Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Editorial

Eleição, termômetro do mercado e de sua evolução

04/02/2015
in Editorial

Editorial

 

Pesquisa revela quais carros, utilitários e modelos fora de linha
são mais prestigiados por um público que conhece automóvel a fundo

 

Depois de apurar 23.821 votos válidos, enfim conhecemos os carros preferidos dos leitores do Best Cars. Com 30 categorias — cinco das quais dedicadas a modelos fora de produção e uma ao “Carro dos Meus Sonhos” —, a 17ª. Eleição dos Melhores Carros publica hoje (23) seus resultados e permite constatar quais as marcas e modelos que têm obtido maior êxito com um público selecionado, como o que acompanha este site, em um mercado tão competitivo como o brasileiro.

Se é verdade que a maioria gosta de novidades, cinco dos vencedores foram lançados no último período (entre outubro de 2013 e o mesmo mês de 2014) ou passaram por importante reformulação: Ford Ka e Ka+, Mercedes-Benz Classe C, Porsche Macan e Toyota Corolla. Não se trata apenas da atração exercida por automóveis ainda frescos no mercado, mas também de serem mantidos na memória — e nos desejos dos eleitores — pela exposição na imprensa e na publicidade, que tende a escassear depois de um ano ou dois.

 

Dos que conquistaram o título pela
primeira vez, três já são veteranos em outras
gerações: Ka hatch, Corolla e Classe C

 

Em diversas categorias, porém, houve lançamentos que não conseguiram desbancar os vencedores da edição anterior ou até mesmo obtiveram colocações modestas. Foram os casos de BMW Série 4, Honda Fit e City, Lamborghini Huracán, Mercedes CLA, Classe S e GLA, Nissan Sentra e Altima, Renault Logan e Sandero, Range Rover Sport e Volkswagen Up, além de diversos carros que saíram de produção no período e assim estrearam nas categorias Fora de Linha. Dos que conquistaram o título pela primeira vez, três já são veteranos no mercado em outras gerações — o Ka hatch, o Corolla e o Classe C. Isso mostra que nunca seus fabricantes haviam acertado tanto nos aspectos que os leitores julgam prioritários em sua escolha.

O único modelo a obter maioria absoluta de votos — acima de 50% — foi o Range Rover Evoque, que abocanhou 52,8% de uma categoria com 10 candidatos, ficando 40,7 pontos percentuais à frente do 2º. colocado Audi Q3, também a maior diferença verificada na pesquisa. Seguiram-se Fiat Strada com 48,2% (bem mais fácil por serem apenas três competidoras), Ford Fusion com 47,1%, Porsche Macan com 45,5% e VW Golf com 44,2%.

Na outra ponta, o Chevrolet Omega (fora de linha, década de 1990) foi quem se elegeu com menor percentual de votos, 16,2%, seguido pelo Porsche 911 (sonhos) com 16,6%, o Classe C com 17,5%, o Chevrolet Monza (fora de linha, anos 80) com 17,7% e o Corolla com 21,1%. A vitória mais apertada foi a do mesmo Toyota sobre o Ford Focus, por 1,3 ponto percentual. Mas poucos votos mesmo tiveram Chery Face, Effa M100, Geely GC2 e EC7 e JAC J5 — todos chineses —, que não passaram de 0,1%, cada qual em sua categoria (como regra, arredondamos para esse valor mesmo se houver um único voto).

Além do Porsche 911, que ganhou todos os 17 prêmios do carro dos sonhos, há outros vencedores invictos: o Cayenne da mesma marca, com nove títulos na classe superior dos utilitários esporte; o Chevrolet Opala, que venceu nove vezes entre os carros fora de linha dos anos 50 e 60 e outras oito entre todas as décadas; e o Omega do mesmo fabricante, imbatível por nove anos (sete entre os carros da década de 1990, dois nas décadas de 1990 e 2000 juntas). A Lamborghini garantiu a vitória nas seis disputas da classe de topo dos carros esporte, mas divididas igualmente entre o Aventador e o Gallardo, e a Chevrolet nos nove anos de modelos fora de linha nos anos 80, somando Opala e Monza.

 

 

Sucesso nos votos, nem tanto nas ruas

Diante dos resultados, o leitor pode se perguntar: por que os carros eleitos em cada categoria nem sempre são os mais vendidos em seus segmentos de mercado?

Há várias possíveis razões, e acredito que cada uma represente uma parcela da resposta. Uma, que os critérios de nossos eleitores — pessoas como você, que dedica seu tempo à informação sobre automóveis em fontes confiáveis — não parecem os mesmos do público em geral, mais influenciado pela tradição das marcas, pelo “ouvir dizer” de seu círculo de amizades ou até mesmo pela simpatia ao estilo do modelo.

Outra, que os automóveis eleitos podem estar em faixa superior de preços na categoria, sendo típico o exemplo do Evoque: na média das versões, ele é tão caro diante dos oponentes que poderia estar em uma classe à parte, mas acabaria como único candidato. Apesar de sugerirmos ao eleitor que considere sempre a relação custo-benefício, parece improvável que isso leve uma minivan mais simples (como C3 Picasso ou Spin) a vencer a Peugeot 3008 ou que um Mini Coupe/Roadster seja preferido aos prestigiados Porsches Boxster e Cayman. Mesmo assim, o Ford Fusion tem-se mantido forte na liderança, apesar de custar menos que a maioria dos adversários.

 

A divergência entre êxito comercial e na
Eleição não se limita aos atuais concorrentes:
ocorre também em carros fora de linha

 

Ainda, os fatores que podem colocar um carro no topo da escolha do eleitor talvez não sejam os mesmos que o levariam a concretizar a compra — para a qual elementos como o tamanho e a qualidade da rede de concessionárias, o valor e a facilidade de revenda contam pontos. Por mais racional que possa ser a seleção ao votar, a tendência é que os aspectos financeiros ganhem relevância no momento de levar o carro para casa.

A divergência entre sucesso comercial e êxito na Eleição não se limita aos atuais concorrentes do mercado: ocorre também entre os carros fora de linha. O Ford Maverick é considerado fracasso de público a seu tempo (1973 a 1979), quando vendia uma fração dos Opalas que chegavam às ruas, mas nos últimos anos tem encontrado surpreendente aceitação entre os que gostam de carros antigos nacionais, a ponto de superar o adversário da GM pela terceira vez na pesquisa entre os modelos daquela década.

A análise da Eleição também permite observar como o mercado brasileiro se modificou nesses 17 anos do Best Cars. Os utilitários esporte já eram numerosos no começo da pesquisa, mas 25 modelos cabiam em duas categorias no evento de 2003. Hoje são 56 opções divididas em seis categorias conforme as faixas de tamanho e de preço — ainda seria possível separá-los pela concepção, entre os tradicionais e os mais assemelhados a automóveis altos, o que deixaria o processo de votação ainda mais extenso.

Outra categoria que cresceu muito foi a dos sedãs pequenos: em 2001 eram só seis contra 14 hatches do mesmo porte; hoje temos 17 sedãs para 35 hatches. Assim, o segmento que podia ser todo agrupado naquela terceira edição corresponde a cinco categorias na 17ª. pesquisa. Em contrapartida, as opções de minivans encolheram — a ponto de eliminarmos a categoria de modelos maiores — e o mesmo se viu com as peruas, que não chegaram a participar do evento. Também temos hoje menos picapes pequenas (três contra quatro) e grandes (só uma, ante duas) que em 2001.

Portanto, por sua tradição — nenhum site desse porte faz tal tipo de pesquisa há tanto tempo — por e seu volume de participantes, a Eleição dos Melhores Carros representa um termômetro não apenas da atual situação de cada marca e modelo e de sua imagem diante de um público selecionado, mas também das transformações pelas quais o mercado brasileiro passou desde 1998. Transformações que nunca cessam e que são sempre fonte de bons debates entre os que se interessam pelo tema. Em outubro, contamos com sua participação mais uma vez.

Editorial anterior

 

 

Tags: 17ª Eleição dos Melhores CarroscolunasEditorialeleição

Related Posts

Práticas ao volante: o que fazer e o que não fazer
Destaques

Best Cars, 1997-2021: o encerrar de um ciclo

03/01/2023
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Fábricas ou montadoras: afinal, o que faz a indústria de automóveis?

16/04/2021

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

Auto Esporte e Quatro Rodas com testes e comparativos em vários anos - a partir de R$ 19

13/05/2025

Quadros decorativos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

12/05/2025
Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

Quadros com propagandas e matérias dos utilitários, incluindo modelos transformados - a partir de R$ 49

07/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp