[Nome] André Felipe Machado
[Cidade] Canoas
[Estado] RS
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] Essense 1.6 16V Etorq
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] ÓTIMO Espaço interno, inclusive banco traseiro (filhos crescem). Posição de dirigir muito boa. MUITO conforto para estatura alta e “abdômem aumentado”. Ergonomia. Conceito do painel em arco até os descanso de braços nas portas é show ergonômico e visual. MUITO agradável de dirigir. Surpreendentemente estável para a proposta de minivan. Precisa acostumar-se com a rolagem da carroçaria em curvas (parece ônibus!), mas não desgarra fácil não. Convém não exagerar. Motor 1.6 de bom torque é a escolha certa. Bom número de porta trecos. Os que ficam no TETO são ótimos. Depois que acostuma a usar, não imagina pq os outros carros não os têm. O espelho para visualizar passageiros no banco traseiro e lâmpadas independentes interna ajudam. Porta malas surpreende, pois é vertical. Podia ter como prender uma rede vertical na abertura da porta, para evitar quedas de pacotes. Já tem umas argolas na parte de baixo da porta. Bastante silencioso com janelas fechadas (Quase tanto qto o Corolla, que funciona em menores rotações). Porta malas sem fechadura externa “dificulta” roubo do estepe. Você PRECISA adquirir o sensor de ré original confiável ligado ao computador de bordo. A traseira de vidro alto deixa invisíveis crianças e carros baixos comuns. O sensor de ré já preveniu vários acidentes. O som original varia o volume em acordo com velocidade do carro.
[Principais aspectos negativos] Design interno pouco luxuoso para um carro desse valor, mesmo com 10 mil em pacotes opcionais. Podia ter um acabamento emborrachado mais moderno. Nem controle de áudio no volante, isso que a Fiat tem no Punto, novo uno e outros. Barulhos do painel exigem reapertos frequentes. Detalhes de acabamento, como graxa e pequenos arranhões aqui e ali. Som de baixa potência.
[Defeitos apresentados] Reapertos no painel.
[Concessionárias] Utilizei a Sbardecar e foi tudo bem e razoável para carro do valor.
[Comentários adicionais] Já é meu segundo Fiat Idea (o primeiro foi um 1.4 que é muito fraco para o peso). O carro atende muito bem as necessidades de carro familiar, para viagens longas ocasionais e uso urbano intenso. O tamanho externo facilita. Esqueça o motor 1.4. Motor 1.6 apresenta ótima equação peso X potência X consumo. Faço 10,5 circuito misto e engarrafamentos (sem ar/c) e 9,5 com ar/c. Faz 13,8 a 16,9 na estrada (gas.), dependendo da velocidade e bagagens. A versão 1.8 deve gastar mais e o ganho em respostas pode não valer a pena (e é mais baixo e suspensão dura). Excelente conforto para quem tem altura e alguma barriga. O novo design externo ajudou muuuito. Internamente precisa evoluir, talvez emprestando recursos do Punto. Precisa apresentar “mais luxo” para o preço que cobra. Falta um porta garrafas nas portas dianteiras, além dos existentes no console central. Podia ter ar/c digital e bom áudio, como Citroen AirCross e Picasso. O tamanho externo do carro é muito bom no trânsito urbano. Você não acredita no espaço interno. O teto e bancos altos ajudam na sensação. A postura e os novos bancos 2011 são muito confortáveis. A Fiat também corrigiu vários “detalhes inconvenientes” do modelo anterior, como espelhos externos, tranca do porta malas fácil de arrombar, ergonomia dos bancos, alavanca de elevaçao do banco, ventilador que era fraco e agora tem velocidade 4 turbo (para ajudar a compensar a má posição das saídas de ar centrais e o volume interno do carro) e design externo. Mas tirou opção de vidros escuros de fábrica. Pena que a fiat não orientava de que para ter o computador de bordo mais completo precisava adquirir o pacote com rádio com bluetooth. Adquira com o alarme original, que tem local, cabos e conectores preparados e não dispara em falso. A frente baixa exige protetor de cárter.
A tomada de ar da ventilação deve ter uma aerodinâmica que capta ar morno pelo motor, reduzindo o efeito do ar/c após alguns minutos, mas ainda é aceitável. Precisam melhorar isso. Precisam melhorar o painel/console na parte central, ar/c digital, preservando o design em arco. Precisa “mais luxo” ao menos com pacotes de acabamento opcionais (acabamento emborrachado já há no Fox). Porta trecos embaixo dos bancos ajudariam. Poderia ter controle de estabilidade futuramente.
Gosto muito do carro. Se evoluirem internamente, poderei vir a comprar o terceiro Idea qdo oportuno.
andrefelipemachado1963 no gmail
[Best Cars Web Site] Ótima fonte de consulta e pesquisa sobre opiniões e dados técnicos, avaliações dos carros.
[Data de publicação] 10/3/12
—
[Nome] Luis Carlos Ferreirinha
[Cidade] Rio de janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] Attactive 1.4
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] A posição de dirigir, o espaço interno, consumo e o AB2 e ABS com EBD, presentes em todas as versões a partir do modelo 2012.
[Principais aspectos negativos] Até o momento nenhum.
[Defeitos apresentados] Somente o banco do motorista que desce sem minha interferência.
[Concessionárias] Por enquanto fui muito bem atendido nas duas: a que comprei o veículo e a que instalou o alarme.
[Comentários adicionais] Espaçoso, econômico e confortável. Estou surpreso com o desempenho do carro, pois mesmo carregado, ainda “preso” e abastecido somente com gasolina, saiu-se muito bem na viagem que fiz durante o carnaval. O motor FIRE 1.4 é bem elástico e proporciona segurança, mesmo carregado.
Claro que não tem pegada esportiva e acho até que esta não é a proposta do carro. E olha que o sai de um Sandero 1.6 16V. Sei muito bem do que estou falando. Outra coisa que me chamou a atenção foi o ar condicionado: Gelou o habitáculo, mesmo com o calor de quase 40′ que fez no Rio de Janeiro.
[Best Cars Web Site] Leitura obrigatória pra quem “curte” carro.
[Data de publicação] 10/3/12
—
[Nome] William Bianchi
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] ESSENCE 1,6
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Robustez e conforto excepcional para os ocupantes da frente; relação correta entre tamanho interno e externo. O comportamento do motor é excepcional acima de 2.700 rpm e consumo fica em 10km/L com trânsto bom.
[Principais aspectos negativos] Com o trânsito lento o motor é lerdo nas retomadas. É necessário reduzir a marcha para evitar “engasgos” no movimento. Quando não se reduz, ele demora para retomar a velocidade se a marcha for mantida. Não é econômico no trânsito anda e para (8,5 km/L com gasolina). Quem viaja pouco e só pega trãnsito anda e para, vá de 1,4 (muito bom)
[Defeitos apresentados] Nenhum
[Concessionárias] Boa (Eurobarra RJ)no atendimento mas não posso opinar sobre intervenções no veículo. Fiz revisão gratuita dos 5.000 km e não resolveram a leitura do meu computador de bordo. Ele informa 10% para menos o consumo – registra 10,5 km/L mas na prática é de 9,5km/L
[Comentários adicionais] Carro confiável e honesto no preço em relação ao mercado. Apesar de ser um carro “pesado” a condução (direção)é muito boa (é um carro ágil). Talvez uma mulher sinta um pouco mais essa sensação no volante visto que no Fit a direção é mais suave e se sente que o carro é mais leve – dirigi um por 1 semana
[Data de publicação] 28/1/12
—
[Nome] Willams de Santana Oliveira
[Cidade] ARACAJU
[Estado] SE
[E-mail] will.so25@gmail.com
[Versão] Essence 1.6 Dualogic
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 2
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Design agradável e moderno, motor tem boas respostas.
[Principais aspectos negativos] Quando estou trafegando em baixa velocidade e mantendo o cambio dualogic na posição “auto”, faz o carro dar uns trancos quando tiro o pe do acelerador.
[Defeitos apresentados] não.
[Concessionárias] Necessitei ir a concessionária apenas 2 (duas) vezes, e em todas elas fui muito bem atendido.
[Comentários adicionais] Estou completamente satisfeito com o veículo, mas acho que o câmbio deveria ser um pouco mais esperto.
[Best Cars Web Site] A proposta oferecida pela Best Cars é muito boa pois permite que futuros proprietários tenham uma visão um pouco mais específica sobre o automóvel de seu interesse, visão essa que não é possível ter apenas fazendo o test drive.
[Data de publicação] 28/1/12