Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Divirta-se Fora de estrada

Land Rover, 70 anos: fatos históricos do pioneiro inglês

04/05/2018
in Fora de estrada, Notícias

 

Há 70 anos, em 30 de abril de 1948, era apresentado no Salão de Amsterdã, nos Países Baixos, o primeiro Land Rover (acima). O “Rover da terra” foi produzido por quase 68 anos, até janeiro de 2016, em mais de dois milhões de unidades dos modelos Series e Defender. Em 1970 a linha crescia com o Range Rover, considerado o primeiro utilitário de luxo. Com o tempo vieram modelos como Discovery, Freelander, Range Rover Sport, Evoque e Velar. Conheça os principais fatos dessa história.

 

1954
1958

• 1948: lançamento do Land Rover Series I, projetado pelos irmãos Maurice e Spencer Wilks com foco no uso agrícola, com motor de 1,6 litro e potência de 50 cv.

• 1950: é adotado um motor de 2,0 litros.

• 1954: a linha cresce com uma picape.

• 1956: chega a perua com espaço para até 10 pessoas.

 

 

• 1957: o primeiro motor a diesel, também de 2,0 litros.

• 1958: Series II com atualizações de estilo e mecânica e entre-eixos de 2,20 e 2,80 metros.

• 1961: Series II A, com opção de motor a diesel de 2,25 litros.

• 1969: os faróis vêm mais afastados e montados nos para-lamas, em vez de junto à grade.

 

1971 – Series III
Range Rover

• 1970: lançamento do Range Rover, primeiro 4×4 com o conforto de um automóvel de luxo (leia história). O motor era V8 a gasolina de 3,5 litros.

• 1971: o Land Rover passa à Series III. Fabricada até 1985, essa série ofereceria o V8 3,5.

• 1976: a produção do Land Rover atinge o marco de um milhão de exemplares.

• 1979: o Range Rover vence o primeiro Rali Paris-Dakar.

• 1981: chega a versão de cinco portas do Range Rover.

• 1983: aparecem as séries 90, 110 e 127 do Land Rover. A tração integral passa a ser permanente. A prova fora de estrada Camel Trophy coloca o modelo em competições.

 

1983
Camel Trophy
Discovery

• 1986: o Range Rover ganha motor turbodiesel de 2,4 litros.

• 1989: com o Discovery, a linha passa a ter três modelos. Ele tem motor V8 3,5 a gasolina ou 2,5 turbodiesel (leia história). No Range Rover, novidades incluem freios ABS e o V8 de 3,9 litros.

• 1990: o jipe original passa a se chamar Defender, com motor V8 3,9 ou 2,5 turbodiesel.

• 1992: o Range Rover recebe suspensão a ar com controle eletrônico, controle de tração e opção de entre-eixos 20 cm mais longo.

 

Range Rover 1994
Discovery
Freelander

• 1994: o Range Rover passa à segunda geração, com suspensão com ajuste de altura e motor V8 de 4,0 ou 4,6 litros.

• 1997: estreia do Freelander, utilitário esporte compacto que faria grande sucesso na Europa. Foi pioneiro no controle de descida Hill Descent Control.

 

 

• 1998: motor 2,5 turbodiesel de cinco cilindros no Land Rover. Série 50th Anniversary com motor V8, transmissão automática e ar-condicionado. O Discovery 1999 tem carroceria refeita e suspensão com nivelamento automático da traseira.

• 2000: a Ford assume a Land Rover.

 

Range Rover
Discovery 3

• 2001: Range Rover de terceira geração com tecnologias da BMW, estrutura  monobloco e suspensão independente nas quatro rodas. Os motores alemães eram V8 4,4 a gasolina e 3,0 turbodiesel.

• 2004: o Discovery 3 traz 35 cm a mais de distância entre eixos, suspensão independente com molas a ar e controle eletrônico, sistema Terrain Response (para ajustar o veículo a diferentes terrenos) e motor V8 4,4 da Jaguar ou V6 2,7 turbodiesel.

 

Range Rover Sport

• 2005: a Range Rover se torna submarca com o modelo Sport, mais acessível  que o tradicional. No grande RR, versão Supercharged vem com compressor no V8 4,2 para 396 cv.

• 2006: Freelander passa à segunda geração.

• 2007: Defender recebe motor Ford turbodiesel de 2,2 litros.

 

Discovery 4
Evoque

• 2008: a edição SVX do Defender celebra seus 60 anos. Conceito LRX, de desenho ousado, viria ao mercado como Range Rover Evoque. Grupo indiano Tata compra a Land Rover (e a Jaguar) da Ford.

• 2009: a linha 2010 do Discovery passa à série 4, com evoluções internas e motor V8 de 5,0 litros com injeção direta ou 3,0 turbodiesel. No Range Rover, o V8 5,0 com compressor alcança 510 cv e quadro de instrumentos usa tela de TFT de 12 pol.

• 2010: lançamento do Evoque, o menor Range Rover, com três ou cinco portas e motor turbo de 2,0 litros.

 

Range Rover
Range Rover Sport

• 2012: o Range Rover chega à quarta geração com carroceria de alumínio para redução de peso de até 420 kg. O estilo mostra inspiração no Evoque. Suspensões a ar e sistema Terrain Response 2 Auto, que detecta as condições do terreno e faz o ajuste automático.

• 2013: segunda geração do Range Rover Sport também tem o Evoque como modelo de estilo. Perde 40% de peso na estrutura com alumínio e ganha motores de até 510 cv. No Range Rover tradicional, a versão de alto luxo Autobiography Black vem com maior entre-eixos.

 

Discovery Sport

• 2014: o Freelander dá lugar ao Discovery Sport, com até sete lugares, controlador de distância à frente e motor 2,0 turbo.

• 2015: o Evoque ganha versão conversível. Para o Sport, a versão SVR vem com 550 cv no V8 de 5,0 litros com compressor e escapamento de dois estágios.

 

Discovery

• 2016: Land Rover original chega ao fim. Novo Discovery vem com estrutura de alumínio, até 480 kg a menos, chave Activity Key à prova d’água (que desabilita a chave original, guardada então no carro) e até 340 cv. Discovery Sport e Evoque passam a ser feitos em Itatiaia, RJ.

• 2017: com o Velar, a linha Range Rover tem quatro modelos. O SUV, que fica entre o Evoque e o Sport, traz estrutura de alumínio, suspensão a ar, sistema Touch Pro Duo com duas telas de 10 pol e faróis Matrix-Laser LED. Um V6 com compressor e 380 cv é o motor de topo. O Discovery SVX recebe um V8 de 5,0 litros com compressor e 525 cv.

• 2018: a série SV Coupé do Range Rover marca seu retorno às três portas. A linha 2018 desse modelo e do Sport inclui versão híbrida com 404 cv.

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Tags: 4x4aniversárioDefenderDiscoveryDiscovery SportEvoqueLand RovernotíciasRange RoverRange Rover SportRange Rover Vogueutilitário esporte

Related Posts

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

16/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny
Auto Livraria - outras marcas

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny

18/02/2025
Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee

05/02/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp