Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Notícias

Etios: os detalhes do novo pequeno da Toyota

03/08/2012
in Notícias

 

A Toyota inaugurou hoje (3) em São Paulo a primeira exposição da Etios Connection, evento que apresenta ao público seu próximo lançamento (esperado para setembro), dá início aos “pré-pedidos” do carro e serve para coletar impressões para possíveis acertos de última hora. O Best Cars esteve lá para trazer mais detalhes do modelo, já que apenas algumas mídias tiveram acesso prévio a ele em um evento no Japão.

Como anunciamos há dois dias, os preços do Etios ficarão entre R$ 35 mil e R$ 48 mil, faixa que compreende duas versões do hatch de cinco portas (XS, com motor de 1,35 litro, e XLS com o de 1,5 litro) e uma do sedã de quatro portas (XLS 1,5), sempre com câmbio manual — um automático pode vir no futuro, segundo a empresa. O nome Liva, usado no hatch em outros mercados, foi abolido aqui.

O primeiro motor, de 1.329 cm³, desenvolve potência de 84 cv a 5.600 rpm e torque de 11,9 m.kgf a 3.100 rpm, com gasolina, ou 90 cv e 12,8 m.kgf aos mesmos regimes com álcool. O outro, de 1.496 cm³, é pouco mais potente: 92 e 96,5 cv a 5.600 rpm e o mesmo torque de 13,9 m.kgf a 3.100 rpm com qualquer combustível. Vale notar que os índices não foram divulgados pelo fabricante, mas constavam do manual presente no carro exposto. Algumas mídias devem endossar o erro de impressão do livreto, que indicava potência a 3.600 rpm para o motor de 1,5 litro. Não acredite.

 

 

E como são os Etios por dentro? O primeiro ponto a chamar atenção é o painel com quadro de instrumentos em posição central, com grandes velocímetro e conta-giros em forma de arco e um marcador de combustível digital, bastante pequeno. O quadro vem ali para dispensar alterações entre as versões do carro vendidas em diferentes mercados, com volante à esquerda ou à direita. Outras soluções algo estranhas são os difusores de ar centrais deslocados à direita, posição compensada pelo sistema de ajuste muito prático, e a imensa tampa do porta-luvas que toma toda a seção do painel adiante do passageiro. Fica para ser julgada adiante a eficácia do único braço do limpador de para-brisa.

O motorista senta-se bem no Etios, mas não há ajuste de altura para o banco (para o volante, sim). O acabamento é simples como habitual na categoria, com plásticos rígidos e de textura áspera, enquanto uma boa qualidade de montagem, sem rebarbas ou encaixes defasados, mostra que a Toyota buscou preservar sua imagem mesmo nesse modelo de entrada. Entre os detalhes convenientes estão entrada USB no aparelho de rádio, bons espaços para objetos e comando interno das tampas do tanque de combustível e do porta-malas. O Etios vem ainda com repetidores laterais de luzes de direção e pneus em medida 185/60 R 15 (Bridgestone Turanza no apresentado).

 

 

Espaço interno é um ponto de destaque do modelo, que mede 4,26 metros de comprimento e 2,55 m de distância entre eixos no sedã (3,77 e 2,46 m no hatch), com largura de 1,69 m em ambos. Atrás de um motorista de média estatura colocamos um passageiro alto, de 1,86 m, que relatou posição confortável para pernas e cabeça e um espaço lateral bem aproveitado. O excelente porta-malas do sedã leva 595 litros; o do hatch, apenas regular, acomoda 251 litros. Pequeno é o tanque de combustível de 45 litros, possível fonte de críticas para usuários que rodarem com álcool. Dados no exterior apontam peso ao redor de 900 kg.

Como pontos negativos, há encosto de cabeça apenas para dois dos passageiros de trás (idem para cinto de três pontos), as janelas laterais traseiras descem bem menos que o usual (cerca de 60% do vão), o banco não é bipartido e, no sedã, o vão de comunicação entre cabine e porta-malas fica prejudicado por chapas de reforço estrutural. Sob o compartimento de bagagem, por dentro, vem o estepe em tamanho integral — mas não o macaco, que alguém decidiu colocar em local inusitado, sob o banco do motorista.

Confira muito mais imagens do Etios

Texto: Fabrício Samahá e Paulo de Araújo – Fotos: divulgação

Tags: EtiosnotíciasToyota

Related Posts

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Toyota Corolla: quadros do carro mais vendido da história
Auto Livraria - Toyota

Toyota Corolla: quadros do carro mais vendido da história

25/02/2025
Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4

08/01/2025
Toyota: catálogos da picape Hilux e do utilitário SW4
Auto Livraria - Toyota

Toyota: catálogos da picape Hilux e do utilitário SW4

03/11/2024
Toyota Corolla (segunda geração) e Fielder
Toyota

Toyota Corolla (segunda geração) e Fielder

28/05/2021

Novidades da Auto Livraria

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp