Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Eu um Carro e a Cidade

Sons, assimetrias e outras esquisitices

12/09/2018
in Eu um Carro e a Cidade

Eu-um-Carro-e-a-Cidade

Muitas coisas podem ser apreciadas num carro, mas há aquelas que viram marca registrada de alguns modelos

 

Das várias características da antiga Chevrolet Caravan, uma me agradava especialmente: a saída de escapamento, que apontava para a lateral esquerda do carro em vez de descarregar os gases apontando para trás, como em quase todos os carros. Na certa a GM previu que, quando alguém rodasse com a tampa aberta, uma saída na traseira traria poluentes para o interior pela região de baixa pressão, mas a explicação não me importava. Adorava ver nas manhãs frias de inverno as Caravans a álcool despejando na lateral aquela quantidade incrível de vapor, fazendo uma grande nuvem esbranquiçada. Um charme, aquele escapamento torto, exclusivo da bela perua! Bobeiras de criança.

Também me divertia a peculiaridade dos sons dos escapamentos. Muitos carros mal emitiam ruídos pelo cano, mas outros tinham nesse som suas marcas registradas. O clássico motor Fiasa, quando equipou os Fiat 147, Uno e seus derivados, além do Palio nos primeiros anos, emitia um ruído muito característico, presente até os últimos dias de sua vida, até ser substituído pelo Fire. Quando o motorista acelerava a fundo, aquele sopro me fazia saber que carro estava por perto.

 

Ruído autêntico era o do motor Ford CHT: eu não distinguia qual carro estava em funcionamento, mas não tinha dúvida de que fosse o Corcel ou o Del Rey

 

O som do motor Fiasa, como no Fiat 147, era característico e ficou presente até os últimos dias
O som do motor Fiasa, como no Fiat 147, era característico e ficou presente até os últimos dias

O escapamento trazia um ruído típico também à primeira geração da linha Gol equipada com motor AP, fabricada até por volta de 1995. As acelerações faziam aquele característico som vibracional, que se tornaram uma marca inigualável desses carros. Provavelmente o projeto do sistema de exaustão trazia alguma variável que propiciava essa questão acústica. Fato é que carros com motores semelhantes, como Santana e Quantum, não faziam ruído igual.

Outro ruído do qual me lembro bem e era igualmente autêntico: o do finado motor Ford CHT, de origem Renault, em funcionamento. Um vizinho tinha dois: em um Corcel II LDO, ano 1984, e em um Del Rey GLX 1986. Não conseguia distinguir pela janela qual carro estava em funcionamento, mas não tinha dúvida de que fosse um dos dois. Era um som suave, acompanhado de um leve gemido, que lembra aquele emitido pela bomba de uma direção hidráulica quando necessita manutenção. Use o leitor essa referência meramente como… referência.

Da mesma Ford era o motor Endura que equipou, até o modelo 1999, os nacionais Ka, Fiesta e Courier. Parado em um semáforo, você identificava facilmente um deles ao lado pelo ruído em marcha-lenta, um tec-tec que parecia uma máquina de costura. O motorzinho de origem inglesa, um projeto décadas mais antigo que esses carros, era mesmo peculiar.

 

 

Não cabia no peito

Nenhum se iguala, porém, ao três-cilindros a dois tempos que motorizou toda a linha DKW-Vemag: sedãs Belcar e Fissore, perua Vemaguet, jipe Candango. Quando um deles passava, o som de popopopó do escapamento só não era mais característico que a fumacinha azul, produzida por um tipo de motor que queima óleo do primeiro ao último dia de vida. Não me esqueço da simpaticíssima Vemaguet branca de um vizinho de infância.

De todas as esquisitices, dismorfias e assimetrias, como a do escapamento da Caravan, nenhuma me fascinou tanto quanto a inesquecível bolha no capô do Gol GTI 16V lançado para 1996. Que incrível era pensar que botaram ali dentro um coração que não cabia no peito, a ponto de ser necessário providenciar um “defeito de fábrica” no capô! O GTI já me encantava desde a grafia vermelha do painel de 1989, até o exclusivo painel eletroluminescente da geração de 1995. Agora, aquela bolha fez meu coração bater mais forte.

 

A marcha-lenta dos Volkswagens arrefecidos a ar, com os dois carburadores bem regulados, parecia um relógio com máquina a quartzo

 

A bolha no capô do Gol GTI 16V: um “defeito de fábrica” para abrigar o potente coração
A bolha no capô do Gol GTI 16V: um “defeito de fábrica” para abrigar o potente coração

Falando em batidas de coração, pulso e sons, não poderia deixar de fazer uma menção honrosa à marcha-lenta dos Volkswagens arrefecidos a ar. Numa era onde não havia eletrônica alguma e os ajustes se resumiam a artesanato sobre palavras como giclê e platinado, meu amigo… aquilo é que era pulso regular. Um motor daqueles, com os dois carburadores bem regulados e com combustível decente, parecia um relógio com máquina a quartzo. O tipo de motor com cilindros horizontais contrapostos, sem o isolamento acústico promovido pelas galerias de água, possibilitava escutar perfeitamente a sequência 1-3-4-2 estampada sobre a tampa do distribuidor.

As duas últimas características que marcaram minha mente, observando carros, foram as tomadas de ar para a cabine no capô do Peugeot 206, caprichosamente deslocadas ao lado direito, e — como esquecer? — aquela porta traseira assimétrica do Fiat Doblò. Essa última, não consegui classificar como bonita ou feia, tamanha estranheza visual que causou da primeira vez que vi. O primeiro Doblò, aliás, puxa vida… Tamanha anormalidade visual só foi superada pela grade do Mille Fire 2004, que nada me tira da cabeça ter sido inspirada em tal furgão. Corrigida a tempo alguns meses depois… mas, isso é assunto para uma coluna exclusiva.

Coluna anterior

A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

 

Tags: Carros do PassadocolunasEu um Carro e a Cidade

Related Posts

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

04/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

30/06/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

01/07/2025

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp