[Nome] Bruno Raphael Campaner
[Cidade] Birigui
[Estado] SP
[Versão] SX
[Motor] 1,6 16v
[Ano-modelo] 2000
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 2
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Na parte exterior a beleza dele e a originalidade dele se destacam,pois hoje em dia os carros parecem mais copias uns dos outros. No interior se destaca a qualidade dos materiais sem falhas,atributos visto somente em carros importados além de tudo tem uma acústica excelente (tem isolantes dentro das portas). Ótimos freios. É um bom custo benefício…Aonde você encontra um carro com direção hidráulica,ar condicionando automático,vidros elétricos nas 04 portas,regulagem de altura dos faróis,farol de neblina (luz de freio fica mais forte melhorando a visão de quem vem atras),mostrador de temperatura e além de tudo a beleza interna,tudo isso por cerca de R$10.000 a R$15.000? Um carro de 15 anos com a autenticidade de um zero km colocando qualquer popular no bolso.
[Principais aspectos negativos] Infelizmente nem tudo é maravilha. Iluminação dos faróis é péssima e não tem nada a ver com as lâmpadas e sim com o formato pequeno demais,em dias de chuva e em uma estrada desconhecida é um perigo. Suspensão dianteira EXTREMAMENTE FRÁGIL…As bieletas quebram com facilidade e se não tomar cuidado a suspensão inteira vai junto,não recomendo andar com o carro em ruas que tenham buracos demais e lombadas só utilize em avenidas e rodovias (suspensão dianteira igual a do Marea). É um carro que pesa mais de 1 tonelada e é 16v,portando é muito notável que demora mais ao sair de uma semáforo em uma subida ou sair de uma valeta em 2ª. Marcha lenta irregular (crônico)… Motor melindroso…Ao trocar as correias pode ocorrer do motor ficar fora do ponto. Não confie no mostrador de gasolina ele é impreciso principalmente do meio tanque para baixo. Carro com a frente muito baixa..Use pneus 185/65 r14 eles são mais altos e evitam que o carro raspe em lombadas ou valetas os originais são 185/60 r14 que são conhecido como pneus de perfil baixo. Peças não são lá muito fáceis de se encontrar,muitas peças são divididas com o Marea porem algumas são exclusivas como as lanternas traseiras e o break light e se encontrar são muito caras. Alta desvalorização devido a má fama do Marea e algumas pessoas desinformadas acharem que é exatamente o mesmo carro quando na verdade o motor do Brava de 1999 a 2000/2001 é o mesmo do Palio Adventure e etc só depois que a Fiat fez algumas adaptações para melhorar o Torque e a suspensão traseira é a mesma da linha Palio também a má informação gerou a desvalorização. Defeito crônico no cabo massa da bateria,tem que fazer aterramento. Espelhos pequenos. Visibilidade traseira é ruim demais
[Defeitos apresentados] Todo carro usado quebra ou já quebrou ou vai quebrar. Procure saber as manutenções do antigo dono e se ele cuidava bem PORQUE DO CONTRÁRIO vai ter que trocar até a alma do carro que nem aconteceu comigo. Meu Brava era original quando eu peguei e em 01 ano eu GASTEI R$ 8.000. Suspensão dianteira feita completa e 06 meses depois apresentou problemas. Amortecedores traseiros. Sonda Lambda. Válvula Termostática. Rolamentos dianteiros e traseiros (são caros). Parte elétrica (cabos,fios) trocados. Embreagem. Cano de escape primário teve que levar em um torneiro mecânico para arrumar (cheirava escapamento dentro do carro). Retifica do cabeçote. Bomba d Agua. Junta do Cabeçote. Correias. Rolamentos.
Tantas coisas pequenas e grandes que encarecem a mão de obra que não adianta dizer que é baratinha porque não é bem assim. O motor desse carro tem muitas coisinhas e essas coisinhas até besta agravam outros problemas e quando mais meche mais quebra. As únicas coisas que eu não apresentou problemas foi a bomba de gasolina e o cambio e ainda não mexi na parte de baixo do motor e até agora o freio dianteiro não apresentou problemas.
[Concessionárias] Não utilizo
[Comentários adicionais] Infelizmente a Fiat fabricou o carro por apenas 03 anos e isso desvalorizou o veiculo,portanto cuidado na hora da compra muitos brasileiros não estão acostumados com as manutenções preventivas e assim aparecendo um monte de problemas e por fim cai na sua mão. Por conta de tudo que eu gastei eu perdi a confiança no carro as vezes tenho medo de andar muito no transito e até mesmo viajar mas eu sei que isso é coisa da minha cabeça afinal o motor ta inteiro
[Best Cars] Muito bom
[Data de publicação] 2/2/16
—
[Nome] Pedro Brandt
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR
[Versão] SX
[Motor] 1.6 16V
[Ano-modelo] 2003
[Quilometragem atual] 130.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Motor muito bem dimensionado e de fácil manutenção/peças, conforto, desenho ainda moderno – se lançado hoje com alguns retoques teria melhor aceitação que o Bravo, porta-malas, dezenas de acessórios que só se encontra em carros importados e muito mais caros (ex. regulagem elétrica de faróis, indicado de temperatura externa, faróis e lanternas de neblina com acionamento independente, etc.)
[Principais aspectos negativos] Suspensão dianteira é fraca, necessitando de mais cuidados e manutenção com prazo mais curto do que a média. Não ter motor flex.
[Defeitos apresentados] Tive um Brava semelhante anteriormente e nada além de manutenção básica.
[Comentários adicionais] Eu tive há alguns anos um Brava igualzinho (o atual tem algo a mais, como vidros elétricos dianteiros e traseiros, retrovisores elétricos). Tive que vendê-lo por necessidade, sendo que passei por outros carros depois, só populares. Resolvi passar para um carro um pouco maior que os Palio e o preço absurdo de carros no Brasil me fez lembrar do Brava. Após uma exaustiva busca encontrei um com 133mil km mas muito bem cuidado e não pretendo mais sair dele. Afinal, onde encontro um carro com este padrão de conforto por R$13mil? IPVA menor que R$500,00… E o desenho dele é incrível, quanto mais olho, mais gosto. Fica a sugestão à FIAT para um possível substituto do Bravo atual: dar uma atualizada no Brava (faróis/lanternas em xenon/led, interior mais moderno; bancos de couro, som mais atual…).
[Best Cars] Melhor referência.
[Data de publicação] 24/4/15
—
[Nome] Tiago
[Cidade] Brasília
[Estado] DF
[Versão] SX 1.6
[Ano-modelo] 2001
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 200.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 2
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] É meu primeiro e único carro até agora (vai completar 5 anos em junho)e to adorando, já pensei de vender, mas depois desistir. O preço dele é bem em conta para um carro completo. Muito estável nas curvas e nunca derrapei nem na chuva (às vezes corro até demais na chuva), muito espaçoso (deitando os bancos de trás carrego muitas coisas que as pessoas nem acreditam, já dormi com 2 pessoas atrás, fica igual uma cama), tem uma boa arrancada, a forma das lanternas traseiras são únicas, já recebi muitos elogios e mesmo com a pintura muito queimada já quiseram comprar. Já medi várias vezes o consumo e sempre dá 9,5 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
[Principais aspectos negativos] O carro é muito baixo e vivo raspando em meios fios e quebra molas. Também é muito pesado, apesar de ter uma boa arrancada ele demora pra desenvolver, mas o peso contribui para ele não derrapar. Quando ligo o ar ele perde um pouco a potência. As bandejas e a suspensão são muito frágeis, mal troquei já começou a fazer barulho de novo.
[Defeitos apresentados] Quando comprei ele estava com a suspensão e a bandeja ruins e com o nível da água baixando. Como não resolvi o problema da água, o meu motor fundiu numa viagem tendo que gastar cerca de R$1.900,00 fora o guincho. Mas isso foi culpa minha, se tivesse ouvido um colega que enfatizou para eu consertar o problema do radiador não tinha tido esse prejuízo, eu o ignorei. Por isso aconselho a sempre trocar a água do radiador e colocar aditivo, fiz uma viagem recentemente e quase fundi o motor de novo, pois viajei com a água escura e muito suja e eu teimoso não troquei (acho que agora aprendi a lição). Outro problema foi um vazamento da água do radiador pelo aquecedor, o mecânico falou que estragou porque fiquei muito tempo sem usar. Além desses já deu problema no alternador, na bomba do freio, nos vidros elétricos e no motor de partida, acho pouca coisa para um carro de 2001 em quase 5 anos de uso. O mais caro foram as bandejas e as suspensões (cerca de R$1.000,00 com tudo incluso)e a bomba do freio (cerca de R$350,00 pesquisando, pois na primeira oficina ladrona fizeram um orçamento de R$750,00)
[Comentários adicionais] Desde que peguei uma carona no carro com um colega fiquei apaixonado por ele, não deu outra… comprei dele rsrs. Não me arrependo de ter comprado, só me arrependo de não ter consertado o problema do vazamento da água do radiador e de ter tentado vendê-lo. Gosto muito dele e pretendo ficar com ele mesmo comprando outro. No geral o carro só peca no peso, na altura porque parece rebaixado e na suspensão.
