A nova Fiat Strada teve um lançamento conturbado. Com a apresentação à imprensa adiada — sem data — pela pandemia de coronavírus, a marca de Betim, MG, acabou liberando as matérias das mídias que puderam dirigi-la previamente. O “resto” da imprensa teve de se virar com informações pinçadas aqui e ali, pois o próprio site do fabricante traz muito pouco sobre o modelo 2021 da picape. Para que o leitor do Best Cars não fosse ainda mais prejudicado, decidimos trazer as principais informações, incluindo equipamentos de série das versões e fichas técnicas.
Além do que já se conhecia da nova Strada, vale a pena saber:
• As novas versões seguem as da Toro. A linha compreende Endurance (cabine simples ou dupla) com o conhecido motor Fire 1,4, Freedom (simples ou dupla) com o Firefly 1,35 e Volcano 1,35 (apenas dupla).
• A Volcano é a primeira picape leve nacional com faróis de leds, que atuam em ambos os fachos.
• A carroceria está maior em comprimento, largura, altura e distância entre eixos. Apenas a Adventure anterior, pelos pneus maiores e as molduras plásticas nos para-lamas, superava a nova picape em algumas medidas.
• O peso da Volcano, 1.174 kg, é similar ao da Freedom anterior de cabine dupla e menor em 110 kg que o da antiga Adventure.
• Uma nova central de áudio com tela de 7 polegadas traz a inovação em carro nacional das conexões sem fio para Apple Car Play e Android Auto, via Bluetooth.
• A Fiat anuncia uma nova plataforma, embora se saiba que — como sempre acontece na marca — ela aproveita seções e componentes conhecidos. Vieram do Mobi para-brisa e portas dianteiras, enquanto a suspensão traseira foi herdada da antiga Strada com nova calibração. O eixo rígido com molas parabólicas, típico de utilitários, em geral resulta em menor conforto que o eixo de torção com molas helicoidais (usado por Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro), mas foi reconhecido por sua robustez no transporte de carga.
• O motor Firefly de 1,35 litro, inédito na picape, fica no lugar do E-Torq de 1,75 litro. O resultado foi perda acentuada de potência (de 135 para 101 cv com gasolina, de 139 para 109 cv com álcool) e torque, mas a Fiat parece se apoiar na redução de peso e no fato de que a concorrência não oferece muito mais: só a Saveiro Cross chega a 120 cv com álcool.
• Toda a linha vem de série com controle eletrônico de estabilidade e assistente de saída em rampa. Há ainda um bloqueio eletrônico do diferencial que cumpre a função do antigo bloqueio mecânico Locker, com a vantagem de atuar até 60 km/h (como antes, é ativado por botão no painel).
• As versões com o Firefly recebem assistência elétrica de direção, mas o sistema hidráulico permanece nas de motor Fire.
• A capacidade de carga foi definida em 650 kg para a versão de cabine dupla e 720 kg para a de cabine simples, com volume de caçamba (até as bordas) de 844 e 1.354 litros, na ordem. O comprimento da caçamba é de 1,71 metros na simples e 1,17 m na dupla.
• O vão livre do solo é de expressivos 232 mm. O diâmetro de giro está menor, 10,7 metros ante 11,3 s da antiga Adventure.
• Preços ainda não foram anunciados — devem ficar para algum momento no segundo semestre, quando as vendas começarem. A expectativa do mercado é que fiquem em faixa próxima à da antiga Strada, de R$ 65 mil a R$ 85 mil.
• A veterana versão Working seguirá disponível para venda direta (como frotistas, locadoras e produtores rurais) enquanto houver demanda ou até janeiro de 2022, quando o controle de estabilidade se tornará obrigatório.
Versões Endurance (em cima) e Freedom
Versões e equipamentos de série
• Strada Endurance 1,4 (cabine simples ou dupla) – Ar-condicionado, assistente de partida em rampa, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção assistida hidráulica, luzes diurnas, preparação para áudio, protetor de caçamba, rodas de 15 pol com calotas, volante com ajuste de altura. Para cabine dupla, bolsas infláveis laterais dianteiras.
• Strada Freedom 1,35 (cabine simples ou dupla) – Como a Endurance, mais banco do motorista com ajuste de altura, controle elétrico de vidros, travas e retrovisores, direção assistida elétrica, faróis de neblina, monitor de pressão dos pneus, para-choques e retrovisores na cor da carroceria, rádio com USB, rodas de alumínio de 15 pol.
• Strada Volcano 1,35 (cabine dupla) – Como a Freedom, mais bancos com revestimento sintético e de tecido, barras de teto, câmera traseira de manobras, capota marítima, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play sem fio, controle elétrico de vidros traseiros, faróis de leds, pneus de uso misto, sensores de estacionamento traseiros, volante revestido em couro.
Ficha técnica
Strada Endurance Cabine Simples | Strada Volcano Cabine Dupla | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 2 | 2, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 72 x 84 mm | 70 x 86,5 mm |
Cilindrada | 1.368 cm³ | 1.332 cm³ |
Taxa de compressão | 12,35:1 | 13,2:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 85/88 cv a 5.750 rpm | 101/109 cv a 6.250 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 12,4/12,5 m.kgf a 3.500 rpm | 13,7/14,2 m.kgf a 3.500 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | manual, 5 | manual, 5 |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | hidráulica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo rígido, mola semielíptica | |
Rodas | ||
Dimensões | 15 pol | 15 pol |
Pneus | 195/65 R 15 | 205/60 R 15 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,474 m | 4,48 m |
Largura | 1,732 m | 1,732 m |
Altura | 1,608 m | 1,595 m |
Entre-eixos | 2,737 m | 2,737 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 55 l | 55 l |
Caçamba | 1.354 l | 844 l |
Peso em ordem de marcha | ND | 1.174 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
Velocidade máxima | ND | ND |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | 11,2 s (álc.) |
Consumo em cidade | ND | 12,1/8,4 km/l |
Consumo em rodovia | ND | 13,3/9,4 km/l |
Dados do fabricante; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro |