A nova Fiat Strada teve um lançamento conturbado. Com a apresentação à imprensa adiada — sem data — pela pandemia de coronavírus, a marca de Betim, MG, acabou liberando as matérias das mídias que puderam dirigi-la previamente. O “resto” da imprensa teve de se virar com informações pinçadas aqui e ali, pois o próprio site do fabricante traz muito pouco sobre o modelo 2021 da picape. Para que o leitor do Best Cars não fosse ainda mais prejudicado, decidimos trazer as principais informações, incluindo equipamentos de série das versões e fichas técnicas.
Além do que já se conhecia da nova Strada, vale a pena saber:
• As novas versões seguem as da Toro. A linha compreende Endurance (cabine simples ou dupla) com o conhecido motor Fire 1,4, Freedom (simples ou dupla) com o Firefly 1,35 e Volcano 1,35 (apenas dupla).
• A Volcano é a primeira picape leve nacional com faróis de leds, que atuam em ambos os fachos.
• A carroceria está maior em comprimento, largura, altura e distância entre eixos. Apenas a Adventure anterior, pelos pneus maiores e as molduras plásticas nos para-lamas, superava a nova picape em algumas medidas.
• O peso da Volcano, 1.174 kg, é similar ao da Freedom anterior de cabine dupla e menor em 110 kg que o da antiga Adventure.
• Uma nova central de áudio com tela de 7 polegadas traz a inovação em carro nacional das conexões sem fio para Apple Car Play e Android Auto, via Bluetooth.
• A Fiat anuncia uma nova plataforma, embora se saiba que — como sempre acontece na marca — ela aproveita seções e componentes conhecidos. Vieram do Mobi para-brisa e portas dianteiras, enquanto a suspensão traseira foi herdada da antiga Strada com nova calibração. O eixo rígido com molas parabólicas, típico de utilitários, em geral resulta em menor conforto que o eixo de torção com molas helicoidais (usado por Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro), mas foi reconhecido por sua robustez no transporte de carga.
• O motor Firefly de 1,35 litro, inédito na picape, fica no lugar do E-Torq de 1,75 litro. O resultado foi perda acentuada de potência (de 135 para 101 cv com gasolina, de 139 para 109 cv com álcool) e torque, mas a Fiat parece se apoiar na redução de peso e no fato de que a concorrência não oferece muito mais: só a Saveiro Cross chega a 120 cv com álcool.
• Toda a linha vem de série com controle eletrônico de estabilidade e assistente de saída em rampa. Há ainda um bloqueio eletrônico do diferencial que cumpre a função do antigo bloqueio mecânico Locker, com a vantagem de atuar até 60 km/h (como antes, é ativado por botão no painel).
• As versões com o Firefly recebem assistência elétrica de direção, mas o sistema hidráulico permanece nas de motor Fire.
• A capacidade de carga foi definida em 650 kg para a versão de cabine dupla e 720 kg para a de cabine simples, com volume de caçamba (até as bordas) de 844 e 1.354 litros, na ordem. O comprimento da caçamba é de 1,71 metros na simples e 1,17 m na dupla.
• O vão livre do solo é de expressivos 232 mm. O diâmetro de giro está menor, 10,7 metros ante 11,3 s da antiga Adventure.
• Preços ainda não foram anunciados — devem ficar para algum momento no segundo semestre, quando as vendas começarem. A expectativa do mercado é que fiquem em faixa próxima à da antiga Strada, de R$ 65 mil a R$ 85 mil.
• A veterana versão Working seguirá disponível para venda direta (como frotistas, locadoras e produtores rurais) enquanto houver demanda ou até janeiro de 2022, quando o controle de estabilidade se tornará obrigatório.
Versões Endurance (em cima) e Freedom
Versões e equipamentos de série
• Strada Endurance 1,4 (cabine simples ou dupla) – Ar-condicionado, assistente de partida em rampa, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção assistida hidráulica, luzes diurnas, preparação para áudio, protetor de caçamba, rodas de 15 pol com calotas, volante com ajuste de altura. Para cabine dupla, bolsas infláveis laterais dianteiras.
• Strada Freedom 1,35 (cabine simples ou dupla) – Como a Endurance, mais banco do motorista com ajuste de altura, controle elétrico de vidros, travas e retrovisores, direção assistida elétrica, faróis de neblina, monitor de pressão dos pneus, para-choques e retrovisores na cor da carroceria, rádio com USB, rodas de alumínio de 15 pol.
• Strada Volcano 1,35 (cabine dupla) – Como a Freedom, mais bancos com revestimento sintético e de tecido, barras de teto, câmera traseira de manobras, capota marítima, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play sem fio, controle elétrico de vidros traseiros, faróis de leds, pneus de uso misto, sensores de estacionamento traseiros, volante revestido em couro.
Ficha técnica
| Strada Endurance Cabine Simples | Strada Volcano Cabine Dupla | |
| Motor | ||
| Posição | transversal | transversal |
| Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
| Comando de válvulas | no cabeçote | no cabeçote |
| Válvulas por cilindro | 2 | 2, variação de tempo |
| Diâmetro e curso | 72 x 84 mm | 70 x 86,5 mm |
| Cilindrada | 1.368 cm³ | 1.332 cm³ |
| Taxa de compressão | 12,35:1 | 13,2:1 |
| Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
| Potência máxima (gas./álc.) | 85/88 cv a 5.750 rpm | 101/109 cv a 6.250 rpm |
| Torque máximo (gas./álc.) | 12,4/12,5 m.kgf a 3.500 rpm | 13,7/14,2 m.kgf a 3.500 rpm |
| Transmissão | ||
| Tipo de caixa e marchas | manual, 5 | manual, 5 |
| Tração | dianteira | dianteira |
| Freios | ||
| Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
| Traseiros | a tambor | a tambor |
| Antitravamento (ABS) | sim | sim |
| Direção | ||
| Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
| Assistência | hidráulica | elétrica |
| Suspensão | ||
| Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
| Traseira | eixo rígido, mola semielíptica | |
| Rodas | ||
| Dimensões | 15 pol | 15 pol |
| Pneus | 195/65 R 15 | 205/60 R 15 |
| Dimensões | ||
| Comprimento | 4,474 m | 4,48 m |
| Largura | 1,732 m | 1,732 m |
| Altura | 1,608 m | 1,595 m |
| Entre-eixos | 2,737 m | 2,737 m |
| Capacidades e peso | ||
| Tanque de combustível | 55 l | 55 l |
| Caçamba | 1.354 l | 844 l |
| Peso em ordem de marcha | ND | 1.174 kg |
| Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
| Velocidade máxima | ND | ND |
| Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | 11,2 s (álc.) |
| Consumo em cidade | ND | 12,1/8,4 km/l |
| Consumo em rodovia | ND | 13,3/9,4 km/l |
| Dados do fabricante; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro | ||


















