A BMW do Brasil anuncia a pré-venda do X3 X-Drive 30E, utilitário esporte híbrido com recarga externa (plug-in), fabricado em Spartanburg, Estados Unidos, e que chega ao País em setembro. Os preços são de R$ 342.950 (versão básica 30E) e R$ 367.950 (30E X Line).
Anunciado como SUV híbrido 4X4 mais eficiente do mercado brasileiro, o novo X3 consome 0,96 MJ de energia por km rodado pelo padrão do Inmetro. O SUV associa motor turbo de 2,0 litros e quatro cilindros em linha a um motor elétrico para obter potência combinada de 292 cv e torque combinado de 42,8 m.kgf. A bateria de íons de lítio permite rodar até 55 km em modo elétrico (ciclo NEDC) ou 46 km (ciclo WLTP).
O X3 híbrido oferece vários modos de condução. Em Max E-Drive ele atinge velocidade máxima de 135 km/h só com o motor elétrico. O modo Auto E-Drive permite direção elétrica a até 110 km/h, mas o motor de combustão liga em velocidades mais altas ou quando há necessidade de maior aceleração. O modo Battery Control serve para manter o estado de carga da bateria, que então pode ser usada mais tarde.
Com 450 litros, o volume do porta-malas do BMW X3 híbrido é inferior ao dos modelos normais (550 litros). A bateria pode ser carregada em tomadas domésticas, em menos de seis horas, ou com o carregador BMW Wallbox de 22 kW (incluso na compra do carro) em três horas e meia. A tomada de carregamento está na parede frontal esquerda do carro. A bateria tem seis anos de garantia.
Ambas as versões vêm com duas telas (de 12,3 pol no painel e de 10,25 pol na central de áudio), controle de voz, sistema de navegação, disco de 32 GB para armazenamento, ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, serviços Connected Drive para conveniência e chamada de emergência, atualização remota e gratuita de software, carregador de celular sem fio e interface para Android Auto e Apple Car Play (este sem fio).
O X3 30E traz assistente Driving Assistant para condução e assistente de estacionamento. A versão X Line acrescenta o Driving Assistant Plus, que inclui assistente para manobras evasivas, assistente ativo de proteção contra colisão lateral, alerta de tráfego em cruzamentos e assistente auxiliar de troca de faixa. O X Line traz outros recursos adicionais como projeção elevada de informações, painel com simulação de couro, sistema de áudio Harman/Kardon e rodas de 20 polegadas com pneus 245/45 na frente e 275/40 atrás (a versão básica tem rodas 19 com pneus 245/50).
Texto da equipe – Fotos: divulgação