Qual o nome de automóvel mais longevo da Toyota? Nem Corolla, nem Corona ou Camry: é Crown, que denomina um sedã grande em produção desde 1955 e muito usado no Japão por executivos. Para marcar os 65 anos do Crown, a marca lança nada menos que três edições especiais: Crown Limited, Crown Elegance Style II e Crown Sport Style.
O Limited, que deriva da versão RS, busca certo ar esportivo com rodas pretas de 18 polegadas e revestimento interno com tecido e couro. Na edição Elegance Style II as rodas 18 são cromadas e há opção de três cores internas (preto, cinza claro e bege), incluindo bancos com camurça sintética e couro e apliques em padrão madeira negra no console. Por fim, o Crown Sport Style tem grade e faróis de leds escurecidos, rodas 18 pretas e interior todo em preto com detalhes em vermelho, podendo usar apenas couro ou sua combinação a tecido.
Em qualquer das séries, o Toyota Crown tem motor turbo de 2,0 litros com 245 cv e torque de 35,7 m.kgf, transmissão automática de oito marchas e tração traseira. Uma versão híbrida também está disponível, com motor de 2,5 a gasolina e motor elétrico para 226 cv combinados, sendo oferecida tração integral. Com o motor turbo, as edições custam a partir de 5.063.000 ienes (R$ 266,3 mil pela cotação atual), para Sport Style e Elegance Style II, e 5.169.000 ienes (R$ 272 mil) para o Limited.
Texto da equipe – Fotos: divulgação