Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Notícias

VW Golf faz 40 anos: relembre história em 40 fotos

17/03/2014
in Notícias

VW Golf - geracoes

 

Há 40 anos, em março de 1974, saía da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha, o primeiro Golf. Embora sua história tenha sido contada no Best Cars em 2001 e um novo artigo esteja em preparo para celebrar o marco (será publicado em junho, mês em que ele chegou ao mercado), trazemos aqui um breve retrospecto desse que é um dos carros mais relevantes da história da VW.

 

 

Primeira geração (1974)

Como o Passat lançado no ano anterior, o Golf adotava novos padrões técnicos para a marca, com motor dianteiro (dessa vez transversal) arrefecido a líquido, tração também à frente e suspensão traseira por eixo de torção. O desenho elaborado por Giorgetto Giugiaro era simples, funcional e duradouro. O esportivo GTI, lançado em 1976 com motor 1,6-litro com injeção e 110 cv, inaugurou uma categoria. Versões a diesel e conversível também foram oferecidas. Na África do Sul o modelo foi produzido entre 1984 e 2009.

 

 

Segunda geração (1982)

Com mais 17 cm em comprimento e 7,5 cm entre eixos, começava a escalada de tamanho do Golf. Foi a primeira geração com freios antitravamento ABS, direção assistida e tração integral. Outra novidade era o esportivo GTI G60, de 1989, com compressor e 160 cv. Versões elétrica e híbrida foram mostradas como estudos em 1989, mas a geração não incluiu um conversível, mantendo-se o antigo em produção.

 

 

Terceira geração (1991)

Enquanto os amantes do desempenho dispunham pela primeira vez de um Golf de seis cilindros (o VR6, de 2,8 litros e 174 cv), a atenção à segurança resultava na adoção de bolsas infláveis frontais e, mais tarde, laterais. Outras novidades eram motor a diesel com injeção direta e freios ABS de série em 1996. O conversível era, enfim, reformulado. Foi a primeira geração a vir ao Brasil, em 1994, importada do México e da Alemanha.

 

 

 

Quarta geração (1997)

Controle de estabilidade, assistência adicional em frenagens de emergência e cortinas infláveis eram avanços em segurança, mas o Golf 4 oferecia também tração integral com sistema Haldex de embreagem multidisco, câmbio manual de seis marchas e motor a gasolina com injeção direta. O R32, esportivo de seis cilindros, 3,2 litros e 240 cv, aparecia em 2002. Essa geração veio ao Brasil como importada, ganhou produção local e permanece aqui até hoje.

 

 

Quinta geração (2003)

Muitas novidades técnicas: suspensão traseira independente multibraço, câmbio de dupla embreagem DSG com até sete marchas, motor turbo com injeção direta e 200 cv no GTI, turbo e compressor associados no Twincharger. Aparecia o Golf Plus, de teto elevado, e o R32 chegava a 250 cv.

 

 

Sexta geração (2008)

Na verdade uma ampla reestilização da quinta, com redesenho quase completo, esse Golf vinha com novos recursos como bolsa inflável para os joelhos do motorista, assistente de estacionamento e controle eletrônico de amortecedores. O esportivo R, sucessor do R32, adotava motor turbo de 2,0 litros com 256 cv.

 

 

Sétima geração (2012)

Redesenhado desde a plataforma (agora a MQB, mais leve e modular para aproveitamento em vários modelos), o Golf trazia novo motor 1,4-litro turbo e sistemas como os freios multicolisão, que visam a evitar novo impacto após um acidente. O topo de linha R chegava a 300 cv no motor 2,0 turbo, enquanto o GTI oferecia até 230 cv. Versões elétrica e híbrida também compõem a linha. Essa fase marca o retorno ao Brasil do Golf importado, mas com futura nacionalização.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Tags: AlemanhaaniversárioCarros do PassadoesportivoGolfGolf GTIGolf RGolf VR6notíciasVolkswagen

Related Posts

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

18/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

16/06/2025
Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

16/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025

Novidades da Auto Livraria

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

Modelos variados da fase inicial da marca no Brasil em prospectos originais - a partir de R$ 59

18/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp