Como antecipado pelo Best Cars em abril, a Toyota Hilux ganha novo visual e motor a diesel mais potente para 2021. Por enquanto lançada no modelo tailandês, que atende também ao mercado europeu, a picape recebeu grade e para-choque dianteiro com aspecto mais robusto, faróis e lanternas traseiras de leds e novas rodas de até 18 polegadas. A versão Invincible vem com grade e para-choque diferenciados, molduras de para-lamas, iluminação em azul claro nas portas e bancos de couro perfurado em dois tons.
O interior traz nova central de áudio, agora com tela de 8 pol e integração a celular por Apple Car Play e Android Auto, e oferece opção de áudio JBL de 800 watts com nove alto-falantes. O motor turbodiesel de 2,8 litros com 204 cv e torque de 51 m.kgf (ante 177 cv e 45,9 m.kgf do modelo anterior) elimina a desvantagem de potência da Hilux em relação a concorrentes como Ford Ranger e Nissan Navara (nome europeu da Frontier) ou mesmo, no caso brasileiro, a Chevrolet S10. A Toyota anuncia 0-100 km/h em 10 segundos, menos 2,8 s que a anterior.
A carga útil de uma tonelada e a capacidade de reboque de 3,5 toneladas agora aplicam-se a todas as opções de carroceria com tração nas quatro rodas, com cabine simples, estendida ou dupla. A Hilux 2021 pode ter transmissão manual ou automática de seis marchas e recebeu melhorias nos sistemas de suspensão e direção (que continua com assistência hidráulica), com novo ajuste dos amortecedores e molas. Um controle eletrônico simula o efeito de diferencial autobloqueante, nas picapes de tração apenas traseira, e o controle de estabilidade foi recalibrado.
Texto da equipe – Fotos: divulgação