[Nome] Fernando Candido
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[Modelo] Fiat Marea
[Versão] Elx
[Motor] 2.4 20v
[Ano-modelo] 2002
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Motor se destaca e espaço interno
[Principais aspectos negativos] Encontrar peças originais
[Defeitos apresentados] Trambulador
[Comentários adicionais] Carro como poucos, até hoje difícil carro com os mesmo padrões que o marea.
[Best Cars] Legal, boas perguntas e bom que tenha isso pra expor nossos gostos por quem é apaixonado pelo próprio carro.
[Data de publicação] 7/8/20
—
[Nome] Leandro
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Modelo] Fiat Marea
[Versão] HLX
[Motor] 2.0 20V
[Ano-modelo] 2000
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] – Tem comportamento dinâmico padrão de carro médio atual. O “temido” motor 2.0 20V (142CV) puxa o carro com extrema facilidade e entrega desempenho pra lá de suficiente, tendo como grande diferencial um ronco incomparável e empolgante!!! Melhor que o som desse motor, só os V8 e alguns 6 cilindros;
– Freios extremamente eficientes (infelizmente o meu não tem ABS); – Acabamento de primeira e bons itens de conveniência; – Ar Condicionado (automático) muito forte! Resfria o ambiente rapidamente e assim o mantém; – A ergonomia, a densidade da espuma dos bancos e a dirigibilidade são capazes de agradar o mais exigente motorista e de empolgar quem gosta de verdade de bons Automóveis, sobretudo ao afundar o pedal da direita. O carro chama o motorista para uma tocada mais agressiva, mas se comporta como um excelente sedã em uma tocada branda com a família a bordo. É um lobo em pele de cordeiro;
– Excelente posição de dirigir. Ajustes de altura do volante e do banco, que também possui regulagem lombar. Só não é melhor por não contar com o ajuste de profundidade do volante; – Espaço interno e porta-malas muito bons. O banco traseiro bipartido é bem útil em algumas ocasiões; – Silêncio ao rodar impressiona. Somente ao elevar bastante o giro é possível ouvir o motor com mais intensidade (e o ronco do Fivetech é uma verdadeira sinfonia para os ouvidos). Contribui também a ausência de ruídos internos (exceto um ou outro rangido do couro).
[Principais aspectos negativos] – O maior atrativo do carro (seu motor) é também o seu ponto fraco em virtude da incapacitação técnica da maioria dos mecânicos. Até hoje boa parte dos profissionais não tem condições de realizar as manutenções e simplesmente preferem dizer que “o carro não presta”, ou seja, é um conjunto mecânico extremamente robusto, desde que as manutenções periódicas sejam realizadas com peças e ferramentas corretas, por um profissional competente;
– Ainda relacionado ao item anterior, atualmente há preocupação com as peças de reposição. Existe boa oferta no mercado, porém, de marcas cuja qualidade é duvidosa, ou seja, peças originais estão ficando raras e as paralelas de 1ª linha já começam a ficar difíceis de achar (e isso é um problema que vai se tornar cada vez mais sério); – Os faróis projetores são fracos. Limpei os faróis (originais), revisei a regulagem, instalei as lâmpadas especiais da Osram e da Philips, mas nada disso resolveu. Embora não seja legal perante a Lei, acabei recorrendo a um kit xenon de 1ª linha pelo fato dos faróis terem os projetores (que não ofuscam quem vem em sentido contrário), a regulagem elétrica de altura e os lavadores. O problema foi praticamente resolvido, aumentando bastante a segurança nas viagens noturnas, mas é nítido que o projetor deste farol não é dos melhores. Tive um Siena 2011 cujos projetores eram sensivelmente melhores;
– O consumo é relativamente alto para um motor com tanta tecnologia embarcada. As médias giram em torno de 11km/l em estrada, sempre com o AC ligado e uma tocada mais amena. Se apertar, considere a frase: “cavalo anda, cavalo bebe”. Não faço ideia do consumo urbano (quase não uso o carro em cidade).
[Defeitos apresentados] Nada sério e completamente justificável pela idade do carro (21 anos): – Vazamento de óleo pela junta da tampa de válvulas; – Batentes dos amortecedores traseiros se desintegraram; – Ruídos na suspensão dianteira (amortecedores e reparo na caixa de direção); – Recentemente comecei a sentir cheiro de etileno glicol no interior do carro ao acionar o Ar Quente. Se for o radiador interno, precisarei recorrer à importação de um original (aqui no Brasil só encontro de marca genérica e prefiro não arriscar).
[Concessionárias] Não possuem quase nada do Marea em estoque e, quando possuem, pedem um valor indecente. Optei pela troca da embreagem (estava dura) e, ao consultar a rede FIAT, recebi o valor obsceno de R$ 1.4mil. Adquiri um kit LUK em um grande Auto-Peças aqui em São Paulo por R$ 640,00! Ou seja, a rede FIAT prefere ficar com a peça encalhada a colaborar com quem ainda quer manter esses carros operacionais.
[Comentários adicionais] Muita gente que vê o carro e anda nele fica encantada. É um Automóvel diferenciado, que não deve muita coisa aos moderninhos atuais. E o design exclusivo engana; nem parece ter mais de 20 anos de existência.
Quem leu até aqui vai pensar que falei do carro perfeito, mas pergunte se recomendo a compra. A resposta é NÃO a 99% dos interessados e isso tem motivos concretos! Embora seja uma pechincha na hora da compra, é um carro que vai demandar tudo o que descrevi acima em relação a profissional competente, ferramental adequado, peças de 1ª linha, etc, etc, etc. E isso custa. E não custa pouco. Recentemente falei a um amigo que, ao comprar um Marea por R$8mil, R$9mil, R$10mil…, o dono deve reservar outros R$8mil, R$9mil, R$10mil… para as manutenções preventivas e corretivas que virão. Em um carro com 20 anos e alta km seria ingenuidade achar que não virão! E o Marea simplesmente não aceita gambiarra.
Enfim, se o comprador tiver clareza sobre isso tudo, pode iniciar a saga: 1- Primeiramente, encontrar um profissional qualificado, daqueles que não falam em “tirar o motor” para trocar a correia. E honesto, caso contrário o proprietário irá à falência logo nas primeiras semanas. 2- Na sequência, garimpar um Marea em bom estado, sobretudo com o histórico detalhado da manutenção. E isso é raro, já que a maioria em circulação encontra-se em péssimo estado. Chega a dar dó! 3- Ao adquirir o carro, é preciso levá-lo imediatamente ao profissional qualificado para fazer uma preventiva criteriosa, sem medo de gastar (porque vai gastar). Correias, rolamentos, lubrificantes, filtros, velas, limpezas, regulagens, identificação de vazamentos, ruídos, etc, etc, etc. 4- Por fim, após tudo isso, é preciso manter este carro a pão de ló. Basta um vacilo com lubrificante errado, sistema de arrefecimento sujo ou uma quebra de correia, por exemplo, para acabar com a alegria após tanta dedicação!
E foi justamente a negligência envolvendo os 4 passos acima que, basicamente, deram ao carro a péssima fama que possui, sobretudo entre aqueles que não tiveram o carro e repetem indiscriminadamente o que escutam. Ou entre aqueles que, infelizmente, compraram o carro já deteriorado e/ou foram mal assessorados durante a manutenção. OBS: Via de regra, o que não presta é a negligência do proprietário / reparador e não o carro.
[Best Cars] Um dos melhores locais para obter informação adequada e imparcial.
[Data de publicação] 2/4/20
—
[Nome] Lucinei Colussi
[Cidade] Caxias do Sul
[Estado] RS
[Versão] Weekend SX
[Motor] 1.6 16 V
[Ano-modelo] 2006
[Quilometragem atual] 250.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] A excelente posição e conforto ao volante, pelo motor 1.6 para um veículo pesado, tem um excelente desempenho e consumo, fazendo em torno de 14km/l em estrada. Espaço interno muito bom, porta malas excepcional, e ainda apresenta um rack de teto onde ,no meu caso, carrego bikes. Se algum dia vender, será por um motivo muito forte…deixará saudades.
[Principais aspectos negativos] A dificuldade de achar peças por preço honesto, como o motor é o mesmo que equipa a palio adventure, muitas vezes solicito o orçamento para os dois carros, e a mesma peça, para Marea, eles cobram mais… Inclusive na concessionária…
[Defeitos apresentados] Após 264 mil km, algumas coisa já deram defeito. Balanças e bieletas, a bomba de combustível, graças a nossa “ótima” gasolina, e a TBI, pelo mesmo motivo. De resto, só alegria nestes 9 anos que estou com o carro.
[Comentários adicionais] É um carro que foi injustiçado por ter sofrido na mão de donos acostumados com mecânica simplista, e mecânicos muito mal informados sobre o veiculo. Até hoje muitos não sabem lidar com os Marea…. Se vc tiver um Marea, não esquece mais…
[Best Cars] Dar voz ao proprietário do veículo, quem na verdade testa a sua real utilização, é excepcional! Parabéns!
[Data de publicação] 12/1/18
—
[Nome] Diego
[Cidade] Porto de Galinhas
[Estado] PE
[Versão] Weekend Turbo
[Ano-modelo] 2005
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 120.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Pelo projeto desse carro o motor é o ponto forte…..muito Forte.O meu é original mas para ter algo similar hoje tem que gastar muita grana no Brasil. Carro completo com 4 airbag abs/ebd. Muito espaço no portamala
[Principais aspectos negativos] Estabilidade. Precisei colocar pneus mais largo para melhorar.
[Defeitos apresentados] Costumo fazer manutenção preventiva.
[Comentários adicionais] Vai deixar saudades
[Data de publicação] 29/11/13
—
[Nome] Anderson Dias Monsueto
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] Weekend Turbo
[Ano-modelo] 2000
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 130.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 2
[Principais aspectos positivos] Design, alto desempenho, esportivo.
[Principais aspectos negativos] Suspenção, falta de peças e pessoas qualificadas para manutenção.
[Defeitos apresentados] Falha no modulo do ABS.
[Concessionárias] Preços fora da realidade e falta de peças.
[Comentários adicionais] Excelente carro possui reputação ate hoje de ser um carro de alto desempenho, muitos admiram ate hoje o carro, poderia ter mais equipamentos de serie (Computador de bordo, vidros elétricos com um toque, travamento das portas, maior espaço interno)
[Best Cars Web Site] Muito útil, possui diversas informações para conhecimento.
[Data de publicação] 9/8/13
—
[Nome] Douglas Amancio de Godoy
[Cidade] Campinas
[Estado] SP
[Versão] Weekend Turbo
[Ano-modelo] 2003
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Carro excelente para rodar em rodovia principalmente. A estrada é seu habitat natural. Extremamente confortavel e rápido, motor muito forte. Um carro que no meu caso tem quase 300 cv’s e ainda assim ele fazer quase 12km/l com gasolina, é muito bom. Tem bons itens de segurança passiva pelo ano do carro (ABS + Airbag Duplo). Estilo muito bonito até hoje em dia, um carro que merece quem realmente goste e cuide dele.
[Principais aspectos negativos] O descaso da Fiat com as pecas de reposicao. Infelizmente esta comecando a ficar dificil encontrar determinadas pecas. Algumas pecas do carro sao caras e algumas nao tao resistentes. Por ser o carro top da linha Marea, deveria vir com computador de bordo, levantamento dos vidros automaticamente ao acionar alarme.
[Defeitos apresentados] Um carro com 10 anos já apresentou sim, como Valvula Termostatica, Sensor temperatura, junta coletor de escape que entendo ser devido a idade das peças e somente 1 defeito que eu diria que nao deveria ocorrer mas é um erro cronico em Marea é a Central ABS onde tive que fazer o reparo.
[Concessionárias] Eu utilizo somente para comprar determinadas peças, gostaria de usar mais para compra de peças mas infelizmente eles ja nao produzem algumas peças, principalmente de acabamento. Os serviços, sem chance, utilizo o mecanico de fora.
[Comentários adicionais] É um carro extremamente injustiçado, mas que caindo em maos certas, nao dara dor de cabeça. Estou no meu segundo Marea e nao tenho que reclamar. É um carro que exige um cuidado “regrado” como a troca de oleo e outras manutenções mas bem robusto, sendo que a minha ja rodei em uma viagem 2000km em um fim de semana e tenho um amigo que rodou quase 7000km em 30 dias, sem problemas. Se o carro é bem cuidado, nao dara trabalho.
[Best Cars Web Site] Aqui você realmente sabe como o carro se comporta, pois é no dia a dia que se sabe o comportamento do carro e não somente em um teste realizado por revistas especializadas, por exemplo. Excelente canal, sempre recomendo a leitura quando querem comprar um carro.
[Data de publicação] 3/5/13
—
[Nome] jose altamir de souza
[Cidade] Guarapuava
[Estado] PR
[Versão] ELX 2.0 20 V
[Ano-modelo] 2000
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 130.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] O motor 2.0 20V é uma sinfonia, tem um ótimo torque, desempenho, estabilidade, ótimos itens de série como trio elétrico, ar condicionado, d.h., freios a disco na traseira, sensor de temperatura, farois auxiliares, etc.
[Principais aspectos negativos] A dificuldade em encontrar certas peças de suspenção e peças do motor, e a falta de mecanicos competentes.
[Defeitos apresentados] Comprei o carro bem acabado com o motor fundido… Fiz motor, embreagem, freios, suspenção etc… Mas depois de ter feitos as manutenções, o carro ficou excelente, não tive problemas serios.
[Comentários adicionais] Marea um excelente carro, com muitos opcionais, e por um preço bem abaixo dos concorrentes, mas que tem que ser muito bem cuidado, não é pra qualquer um… Necessita de muito amor, carinho e não ter dó de fazer as manutenções…
[Best Cars Web Site] Ótimo site, parabéns.
[Data de publicação] 30/11/12
—
[Nome] Alex
[Cidade] –
[Estado] RS
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] HLX 2.4 20v
[Ano-modelo] 2001
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] –
[Motor] –
[Desempenho] 5
[Consumo] 1
[Câmbio] 2
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 1
[Principais aspectos positivos] Desempenho, opcionais, conforto, acabamento.
Todos itens que qualquer um gostaria de ter no seu carro, porém, como tudo tem os seus ônus.
[Principais aspectos negativos] No caso especifico desse ano e modelo, vários. Sempre tive o desejo de ter um Marea wekeend por achar um carro “invocado”. Mas não pesquisei e acabei comprando o pior ano e modelo de Marea, o 2001 2.4 20v. Fiquei com ela durante exatos 12 meses e nesse periodo, tiver que fazer uma retifica de cabeçote com troca de várias peças num custo total de 3500 reais. Isso que nem mexi em muita coisa do motor. Troca de ponteiras de relés mais 200 fora outras coisas de menor valor.
Consumo com ela toda regulado não conseguia fazer mais do que 7 na cidade e 12 na estrada sem pisar nada. Resumindo quem não quer gastar muito em manutenção fujam desse modelo e ano (2001 – 2.4 20v) que foi o último ano com esse motor pois a partir de 2002 começaram a fazer os 2.0 e depois os 1.6, esses sim segundo opiniões que colhi os melhores modelos do Marea.
[Defeitos apresentados] Troca de pastilhas de freios dianteiros, retifica do cabeçote, todas as juntas, troca de todo o conjunto de escapamento, correia dentada e tensores, relés e ponteiras. Gasto total de R$5000,00, um carro de manutenção altissima.
[Comentários adicionais] Carro com custo-beneficio muito alto e somente para pessoas com a conciência de que precisarão gastar na manutenção preventiva, pois mesmo com a colocação de gasolina aditividada e com procedência, troca de óleo selenia a cada 4000 km ainda sim tive sérios problemas de motor nela.
[Best Cars Web Site] Se eu soubesse que existia esse site antes de comprar ela não o teria feito, pelo menos nesse ano e modelo.
Site excelente estão de parabéns. O meu próximo carro estou pesquisando por aqui.
[Data de publicação] 16/6/12
—
[Nome] Marcelo
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] SX 1.8
[Ano-modelo] 2003
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Conforto. Estilo. Desempenho. Potência do motor. Estabilidade. Itens de Série. Maciez. Ar condicionado. Segurança.
[Principais aspectos negativos] Troca de óleo constante e rigorosa, com a utilização do lubrificante determinado pela fábrica (Selènia), que é mais caro que os demais. Suspensão sofre com a buraqueira das nossas cidades e estradas. Ausência de relógio como item de série (em compensação, por exemplo, dispõe de termômetro e aviso de controle de velocidade, itens de série raros no mercado, na época em que o carro foi lançado)
[Defeitos apresentados] Suspensão, principalmente, e vazamento no bujão do cárter, que é de antimônio (material frágil), razão pela qual me recomendaram que fizesse a troca de óleo sempre por sucção. Outros pequenos defeitos aceitáveis em razão do desgaste natural do veículo usado (lanternas, lâmpadas do painel etc).
[Comentários adicionais] Com manutenção adequada, é um carro que só vai dar alegria ao dono. Pena que a FIAT simplesmente o matou, sucumbindo inerte às críticas de quem não conhece ou nunca teve o carro. Não conheço um dono ou ex-dono de Marea que não goste deste carro ou que tenha se arrendido de tê-lo comprado.
[Data de publicação] 21/4/12
—
[Nome] paulo ganem
[Cidade] teofilo otoni
[Estado] MG
[E-mail] pauloganem@hotmail.com
[Versão] hlx 2.4 20valvulas seda
[Ano-modelo] 2002
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 140.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Adquirido ha 60 dias,nota-se que a tecnologia esta muito atual,pois os itens de conforto NAO sao encontados de serie, em outras marcas mesmo em 2012;
[Principais aspectos negativos] Peças de reposiçao com preço um pouco salgado;porem,se soubermos barganhar,chegamos a um preço justo.
[Defeitos apresentados] Apesar do dono anterior ser nitidamente lambao, o carro esta bem conservado.Troquei junta do cabeçote e aproveitei ,a correia dentada e velas.Nada mais.
[Concessionárias] Arrancam o couro; mas, temos mecanicos bem capacitados; pelo menos na minha cidade.
[Comentários adicionais] Nao e o bicho de 07 cabeças que dizem; se der um trato basico e que nem mulher de malandro.Troca de oleo com 5000 km,importantissimo.ANDA MUITO.
[Best Cars Web Site] Site inigualavel;eu o consultei antes de adquirir o carro acima: foi de vital importancia para minha decisao.desejo vida loooooooooooooooonga.ABRAÇOS.
[Data de publicação] 21/4/12
—
[Nome] Paulo Rodrigues
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] Marea Weekend ELX 2.4 20V
[Ano-modelo] 2002
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Tenho o carro desde 2003, comprei de um amigo, na época com 5.000 km. Hoje ele está com 65.000km e a mantenho como saiu da fábrica. Fiz as revisões na concessionária até o carro completar 3 anos.Depois disso, o preço da concessionária ficou inviável.Tenho um mecânico de confiança onde efetuo as manutenções religiosamente.
A primeira coisa que fez me apaixonar pelo carro, foi o potente e elástico motor 2.4 20V.
O torque é fantástico mesmo em baixa rotação e o ronco uma sinfonia.Não existe igual.
Considero o consumo baixo, pois na cidade, fica em torno de 8km/l e na estrada, andando bem, 10,5 km/l.
O estilo é arrojado e diferenciado até hoje.
Os bancos, são macios (revestidos com tecido muito bom)e permitem um encaixe perfeito.
O câmbio tem um engate preciso e uma relação de marchas ideal.
Os freios a disco nas 4 rodas com ABS, permitem uma frenagem bastante eficiente, para o tamanho do carro.
A suspensão é macia e absorve bem as imperfeições do asfalto, porém em alta velocidade, tende a dobrar excessivamente.
O tamanho da mala dá Weekend, é incomparável.
Tenho um Honda Civic novo, mas o prazer de dirigir a Marea é incomparável.
[Principais aspectos negativos] Unicamente o aspecto comercial, devido ao desconhecimento do carro.
[Defeitos apresentados] Barulho na tampa da mala trazeira da Weekend, me obrigando a regular por 3 vezes.
A luz do ABS acendeu, por defeito de um relé, que é difícil de substituir.
De resto, é fazer as manutenções programadas e acelerar.
[Concessionárias] Destaco o descaso das Concessionárias FIAT, em relação aos proprietários deste carro, que foi o TOP de linha da marca até poucos anos atrás.
[Best Cars Web Site] Excelente iniciativa , que certamente contribui muito para divulgação e equalização do conhecimento dos consumidores .
[Data de publicação] 5/11/11
—
[Nome] ANTONIO MAYA
[Cidade] RJ
[Estado] RJ
[E-mail] acmaya1@gmail.com
[Versão] 2.0
[Ano-modelo] 2001
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 120.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Dirigibilidade e estabilidade
[Principais aspectos negativos] custo da mecânica
[Defeitos apresentados] Tive dois Mareas e nunca tive defeitos graves. Apenas o custo de manutenção
[Concessionárias] Nunca usei e quando fui trocar a correia dentada, necessitei ir a oficina não autorizada
[Comentários adicionais] Excelente carro, pena ter sido tirado de linha e ter sido tão desvalorizado
[Best Cars Web Site] bom site, bastente informativo
[Data de publicação] 5/11/11
—
[Nome] Márcio Mendonça Braga
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] marciobraga81@ig.com.br
[Versão] ELX 2.4 20v
[Ano-modelo] 2002
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Assim como destaquei no primeiro relato, sem dúvida nenhuma as coisas que mais cativam nesse maravilhoso carro são o desempenho e o conforto. O desempenho é fantástico, simplesmente em sua categoria não há nada que ande como ele até hoje em dia!!!! O motor 2.4 20v pode não ser nos dias atuais uma referência exponencial em potência específica (160cv), mas sua distribuição de torque é o grande segredo da desenvoltura excepcional que ele tem, pois com o conta giros em 1.000 rpm o motor já está pronto para qualquer resposta e assim segue com força até 7.000 rpm, frutos de um bom projeto tecnológico em conjunto com o coletor e comando variáveis (itens só difundidos em alguns carros da atualidade). O conforto é excepcional, com bancos híper bem desenhados, macios, anatômicos e muito alinhados aos pedais e volante, o tecido é de alta qualidade e não nota-se ruidos de plasticos ou algo batendo, simplesmente parece um carro 0km tamanho o silêncio dele, inclusive pouco se ouve o motor numa condução normal. Quando se exige esportivamente aí um ronco encorpado surge, mostrando que você tem a seu comando um motor de verdade e que atropela com sobras praticamente todos os carros “normais” do momento que apareçam pelo seu caminho. O ar condicionado é muito bom e funcional, ao colocar na função AUTO e selecionar a temperatura, ele mantém o tempo todo com perfeição!
A suspensão macia absorve muito bem as irregularidades, isolando-o do mundo exterior. O espaço interno é bom, trazendo conforto a todos os ocupantes, mesmo sendo um pouco mais apertado que seu antecessor (Tempra). Consumo relativamente baixo considerando-se o grande motor e peso (1.300 kg), fazendo algo na faixa de 7 a 8,0 km/l na cidade e em torno de 11 km/l na estrada, sem grandes preocupações com condução econômica. Veículo de robustez comprovada, pouca manutenção, desde que tratado de maneira correta e por profissionais competentes.
[Principais aspectos negativos] Não veria nada como aspecto negativo ao meu ver, mas algumas peças tem um custo relativamente alto. Correias e tensores saem caro, na faixa de R$ 600,00 se for tudo trocado como manda o figurino (além dos 2 tensores, existem 3 roletes de apoio que quase ninguém troca). De resto não vejo nada de negativo no carro, ao contrário do que muitos afirmam. O grande problema é que muitos Mareas já passaram por maus donos e isso um dia estoura na mão de alguém…. Aí realmente o negócio complica e é caro de levantar um Marea bichado!
[Defeitos apresentados] Como qualquer carro usado, sempre apresenta alguma coisa inerente ao desgaste do tempo. Logo nos primeiros meses com ele mandei dar uma geral no ar condicionado, que não gelava como eu imaginava. Troquei as suas serpentinas (ar frio e quente) e também filtros e etc, num gasto em torno de R$ 1.100,00 e que deixou o ar condicionado gelando muito bem. Depois de quase 1 ano apareceu um pequeno vazamento de óleo, que vinha dos retentores do primário e volante do motor, aproveitei e junto a isso fiz a troca das correias e tensores, mais umas bobagens da suspensão (que não são caras). O carro realmente dá pouca manutenção, basta ter um profissional competente e usar peças de qualidade
[Concessionárias] Assim como já disse em relatos de outros carros, eles cobram caro e só é viável comprar lá com desconto para PJ de 35%. Minha vida nesse caso é muito facilitada pois um amigo meu trabalha em uma concessionária Fiat. Com essa margem de desconto, ALGUMAS peças saem com preço interessante, as vezes semelhantes ao mercado paralelo. Mas boa parte dos preços, até com desconto, são altissimos!
[Comentários adicionais] Eu simplesmente sou apaixonado pelo Marea. Por questões particulares vendi-o a um mês, após uma convivência maravilhosa, alegre e inesquecível de 2 anos e 28.000 kms rodados (entreguei-o com 174.500 kms) Meu carro era novo demais, fui o terceiro dono, tanto é que com menos de uma semana anunciado foi vendido com um excelente valor.
Infelizmente existe uma má fama a respeito do carro, por conta dos proprietários que tiveram problemas por falta de manutenção e até azar de pegar um carro bichado. Não digo que tive sorte por meu carro não me dar dores de cabeça, visto que tenho um grande amigo que possui um igual ao que tinha, já está com ele há 4 anos e já rodou 113.000 kms com o carro sem grandes surpresas. Ou seja, um Marea confiável e robusto não é uma questão de sorte, e sim uma questão de cuidado, pois o carro é excelente!!!!!
O Marea é um carro para quem busca altas doses de conforto e desempenho, num veículo de linhas que ainda considero atuais, bem acabado, silencioso e robusto. Quem se preocupa com custos de manutenção em tem limitações com relação isso, sugiro que não compre!! Quem quer gastar pouco, assim como sempre digo, que compre um Gol, Uno, Corsa básicos e similares, ou então ande a pé! Todo e qualquer carro necessida de cuidados, uns custam mais, outros menos, mas o Marea vale cada centavo investido em sua manutenção pois as peças são de qualidade e feitas para durar!!
Se você quer um carro que reune as qualidades do Marea e não tem preocupação com eventuais custos de manutenção, procure um carro bem tratado e seja feliz! Até hoje não vi nenhuma pessoa que tenha andado ou dirigido o carro e não goste!! É apaixonante!! Sem dúvida nenhuma terei outro, assim como estou agora no meu terceiro Tempra (tem relados de dois deles postados aqui)
[Best Cars Web Site] Sou leitor assíduo, tenho diversas publicações no teste do leitor sobre os carros que já tive. O tempo passa e não deixo de ver sempre, pois a veracidade, qualidade técnica e imparcialidade se mantém inalteradas até hoje! Como de costume, deixo registrado mais uma vez os meus parabéns a todos os que fazem parte dessa equipe apaixonada por automóveis!
[Data de publicação] 13/8/11