Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Notícias

BMW Série 3 faz 40 anos; veja sua história em um álbum

12/05/2015
in Notícias

 

Em maio de 1975 começava a produção do BMW Série 3, o modelo de maior volume de vendas da história da marca alemã. Nestes 40 anos o Série 3 passou por seis gerações e, embora tenha crescido em tamanho, sofisticação e variedade de carrocerias, manteve elementos cruciais como a tração traseira e a opção de motores de seis cilindros em linha, presentes desde a primeira geração. Conheça em síntese cada uma delas.

 

Primeira geração

Identificada como E21, surgia em 1975 para substituir o BMW “Nova Classe”, linha que incluiu o potente 2002 Turbo. Foi oferecida como sedã de duas portas e, em pequeno volume, como um conversível feito pela empresa Baur. Usava motores de quatro cilindros (1,6, 1,8 e 2,0 litros) e de seis cilindros em linha (2,0 e 2,3 litros). A versão mais potente, 323i, tinha potência de 145 cv.

 

Segunda geração

A série E30 aparecia em 1982 e teve uma ampla linha com cupê, sedã de quatro portas, perua de cinco portas e conversível. Os motores de quatro cilindros foram de 1,6 e 1,8 litro, e os de seis, de 2,0, 2,3, 2,5 e 2,7 litros a gasolina, além do 2,4 a diesel. Nessa geração aparecia o esportivo M3, com um quatro-cilindros de 2,0 litros e 192 cv, depois com 2,3 litros e 200 a 238 cv (potência esta da versão Evolution III). Outra novidade dessa fase foi a opção de tração integral.

 

 

Terceira geração

A linha E36 começava em 1990 e conquistou pelo estilo, além de adotar a suspensão traseira multibraço lançada pouco antes no roadster Z1. Além de cupê, sedã, perua e conversível, foi produzido o hatchback Compact, que não usava tal suspensão. Os motores compreendiam os quatro-cilindros de 1,6, 1,8 e 1,9 litro a gasolina (além do 1,7 a diesel) e os seis-em-linha de 2,0, 2,5, 2,8, 3,0 e 3,2 litros (além do 2,5 a diesel). Pela primeira vez o câmbio manual chegou a seis marchas, e o automático, a cinco. O M3 usava os seis de 3,0 e 3,2 litros com até 321 cv.

 

Quarta geração

Identificada como E46, evoluía o tema de estilo da anterior em 1998 com as mesmas versões de carroceria. Foi a primeira linha a usar o câmbio automatizado SMG, de embreagem única. Teve motores de 1,8, 1,9 e 2,0 litros com quatro cilindros (incluindo o 2,0 a diesel) e de 2,0, 2,2, 2,5, 2,8, 3,0 e 3,2 litros com seis cilindros (além do 2,9 a diesel). O M3 usava o 3,2 com 343 cv e oferecia uma versão CSL, de peso reduzido em 110 kg.

 

Quinta geração

Nessa fase, iniciada em 2004, a BMW diversificava os codinomes: E90 para o sedã, E91 para a perua, E92 para o cupê, E93 para o conversível. Não havia mais o Compact, que teve seu lugar ocupado pelo Série 1 no ano anterior. A linha de motores passava pelos quatro-cilindros de 1,6 e 2,0 litros (este também a diesel) e pelos seis-cilindros de 2,5 e 3,0 litros, incluindo versões biturbo a gasolina (até 326 cv) e a diesel (286 cv) com a maior cilindrada. O M3 ganhava um V8 de 4,0 litros e 420 cv, que subiam para 450 cv na variação GTS, e podia vir com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.

 

Sexta geração

Apresentada em 2011, a série compreendeu o sedã F30, a perua F31 e o hatch Gran Turismo F34. As demais carrocerias, cupê e conversível, assumiram a designação Série 4. Os motores de quatro cilindros eram de 1,6 e 2,0 litros (este também a diesel), enquanto os de seis ficavam com 3,0 litros para ambos os combustíveis, todos eles com turbo. Isso incluiu o M3, com 431 cv, e o híbrido Active Hybrid 3, que associava o 3,0 de 306 cv a um motor elétrico. O câmbio automático de todo Série 3 vinha com oito marchas, mantendo-se o dupla-embreagem de sete no M3.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Tags: aniversárioBMWCarros do PassadoM3notíciasSérie 3V8

Related Posts

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

16/06/2025
Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

16/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

12/06/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp