A Hyundai Motor do Brasil apresenta o modelo 2016 do HB20 hatch, que chega renovado no estilo e com câmbios manual e automático de seis marchas para motor de 1,6 litro. O compacto ganhou novos para-choques, faróis (com refletor elipsoidal e luzes diurnas de leds na versão Premium), grade dianteira e lanternas traseiras, enquanto no interior o destaque é o sistema de entretenimento Blue Media compatível com aplicativos Car Link e Apple Car Play, para espelhamento do conteúdo de telefones na tela de sete polegadas, incluindo o navegador Waze.
Há ainda novos padrões de tecido nos bancos, ar-condicionado automático, recolhimento elétrico dos retrovisores, bancos revestidos em couro marrom e bolsas infláveis laterais dianteiras entre as opções. Nas versões mais simples o HB20 traz o sistema Blue Audio, com tela de 3,8 pol e conexão Bluetooth. Por enquanto apenas o HB20 muda; a versão “aventureira” HB 20X e o sedã HB 20S ficam para mais adiante.
Os câmbios de seis marchas substituem o manual de cinco e o automático de quatro marchas. No caso do manual, a fábrica divulga que a velocidade máxima aumentou (189 km/h) e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h foi mantido (9,3 segundos), mas no caso do automático a máxima aumentou 8% (190 km/h) e o 0-100 caiu 4% (11 s). Essa versão permite comando manual sequencial. Os motores de 1,0 e 1,6 litro foram revistos para menor consumo, com novas velas e redução de atritos internos; apenas o 1,6 ganhou sistema de partida a frio com preaquecimento de álcool, que dispensa o uso de gasolina. Não foram alterados potência e torque, que são de 80 cv e 10,2 m.kgf para o de 1,0 litro e de 128 cv e 16,5 m.kgf para o de 1,6 litro. Os pneus agora têm menor atrito de rolamento.
O HB20 2016 chega com as seguintes versões, preços, conteúdos de série e novidades:
• Comfort 1,0-litro (R$ 39 mil): vem com ar-condicionado, direção assistida, fixação Isofix para cadeira infantil, bolsas infláveis frontais e computador de bordo. Ganhou controle elétrico de travas e dos vidros dianteiros.
• Comfort Plus 1,0-litro (R$ 42.595): idem ao anterior, mais controle elétrico de vidros traseiros, alarme e travamento de portas a distância. Ganhou rodas de 15 pol e luzes de direção nos retrovisores.
• Comfort Style 1,0-litro (R$ 46.345): idem ao anterior, mais volante ajustável em altura e distância. Ganhou rodas de alumínio de 15 pol, faróis de neblina e vidros com abertura e fechamento comandados a distância.
• Comfort Plus 1,6-litro (manual por R$ 48.745, automático por R$ 52.745): idem ao Comfort Plus 1,0.
• Comfort Style 1,6-litro (manual por R$ 51.845, automático por R$ 55.845): idem ao Comfort Style 1,0.
• Premium 1,6-litro (automático, R$ 59.445): idem ao Comfort Style 1,6, mais acendimento automático dos faróis, sensores traseiros de estacionamento, banco traseiro bipartido 60/40, alarme volumétrico, volante e pomo de câmbio em couro. Ganhou ar-condicionado automático, retrovisores com rebatimento automático, faróis elipsoidais e bolsas infláveis laterais. Com bancos de couro marrom custa R$ 61.035; com tais bancos e sistema Blue Media, R$ 63.535.
Texto da equipe – Fotos: divulgação