Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Editorial

Se 2017 não foi um ano fácil, termina melhor que 2016

02/02/2018
in Editorial

Editorial

O mercado enfrentou a crise e afinal viu uma retomada; lançamentos mais relevantes foram compactos e SUVs

 

Lá se vai mais um ano difícil para a indústria automobilística, para o brasileiro em geral e para o aficionado por automóveis em particular. Apesar dos desafios, 2017 foi para vários setores da economia um período de recuperação que deixa melhores perspectivas para 2018. Como habitual, dedico o último Editorial do ano para uma análise do que vimos acontecer no mercado de automóveis.

As vendas de veículos começaram mal, abaixo de 150 mil unidades/mês em janeiro e fevereiro, mas na metade do ano se solidificavam ao redor de 190 mil/mês e, de agosto em diante, superaram 200 mil/mês por três vezes (ainda sem dados de dezembro, claro). A projeção de 2,2 milhões de carros no mercado interno representa mais 9% sobre 2016. Não é muito, mas sinaliza a trajetória de crescimento.

 

O programa de incentivo Rota 2030 continuou emperrado depois de todo um ano de negociações: a indefinição de rumos continua a ser uma triste marca brasileira

 

Fabricação do Audi A3 no Paraná: indústria precisa da definição do Rota 2030
Fabricação do Audi A3 no Paraná: indústria precisa da definição do Rota 2030

As exportações foram destaque: para dar vazão à produção, a indústria conseguiu aumentar em 53% as vendas ao mercado externo no período janeiro-novembro entre 2016 e 2017, superando 700 mil veículos nos 11 meses citados deste ano. Com dezembro, o volume exportado constituirá um recorde histórico.

Esses crescimentos somados representaram boa reação para a indústria: a produção em 2017 deve fechar em 2,7 milhões de veículos, 25% a mais que no ano anterior.

Como nota negativa, o programa de incentivo Rota 2030 continua emperrado (até a sexta 22, pelo menos) por falta de consenso entre governo e indústria, depois de todo um ano de negociações. Parece que a indefinição de rumos e a procrastinação de decisões continua a ser uma triste marca brasileira, sobretudo quando envolve o Estado.

 


Auto Livraria

 

Aventura esteve em alta

Entre os lançamentos, duas categorias se destacaram: hatches pequenos e utilitários esporte — tanto em separado quanto no elo que as une, o dos hatches “aventureiros”. A Renault agitou o setor dos carros subcompactos com o Kwid, que trouxe preços ousados e bons atributos em eficiência e segurança. Entre os compactos, Fiat e Volkswagen renovaram sua oferta com o Argo e o Polo, que o Best Cars coloca frente a frente com outros adversários no último comparativo do ano. Como você verá, a aposta dos alemães em alta tecnologia foi mais acertada que a dos italianos, conservadora demais em termos técnicos.

De utilitários esporte compactos recebemos de início o Renault Captur, que começou mal com a superada caixa automática de quatro marchas, mas corrigiu a rota com a CVT. Houve a nacionalização do Nissan Kicks e importantes evoluções ao Ford Ecosport — comparamos os três em outubro. A classe dos médios, que parecia território garantido do Jeep Compass, ganhou bons adversários com o Chevrolet Equinox e o novo Peugeot 3008. Acima, Audi Q5 e Volvo XC60 mudaram de geração; em patamar ainda mais alto, o Land Rover Discovery.

 

A Renault agitou os subcompactos com o Kwid, que trouxe preços ousados e bons atributos em eficiência e segurança; Fiat e VW renovaram-se com Argo e Polo

 

Fiat Argo e VW Polo trouxeram renovação esperada ao segmento de hatches compactos
Fiat Argo e VW Polo trouxeram renovação esperada ao segmento de hatches compactos

Enquanto isso, a Honda aderiu aos hatches “aventureiros” com o WR-V, a Ford fez a versão Trail do Ka e a JAC trouxe ao mesmo segmento o T40, que será um de seus primeiros carros fabricados em Goiás. Outras categorias também viram lançamentos importantes, como Audi A5 Sportback, BMW Série 5, Mini Countryman, Nissan Frontier e Porsche Panamera. E a Ford, depois de tantos anos de espera, enfim anunciou preço e entregas do Mustang para o começo de 2018.

No mercado internacional, enquanto o motor a combustão se vê cada dia mais ameaçado por normas e restrições, alguns fabricantes deixaram de lado a discussão ambiental e botaram para acelerar. Em poucas semanas o Bugatti Chiron estabeleceu tempo recorde de 42 segundos para arrancar até 400 km/h e parar, foi superado pelo Koenigsegg Agera (36 s) e ambos ficaram para trás — ao menos na promessa — do Hennessey Venom F5, que anuncia desempenho incomparável entre os supercarros, mas ainda não o comprovou. Por outro lado, despedimos-nos do Dodge Viper.

Para o Best Cars, 2017 marcou 20 anos de plena atividade na internet com uma edição especial de aniversário, a adoção do equipamento de medição Race Capture Pro e a 20ª Eleição dos Melhores Carros, que terá os resultados divulgados em janeiro. Foi também o primeiro ano completo de nosso canal no Youtube, que encerra o período com 116 vídeos, 37 mil inscritos e mais de 3,7 milhões de visualizações — números de respeito para um canal tão recente.

Entre altos e baixos, acredito que a maioria de nós terminou 2017 um pouco melhor e com mais esperanças para o novo ano do que terminara 2016. Agora, resta a cada um correr atrás dos objetivos. Que 2018 seja um grande ano para você e para as pessoas que lhes são especiais. Até a volta!

P.S.: enquanto a equipe descansa para retornar em 8 de janeiro, separamos alguns conteúdos do ano que se destacaram em audiência e merecem sua releitura.

Editorial anterior

 

Tags: colunasEditorialmercado

Related Posts

The End of Detroit: onde as Três Grandes americanas erraram
Livros multimarca

The End of Detroit: onde as Três Grandes americanas erraram

10/04/2022
Práticas ao volante: o que fazer e o que não fazer
Destaques

Best Cars, 1997-2021: o encerrar de um ciclo

03/01/2023
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Quadros decorativos

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp