Tem fabricante completando o centenário hoje, 30 de janeiro: a japonesa Mazda, fundada em 1920 como Toyo Cork Kogyo Co. Ltd. para fabricar maquinários. Em um século a Mazda colecionou fatos marcantes, como o de ser o único fabricante no mundo a investir por décadas no motor rotativo Wankel. Seu roadster MX-5 Miata, lançado em 1989 e já na terceira geração, é considerado o sucessor moderno dos carros esporte ingleses (como MG e Triumph) que fizeram sucesso nos anos 50 e 60.
Conheça brevemente a trajetória da Mazda:
• 1920 – Fundação da Toyo Cork Kogyo Co. Ltd.
• 1927 – A companhia torna-se Toyo Kogyo Co., Ltd.
• 1931 – Inicia a produção do primeiro automóvel da Mazda, o caminhão de três rodas Mazda-Go.
• 1960 – Anuncia o R360 Coupe (foto acima), primeiro veículo de passageiros de quatro rodas da Mazda.
• 1964 – Começa a vender o sedã Mazda 800 (Familia no Japão), um pequeno carro de passageiros.
• 1967 – Lançamento do 110S (acima, conhecido como Mazda Cosmo Sport no Japão) com motor rotativo.
• 1978 – Começa a vender o esportivo RX-7 (Savanna RX-7 no Japão) com motor rotativo, que seria o carro mais duradouro no mundo a usar essa tecnologia (abaixo).
• 1979 – Entra em uma associação de capital com a Ford Motor Company (com índice de participação de 25%).
• 1984 – A empresa é renomeada para Mazda Motor Corporation.
• 1987 – Início da produção do Mazda MX-6 na Mazda Motor Manufacturing Corporation (MMUC) nos Estados Unidos. A Ford vende uma variação do modelo, o Probe.
• 1989 – Lança o MX-5 Miata (acima, Eunos Roadster no Japão), um dos carros esporte mais vendidos da história.
• 1991 – O Mazda 787B vence a corrida de resistência de 24 Horas de Le Mans, primeira vitória de um automóvel japonês.
• 2017 – Toyota e Mazda assinam um acordo para firmar uma aliança de negócios e capital.
Texto da equipe – Fotos: divulgação