A Honda completa 15 anos de produção nacional do Fit, seu segundo automóvel fabricado no Brasil, depois do Civic. O pequeno hatch foi lançado em abril de 2003 (acima) e hoje está na terceira geração. Já vendeu mais de 545 mil unidades desde o lançamento. Foi o primeiro carro nacional a oferecer transmissão de variação contínua (CVT), que deixou de ser usada na segunda geração, mas voltou na terceira.
Confira os destaques da história do Fit:
• 2003 – Lançado em abril nas versões LX e LXL, com motor de 1,35 litro a gasolina (80 cv) e opção de transmissão CVT.
• 2005 – Chegada da versão EX, com motor de 1,5 litro, comando variável VTEC, 16 válvulas e 105 cv.
• 2007 – Lançamento das versões 1,35 flexíveis.
• 2008 – Produção da série especial S, com pacote visual esportivo.
• 2008 – Em outubro sai a segunda geração (acima) em quatro versões: LX, LXL, EX e EXL. Os motores continuam de 1,35 e 1,5 litro, agora ambos flexíveis e com 16 válvulas. Uma caixa automática de cinco marchas substitui a CVT.
• 2011 – Versão DX torna o Fit mais acessível.
• 2012 – Novos para-choques, faróis e grade.
• 2013 – Fit Twist (acima), versão aventureira desenvolvida para o mercado brasileiro.
• 2014 – A versão CX é a mais simples com caixa automática. Lançamento da terceira geração (acima) como modelo 2015. O motor 1,5 torna-se padrão e a CVT retorna.
• 2017 – O Fit dá origem ao WR-V. Alterações visuais, em equipamentos de segurança (como controle de estabilidade) e sistema de áudio na linha 2018 (acima).
Fotos: divulgação