol (compatível com Apple Car Play e Android Auto), sistema de detecção de pedestre, volante com aquecimento.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoFordMustangMustang GTSupercarrosV8vídeo

Related Posts

Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada
Auto Livraria

Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada

03/07/2025
Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso
Auto Livraria

Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso

20/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Police Cars: livro com centenas de carros de polícia americanos
Livros multimarca

Police Cars: livro com centenas de carros de polícia americanos

09/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp