A Fiat faz hoje (26) o lançamento da nova Strada e começa as vendas. A segunda geração da picape — depois de 22 anos da primeira — estreia em três versões de acabamento e duas de motor, com preços sugeridos entre R$ 63.590 (mesmo preço da antiga versão Hard Working) e R$ 80 mil (veja todos os valores mais abaixo). A linha compreende Endurance (cabine simples ou dupla) com o conhecido motor Fire 1,4, Freedom (simples ou dupla) com o Firefly 1,35 e Volcano 1,35 (apenas dupla). A Fiat chama sua cabine simples de Plus por oferecer mais espaço atrás dos bancos que a anterior. A dupla é a primeira na categoria com quatro portas (a Renault Duster Oroch é maior) e, como na Volkswagen Saveiro, agora oferece cinco lugares.
A carroceria está maior em comprimento (mais 2 cm para 4,46 metros), largura (mais 7 cm para 1,73 m), altura e distância entre eixos (mais 2 cm para 2,74 m). Apenas a Adventure anterior, pelos pneus maiores e as molduras plásticas nos para-lamas, superava a nova picape em algumas medidas. O peso da Volcano, 1.174 kg, é similar ao da Freedom anterior de cabine dupla e menor em 110 kg que o da antiga Adventure. Aços de alta resistência na estrutura e o motor menor, com bloco de alumínio, contribuem para essa redução.
A Strada Volcano é a primeira picape leve nacional com faróis de leds, que atuam em ambos os fachos. No interior, a nova central de áudio com tela de 7 polegadas traz conexões sem fio para Apple Car Play e Android Auto, via Bluetooth, para até dois celulares em simultâneo e bolsas infláveis laterais que protegem tórax e cabeça. Os difusores de ar do painel enfim ficam em altura adequada para ar-condicionado. Embora a tampa da caçamba continue a abrir para baixo, sem a solução de tampa dupla da Toro, a fábrica destaca seu peso 60% menor para abrir e fechar, obtido por sistema de mola.
A Fiat anuncia uma nova plataforma, embora aproveite seções e componentes conhecidos. Vieram do Mobi para-brisa e portas dianteiras, enquanto a suspensão traseira foi herdada da antiga Strada com novo eixo e recalibração. O eixo rígido com molas parabólicas, típico de utilitários, em geral resulta em menor conforto que o eixo de torção com molas helicoidais (usado por Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro), mas foi reconhecido por sua robustez no transporte de carga.
O motor Firefly de 1,35 litro, inédito na picape, fica no lugar do E-Torq de 1,75 litro. O resultado foi perda acentuada de potência (de 135 para 101 cv com gasolina, de 139 para 109 cv com álcool) e torque, compensada em parte pela redução de peso. Vale observar que a concorrência não oferece muito mais: só a Saveiro Cross chega a 120 cv com álcool. O motor Fire 1,4 continua com 85 e 88 cv, na mesma ordem de combustíveis. Confira dados de desempenho e consumo na ficha técnica abaixo.
Toda a linha vem de série com controle eletrônico de estabilidade e assistente de saída em rampa. Há ainda um bloqueio eletrônico do diferencial, o E-Locker, que cumpre a função do antigo bloqueio mecânico Locker com a vantagem de atuar até 65 km/h (como antes, é ativado por botão no painel). Ao acioná-lo, os freios ABS ganham nova calibração adequada a pisos de baixa aderência. A Volcano usa rodas de 15 pol com pneus 205/60, com opção por 16 pol e pneus 205/55.
As versões com o Firefly recebem assistência elétrica de direção, mas o sistema hidráulico permanece nas de motor Fire. A capacidade de carga foi definida em 650 kg para a versão de cabine dupla e 720 kg para a de cabine simples, com volume de caçamba (até as bordas) de 844 e 1.354 litros, na ordem. O comprimento da caçamba é de 1,71 metros na simples e 1,17 m na dupla. O vão livre do solo é de expressivos 232 mm. O diâmetro de giro está menor, 10,7 metros ante 11,3 s da antiga Adventure.
A garantia da Strada 2021 passa a ser de três anos, com extensão disponível por mais dois anos. A veterana versão Working seguirá disponível para venda direta (como frotistas, locadoras e produtores rurais) enquanto houver demanda ou até janeiro de 2022, quando o controle de estabilidade se tornará obrigatório. A Fiat espera que as vendas aumentem em 20% em comparação ao padrão anterior.
Versões e equipamentos de série
• Strada Endurance 1,4 de cabine simples (R$ 63.590) ou dupla (R$ 75 mil) – Ar-condicionado, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico de diferencial, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção assistida hidráulica, luzes diurnas, preparação para áudio, protetor de caçamba, rodas de 15 pol com calotas, volante com ajuste de altura. Para cabine dupla, bolsas infláveis laterais dianteiras. Opcionais – Pacote Worker (alarme, travas e vidros elétricos, comando elétrico na tampa de combustível, banco do motorista com ajuste de altura, R$ 2.500), pacote Audio (rádio com USB e comandos no volante, R$ 1.500) e pacote Teck (central de áudio com tela de 7 pol, integração a celular sem fio e duas portas USB, câmera traseira de manobras, sensor de estacionamento traseiro, R$ 3.490).
Versões Endurance (em cima) e Freedom
• Strada Freedom 1,35 de cabine simples (R$ 69.490) ou dupla (R$ 78 mil) – Como a Endurance, mais alarme, banco do motorista com ajuste de altura, capota marítima na caçamba, chave canivete, controle elétrico de vidros, travas e retrovisores, direção assistida elétrica, faróis de neblina, monitor de pressão dos pneus, para-choques e retrovisores na cor da carroceria, rádio com USB, rodas de alumínio de 15 pol. Opcional – Pacote Teck (central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular sem fio, câmera traseira de manobras, sensor de estacionamento traseiro, R$ 3 mil).
• Strada Volcano 1,35 de cabine dupla (R$ 80 mil) – Como a Freedom, mais bancos com revestimento sintético e de tecido, barras de teto, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular sem fio, controle elétrico de vidros traseiros, estrutura de caçamba (“santantônio”), faróis de leds, pneus de uso misto, sensores de estacionamento traseiros, volante revestido em couro. Opcional – Rodas de alumínio de 16 pol.
Ficha técnica
Strada Endurance Cabine Simples | Strada Volcano Cabine Dupla | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 2 | 2, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 72 x 84 mm | 70 x 86,5 mm |
Cilindrada | 1.368 cm³ | 1.332 cm³ |
Taxa de compressão | 12,35:1 | 13,2:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 85/88 cv a 5.750 rpm | 101/109 cv a 6.250 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 12,4/12,5 m.kgf a 3.500 rpm | 13,7/14,2 m.kgf a 3.500 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | manual, 5 | manual, 5 |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | hidráulica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo rígido, mola semielíptica | |
Rodas | ||
Dimensões | 15 pol | 15 ou 16 pol |
Pneus | 195/65 R 15 | 205/60 R 15 ou 205/55 R 16 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,474 m | 4,48 m |
Largura | 1,732 m | 1,732 m |
Altura | 1,608 m | 1,595 m |
Entre-eixos | 2,737 m | 2,737 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 55 l | 55 l |
Caçamba | 1.354 l | 844 l |
Peso em ordem de marcha | 1.140 kg | 1.174 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
Velocidade máxima | 157/158 km/h | 165/168 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 13,4/12,8 s | 12,4/11,2 s |
Consumo em cidade | 11,7/8,3 km/l | 12,1/8,4 km/l |
Consumo em rodovia | 12,4/8,9 km/l | 13,3/9,4 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro |