[Nome] Rodolfo Augusto Vaquero Lopes
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Modelo] Ford Focus
[Versão] GL Hatch
[Motor] 1.6 8V
[Ano-modelo] 2008
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Tem uma máxima de um Slogan que ficou famoso do tradicional Hatch Médio a nível Mundial que diz: “FOCUS é pra quem gosta de Carro”. Claro q. todas Montadoras ou marcas podem criar o seu, mas poucos são os q. Retratam ao pé da letra essa definição. Conforto transmitido na Arte de dirigir foi muito bem elaborado e forjado nesse Automóvel a começar pela competente e forte Suspensão, destacando os Multibraços – a icônica “Multilink” q. proporciona muita eficiência, resistência e uma tocada diferenciada. Acho esse Carro bem altinho mesmo com o spoiler (bigode) é difícil raspar, já peguei até enchente de médias proporções, ainda mais dotado de ótimos Pneus 185/70-R14 e q. pode vir calçado c/ os excelentes 195/60-R15 e um ótimo tamanho de 4,174m. pro dia a dia. Caimento sútil, harmonioso em um elegante estilo coupê do Kinetic Design foi mérito de mtos. elogios pela indústria na Época: linhas angulosas, orgânicas, arrojadas, encorpadas c/ formatos retos e clássico ao mesmo tempo. Traseira tb. c/ Kit visibilidade, possuí um belo aerofólio envolto c/ brake light e caimento lindo das lanternas q. lembram até uma mini-suv, tanto q. a Ford c/ o Ecosport foi Pioneira nesse segmento, q. Faz o Focus dividir boa robustez e o consagrado Motor Zetec Rocam q. equipou Fiesta, Courier, Ka, a própria Eco e até DNA das Pistas de F1 c/ o Motor Cosworth 3.5 V8 Zetec-R da Benetton do Dick Vigarista mas q. era um Carro bem bonito e competitivo isso é fato. Portanto Amigos mesmo com a saída da Ford c/ exceção de algumas peças sobressalentes será fácil encontrar componentes originais no mercado paralelo, pq. também existem mtas. Fabricantes Independentes e itens em estoque por Década. Voltando a ergonomia e posição de Guiar: Ótima Visibilidade, mesmo atrás não é ruim, Sensação de Amplitude na cabine, 1.48m até o teto e pra Pessoas de diferentes estaturas. Volante é duplamente escamoteável, os bancos no meu caso tecido lembram bem na textura os Aveludados dos Anos 90, vestem mais c/ ótimas abas laterais e de perfeita largura. As laterais das Portas tb. possuem soft touch e carpete de 1° qualidade, inclusive atrás. Painel é muito charmoso com ótimo acabamento ligeiramente macio, mas bem liso e uma linda tonalidade cinza, distribuídos em bons Porta-objetos: copos, cartões, caneta e até atrás no console (q. existe a opção de adquirir apoio de braço alternativo c/ baú). Assim como par de nevoeiro no Merc.P., na traseira já vem original c/ farol de Neblina e uma Luz de Ré. Gosto do tom esverdeado do Painel bem completinho, não me faz falta Comp. de Bordo. Por ser um produto Global o FOCUS foi e ainda é um Auto. bem Seguro, estrutura é forte, c/ barras grossas de aço, tecnológica e q. passou por vários Crash Test’s. Gosto do diâmetro e pega na direção, o câmbio é um dos melhores de 12 Carros q. tive, é quase empate técnico c/ o da VW: preciso, leve, bem escalonado, c/ ótima força em baixa, principalmente no Etanol, já q.15,6 dos 16kgfm já disponíveis em 2500rpm. Motor 8v mas q. possuí boa elasticidade a 100km/h. Estará em boas 2500 rotações. Chegando até a 184km/h. Consumo em 3 meses já fiz algumas experiências e cálculos, pq. o 1° Dono só usava no Petróleo: Com 1/4 de Álcool no tanque fará 9,77km/L. no ciclo misto sendo 60% Cidade. Nas mesmas condições, fiz 8,4 – 1/2 a 1/2, já c/ 3/4 Gasolina acanhados 8,5km/L. (talvez na Rodovia livre 100% do tempo, faça uns [11,5] não creio fazer mais q. isso “mas tb. longe de ser péssimo”) Pq. a Taxa de Compressão é excelente pra Cana no FOCUS e acredito q. fará até 7, 7,5 Cid. e uns 9, 9,5km/L. na Est. pq. Esse Carro sobe de 105cv (15,1kgfm) Gas. p/ 112,6 ou 113cv no Combst. mais Puro. No Porta-malas cabem ótimos 350Lts. mas como a traseira é alta, parece caber + e qdo. rebato os bancos Bipartidos, virá quase uma picapezinha e c/ ótima maleabilidade. Possuí One touch nos vidros dianteiros, Portas travam na ignição, as de trás possuem travas internas e sistema bem inteligente de alarme e peças c/ vacina antifurto. Outra virtude desse Carro é vir c/ Correia apenas Auxiliar PolyV q. dispensa a Dentada..
[Principais aspectos negativos] Alguns pontos falhos, esquecidos pelas Montadoras e que desagradam em um Carro mesmo em uma Versão de Entrada como o FOCUS. Ford tirou um Botão extremamente útil no Painel q. Abria INT. o Porta-malas e tb. Foi omissa em não incluir uma simples alavanca p/ abrir a portinhola p/ abastecer e por tradição só pode ser aberto o Capô pela Chave, q. Confere até um charme e um DNA exclusivo de levantar o Emblema mas por outro lado são poucos q. Apreciam. O q. mais me incomoda, embora lide bem é abrir a Tampa da Mala pela Chave, muito mais incômodo se o Carro estiver funcionando, compras ou for deixar alguém rápido pra descer na Rua e na hora de tirar os pertences, ter q. Tirar da Ignição e ir lá p/ essa Simples tarefa (no Palio q. tive ainda vai). Somado a isso na tampa um pouco pesada tb. c/ o logo da Ford possuí um friso, “régua” q. c/ o tempo as beiradinhas desprendem (fui tentar colocar dupla face ou cola c/ extremo cuidado e delicadeza mas não adiantou, li q. Talvez epóxi q. Fixa bem plástico no metal, mas ficou um detalhe tão imperceptível q. Talvez nem vá em um Funileiro rever isso). As Versões 1.6 não tinham de Série nenhum Airbag, até na GLX sem opção do Freio ABS e mesmo q. os Discos possuam um tamanho razoável, importante nunca descuidar de boas pastilhas e bons Pneus ou seja manter o Sist. em dia, em compensação, embora seja um pouco subdimensionado para os 1190kg responde bem sem estancar prontamente c/ certa modularidade é costume. O desempenho do Carro como dito é bom, honesto, nada q. sobre potência mas tem um bom fôlego pelo torque e pelo competente câmbio. As últimas marchas são bem alongadas, única ressalva q. a Ré por nunca ter trocado a Embreagem, no engatar costuma dar umas travadinhas chatas meio imprecisa, p/ isso tem q. pisar bem no pedal, se não arranha. Versão tb. veio c/ manivela nos vidros de trás, mas no geral são bem menos utilizados e bom q. Nunca dará problema elétrico rs. Faltou faixa degradê no parabrisa o q. causa em alguns momentos desconforto na Vista e reflexo p/ ver o Som. Por falar nisso o bom Ford “myconection” tb. desfalcou essa versão mas isso tb. não é relevante. Recomendo p/ fixar o aparelho celular e ficar próximo por aqueles de magnetismo bem ao lado do som e reforçar c/ Fita Dupla Face q. aí sim ficará bem firme. O Volante possuí ótima pega e material (mas talvez instale Couro futuramente), o se não é um pequeno deslocamento q. possuí mais pro lado esquerdo (q. não sei a finalidade) mas na prática não sinto afetar a exemplar dirigibilidade, mas q. talvez deponha um pouco contra sua bela ergonomia. Os retrovisores não são elétricos e faz falta (por dentro qdo. encontra a melhor posição ok mas se tiver outros motoristas dificulta). O banco não tem ajuste de altura mas como tem ótima posição e regula nos cintos e direção Pessoas c/ variados tamanhos não irão estranhar. Na largura sensação tb. é de amplitude embora T. modesto de 170,2m. Faltaram Porta-revistas improvisei colando espécie de mochila própria pros bancos c/ várias divisórias. Esqueceram bem vinda Iluminação pros passageiros de trás e porta objetos nas laterais da porta mas até ali a Ford não esqueceu do carpetinho aveludado no apoio de braços. Somente no Porta-malas q. poderia haver redinhas de fixação de objetos mas ainda assim possuem alguns cantos fundos nas laterais. Nessa época já poderia ter vindo c/ encosto de cabeça e cinto três pontos pro 3° passageiro. Essa Versão tb. veio sem rodas de liga leve q. não descarto jamais mas acho bonitas as calotas originais, rodas de ferro são robustas e se quiser trocar possuem diversas calotinhas bonitas e estilosas disponíveis. Seguro para um Sr. com excelente Bônus achei um pouco Caro R$ 1700,00. Mas para um Carro desse nível na faixa de R$ 20 Mil é um excepcional Custo Benefício (ao menos nesse período c/ tantos aumentos, houve até uma valorização no valor FIPE de quase 1 Mil).
[Defeitos apresentados] Cont. Pontos Positivos: Farol mesmo sem tecla p/ regulagens diferente de outros pontos importantes esquecidos, possuí uma excelente iluminação na própria lâmpada original. Posição dos pedais é boa, não cansa, possuí espaço q. consegue descansar o pé, frição é agradável e nunca foi trocada e q. certamente ficará bem leve (km atual p/ ser exato = 85896 percorridos). Tem subida automática dos vidros da frente por módulo e o estepe é igual os Pneus originais passa mais confiança pra viagens longas. Logo q. comprei troquei filtro de Pólen, de Ar do Motor q. estava imundo, Velas e Cabos, completei Líquido de Arrefecimento, Bateria q. era de 50 passei p/ 60Ah., novo Extintor, fluído de direção, Freio, algumas mangueiras, passei Scanner’s diferentes p/ fazer uma varredura e rodízio, balanc. nos Pneus, alinham. (inclusive eixo traseiro necessário no Focus e a pressão q. o ideal são 30 Libras e 31 na dianteira q. é sempre + pesada no caso 59% Peso diant. e 41% atrás) coisas relativamente simples mas q. alongam bem a vida útil da máquina e proporciona maior Segurança. A Manta acústica passa uma outra Sofisticação, mantendo o Motor mais limpo tb., tem borrachas fono absorventes espalhadas, um revestimento térmico e defletor de calor em alumínio no escape. é mole e p/ completar bem sacado direcionado p/ baixo. Tampa pantográfica das malas tem uma capa forte de plástico c/ espaço tipo alça pras mãos (ex. pra Mulheres baixinhas puxarem, inclusive as famosas alças PQP. na cabine q. alguns Zero km não oferecem nem como opcional) e no eixo de trás existe uma forração especial e impermeável dentro da caixa de rodas (a propósito distância excelente entre rodas de 2,615m, o túnel é um pouco alto mas acomoda c/ relativo conforto 3ª Pessoa Adulta). Setas inteligentes q. facilitam pros demais nos Para-lamas. Não só o silêncio maior a bordo, Acústica do Som tb. achei bem competente. Seja p/ ouvir Frank Sinatra ou A-Ha no melhor estilo flashbackk. Vale destacar a ótima Iluminação do Porta-luvas. Tem espelhos de cortesia nos Pára-sóis, aviso sonoro p/ farol aceso, no painel p/ alguma porta aberta e luz na reserva do tanque (inclusive cabem ótimos 55 litros).. enfim alguns outros pequenos mimos como a mencionada regulagem de altura dos cintos q. até o novo P.208 abriu mão. Único defeito ou falhas nestes 3 meses: Lâmpada da lanterna lado passageiro traseira; Bateria q. após 3 Anos uma de 50Ah. estava no limite, havia uma mangueira de marcha lenta desativada q. dava maior entrada de Ar no coletor de admissão, levei p/ regular bem os Faróis e o q. já citei anteriormente. Vale uma Obs. não é bem um defeito, diria uma característica e até achei q. nesse banco é menos acentuado q. outro Focus em couro igual q. temos na Família, mas é um formato um pouco côncavo se é q. me entendem, q. faz a coluna não ficar tão ereta ou tão bem posicionada principalmente pro Motorista mas como a regulagem mencionada é giratória, sem estágios pré definidos qse. q. Anula essa “deficiência”. Gostaria de acrescentar tb. q. o Ú. Pênalti da exímia Susp. traseira é eventualmente ser ligeiramente mais firme do q. o ideal (batida um pouco seca ou algum solavanco) por terem tirado a Barra Estabilizadora e c/ isso p/ compensar providenciaram rigidez q. me lembre 30% maior p/ maior segurança.
[Concessionárias] Uma pena a Ford ter saído do Brasil da maneira como ocorreu assim como outras Montadoras dessa locomotiva (com tantos Trabalhadores afetados), tinham ótimos produtos e muitos fãs ficaram órfãos da descontinuidade recente de alguns modelos. O Mercado é Cruel c/ a maior demanda, moda, tendência, época ou como quiserem chamar e a avalanche dos SUV’s mesmo perdendo em custo-benefício em alguns
Comparativos tem sido implacável atualmente mas tudo é Cíclico mesmo q. veio p/ ficar, acredito q. poderá haver o resgate ou ressurgimento de demais categorias esquecidas futuramente. Algumas curiosidades: Focus foi o Automóvel mais Vendido do Mundo em 2012 com o Mk2,5. E o mesmo dividia plataforma e estrutura com o Volvo C30. Projeto 1998 q. desde 99 tbm. tem uma longa tradição em Rallye’s se mostrando muito competitivo e vitorioso.
[Comentários adicionais] Agora abordarei pontos de Atenção maior q. deve ter ao procurar um:
(Não descuide nunca do líquido do Radiador “deve ser o Litro original já diluído q. Já incluí a água desmineralizada, se notar q. não trocou, substitua todo Sistema imediatamente, ver Bomba D’água (v. útil em média 4 Anos), famosa Válvula Termostática “bom por de alumínio, se trava fechada é um perigo”, Sensores, reservatório de expansão, “mangueiras do tanque e do respiro, hidráulicas, do cabeçote tb., dentre outras”, Bobina tb. é comum, em alguns casos deve fazer uma boa manutenção no Ar Cond. do Focus (alguns desativam a opção de aquecer a inspeção e Manutenção qdo. necessária deve ser minuciosa – fragilidade de componentes p/ acessar o filtro de cabine), ver Bomba de Combustível, Check na Injeção, tbi., se aciona bem a ventoinha, sonda lambda, Buchas da Susp. da balança, “bieletas”, calço do Motor, às vezes rolamento da embreagem, ficar de olho no módulo de injeção nada assim importante mas pode ser responsável por algumas falhas eletrônicas e Eletroventilador. Outro detalhe, o alternador Visteon até 2009 pode queimar o regulador de voltagem. Fiz todos esses Testes. Por último não é a toa q. o FOCUS com seu dinamismo, confiabilidade e suavidade ao “navegar” é conhecido como o Corolla da Ford!. Valeu Pessoal vamos superar na Fé, responsabilidade e solidariedade essa Pandemia. Juízo na Condução tb. Saudações de um Grande Fã e adorador do Site. Até a próxima!
[Best Cars] A Décadas que utilizo não apenas como um fã Automobilístico, um hobbie, uma terapia e uma grande Satisfação poder elucidar diversas dúvidas dos participantes do Site, que muitas vezes certos pré-conceitos só podemos tirar na prática realmente e nos interando daqueles que possuem conhecimento de causa. Já pude me abastecer tb. de diversos conteúdos relevantes e experiências determinantes antes da aquisição de outros Automóveis ou mesmo pra reduzir enormemente as chances de ser tapeado! O Site está sempre nos proporcionando Matérias super atuais e da mesma forma fazendo um resgate de tantos Clássicos que fizeram parte de nossa história..
[Data de publicação] 30/4/21
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[Nome] José Roberto Barbosa
[Cidade] Piracicaba
[Estado] SP
[Modelo] Ford Focus
[Versão] HA hatch
[Motor] Motor 1.6 8V
[Ano-modelo] 2008
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Meu Ford Focus está com 125 Km, gosto desse carro porque sinto firmeza em dirigir, o carro é firme a gente sente o carro na mão, macio, confortável consumo em circuito misto 9 Kl / litros álcool, não é porque é meu só tenho de elogiar esse carro.
[Principais aspectos negativos] Negativo somente um, peças de reposição quando precisar, mas não dá oficina, sou mecânico aposentado, não sou da era dos eletrônicos, mas se for na oficina eu já sei o que tem pra reparar, nada de pegar a maquininha e dar uma de migué e ir trocando peças.
[Defeitos apresentados] Sim, um rolamento da roda traseira, a não ser a de rotina.
[Comentários adicionais] Uns dos melhores carros que tive, se eu sair de é Chevrolet.
[Best Cars] É excelente pois o proprietário de um carro tem vóz para expor o que sente.
[Data de publicação] 22/1/21
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[Nome] Ulisses Franklin Santana Barros
[Cidade] São Cristóvão
[Estado] SE
[Modelo] Ford Focus
[Versão] GLX Sedan
[Motor] Zetec Rocam 1.6 8v
[Ano-modelo] 2008
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Apesar de ter mais de 10 anos ainda conserva alguma aura mais jovial. Seu design cansou pouco com o passar do tempo, sobretudo os faróis angulosos e a traseira alta e imponente. Consegui achar o meu com as rodas originais 15″, item cada vez mais raro.
A dirigibilidade é fora de sério. A suspensão traseira independente, que até hoje não está presente em muitos carros caros, faz com que se tenha o melhor dos 2 mundos: conforto e maciez ao rodar, absorção de impactos e absoluta aderência nas curvas. Com a barra estabilizadora na traseira vira um Kart.
É um veículo muito robusto, pede apenas a manutenção de rotina, que se bem feita deve garantir tranquilidade e confiabilidade ao dono. Apenas atenção ao período e especificações recomendadas as manutenções, não respeitar isso pode comprometer os componentes de uso (especificação do óleo de motor, caixa, líquido de arrefecimento, etc). A suspensão é quase a prova de balas e o motor, com corrente dentada, é muito durável. O escape ainda é o original!
O acabamento é primoroso, com muito emborrachado boa qualidade. Quem teve mais de 1 comenta que o antigo era mais bem acabado, sobretudo em termos de materiais. Além disso, o carro é cheio de mimos, como mala elétrica (não é por cabo), ar condicionado no porta luvas, luzes em tudo que é lugar do carro, dobradiça pantográfica na mala, retrovisor fotocrômico.
O ar condicionado é algo surreal. Gela mais que o polo norte, todo mundo que anda reclama do frio. E veja que eu moro no nordeste!
A manutenção não é cara nem problemática para quem tem algum traquejo com veículos e alternativas. A internet é uma boa alternativa, inclusive fora do Brasil. Ferro velho tem menos peças hoje em dia. Conhecer quem entenda do defeito também fará toda diferença entre pagar um preço justo e ser explorado. Consumo é ótimo para o tamanho do veículo, faço coisa de 12,5 com ar 100% em circuito misto andando normalmente. Se passar de 120 ele começa a beber.
[Principais aspectos negativos] Se não for bem cuidado pelo dono pede muita manutenção. É um carro que se deixar cair é difícil de levantar. Algumas peças são complicadas de achar e não é um carro que todo mundo sabe mexer. Devido a idade isso diminuiu, mas ainda é um mistério para muitos.
O calcanhar de Aquiles do carro é a parte elétrica. O painel apresenta defeitos intermitentes, de luzes parcialmente acesas a mau funcionamento. Felizmente muita gente já mexe e em geral basta uma limpeza. Muitos apresentam problemas nas travas elétrica (pinos que soltam, sensores ruins e et), também não é difícil de mexer. Cabos dos vidros também quebram, super simples e barato.
Outro item que arreia direto é o alternador. Todos os Focus que saíram até 2009 com painel e alternador visteon apresentam problemas. Num país sério haveria recall. O problema do alternador é que ele queima o regulador de voltagem, o que leva o dono mais desavisado a gastar uns 350 a 400 na troca. Só que não raro o regulador volta a apresentar defeito. Muitos morrem num novo da Valeo, entre 900 e 1200 reais.
A suspensão é robusta e sofisticada, mas quando dá problema pode ser trabalhosa. Bieletas são o que mais quebram. Na traseira, ponha as da S10 e seja feliz. No mais, itens que podem trocas por uso e desgaste (nunca troquei, mas já ouvi falar), patilha do motor/caixa, buchas em geral, rolamentos e afins. Tudo encontrado em preços razoáveis se bem pesquisados.
Os grilos no carro são outra questão. o painel e panos de porta podem dar pra chiar. As resoluções são variadas, de carpetes e borrachas coladas impedindo o contato que causa o barulho até cola quente ou de silicone, prendedores e etc nos locais. As mangueiras de abastecimento e suspiro do tanque também arruínam, facilmente substituídas em casas especializadas. Por fim, o líquido de arrefecimento as vezes some misteriosamente. 99% das vezes a troca das abraçadeiras de pressão por parafusadas resolve.
Há também as oscilações elétricas, que em geral se resolve limpando e lubrificando ou trocando os aterramentos da bateria, motor, alternador, etc. Só que se não encontrar o defeito, vai sofrer. Com algum traquejo, criatividade e disposição dá para resolver esses problemas e outros menores gastando o mesmo que num veículo popular, com exceção de algumas peças como faróis, lanternas e outras poucas. Então vai depender muito da capacidade do dono de conhecer o mercado, ter paciência e achar alternativas
[Defeitos apresentados] Assim que peguei o veículo fiz uma revisão completa (óleos e flúidos, filtros, limpezas e tudo mais). Troquei o corpo da válvula termostática em plástico por um em alumínio, com sensor por 120. Esqueci de trocar um mangote plástico que vai atrás do motor e estourou na pista. Nisso descobri trincas no lado do coletor, então fiz uma manutenção completa: soldei a trinca do motor, dei um passe mínimo, troquei todas as juntas, cabos e velas. Gastei 900 no total, com mão de obra e tudo.
Bieletas dianteiras quebram sempre. Batentes da suspensão troquei por uns feitos de pneu de trator pelo mesmo preço dos originais (60 reais). O carro se acaba e elas permanecem lá. Meu alternador arriou. Após pesquisar, preferi comprar um usado com encaixe semelhante, ano 2014/15, num ferro velho. Um eletricista facilmente faz a adaptação para tirar o aviso do painel e deixar original. o Original era de 90Ah, esse é de 120Ah. Tenho há 4 anos e gera mais energia que Itaipú e gastei 350, para 1200 dum novo, acho que valeu a pena. Mangueira do tanque de abastecimento, troquei por 35 reais. Vazamento na caixa de marchas, retentor do trambulador, 40 com mão de obra.
[Concessionárias] Sempre vale pesquisar. Tem coisas que só encontramos lá e num preço competitivo, para surpresa geral. No mais, não se assuste se algo custar 5x mais caro, ou mais, que no mercado paralelo.
[Comentários adicionais] Muito carro pro valor no mercado de usados. Bastante desvalorizado pelo mito de ser Ford, complicado e ter a manutenção cara, um carro grande e tudo mais, mas tem uma legião de fãs. Usado é um dos melhores custos-benefícios. Difícil é achar um em bom estado a venda dessa 1° geração. A escolha racional é o Glx 1.6 8v flex. O ghia é um sonho, mas o motor 2.0 cobra seu valor em manutenção e consumo. Fuja do automático
[Best Cars] Importante como termômetro da vida real dos veículos, citados por que mais entende: quem usa!
[Data de publicação] 4/9/20
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[Nome] Leandro Jefferson dos Santos
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] GLX Hatch
[Motor] 1.6 8V Flex
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] – Estabilidade / comportamento dinâmico e equilíbrio. Mérito do acerto geral muito bem realizado pela FORD, com destaque para a suspensão traseira multilink;
– Bom desempenho para um 1.6 8V. Chega a surpreender, pois eu esperava bem menos dele. Já tive veículos com desempenho superior (motores 1.6 16V, 1.8, 2.0, 2.2, V6…), portanto, afirmo com convicção que esse Rocam 1.6 com 113CV cumpre muito bem o seu papel. Ao aprender a utilizar corretamente o câmbio para explorar de forma adequada o motor, a impressão em várias situações é de que há um 1.8 ou um 2.0 sob o capô. Nada como o Duratec 2.0 16V, mas asseguro que o 1.6 Flex puxa o carro com bastante competência;
– Consumo rodoviário é bem razoável, atingindo boas médias em uma tocada normal;
– Iluminação dos faróis é excelente! Inclusive, logo que comprei o veículo realizei a troca das lâmpadas pelas ótimas Philips XtremeVision e, obviamente, a regulagem do facho. Uso muito o carro em viagens noturnas e dou nota 9 para esse quesito (melhor que isso, somente faróis projetores com xenon);
– Freios de acordo com a proposta do carro. Acho muito bem adequados, progressivos e, aprendendo a utilizá-los, raramente as rodas travam ou o motorista passará por algum tipo de apuro;
– Peso e resposta da direção são muito bem adequados ao carro, promovendo conforto satisfatório em manobras e firmeza com precisão em altas velocidades;
– Silêncio ao rodar. Em modo de condução normal e rodando a até 120km/h ele é muito silencioso, sem invasão de ruídos do motor e/ou de vento na cabine. Somente acima de 4.500rpm é possível ouvir o motor com mais intensidade;
– Vários “mimos” existentes nessa versão GLX, mais difícil de encontrar no mercado. Ele possui rodas em liga leve 15″, vidros el. nas 4 portas, retrovisores elétricos, abertura elétrica do porta-malas, moldura central do painel e acabamentos das portas na cor cinza, pomo da alavanca de câmbio diferenciado, banco do motorista com regulagem de altura, alarme com sensor ultrassom, luzes de leitura para motorista e passageiro, luzes de cortesia no quebra-sol de ambos os lados, etc, etc, etc. Sem falar no importantíssimo Airbag duplo, opcional somente oferecido na versão GLX;
– Ergonomia geral, já que todos os comandos estão muito bem posicionados;
– Posição de dirigir é excelente em virtude dos ajustes de altura e profundidade do volante e também da altura do banco. Só não é melhor pois o ajuste atua apenas no assento e não no encosto;
– Espaço interno e espaço do porta-malas são muito bons para um hatch médio cujo projeto é do final dos anos 1990. O banco traseiro bipartido é extremamente útil em algumas ocasiões;
– Conforto promovido pelo ajuste quase perfeito das suspensões (traseira um pouco dura) e pela densidade correta da espuma dos bancos;
– Ar condicionado eficiente;
– Seguro com valor baixo.
[Principais aspectos negativos] Uma das piores coisas nesse carro é a fragilidade dos componentes para acessar o filtro de cabine, localizado abaixo da “churrasqueira” (base do para-brisa), lado do passageiro. São raros os Focus que estão com as travas intactas (felizmente, no meu estão OK). Na maioria dos Focus que vi estão destruídas em virtude de um projeto muito mal elaborado (e também da falta de cuidado e atenção de alguns reparadores).
Em tempo, sugiro que inspecione com cuidado se a calha (uma espécie de telhadinho) que protege o filtro contra queda d’água está devidamente fixado na parte de baixo da churrasqueira e se o suporte onde o filtro é encaixado (fixado por duas porcas à lataria do carro) não está solto ou com a “cola” que o fixa na lataria degradada. Se estiver com algum problema ali, com certeza haverá infiltração de água no interior do veículo.
Fora isso, desagradam:
– O ajuste de altura do banco do motorista (que só move o assento e não o encosto);
– A suspensão traseira um pouco dura, que é padrão das versões com motor 1.6. Por não contarem com a barra estabilizadora traseira, molas e amortecedores são mais rígidos para compensar uma possível deficiência dinâmica;
– A abertura do capô com chave (acho extremamente incômoda e nada prática);
– A altura do para-choque dianteiro, que raspa no solo com certa facilidade (é preciso bastante cuidado em valetas e rampas de garagem, por exemplo);
– O sistema de arrefecimento é frágil. É necessário inspecioná-lo com frequência para não ter surpresas. Os pontos fracos são a famosa válvula termostática (corpo plástico) e o reservatório de expansão (surgem micro-trincas sob ele e não se percebe a perda gradual do líquido), além da substituição regular do líquido de arrefecimento, utilizando a proporção e aditivo corretos;
– O consumo urbano é relativamente alto para um 1.6 8V. Já tive um 1.6 2007 (gasolina) que era muito melhor nesse aspecto.
[Defeitos apresentados] Somente os padrões desse carro (muitos deles já abordados pelos outros leitores):
– Mangueiras de combustível (bocal e respiro). Acabei utilizando de outros automóveis, já que as concessionárias FORD não tinham a pronta entrega e pediam um valor absurdamente alto pelos itens (padrão FORD de pós-venda);
– Coxim hidráulico do motor cedeu (localizado próximo ao reservatório de expansão;
– Boia do tanque de combustível (estava marcando menos volume que o real);
– Interruptor da ré (estava vazando óleo por ele);
– Bucha plástica do cabo do comando de marchas (localizado em um compartimento na frente do câmbio);
– Kit dos amortecedores traseiros – batentes e coifas (por terem se desintegrado).
OBS: Válvula termostática, sensores, reservatório de expansão e tampa substituídos pelo proprietário anterior.
Atualmente o único defeito presente é o recirculador do ar da cabine. O motor elétrico que comanda o sistema precisa de substituição, mas ainda não tive tempo para resolver isso.
DICA: Se ocorrer esse problema no seu carro, provisoriamente abra o porta-luvas e libere as travas laterais da tampa para acessar facilmente esse sistema. Mova a portinhola com os dedos para a posição desejada (em direção à frente do veículo, a entrada de ar externo fica fechada).
[Concessionárias] A FORD consegue produzir veículos sensacionais, mas com uma política de pós-venda péssima, sobretudo em relação a valores e disponibilidade de peças.
Não é raro receber da concessionária um valor muito acima do que se espera para um veículo produzido de 2000 a 2009 no país e, pior, receber um prazo mínimo de 5 dias úteis para a chegada da peça após encomenda.
Acho imperdoável e inaceitável, simplesmente pelo fato da FORD ser uma das montadoras mais antigas do Brasil.
Em geral, vale a pena consultar as concessionárias quando a manutenção é preventiva e não há urgência. Em alguns casos a peça original possui valor menor ou muito próximo da paralela.
[Comentários adicionais] A relação custo X benefício chega a ser imbatível. Na faixa dos R$20mil há poucas opções com menos de 10 anos de idade que reúnem tantas qualidades. Onde encontrar um hatch médio completo de verdade (com Airbag duplo) por esse valor??? Só faltou o ABS (não disponível nesta versão).
O Focus MK1 é um carro muito bem resolvido e projetado e oferece um prazer ao dirigir que poucos carros na faixa de preço dele conseguem oferecer. Só quem tem ou dirigiu um em bom estado de conservação consegue entender. Recentemente fiz uma viagem de 500 km com 5 pessoas a bordo, porta-malas lotado e AC ligado o tempo todo e fiquei impressionado com a disposição do carro! E o consumo com etanol foi surpreendentemente baixo para essa condição de rodagem.
Em tempo, os poucos defeitos comuns a este veículo não comprometem as inúmeras qualidades dele. Não mesmo. A única dica que dou é procurar por um carro com bom histórico, sobretudo o de manutenção. Se o proprietário tiver o mínimo de zelo realizando regularmente as revisões básicas (trocas de óleo 5W30 Sintético, filtros e fluidos, sobretudo o do sistema de arrefecimento), dificilmente terá surpresas desagradáveis. Anteriormente tive um FORD Focus 2.0 Aut MK2 e adorava o carro, mas asseguro que o MK1 1.6 Flex não deixa a desejar em diversos aspectos. Em suma; é um velhinho que dá banho em muito compacto moderninho.
[Best Cars] Um dos melhores (senão o melhor) local para obter informação correta.
[Data de publicação] 9/3/18
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[Nome] Celso Mariano
[Cidade] Taboao da Serra
[Estado] SP
[Versão] GLX
[Motor] 2.0 16V – 147 CV
[Ano-modelo] 2006
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Excelente carro, estou no meu sexto Focus, motor com muita potência sem ser gastão, faço a média de 10 km/l cidade e 14 km/l na estrada. A suspensão independente Multilink na traseira , gruda o carro nas curvas. Anda muito, apesar de ser antigo, nao leva desaforo para a casa na estrada, anda junto carros que custam 5 ou 6 vezes mais.
[Principais aspectos negativos] Falta computador de bordo, apesar de dificilmente dar problemas, quando dá, as peças sao caras.
[Defeitos apresentados] Até agora nao, somente as manutenções de rotina ( velas, pastilhas, filtros e oleo)
[Concessionárias] Nao utilizo, mas as vezes que precisei para outros Focus, o atendimento foi bom, mas como em todas as marcas, caro.
[Comentários adicionais] Carro para quem gosta de dirigir e tem o pé pesado, rodei 3 mil km nas minhas férias sem problema algum e estou na vontade de pegar a estrada de novo. Custo x beneficio excelente, pois custa barato pelo que oferece, mas procure o 2.0, pois o 1.6 é fraco.
[Best Cars] Ótimo site de automóveis, sempre estou consultando ou lendo as matérias.
[Data de publicação] 7/4/17
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[Nome] Paulo Nish
[Cidade] LAGES
[Estado] SC
[Versão] sedan GLX
[Motor] 1,6
[Ano-modelo] 2006
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Economia do motor 1.6 a gasolina (sem ser flex). Faço 11 Km/l na cidade e mais de 15 Km/l na estrada em velocidade de 120 Km/h, carregado e com ar condicionado ligado. A suspensão é excelente e o equilíbrio do carro fantástico. Pela ergonomia na posição de dirigir a fadiga é muito reduzida. O banco possui ajuste de altura e o volante regulagem de altura e profundidade, proporcionando a melhor posição de dirigir, com segurança e conforto. O painel é muito bonito nessa versão. Segurança comprovada através dos Crash Tests internacionais, destacando a presença de air bags duplos nessa versão GLX.
[Principais aspectos negativos] Os faróis deixam um pouco a desejar, mas cumprem a sua função no dia a dia. As peças de reposição são caras e muitas específicas. Tem alguns problemas crônicos que, se não apareceram, vão se manifestar certamente. Recomendo dar uma olhada aqui mesmo no Best Cars e também no Focus Clube, que são fontes importantíssimas de informações.
[Defeitos apresentados] Peguei o carro com 45K e fiquei com ele até o início de 2017, ou seja, quase 8 anos. Logo no começo tive que trocar o rolamento da roda dianteira direita. Depois, problema no cilindro mestre. Aproveitei para trocar os discos e as pastilhas também. O problema que parece ser mais comum e crônico é o das mangueiras do tanque e do respiro, que por má qualidade de material ressecam e racham, provocando mau cheiro e vazamento ao abastecer. TODOS os Focus dessa geração padecem desse problema. Na concessionária o valor é absurdo, chegando a mais de 500 reais. A solução é colocar a mangueira do Monza antigo (20 reais) para o tanque e do Corsa (20 reais) no sistema de respiro. Incrível economia em comparação aos preços abusivos relatados.
A bateria pifou do nada, sem dar sinais anteriores de cansaço, tendo sido trocada mais uma vez em 2015 (praticamente a cada 3 anos). Troquei as duas bieletas da suspensão dianteira aos 90K e, depois dessa quilometragem, só problemas foram se acumulando, apesar de sempre fazer as revisões e manutenções preventivas.
O problema que mais incomodou foi o do alternador, que queimou a ponte de diodos após uma viagem curta de 60 Km. Parei o carro em casa e senti cheiro de queimado. Ao abrir o capô, verifiquei que o alternador estava cheirando e soltando fumaça. Levado ao autoelétrico, o diagnóstico mencionado e com um porém, esse alternador e componentes de regulagem de tensão é exclusivo do Focus, ou seja, apesar de parecidos e usar o mesmo motor, não serve o do Fiesta, nem do Ka 1.6, pois a central eletrônica identifica uma voltagem diferente e mantém a luz vermelha do painel acesa. Na concessionária, mais uma vez absurdos 1500 reais pelo alternador novo. A saída era trocar a ponte de diodos, uns 200 reais ou colocar um alternador recondicionado. Optei pela segunda, pois os demais componentes do alternador poderiam dar problema mais tarde. Pois bem, na hora de fazer o conserto, o mecânico tirou a bomba hidráulica da direção e deixou entrar ar no sistema, acabando por deixá-la com um barulho irritante de assobio ao aumentar a rotação. Com o tempo, esse barulho aumentou e tive que trocar a bomba hidráulica, pois havia sofrido danos. Pouco tempo depois, devido a problema relacionado, acabei precisando trocar a caixa de direção hidráulica também.
Em dezembro último, 2016, fiz uma viagem longa para MG e no final da viagem a luz do painel indicando bateria acendeu. O carro desligou e tive que chamar o guincho. O eletricista constatou que as escovas do alternador haviam quebrado.
Para encerrar a conta, no retorno da viagem notei que o ponteiro de temperatura chegou próximo ao vermelho, coisa que nunca havia acontecido. Verificando, constatou-se mais um problema crônico de todo ZETEC: a válvula termostática. A maçaneta dianteira externa da porta do passageiro perdeu a funcionalidade, não sendo possível abrir a porta por fora. Os acabamentos das portas se desprenderam. Somente 2 lâmpadas do farol se queimaram em 60.000 Km, porém ambas queimaram ao mesmo tempo.
[Concessionárias] Preços absurdos, além do mau atendimento. Quando vamos cotar peças de carros um pouco mais antigos, parece que estamos pedindo esmolas, tamanho o descaso. Não fazem questão de vender.
[Comentários adicionais] Um excelente carro aliando conforto, segurança, desempenho e economia. Infelizmente, a partir das versões Flex, o motor passou a consumir muito mais combustível. Nas versões seguintes o acabamento piorou e mais problemas crônicos surgiram, principalmente com relação ao câmbio automático. Uma pena, pois ao trocar de carro procurei muitos Focus mais novos, mas não me agradaram. Atualmente estou com um Nissan Sentra, mas com saudade da economia do Focus velhinho.
[Best Cars] Referência e leitura obrigatória para trocar informações a respeito dos prós e contras sobre veículos. Ao trocar de carro sempre consulto as opiniões postadas para a decisão por determinado modelo.
[Data de publicação] 24/2/17
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[Nome] Marcos Bergo
[Cidade] Araraquara
[Estado] SP
[Versão] GL Hatch
[Motor] 1.6 8V
[Ano-modelo] 2005
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento]
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência]
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 3
[Desempenho] 4
[Consumo] 2
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] A suspensão Multilink é o destaque do Focus. Estabilidade excelente! O espaço interno é ótimo para quatro pessoas. Assim como o porta malas. O estilo hatch tem bom perfil aerodinâmico. Ágil em ultrapassagens. E é um carro que ainda chama a atenção por seu estilo diferente.
[Principais aspectos negativos] O motor Zetec Rocan 1.6 é fraco para o Focus. O consumo de gasolina é alto na cidade e mediano na estrada. O consumo de óleo também é alto. O acabamento em geral é bem mediano. Por ser um médio, deveria ser um pouco melhor. A parte inferior do para choques dianteiro raspa em valetas, lombadas e entrada de garagem. O ar condicionado demora para refrigerar a cabine.
[Defeitos apresentados] O sensor de velocidade queimou e afetou o velocímetro e a trava elétrica das portas. Super aquecimento do motor, mangueiras do radiador e o próprio vazavam, assim como o reservatório de água. Seletor de ar do painel quebrou na parte interna. A tampa do cabeçote apresentou vazamento de óleo.
[Comentários adicionais] Em resumo é um excelente carro. Confortável e seguro.
[Best Cars] Senão o melhor site sobre automóveis. Excelentes matérias e ainda nos dá a oportunidade de interagir com site.
[Data de publicação] 4/11/16
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[Nome] Humberto Cotrim
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] GLX Hatch
[Motor] 1.6 Zetec Rocam 8 valvulas
[Ano-modelo] 2008
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Bonito, gostoso de dirigir na cidade e na estrada, manutenção fácil de ser executada, boa oferta de peças no mercado de reposição, mecânica robusta, suspensão resistente, bons itens de conforto à bordo. Conjunto motor / cambio bem escalonado, carro ágil na condução. Ar condicionado muito eficiente. Faróis eficientes.
[Principais aspectos negativos] Após 1 ano e 20.000 km com o carro, não tenho nada negativo à destacar.
[Defeitos apresentados] Travas elétricas das portas traseira, válvula termostática, junta da tampa de válvulas, mangueira do bocal de abastecimento do tanque de combustível, bateria, bomba d’água, 4 pneus (ainda estava com os pneus originais de 2008!), interruptor (cebolinha) da lúz de ré.
[Comentários adicionais] Comprei de único dono após algumas semanas de procura, em muito bom estado e baixo KM (59000). Todos os defeitos apresentados eu mesmo resolvi na garagem de casa, encontrei as peças facilmente e à preço justo, algumas originais (loja FordTem) outras paralelas em lojas de bairro, exceto travas elétricas traseiras (não travava), que apenas desmontei, limpei e lubrifiquei (ficou perfeito). Bomba d’agua e válvula termostática só precisaram ser trocadas porque o antigo dono usava agua de torneira no radiador ao invés de usar aditivo (economia burra…). Manutenção tranquila pra quem tem algum conhecimento de mecânica, facil acesso para troca de peças. Lembrando que o conjunto motor / câmbio é praticamente o mesmo dos Fiesta / Ecosport / Courrier / Ka. Lembre-se sempre: carros com 5 anos ou mais de idade, mesmo de único dono, baixo KM e em perfeito estado, vão precisar de manutenção cedo ou tarde, pois algumas peças vão se deteriorar pela idade, não pelo uso. Pelo preço que paguei ($23000) e pelo valor que investi na manutenção, entendo ser mais vantajoso que comprar um zero km financiado.
[Best Cars] Já me ajudou na decisão de compra de 3 carros, que mais posso falar???
[Data de publicação] 8/4/16
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[Nome] Márcio Lobo
[Cidade] São José dos Campos
[Estado] SP
[Versão] GL Hatch
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2008
[Quilometragem atual] 200.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 2
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Como todos os outros comentários, a suspensão é o principal destaque do carro, é um pouco dura, mas nada que incomode. O motor 1.6 flex é na medida para o carro, atende muito bem no transito da cidade e anda bem nas rodovias. A retomada demora um pouco, mas quem quer potência compre um 2.0. O espaço interno é excelente, o carro parece um compacto, mas tem espaço interno muito bom. O consumo é ótimo, em média de 11km/l e 13km/l cidade/estrada com etanol. Com gasolina cheguei a fazer 13km/l na cidade (consumo de 1.0). Coisas que não li e que normalmente ninguém avalia são os faróis, o Focus tem um acerto de feixe de luz muito bom, não preciso de lâmpadas caras para enxergar muito bem a noite. O ruído interno é mínimo, quase não se escuta o motor. As pessoas falam muito de Honda e Toyota, mas meu focus não me deixa na mão. Realizando as revisões corretamente o meu só parou na oficina 2 vezes (olha que está com 230.000 km).
[Principais aspectos negativos] Acho que o porta malas poderia ser maior. Tive um Kadet e o porta malas dele era bem maior do que o do Focus e com praticamente o mesmo tamanho, mas ele atende bem as malas quando viajo. Os faróis que elogiei tem um defeito, as lâmpadas queimam de 8 em 8 meses e para trocar a lâmpada, é necessário retirar o farol, o que dificulta bem o serviço. As peças são mais caras dos que as da VW, GM e Fiat, mas como eu disse, o carro não quebra… A direção é um pouco deslocada para a esquerda e a posição dos pedais (pouca profundidade) me incomodam um pouco.
[Defeitos apresentados] Troquei 3 vezes a mangueira que alimenta o tanque de combustível, no resto apenas o que a revisão manda.
[Comentários adicionais] Excelente Custo x Benefício.
[Best Cars] Para comprar meu carro utilizei muito este espaço da Best Cars e me ajudou muito.
[Data de publicação] 8/5/15
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[Nome] Thiago Costa
[Cidade] Rio Grande
[Estado] RS
[Versão] GL
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2008
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Desempenho surpreendente do aparentemente pacato motor 1.6, principalmente na estrada. Depois dos 3 mil giros, o carro parece que acorda. Motor extremamente elástico, chega-se a velocidades superiores a 120 km/h sem qualquer esforço ou tremedeira. Baixíssimo nível de ruído na cabine, mesmo em altas velocidades. Alto padrão de acabamento, principalmente no painel e nas portas, não bate absolutamente nada mesmo com mais de 80 mil km. Suspensão MUITO confortável e MUITO estável. A fama de fazer curva como trem sobre trilhos não é exagero, em qualquer velocidade. Consumo compatível com o peso do carro e o tamanho do motor. Média de 11,5 km/l na cidade e 14 km/l na estrada plana, sempre com gasolina. Não dá manutenção, apenas o básico (óleo, filtros, fluídos, pastilhas, etc). Excelente custo-benefício nessa faixa de ano.
[Principais aspectos negativos] (1) O torque em baixas rotações não chega a ser ruim, mas é morno. Antes eu tinha um Gol 1.6 Power (motor AP), e era um carro bem mais ágil no trânsito urbano. Acredito que isso se deva em grande parte à diferença de peso entre os dois carros (o Focus é bem mais pesado) e à relação de marchas (mais curta no Gol e mais longa no Focus). Compreensível e comprei consciente do “problema”. É questão de costume. Pois ele é tão confortável que nem dá vontade de ser agitado no trânsito. Como diria o poeta: ele não anda; ele desliza. (2) Os bancos poderiam ter um acabamento melhor e uma ergonomia melhor, com gomos laterais maiores para segurar o corpo nas curvas. (3) Os freios são um pouco subdimensionados para o peso do carro, mas é questão de se acostumar com a dinâmica da frenagem (talvez começar a pisar no pedal um pouquinho antes do que se está acostumado em outros carros); estão longe de comprometer a segurança. (4) Custa a dar manutenção, mas quando dá é bom preparar o bolso, pois as peças (tanto mecânicas quanto de acabamento) são salgadas e geralmente só encontradas em css. (5) A posição da saída do ar-condicionado do motorista, mal projetada. Parece bobagem, mas incomoda, pois congela a mão esquerda ou a barriga, independente da posição que se coloque. Acabo deixando fechado. (6) Alta desvalorização no pós-venda, justamente pela má fama de ser um carro caro de se manter, o que não é verdade.
[Defeitos apresentados] Mangueira do tanque de combustível ressecada quando tinha mais ou menos 20 mil km. Não achei no paralelo, tive que comprar original, que não foi barata (não lembro o preço, mas era um absurdo por 30cm de plástico). Uma vez trocada, não deu mais problema. Uma pequena avaria em componentes da suspensão dianteira, no lado esquerdo, possivelmente por descuido meu ao passar em algum buraco. Apenas isso.
[Concessionárias] Até hoje usei sempre os serviços da Superauto, de Santa Maria/RS. Alto preço pela hora de serviço e atuação mediana. O reparo na suspensão que mencionei acima, feito na última revisão (aos 70 mil km), não ficou 100%, pois ficou um rangido chato sempre que passo em quebra mola. Não compromete o uso, mas é chato. Usaram aditivo errado no sistema de arrefecimento, tive que refazer o serviço fora da css. Não revisaram outros pontos que pedi para serem revisados (principalmente estalos na caixa de direção). Reclamei, mas ficou por isso mesmo. Próxima revisão será em mecânico de confiança.
[Comentários adicionais] 1.0 zero km pelado e caro? Pensa melhor e vai nesse Focus. Encontra um bem conservado, com quilometragem razoável e se case. Não vai se arrepender. Esse modelo foi fabricado até 2009. Não gostei muito do modelo posterior; grande demais, mal acabado e o 1.6 Sigma ficou subdimensionado pro tamanho do veículo. Minha modesta opinião. Este modelo “Mk 1,5” é o melhor carro que já tive.
[Best Cars] Publicação isenta e técnica. A seção Teste do Leitor é a melhor de todo o país, sem dúvida. Best Cars: The Best.
[Data de publicação] 13/2/15
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[Nome] DOUGLAS FARIA
[Cidade] BH
[Estado] MG
[Versão] GLX
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2008
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 2
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 1
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] desempenho, conforto, estabilidade, design, baixa mnt, itens de conveniência, acabamento, silêncio… O carro é espetacular, para o ano. Se comparar com astra, p ex, tem muito mais itens de conforto, desempenho, além de espaço, que o gm. E muito mais barato!!!
[Principais aspectos negativos] falta abs – defeito grave num carro com tal desempenho; rodas dianteiras travam com facilidade.
[Defeitos apresentados] amortecedores traseiros; coxim direito do motor; barulho na embreagem, mangueira do bocal do tanque de combustivel (aliás, defeito crônico do veículo)
[Concessionárias] sobre concessionárias, descobri que a ford dá descontos de até 30% em peças originais, se tiver um cnpj de oficina e, com isto, quase sempre compro peças originais a preço de paralelas das lojas genéricas.
[Comentários adicionais] indico com mérito, para quem quer sair da mesmice dos compactos do mercado. Carro médio tem comportamento dinâmico, desempenho, equipamentos e conforto muito superiores ao dos compactos.
[Best Cars] comprei meu carro lendo as opiniões de donos. Interessante que os defeitos listados como recorrentes em outros focus, tb ocorreram com o meu e, já estava preparado para quando ocorreram; útil até mesmo para não ser enganado por mecânicos mal intencionados.
[Data de publicação] 19/12/14
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[Nome] Wendel de Paula
[Cidade] Goiânia
[Estado] GO
[Versão] Sedan 2.0 GLX Automático
[Ano-modelo] 2007
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Comprei o carro com apenas 25.000km, muito bem conservado. O carro é muito bem acabado, encaixe das peças perfeito, sem qualquer rangido ao rodar, isolamento acústico primoroso, acabamento das portas em couro (mesmo nas versões com banco em tecido). Carro muito confortável e muito estável em curvas(sim, é possível aliar as duas coisas!) A suspensão multilink na traseira é um diferencial do focus, algo que só se encontra em carros de categoria superior. O interior é muito bonito, se comparado com os concorrentes da época, e mesmo com alguns modelos atuais. O desenho exterior é belo (embora sei que há controvérsias, em especial em relação à traseira. Dizem que o sedan é o sucessor do del rey em caretice, mas acho bonito). o desempenho do motor duratec é fantástico. Motor durável, de funcionamento regular, leve e potente. Nunca se pode descuidar da troca preventiva de óleo e filtro, por ser um motor fino, cárter, bloco e cabeçote em alumínio. O carro simplesmente não dá defeito! O câmbio automático de 4 marchas não é um primor, mas graças ao motor o carro corresponde muito bem em ultrapassagens. A transmissão é suave e não dá trancos, que também merece atenção à manutenção (7,5 litros de fluido para transmissão mercon V). O espaço interno para os passageiros de trás está na média. A posição de dirigir é maravilhosa (regulagem da coluna de direção e do banco do motorista em altura). Já dirigi 1.300 km em um dia sem cansaço. Faróis muito bons, porta-malas grande e com dobradiças pantográficas (com amortecedores) que não invadem o local destinado às malas, evitando danos. Quanto ao consumo, não creio que seja tão ruim, pois fica em torno de 6,8 e 7,2 km/l na cidade e entre 11 e 11,7 na estrada (não sou nada lerdo para pisar no acelerador). Enfim, o focus é de fato um carro excelente.
[Principais aspectos negativos] Definitivamente os freios são subdimensionados para o carro na versão glx automática. O modelo Ghia vem com freio a disco nas quatro rodas, o que deveria ter sido feito na versão glx, ao menos no modelo com transmissão automática. É óbvio que um automóvel com 140 cv de potência com câmbio automático exige mais dos freios que o equipado com motor 1.6 rocan e transmissão manual. O carro é muito baixo (embora isso não seja, necessariamente algo negativo), portanto, tem-se que ter cuidado com nossa maravilhosa malha viária, valetas, rampas de calçadas, etc. Fora isso, não vejo outro aspecto negativo do focus sedan.
[Defeitos apresentados] Quando comprei tive que dar manutenção do compressor do ar condicionado. Troca de dois rolamentos, mais filtro de cabine, troca do gás, higienização e mão-de-obra por R$ 700,00. Troca do “burrinho” do freio traseiro esquerdo R$ 35,00). Troca de dois rolamentos da correia de acessórios R$ 50,00. Lâmpada do farol esquerdo queimada R$ 18,00. E o mais caro: troca do calço central do motor R$ 828,00, embora a paralela custasse R$ 300,00 (preferi não arriscar e comprei Motorcraft, genuína). Após uma longa viagem, com muito buraco, um dos rolamentos traseiros começou a roncar, mas ainda não o levei a oficina. No mais, somente manutenção PREVENTIVA.
[Concessionárias] Concessionárias apenas para compra de peças. São atenciosos, educados, mas o preço da mão-de-obra, cobrada por hora de serviço, é irreal. No caso do meu carro, antes de ser meu, a antiga proprietária somente dava manutenção em concessionária Ford (comprovado pelo manual). Quando fui trocar o óleo do carro, constatei que os “mestres” da concessionária haviam rosqueado o bujão do cárter com ferramenta pneumática. Imaginem. Cárter de alumínio, bujão de ferro rosqueado torto… fez-se nova rosca e começou um pequeno vazamento (resolvido sem maiores problemas).
[Comentários adicionais] Quem estiver com vontade de comprar um focus pode comprar sem receio. Carro esperto, confortável, prazeroso ao dirigir. Procure por unidades bem conservadas, cujo proprietário faça manutenções PREVENTIVAS. Observe em especial o câmbio automático. Se estiver com barulhos, dando trancos, demorando a responder ou com o fluido escuro e com odor forte (há uma vareta ao lado direito do motor para verificar o nível), NAO COMPRE! (reparo total em torno de R$ 3.500,00) Esse fluido deve ser trocado a cada 50.000km ou 2 anos. Donos desleixados que não dão manutenção no carro vão tentar lhe empurar o problema. Não pegue problema dos outros, já bastam os seus. O fluido deve estar de cor levemente avermelhada e sem odor forte. Por fim, ele é, sem dúvidas o meio termo entre a maciez exagerada (minha opinião) do corolla e a dureza da suspensão do new civic. Carro muito resistente! Sabem essa história de que: “Ford é carro de manutenção cara”? É verdade, em parte! O carro não dá defeito e se, após 7 anos de uso você tiver que trocar um calço de câmbio por R$ 825,00, acho mais interessante do que ter que trocar de 2 em dois anos, mesmo que seja mais barato. No final das contas, o Ford sai mais barato. Alem disso, meu cunhado tem um Honda Fit e teve que trocar o calço de câmbio do carro, ao custo de R$ 1.300,00. Pergunte a um dono de focus (que o conserve bem e dê manutenção preventiva) o que ele acha do carro. Eu gosto muito e, embora pudesse, não troco o meu nem por um da 3ª geração. Meu pai que comprou um focus sedan 2009, já do modelo posterior, constantemente me diz que o modelo do meu é mais bem acabado e silencioso que o dele. 0 focus é o carro pra quem gosta de carro! Se você gosta, fique a vontade…
[Best Cars Web Site] A melhor ferramenta para quem quer escolher o próximo carro. Eu mesmo já deixei de comprar determinado carro ao consultar a opinião dos proprietários no BCWS. Apesar de comentários apaixonados de alguns donos, sempre tem alguém que lhe dirá a verdade!
[Data de publicação] 12/9/14
—
[Nome] Ricardo
[Cidade] Itatiba
[Estado] SP
[Versão] Guia 2.0 16V Manual
[Ano-modelo] 2005
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] É um carro extremamente seguro, com barras de proteção lateral, cinto 3 pontas para os 5 passageiros, assim como encosto de cabeça para todos. Estrutura com ótima resistência torcional
Estabilidade em curvas IMPRESSIONANTE! Se vc ler qualquer coisa sobre o Focus vai ver algo a respeito, mas não é exagero, o carro anda sobre trilhos. Rolangem mínima da carroceria, aderência dos pneus com o asfalto é surpreendente, graças a suspensão traseira independente.
Freio a disco nas 4 rodas com ABS, além de Air Bag duplo (é um carro do inicio dos anos 2000)
Acabamento interno de 1º, com forração nas portas e braços, assim como painel emborrachado, agradável ao toque. Banco com regulagem elétrica de altura, vidros elétrico nas 4 portas com função um toque para cima/baixo com MEMORIA regulavel e anti-esmagamento. Volante em couro com regulagem de altura e profundidade. Ar Condicionado digital . Farol com regulagem elétrica de altura. Possui inúmeros opcionais, raros hj em dia em carros até 80k
Consumo de combustível surpreendente até 100 km/h. Já fiz médias de 15 km/l na rodovia. Isso graças ao motor mono-combustível (Gasolina) . Motor ? Um show a parte, todo em alumínio, com 147cv e com quase 20 kgfm de torque. Acelera forte acima de 3.000 rpm e chega com saúde aos 6.500 rpm. Atinge velocidade proibitivas muito rápido, além de possuir uma ótima retomada. Isolamento acústico ótimo, tanto vindo do cofre do motor como da carroceria em geral. Espaço interno generoso, mesmo para 5 ocupante. Porta malas muito bom para um Hatch médio. Seguro barato (R$1.100 no meu perfil)
[Principais aspectos negativos] Manutenção ? Fora da realidade, é mais barato manter um Audi A3 Turbo de 180cv!! Peças caríssimas e encontradas em grande parte somente em css, o que agrava o caso. Sempre importo o que preciso e quando possível garimpo o mercado de peças paralelas (com muitas surpresas desagradáveis)
Ex de $$ manutenção ? Coxim hidráulico (Se não quebrou, com certeza vai) ? R$750,00 . Embreagem com atuador ? R$1.500 . Alternador ? R$1.900
Infelizmente nem tudo é uma maravilha, esse modelo possui alguns problemas crônico, vamos aos principais:
– Coxins: Não foram adaptados para nossas ruas lunares e apresentam problemas com frequência. O conjunto é composto de 3 peças, que constituem o apoio tripé (Coxim do Motorista/Passageiro e cambio, tb conhecido como limitador de torção). A troca do Kit com MO ultrapassa os R$2.000. Quando apresentam defeito o carro começa a vibrar MUITO, lembra até as caminhonetes a diesel da década de 80, porém vibra MAIS.
Elétrica ? A Ford possui 3 fornecedores de alternadores(1 bom, 1 ruim e 1 péssimo), como dei sorte, o meu carro estava equipado com o péssimo, o qual não possui PEÇAS DE REPOSIÇÃO! Resultado: Ou eu comprava um novo na css por R$1.900 sem MO ou procurava em um desmanche. Problemas com alternador desse modelo é mais comum do que se pensa, basta entrar em fóruns.
Padrão Ford ? Muitas peças da Ford somente servem na Ford. A furação das rodas por exemplo: 4×108 (a maioria é 4×100) e mesmo que outra marca use essa furação (PSA por exemplo) o Off Set não serve. Alto falantes somente os originais ou adaptados e por ai vai longe.
Som ? Original de péssima qualidade (estamos falando de um carro TOP), mesmo sendo antigo o carro(2005) o aparelho não possui entrada aux, não lê nem mesmo MP3 e como é padrão Ford, o case 2DIN necessita de moldura de adaptação para alterar o som.
Tanque de gasolina ? Um belo dia chego em casa e vejo minha garagem lavada de gasolina….havia rompido a mangueira de respiro do tanque. Preço? Na css R$200…. descobri que é praticamente a mesma da SpaceFox…R$22
Valvula termostática ? Das duas uma: Ou a válvula vai travar aberta/fechada ou vai romper a carcaça metálica dela, no meu caso as 2!! Inicialmente foi a válvula e logo depois a carcaça rompeu, jogando TODA a água do radiador pra fora….felizmente parei a tempo e não houve mais avarias (Cabeçote fica acima de R$5.000)
[Defeitos apresentados] Sim, muitos…..mesmo pela idade avançada gerou gastos não convencionais.
[Concessionárias] Um roubo, péssimo atendimento e funcionários despreparados. Somente em ULTIMO caso.
[Comentários adicionais] É um excelente carro, mesmo com todos os problemas crônicos e preços abusivos de manutenção, ainda sim, é um excelente negocio graças ao seguro barato, consumo baixo, estabilidade e potencia de sobra. Mas não compre enganado, tudo tem seu preço, por isso ele é tão desvalorizado depois de usado, o que o torna um GRANDE negocio para o comprador.
[Best Cars Web Site] Esse canal de comunicação é a referencia para se tomar qualquer decisão na busca por um veiculo novo. Como somente PROPRIETÁRIOS podem tecer relatos, isso garante que teremos a visão real dos donos e não achismos desnecessários. Estão de parabéns!
[Data de publicação] 12/9/14
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[Nome] Karlo André Teixeira Gomez
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[Versão] GLX 2.0
[Ano-modelo] 2007
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] O excelente desempenho, força, ótimo nas retomadas e de um consumo muito bom para essa motorização 2.0 16 V 147 Cv a gasolina, suspensão de segmento superior (ótima estabilidade e acerto da suspensão)e um acabamento interno que desde não fique fechado e exposto ao sol diário como em estacionamentos, pode ter uma maior durabilidade.
[Principais aspectos negativos] O Painel é bem inspirado mas,o rádio original, poderia está melhor integrado ao mesmo, os bancos são bons mas poderia ser daqueles que equipavam nos modelos de 1999 à 2003 de melhor aspecto e na minha versão GLX, já deveria vir com computador de bordo.
[Defeitos apresentados] Sim. Estou com ele a 07 anos e o calço hidráulico que apoia o motor, cedeu um pouco e foi trocada (caro); uma pequena mola que fica localizada no pedal da embreagem quebrou e precisou ser trocada (foi muito caro também); o ar condicionado estava fraco e teve que trocar a válvula do compressor, os suportes de borracha que seguram o pesado escapamento se rasgaram e demorou uns 15 dias para chegarem pela concessionária pois, no paralelo só duraram 03 meses ( mas, as originais duraram mais de 06 anos e portanto, preferi encomendar na Ford); ainda estou com um problema para ser resolvido: O pedal do freio quando estou dirigindo às vezes afunda mais do que o normal e acaba dando susto para o motorista (me parece que é o cilindro mestre)vou ver quanto isto vai custar fazendo pela Ford. De resto fiz a manutenção normal e como cuido ele, está como novo até sua pintura é original e com brilho sem apresentar queimaduras na lataria nem nos faróis.
[Concessionárias] Quando apresenta defeito, eu levo para a concessionária e de resto agora faço a manutenção preventiva como pneus, suspensão, velas, filtros, óleos, fluidos, bateria, limpadores de para-brisa em outros lugares, usando as especificações do fabricante.
[Comentários adicionais] Fiz no Excel uma planilha de manutenção preventiva para não perder os períodos de troca dos diversos componentes do carro e coloco somente gasolina aditivada em posto de confiança. Resultado: Nunca me deixou na mão, nunca enguiçou na rua, não tem nenhuma corrosão, está com o acabamento interno/externo em perfeito estado com tudo funcionando. O carro é muito bem projetado e suas peças são de boa qualidade pois o carro queimou sua primeira lâmpada (do freio) depois de 06 anos, nunca troquei um fusível sequer e uso o carro diariamente sem frescuras.
[Best Cars Web Site] Dirijo outros carros da família e gosto de ler as impressões do pessoal do Best Cars, referindo aos modelos que conheço bem e vejo que eles são muito observadores nos pequenos detalhes e nos grandes que são pertinentes na escolha dos modelos e realmente ajudam as pessoas a escolherem o veículo que possa corresponder suas expectativas. Sendo assim, eu recomendo aos internautas lerem as avaliações dos veículos apresentados no site.
[Data de publicação] 15/8/14
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[Nome] Douglas Dorighello
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] GL 1.6
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Posição de dirigir, uma vez que pode-se ajustar bancos e direção (profundidade e altura) estabilidade, potência do motor 1.6, freios e porta-malas espaço ao levar em consideração que trata-se de um hatch.
[Principais aspectos negativos] O acabamento é bom, mas algumas peças próximas ao botão de acionamento dos vidros elétricos são emborrachadas e descascam o passar do tempo. Peças caras (a título de exemplo, uma calota de 14 polegadas custa mais de R$ 70,00; válvula termostática completa mais de R$ 800,00) e algumas difíceis, principalmente as de acabamento, onde só o concessionário possui.
[Defeitos apresentados] Um problema crônico nos Focus é a mangueira que liga o bocal de combustível ao tanque. a original resseca e custa mais de R$ 150,00. Outro problema do Focus: Defeitos nas travas elétricas. Quando quebra, prepare o bolso. Custa em torno de R$ 400,00 cada. Mas há bons técnicos que a retificam e vendem à base de troca. Tive que trocar a válvula termostática além de peças comuns com o desgaste natural como coxins de motor, pastilhas, discos, correia de alternador.
[Concessionárias] Só para peças. Serviços não utilizo por dois motivos: Não confio na qualidade dos serviços e principalmente na honestidade da maioria. Se cobrassem caro mas trabalhassem bem, vá lá.
[Comentários adicionais] Antes dele tive um Corsa Wind 98 que comprei zero e em 2006 o troquei por um Celta 1.4 e permaneci com ele até comprar o Focus. Comprei com 17.000 km em 2011. Hoje, com quase 70.000 km, não me arrependo de tê-lo. Foi meu melhor carro, sem dúvida. Detesto gambiarra. Carro compra-se de acordo com as suas possibilidades. Não dê um passo maior que a perna se não você se quebra. Por isso que ando pensando em trocá-lo por um Fusion. O bicho pega no câmbio. Carro automático é complicado. Tem que ter bala na agulha.
[Best Cars Web Site] O site é bacana e, principalmente esta sessão. Há muitas opiniões que nos balizam nas escolhas. Quando comprei o Focus não foi diferente. Primeiro vim aqui analisar o que escreveram os donos na época.
[Data de publicação] 17/4/14