Entenda como são atribuídas as notas nos comparativos
A atribuição de notas é um fator primordial para a definição dos melhores colocados em um comparativo do Best Cars. Daí a importância de o leitor conhecer esse procedimento com detalhes.
Os 18 quesitos (desde 2012) empregam critérios subjetivos de atribuição de notas, pois não seria viável definir critérios objetivos para vários dos quesitos.
Tomando como exemplo o desempenho, o critério subjetivo permite que um automóvel com motor de 1,0 litro que obtenha certo desempenho possa obter uma nota igual, ou mesmo superior, à de um equipado com motor de 1,6 litro e desempenho pouco superior, em comparativos distintos, desde que o modelo de 1,0 litro tenha se destacado com maior expressão dentro de sua categoria. Estabelecer um critério objetivo implicaria um julgamento injusto dessa virtude, atribuindo-lhe nota inferior à do modelo de maior cilindrada.
O mesmo se aplica a item como porta-malas, em que um hatchback com capacidade de 400 litros seria considerado inferior a uma perua de 450, embora, na realidade, a capacidade desse hatchback seja mais expressiva por sua proposta que a da perua.
Saiba mais sobre os critérios de cada quesito:
Estilo – Analisamos se o modelo se insere nas tendências atuais, se apresenta equilíbrio de linhas e se tem obtido boa aceitação entre o público consultado pelo site durante as avaliações.
Acabamento – São julgados os materiais empregados no acabamento interno e a qualidade de sua montagem, como a regularidade de encaixes e a presença de rebarbas em plásticos.
Posição de dirigir – Analisamos se os ajustes do banco e do volante (caso existentes) são suficientes para se obter a posição mais adequada, se o desenho desses elementos e os materiais empregados são adequados, se o espaço permite acomodação correta de motoristas de diversas estaturas, se os pedais e alavanca de transmissão estão em posição adequada, se é fácil e intuitivo o acionamento dos comandos.
Instrumentos – O painel é julgado tanto pelo volume de informações fornecidas quanto pela eficiência com que as dispõe: a clareza de leitura, a iluminação, a presença de informações em português (e de unidades de medida usuais no Brasil) nos sistemas de verificação e computadores de bordo.
Itens de conveniência – Todos os equipamentos que possam facilitar a vida do motorista ao volante e dos passageiros a bordo são considerados nesse quesito. O site considera a unidade avaliada: não importa se alguns itens são opcionais ou se o fabricante oferece outros, ausentes do carro avaliado.
Espaço interno – Por meio de julgamento do espaço disponível nos bancos dianteiros e traseiro(s), o site estabelece a comparação desse fator dentro do segmento em que o veículo se insere. As exigências de espaço em um carro de maiores dimensões externas, portanto, são maiores.
Porta-malas – A nota baseia-se na capacidade, com o banco traseiro em posição normal, e também considera o porte do veículo e o segmento em que se insere. Em uma perua ou minivan, por exemplo, as exigências são maiores que em um carro pequeno. No caso de picapes, o item é denominado espaço de carga e inclui tanto a caçamba quanto eventual espaço interno para bagagem.
Motor – São analisados a modernidade de projeto, a potência e o torque fornecidos nos variados regimes de rotação (considerando-se sempre a cilindrada e a presença ou não de superalimentação), a suavidade de funcionamento, o nível de ruído.
Desempenho – A análise baseia-se tanto nos índices de aceleração e retomada, obtidos pelo Best Cars em testes de pista, quanto nas sensações experimentadas ao volante. Dois carros equivalentes nesses índices podem receber notas distintas se apresentarem comportamentos muito diferentes no uso prático.
Consumo – Também baseado nas medições em trajetos urbanos (dois) e rodoviário (um). Considera-se sempre o segmento em que o veículo se insere; portanto, veículos de mesmos índices podem receber notas distintas se pertencerem a segmentos diferentes.
Transmissão – Analisamos se os engates são leves e precisos, incluindo o da marcha à ré. No caso de caixa automática, julgamos a qualidade das mudanças, as respostas ao comando do motorista, a calibração a cada condição e as opções disponíveis, ou não, para seleção manual.
Freios – São julgadas a eficiência de frenagem, a facilidade de modular a pressão no pedal, a presença ou não de recursos de auxílio (como sistemas antitravamento e de assistência adicional em emergência) e a resistência ao uso intensivo.
Direção – Consideram-se o esforço em manobras e em baixa velocidade e a precisão de respostas em alta velocidade. Fatores como posição e desenho do volante não são levados em conta, pois cabem ao item Posição de Dirigir.
Suspensão – Neste quesito influem basicamente a eficiência das disposições adotadas, o conforto e o nível de ruído de rodagem. A estabilidade é julgada em quesito próprio.
Estabilidade – Julga-se o comportamento dinâmico do veículo em situações variadas de uso. Não se considera apenas a velocidade máxima em curva (aceleração lateral), mas com que segurança o veículo a atinge e com que facilidade o motorista mantém o controle do veículo em manobras de emergência. A presença de controle de estabilidade é positiva.
Visibilidade – Faz-se aqui um julgamento amplo de tudo o que afeta a visão do motorista e dos demais condutores: campo visual pelas janelas, tamanho e eficácia dos retrovisores, eficiência dos faróis, dispositivos auxiliares de iluminação e sinalização (faróis e luz traseira de neblina, repetidores laterais de luzes de direção, entre outros).
Segurança passiva – Trata-se da segurança que procura minimizar as conseqüências de eventual acidente, sendo os aspectos de segurança ativa julgados nos quesitos Freios e Estabilidade. Assim, analisamos a presença de bolsas infláveis de seus diversos tipos, cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes e fixação Isofix para cadeiras infantis, entre outros fatores. Por enquanto, não consideramos os resultados de testes de colisão: é preciso haver maior leque de testes pelo Latin NCap para isso, de modo a cobrir todos os modelos avaliados pelo site.
Custo-benefício – Julgar apenas o preço tornaria injusta a análise dos melhores automóveis, em geral mais caros. Por isso, o site adota o critério da relação entre custo e benefício, isto é, o preço do veículo avaliado (com eventuais opcionais) confrontado às qualidades demonstradas nos quesitos anteriores. Modelos de mesmo preço podem, assim, receber notas distintas de acordo com suas qualidades constatadas nas demais notas.