A Volkswagen apresenta hoje (5) à imprensa o Jetta GLI, que traz de volta ao sedã o motor turbo de 2,0 litros. Se na geração anterior tal unidade equipava o acabamento Highline, agora aparece com traje esportivo em uma versão que existe desde os anos 80 nos Estados Unidos. O preço começa em R$ 145 mil.
Dessa vez o motor, igual ao do Golf GTI, produz 230 cv e torque de 35,7 m.kgf, ante 211 cv e 28,5 m.kgf do antigo Highline. O GLI tem transmissão automatizada de seis marchas com dupla embreagem (nos EUA são sete), suspensão mais baixa e firme com sistema traseiro multibraço (em vez do eixo de torção da versão 1,4), freios mais potentes e rodas de 18 pol. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h. O interior tem bancos de couro preto, quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 pol e volante com base achatada.
Entre os itens de série do Jetta GLI estão bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, controlador de distância à frente, monitor frontal com frenagem autônoma, assistente de faróis, volante com comandos de marchas, bancos dianteiros com ajuste elétrico e aquecimento, seletor de modos de condução, sistema de áudio Beats e central Discover Media com tela de 8 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play. Teto solar panorâmico, por R$ 5 mil, é o único opcional.
Texto da equipe – Fotos: divulgação