Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Editorial

Eleição dos Melhores Carros: o que muda na 16ª. edição

08/11/2013
in Editorial

Com mais três categorias, os sedãs pequenos e utilitários
esporte ganham espaço na mais tradicional votação da internet

 

Eleger é opinar, é manifestar sua aprovação ou sua confiança em uma proposta, é mostrar quais os atributos mais importantes em seu candidato. Se é assim como as eleições do mundo real, como as de governantes das diversas esferas, é também assim em uma eleição virtual — e particularmente interessante para os apaixonados por automóvel — como a Eleição dos Melhores Carros do Best Cars.

Já são 16 edições, cada uma lançada por ocasião de um aniversário do site, e cada uma com novidades em busca da satisfação do leitor… ou eleitor. Quando começamos, em 1999, havia apenas oito categorias para cobrir as principais faixas do mercado nacional, o setor de carros fora de produção e a categoria do modelo que representava o máximo para o leitor — O Carro dos Meus Sonhos. É claro que tão poucos segmentos implicavam um grande número de candidatos e a competição entre modelos que, na prática, não concorriam entre si em preço ou posicionamento de mercado.

 

As oito categorias da primeira passaram a 20 na nona edição, quando a classe de carros fora de linha se dividiu em três segmentos

 

Foi por isso que a eleição logo precisou ser ampliada. Na segunda edição já eram 10 categorias, na quarta 14 e chegavam a 20 na nona edição, quando a classe de carros fora de linha se dividiu em três — uma para as décadas de 1950 e 1960, outra para as de 1970 e 1980 e uma para as de 1990 e 2000. Sempre foram ampliações bem estudadas, pois havia a preocupação de não tornar o processo de votação muito demorado ou trabalhoso, o que poderia afastar uma parcela dos eleitores.

Mesmo assim, com o crescimento das opções do mercado, novas categorias precisaram surgir nas edições seguintes: na 11ª. passavam a 24 e na subsequente chegavam a 28. O que fez o total diminuir para 27 na 13ª. edição foi a eliminação de uma categoria em declínio no mercado, a de minivans de maior porte, que naquele ano contava com apenas três competidoras. A eleição seguiu nesse formato por mais duas edições.

 


Auto Livraria

 

Por tamanho e por preço

Apesar do sucesso de público — mais de 32 mil internautas participaram em 2012 — e do reconhecimento pelos fabricantes e importadores, que várias vezes veicularam grandes anúncios na mídia impressa referentes à conquista de títulos, sabíamos que a eleição tinha onde ser aprimorada. Enquanto categorias como as de minivans e carros esporte andam em baixa no Brasil, outras crescem a passos largos, como a de sedãs pequenos e a de utilitários esporte.

Por isso, definimos que era o momento de passar a 30 categorias na 16ª. Eleição dos Melhores Carros. A classe de sedãs compactos foi dividida em duas, conforme a faixa de preço e o posicionamento de mercado dos concorrentes. Para os utilitários esporte o trabalho foi redobrado: em vez da simples separação por faixa de preço, como nas quatro categorias existentes até então, optamos por seis segmentos que distinguem os competidores tanto pelo preço quanto pelo tamanho, da mesma forma que já acontecia com hatches e sedãs.

 

Em algumas categorias, novos competidores prometem causar movimentação ou mesmo desafiar os vencedores consagrados

 

De resto, todas as categorias foram revistas quanto à adequação dos concorrentes, o que levou a alguns reposicionamentos. Caso típico é o do Honda Fit, que até o ano passado competia na faixa superior de hatches pequenos (Classe 3), mas agora caiu para a intermediária (2). Não apenas porque a Honda tem concentrado sua linha em versões mais baratas, mas também porque a Classe 2 hoje conta com modelos superiores aos de alguns anos atrás, como Sonic, C3, Fiesta e 208, de modo que o Fit já se enquadra bem entre eles em termos de proposta e valor.

Em algumas categorias, a entrada de novos competidores promete causar movimentação ou mesmo desafiar os vencedores consagrados. É o que acontece em Hatch Pequeno – Classe 1 com o Onix; na Classe 2 com o 208; em Sedã Pequeno – Classe 2 com o HB20 S; em Hatch Médio com os novos Focus, I30 e Golf; em Hatch Médio de Luxo com os refeitos A3 e Classe A e os inéditos DS4 e V40; em Sedã Médio com C4 Lounge e o novo Focus; em Sedã Grande com DS5 e os novos Fusion e Accord; em Sedã Grande de Luxo com o Classe E e o CC remodelados; e em Sedã de Alto Luxo com o BMW Gran Coupe.

Entre os utilitários esporte, lançamentos como Tracker (Compacto – Classe 1), RAV4 (Médio – Classe 1), Trailblazer e Durango (Grande – Classe 1) e o novo Range Rover (Grande – Classe 2) também prometem deixar os eleitores divididos ou, ao menos, tornar a escolha menos direta aos competidores tradicionais. As picapes e minivans mudaram pouco desde a eleição anterior, mas entre os carros esporte há novidades como Aston Martin Vanquish, Ferrari F12 Berlinetta e Jaguar F-Type. E, para surpresa de quem vê as categorias de carros fora de produção como algo estático, dois “novos” concorrentes aparecem na classe dos anos 2000 — o Corsa de segunda geração, que se foi enquanto o primeiro continua à venda, e o C3.

Pode-se votar com a razão, analisando cada matéria dos candidatos (veja os atalhos em seus nomes na página de votação), ou com o coração, pendendo para sua marca predileta ou para aqueles modelos que rodam em seus sonhos. O que importa é exercer seu direito de votar, de mostrar aos fabricantes quais os automóveis e utilitários que merecem sua preferência. Em janeiro conheceremos os vencedores.

Editorial anterior

 

 

Tags: 16ª. Eleição dos Melhores CarrosEditorialeleiçãoFabrício Samahámercado

Related Posts

The End of Detroit: onde as Três Grandes americanas erraram
Livros multimarca

The End of Detroit: onde as Três Grandes americanas erraram

10/04/2022
Práticas ao volante: o que fazer e o que não fazer
Destaques

Best Cars, 1997-2021: o encerrar de um ciclo

03/01/2023
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis: será que Trump vai deixar saudades?

01/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis: se não for para ficar, não venha

22/01/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

O carro, suas tribos nas redes sociais e seus efeitos

08/01/2021

Novidades da Auto Livraria

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

Modelos variados da fase inicial da marca no Brasil em prospectos originais - a partir de R$ 59

18/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp