![]()
A Peugeot apresenta à imprensa o novo 208 fabricado na Argentina, que começa a ser vendido no Brasil, e divulga os preços das quatro versões, que começam em R$ 75 mil.
As quatro opções usam o conhecido motor aspirado de 1,6 litro e 16 válvulas, herdado do modelo anterior, de 115 cv com gasolina e 118 cv com álcool, sempre com torque de 16,1 m.kgf, e transmissão automática de seis marchas. Não há previsão de oferecer aqui o 1,2-litro turbo do mercado europeu. Confira os preços e principais equipamentos de cada versão:
![]()
![]()
• 208 Active (R$ 75 mil) – Bolsas infláveis laterais dianteiras, central de áudio com tela de 7 polegadas e integração a celular, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, luzes diurnas de leds, rodas de alumínio de 16 pol.
• 208 Active Pack (R$ 82.490) – Como o Active, mais ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, teto panorâmico.
![]()
![]()
• 208 Allure (R$ 89.490) – Como a Active Pack, mais bancos revestidos em camurça sintética, bolsas infláveis de cortina, carregador de celular por indução, chave presencial para acesso e partida, quadro de instrumentos com efeito 3D, rodas especiais, volante de couro.
![]()
![]()
• 208 Griffe (R$ 95 mil) – Como o Allure, mais assistente de farol, assistente de saída da faixa, câmeras com visão de 180 graus, faróis e limpador de para-brisa automáticos, faróis de leds, leitura de placas de velocidade, monitor de atenção do motorista, monitor frontal com alerta de risco de colisão e frenagem autônoma de emergência, sensor de estacionamento traseiro.
Disponível para encomenda, com entregas a partir do começo de 2021, a versão de topo será o 208 E-GT com motor elétrico de 136 cv e torque de 26,5 m.kgf. A Peugeot entende que essa opção, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, substitui o esportivo 208 GT anterior, que alcançava 165 cv com motor 1,6 turbo e cumpria a mesma aceleração em 8,2 s. Seu conteúdo inclui central de áudio com tela de 10 pol e rodas de 17 pol.
![]()
![]()
Inédito é o programa Peugeot Just Drive It (“apenas o dirija”), disponível para toda a linha, que oferece o carro como um serviço por assinatura. O cliente paga uma entrada e um valor mensal de locação, que inclui despesas como manutenção e seguro, e ao fim do período contratado pode escolher comprar o carro que usou, devolvê-lo ou trocar por um novo, mantendo o programa.
![]()
![]()
Similar ao modelo lançado na França no ano passado, o 208 de segunda geração está 9 cm mais longo (4,06 metros), sem alterar o entre-eixos de 2,54 m, e destaca na dianteira as faixas de leds diurnos, cujo formato lembra dentes de sabre.
![]()
![]()
No painel os instrumentos em posição elevada obtêm um efeito tridimensional, com indicações dinâmicas que parecem se aproximar dos olhos, dependendo do grau de importância. A central de áudio mantém a tela de 7 pol. A capacidade de bagagem está menor: 265 ante 285 do anterior.
O novo 208 é o primeiro carro do grupo PSA no Brasil com a plataforma CMP (Common Modular Platform), que permite a adoção de mais sistemas de assistência ao motorista. Não mudaram os conceitos de suspensão, dianteira McPherson e traseira com eixo de torção.
Texto da equipe – Fotos: divulgação
![]()
















