O Porsche Panamera 2021 muda pouco na aparência, mas tem boas novidades sob o capô. O grã-turismo agora oferece a versão Panamera Turbo S, com potência de 630 cv e torque de 83,6 m.kgf, aumentos de 80 cv e 5 m.kgf sobre o Turbo conhecido. Com isso, o V8 biturbo de 4,0 litros o leva até 315 km/h e o faz acelerar de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos.
O Turbo S vem com suspensão pneumática de três câmaras com controle eletrônico, sistema de estabilização de rolagem e vetorização de torque reprogramada. Na pista de Nürburgring Nordschleife, o piloto de testes Lars Kern completou com ele a volta com 20.832 m de extensão em 7m29s81, novo recorde oficial da categoria “carros executivos”.
Por sua vez, o Panamera GTS está mais potente (passa de 460 para 480 cv com torque de 63,4 m.kgf) e ganha escapamento esportivo de série. As versões Panamera e Panamera 4 agora são equipadas com motor V6 biturbo de 2,9 litros e 330 cv em todos os mercados. Na parte de chassi, a Porsche reviu alguns elementos em toda a linha Panamera, como o controle ativo de amortecimento, o sistema de estabilização de rolagem e os controles de direção.
Na linha híbrida, a estreia é do Panamera 4S E-Hybrid, com 560 cv combinados e autonomia elétrica 30% maior, mérito da bateria de 17,9 kWh. O motor elétrico de 100 kW (136 cv), integrado à transmissão PDK de oito marchas com dupla embreagem, ajuda o motor V6 2,9 de 440 cv. O torque máximo combinado é de 76,5 m.kgf. Com pacote Sport Chrono, a versão faz de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e alcança 298 km/h.
Na parte visual, as três opções de carroceria (hatch normal, hatch alongado Executive e o Sport Turismo, com jeito de perua esportiva) ganham a dianteira Sport Turismo antes opcional, com maiores tomadas de ar. A faixa luminosa da traseira agora corre sem emendas sobre a tampa do porta-malas. Há três novas rodas de 20 e 21 polegadas.
No interior do Panamera, a central de áudio ganha mais funções e serviços digitais, como controle vocal aperfeiçoado, sinalização rodoviária atualizada, informações de riscos e conexão a Apple Car Play sem fio. O assistente de manutenção de faixa agora vem de série. No momento está confirmado para o Brasil apenas o Panamera 4S E-Hybrid, com previsão de chegada no início de 2021 ao preço de R$ 649.000, que inclui a instalação do carregador.
Texto da equipe – Fotos: divulgação