[Best Cars Web Site] O site me ajudou na compra do carro e vai me ajudar na compra do próximo com certeza. Pretendo pegar uma spin, gosto de carro grande. Excelente iniciativa do site.
[Data de publicação] 4/4/14
—
[Nome] Aurelio francisco
[Cidade] londrina
[Estado] PR
[Versão] HGT
[Ano-modelo] 2002
[Combustível] Gasolina e GNV
[Quilometragem atual] 200.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] estilo,consumo uso gnv com 15mts ando 170 km a 200 km meu kit e de 2 geracao,e 90% do uso com ar ligado na estrada a 100 a 120 fez 260km estou com carro a 3anos comprei em um leilão nunca quebrou so manunteção de rotina, coloquei o consone da marea pra descanso de braço .
[Principais aspectos negativos] pecas muito caras, sempre compro em auto pecas e algumas quando nao acho em ferro velho,faltou um abs
[Defeitos apresentados] o mecanico deixou a tubagem solta, eu mesmo apertei, mecanica de renome.
[Concessionárias] nao uso, so se for loko com muito dinheiro pra gastar
[Comentários adicionais] Pena quem nao conhece o carro tem receio foi meu 1 carro da fiat e estou bem satisfeito . recomendo carro barato pelo conforto que o oferece.
[Best Cars Web Site] excelente meio de comunicao de leitores com interesse comum sempre consulto.
[Data de publicação] 31/5/13
—
[Nome] Ricardo Augusto de Souza Lima
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG
[E-mail] rick.ufmg@hotmail.com
[Versão] SX – 1.6 16V
[Ano-modelo] 2002
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Conforto de Marea e mecânica de Palio. O carro é maravilhoso e chama atenção por onde passa até hoje, mesmo após perder mercado para Stilo e atualmente o Bravo. Muito confortável, macio e espaçoso. Econômico para um carro de Luxo, faço médias de 9,5Km/L na cidade e 14,5Km/L na estrada. Novo motor Corsa Lunga (Coletor preto) não baixa óleo e é esperto em baixa rotação, ao contrário dos Bravas de 99 a 2001.
[Principais aspectos negativos] O carro é baixo e raspa frequentemente o parachoques em quebra-molas, rampas e calçadas. Suspenção é frágil para o solo brasileiro e exige trocas frequentes de buchas e bieletas. O seguro é um assalto!
[Defeitos apresentados] 1-Defeito no atuador de marcha lenta (acontece com todos os carros com ingeção eletrônica)-garantia da agência cobriu. 2-Troca do reparo da flauta (comum a todos os modelos Fiat com o mesmo motor). – R$35,00 a peça e R$30,00 de mão de obra. 3-Troca das bieletas. – R$25,00 cada e eu mesmo troquei.
[Comentários adicionais] Melhor Custo/Benefício do mercado sem dúvidas. Uma dica para quem quer um Brava mas não quer ser assaltado é comprar peças das mesmas marcas das originais fora da rede de concessionárias e deixar bem claro para os vendedores que você sabe que são as mesmas do Palio 16V. Faça seguro em em Cooperativas conhecidas e bem conceituadas, seguradoras acham que dono de Brava é milionário. Troque a Correia Dentada (coloque Dayco ou Continental) e os Tensores (SKF ou INA) assim que pegar o carro para evitar um preju de R$2500,00 aproximadamente caso a correia arrebente ou os tensores travem.
[Best Cars Web Site] O site como sempre está de parabéns. Sempre o utilizo como fonte de informações antes de adquirir qualquer carro.
[Data de publicação] 2/6/12
—
[Nome] Bruno Costa
[Cidade] Valinhos
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] HGT 1.8 16v 132cv
[Ano-modelo] 2002
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 130.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] O Brava é o típico carro ame ou odeie. Quem compra está ciente que a fiat fabricou uns 50 mil mais ou menos e por isso é meio que exclusivo. O carro é lindo, design chama atenção e se você quiser investir um pouquinho, só de trocar as rodas e colocar um pneu esportivo fica top. O motor é maravilhoso: tem um ronco forte tem muito torque a partir dos 3000 rpm e instiga muito a uma condução esportiva. Carro extremamente confortavel e pelo nível de acessórios e acabamento, o valor de mercado nao te entrega carro melhor. Espaço interno bastante razoavel e é um carro que não cansa pra dirigir. Infelizmente é uma maquina que a fiat deixou de lado, mas merece sim todo respeito. Tem motor, porte e nome pra isso!Merece destaque total o típico motor italiano: é um comedor de giro… quanto mais você pisa mais ele pede, e como no meu caso é a versão esportiva (1.8 do marea) você pode acabar passando a barreira da responsabilidade as vezes. Ah, outra coisa legal, pelo menos no meu caso é que o carro na cidade faz 11km/l e na estrada em velocidade de cruzeiro (129 km e 3.500 rpm) chega a 16 km/l se não estiver carregado.
[Principais aspectos negativos] Bem, nem tudo é perfeito… honestamente o mais lamentável problema é as peças carissimas. Ta certo, sempre tem aquele que vai dizer que carro é uma familia e tal, mas eu já cheguei a ir na concessionária Fiat Forte em campinas e o vendedor ter a cara de pau de me apresentar um orçamento de mas de 20 mil ( mas esse foi um caso isolado de um cara que claramente não tem preparo nenhum pra ser vendedor de agua no deserto ne). O segundo maior problema é encontrar um mecânico competente… assim os mecanicos que dizem que conhecem o carro so fazem bobagem, e os que realmente conhecem cobram caro, pois é uma mecanica robusta, porém por ser tecnicamente bastante avançada, requer um determiado grau de treinamento que não se encontra na esquina ne. Chega ao cumulo de os proprios mecanicos da fiat nao dominarem determinados parametros do carro. O problema mais cronico dele é o variador de fase que, por erro de projeto quebra muito facil. Você nao vai ficar sem andar com o carro, pois o variador serve apenas pra fazer um adiantamento das valvulas pra despejar potencia e torque em baixa rotação. Porém o que incomoda e muito é o barulho de caminhao que o carro fica fazendo… parece aqueles ford antigos e gm caminhonetes das decadas de 70/80. Extremamente irritante!! Tem duas opções: vá a conscessionaria, gaste 1800 com a peça mais 400 de mao de obra e seja feliz, ou leve num mecanico de confinaça e trave o variador. O barulho para mas o carro fica meio xoxo. No mais a mecanica é como qualquer outro carro de 16v. Se voce realmente tiver um bom mecanico, compre o carro e seja feliz!!
[Defeitos apresentados] Como mencionado o variador de fase é o problema mais grave. O restante é manutenção de rotina. E sempre escolha um bom óleo, de preferência sintético, pois seu bravinha vai ficar bastante contente e por consequencia você vai agradecer muito !
[Concessionárias] com escessão a Forte Fiat de campinas no swift, não tenho do que reclamar. A mão de obra é no geral qualificada, mas sempre que possivel acompanhe o serviço.
[Comentários adicionais] Bom novamente: é um excelente carro, mas cuidem por favor. Estou honestamente cansado de ouviro que o carro é uma bomba que nao vale a pena e bla bla bal, quando o brasileiro compra um carro zero, anda até quebrar, não segue uma unica recomendação do fabricante, e tem o capacho de dizer que esse ou aquele carro é ruim. Gente, qualquer máquina está sujeita a quebras e defeitos e por isso os homens inventaram algo que se chama MANUTENÇÃO PREVENTIVA!!! Guardem esse nome pois é o que vai te salvar de ficar um mes sem carro, e de gastar uma nota. Perguntem pra qualuqer proprietário de brava: o carro não é ruim e nem tão caro de manter, contanto que você realmente valorize seu trabalho e dinheiro e cuidem bem dele.
[Best Cars Web Site] Pra Best Cars não há comentários!! Sempre prcuro referencia dos donos e sempre que possivel acompanho as matérias. Excelente material, opiniões quase sempre idôneas e referencia no segmento, tanto pelas informações técnicas quanto pela preocupação em realmente informar ao consumidor sobre determinado produto Excelente
[Data de publicação] 27/8/11