Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Divirta-se Fora de estrada

O que há de novo na Fiat Strada, versões e ficha técnica

08/04/2020
in Fora de estrada, Notícias

 

A nova Fiat Strada teve um lançamento conturbado. Com a apresentação à imprensa adiada — sem data — pela pandemia de coronavírus, a marca de Betim, MG, acabou liberando as matérias das mídias que puderam dirigi-la previamente. O “resto” da imprensa teve de se virar com informações pinçadas aqui e ali, pois o próprio site do fabricante traz muito pouco sobre o modelo 2021 da picape. Para que o leitor do Best Cars não fosse ainda mais prejudicado, decidimos trazer as principais informações, incluindo equipamentos de série das versões e fichas técnicas.

 

 

Além do que já se conhecia da nova Strada, vale a pena saber:

• As novas versões seguem as da Toro. A linha compreende Endurance (cabine simples ou dupla) com o conhecido motor Fire 1,4, Freedom (simples ou dupla) com o Firefly 1,35 e Volcano 1,35 (apenas dupla).

 

 

• A Volcano é a primeira picape leve nacional com faróis de leds, que atuam em ambos os fachos.

• A carroceria está maior em comprimento, largura, altura e distância entre eixos. Apenas a Adventure anterior, pelos pneus maiores e as molduras plásticas nos para-lamas, superava a nova picape em algumas medidas.

• O peso da Volcano, 1.174 kg, é similar ao da Freedom anterior de cabine dupla e menor em 110 kg que o da antiga Adventure.

• Uma nova central de áudio com tela de 7 polegadas traz a inovação em carro nacional das conexões sem fio para Apple Car Play e Android Auto, via Bluetooth.

 

 

• A Fiat anuncia uma nova plataforma, embora se saiba que — como sempre acontece na marca — ela aproveita seções e componentes conhecidos. Vieram do Mobi para-brisa e portas dianteiras, enquanto a suspensão traseira foi herdada da antiga Strada com nova calibração. O eixo rígido com molas parabólicas, típico de utilitários, em geral resulta em menor conforto que o eixo de torção com molas helicoidais (usado por Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro), mas foi reconhecido por sua robustez no transporte de carga.

 

 

• O motor Firefly de 1,35 litro, inédito na picape, fica no lugar do E-Torq de 1,75 litro. O resultado foi perda acentuada de potência (de 135 para 101 cv com gasolina, de 139 para 109 cv com álcool) e torque, mas a Fiat parece se apoiar na redução de peso e no fato de que a concorrência não oferece muito mais: só a Saveiro Cross chega a 120 cv com álcool.

• Toda a linha vem de série com controle eletrônico de estabilidade e assistente de saída em rampa. Há ainda um bloqueio eletrônico do diferencial que cumpre a função do antigo bloqueio mecânico Locker, com a vantagem de atuar até 60 km/h (como antes, é ativado por botão no painel).

 

 

• As versões com o Firefly recebem assistência elétrica de direção, mas o sistema hidráulico permanece nas de motor Fire.

• A capacidade de carga foi definida em 650 kg para a versão de cabine dupla e 720 kg para a de cabine simples, com volume de caçamba (até as bordas) de 844 e 1.354 litros, na ordem. O comprimento da caçamba é de 1,71 metros na simples e 1,17 m na dupla.

• O vão livre do solo é de expressivos 232 mm. O diâmetro de giro está menor, 10,7 metros ante 11,3 s da antiga Adventure.

• Preços ainda não foram anunciados — devem ficar para algum momento no segundo semestre, quando as vendas começarem. A expectativa do mercado é que fiquem em faixa próxima à da antiga Strada, de R$ 65 mil a R$ 85 mil.

• A veterana versão Working seguirá disponível para venda direta (como frotistas, locadoras e produtores rurais) enquanto houver demanda ou até janeiro de 2022, quando o controle de estabilidade se tornará obrigatório.

 

Versões Endurance (em cima) e Freedom

 

Versões e equipamentos de série

• Strada Endurance 1,4 (cabine simples ou dupla) – Ar-condicionado, assistente de partida em rampa, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção assistida hidráulica, luzes diurnas, preparação para áudio, protetor de caçamba, rodas de 15 pol com calotas, volante com ajuste de altura. Para cabine dupla, bolsas infláveis laterais dianteiras.

 

 

• Strada Freedom 1,35 (cabine simples ou dupla) – Como a Endurance, mais banco do motorista com ajuste de altura, controle elétrico de vidros, travas e retrovisores, direção assistida elétrica, faróis de neblina, monitor de pressão dos pneus, para-choques e retrovisores na cor da carroceria, rádio com USB, rodas de alumínio de 15 pol.

• Strada Volcano 1,35 (cabine dupla) – Como a Freedom, mais bancos com revestimento sintético e de tecido, barras de teto, câmera traseira de manobras, capota marítima, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play sem fio, controle elétrico de vidros traseiros, faróis de leds, pneus de uso misto, sensores de estacionamento traseiros, volante revestido em couro.

 

Ficha técnica

Strada Endurance Cabine Simples Strada Volcano Cabine Dupla
Motor
Posição transversal transversal
Cilindros 4 em linha 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote no cabeçote
Válvulas por cilindro 2 2, variação de tempo
Diâmetro e curso 72 x 84 mm 70 x 86,5 mm
Cilindrada 1.368 cm³ 1.332 cm³
Taxa de compressão 12,35:1 13,2:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 85/88 cv a 5.750 rpm 101/109 cv a 6.250 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 12,4/12,5 m.kgf a 3.500 rpm 13,7/14,2 m.kgf a 3.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual, 5 manual, 5
Tração dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo rígido, mola semielíptica
Rodas
Dimensões 15 pol 15 pol
Pneus 195/65 R 15 205/60 R 15
Dimensões
Comprimento 4,474 m 4,48 m
Largura 1,732 m 1,732 m
Altura 1,608 m 1,595 m
Entre-eixos 2,737 m 2,737 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 55 l 55 l
Caçamba 1.354 l 844 l
Peso em ordem de marcha ND 1.174 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima ND ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 11,2 s (álc.)
Consumo em cidade ND 12,1/8,4 km/l
Consumo em rodovia ND 13,3/9,4 km/l
Dados do fabricante; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Tags: FiatnotíciasStradaStrada EnduranceStrada Freedom

Related Posts

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

02/06/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões
Auto Livraria - Fiat

Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões

22/03/2025
Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro

11/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp