[Nome] Marcionei
[Cidade] Rio do Sul
[Estado] SC
[Modelo] Ford Focus
[Versão] SE PLUS
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 2
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 2
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] Carro bonito e confortável. Proporciona prazer em dirigir
[Principais aspectos negativos] Altíssimo consumo na cidade, desgaste precoce das embreagens (que muita gente confunde com problema do câmbio) e pouco espaço interno
[Defeitos apresentados] Carro já fez a substituição das embreagens, buchas hidráulicas das bandejas (que são caríssimas), amortecedores e coxim. Carro também já apresenta problema na boia do tanque não marcando precisamente o combustível no tanque.
[Concessionárias] Boa concessionária. Ruim é a disponibilidade de peças.
[Comentários adicionais] Carro feito para boas estradas. Avalie onde irá rodar para saber se o carro te dará mais prazer ou mais estresse
[Best Cars] Muito informativa
[Data de publicação] 16/4/21
—
—
[Nome] Lucas Baseggio
[Cidade] Estação
[Estado] RS
[Modelo] Ford Focus – geração atual
[Versão] Titanium
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Ótima estabilidade, motor e muito econômico, excelente em retomadas e muito econômico caso o condutor dirigir presando a economia, já fiz média 18.2 km/L numa viagem de 330 km, saindo de Lages-SC a Getúlio Vargas-RS. Conforto excelente para 2 ocupantes. Muito completo, possui algumas funcionalidades ainda ausentes em veículos zero km da mesma categoria. Estrutural do carro excelente, é um tanque de guerra quando comparado com carros populares de maior idade.
[Principais aspectos negativos] Espaço interno pequeno, talvez menor que o meu antigo Onix, pois os bancos do Focus são grandes. Alta desvalorização. Algumas peças do painel são mal encaixadas.
[Defeitos apresentados] Troquei a embreagem 2 vezes na garantia. Mas apenas por precaução pois não cheguei a sentir nenhum sintoma característico. Uma peça de plástico próxima ao freio de mão acabou quebrando por defeito na posição da alavanca do freio de mão.
[Concessionárias] Sempre utilizo durantes as revisões, e foi sempre tranquilo. Apenas algumas vezes entregam o veículo sujo.
[Comentários adicionais] Excelente custo benefício, sendo muito mais barato que veículos zero km atuais, e sendo muito superior em qualidade e tecnologia.
[Best Cars] Melhor site brasileiro da categoria, acompanho a praticamente 15 anos.
[Data de publicação] 10/7/20
—
[Nome] César Ribeiro
[Cidade] Salvador
[Estado] BA
[Modelo] Ford Focus
[Versão] Titanium Plus
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Para mim, é uma máquina. Acho o design dele muito bonito, principalmente com os faróis em xenon. O carro é completo, tem sensor de chuva, farol, estacionamento, frenagem automática, assistente de estacionamento. Os faróis são um show, como às vezes viajo à noite, os xenons direcionais ajudam muito e os faróis auxiliares nas manobras são muito bons. O carro ainda tem teto solar, chave presencial, shift paddles, boa multimídia e um acabamento que considero bom para a categoria. Mas o melhor é o desempenho, anda bem, com boa posição de dirigir ótima e a estabilidade é empolgante. Às vezes você até entra em uma curva mais rápido do que deveria, pois nem sente a velocidade e o carro vai sem reclamar. O conforto também é bom.
[Principais aspectos negativos] Infelizmente, o espaço interno é muito ruim. Antes desse eu tive um Fiesta e o espaço também era sofrível, então já estou acostumado, mas como minha família é pequena (só um filho e a mulher), dá tranquilo, mas a Ford deveria ter melhorado, principalmente o entre eixos. O porta malas também é razoável. Quanto ao consumo, não considero ótimo, mas entendo que está compatível com o desempenho do veículo.
[Defeitos apresentados] Comprei usado (com dois anos de uso) e apresentou um defeito no ar condicionado, algo relacionado ao condensador, que foi rapidamente substituído na garantia. Acabei pegando ainda um ano da garantia (que é de 3 anos no total). O famoso cambio powershift, comigo não apresentou nenhum defeito, pelo contrário, considero o câmbio muito bom, com respostas rápidas e bom acerto com o motor.
[Concessionárias] Gosto muito, utilizo a Revisa daqui de Salvador, com o consultor Bruno. Ótimo profissional, conhece o veículo e a concessionária demonstra bom atendimento, interesse e competência em resolver as demandas dos clientes.
[Comentários adicionais] Foi meu primeiro usado, fiquei bem receoso, mas acho que fiz bom negócio. Comprei já com boa desvalorização, pois foi depois do Focus ter saído de linha. Ainda assim, pelo que vejo o Focus não deve nada aos outros sedãs médios, pecando apenas no espaço interno. Apenas a diversão ao volante, de entrar forte em curvas e brincar com o shift paddle, já valeu o preço. Pena que a Ford desistiu do carro no Brasil. Recomendo a compra.
[Best Cars] A meu ver, o Best Cars é o melhor veículo da imprensa sobre carros. Avaliações técnicas e isentas, colunas bem redigidas e com temas variados. É leitura obrigatória para os amantes de carros! Parabéns a toda a equipe.
[Data de publicação] 7/2/20
—
[Nome] Cesar Augusto De Paiva Pinto
[Cidade] Ipatinga
[Estado] MG
[Modelo] Ford Focus
[Versão] Se plus
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Dirigibilidade, desempenho,robustez
[Principais aspectos negativos] Suspensão um pouco dura e espaço interno ocupantes de tras.
[Defeitos apresentados] Ruído na dianteira do carro oriundo do eletro ventilador. Ja trocado em.garantia e nao.resolvido
[Concessionárias] Atendeu a contento contudo problema de ruido , ja experimentado em duas e não resolvido. Característica do produto. Gera desconforto!!
[Comentários adicionais] Carro foi marginalizado pelo seu cambio. Ja estou no terceiro carro dessa geração e lamento realmente a paralização da oferta desse produto pela ford. Custo benefício imbatível. Tecnologias presente e consolidadas no modelo desde 2014 e agora chegando por exemplo ao Corolla. Carro extremamente prazeroso de conduzir principalmente em estrada.
[Best Cars] Descobri recentemente o conteúdo e fiquei positivamente surpreso com a profundidade das matérias e com a devida fundamentação técnica dos conteúdos. Como engenheiro e apaixonado por carros, ja selecionei o site em favoritos para acompanhamento das novidades/ conteudos.
[Data de publicação] 7/2/20
—
[Nome] Lucas Rafael Benetton
[Cidade] Paranavaí
[Estado] PR
[Modelo] Ford Focus
[Versão] SE HATCH
[Motor] 2.0, 16v
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Design externo e interno atual e bonito; materiais internos de ótima qualidade, como painel em soft touch e bons plásticos; multimídia eficiente; motor injeção direta 178cv de potência com etanol; bom consumo na estrada; suspensão traseira multilink; freios a disco nas quatro rodas; direção elétrica; bom tamanho de porta malas para um hatch; e bom preço.
[Principais aspectos negativos] O carro é pesado para um hatch médio; lag no acelerador eletrônico incomoda; pós-venda ruim e elevada desvalorização; versão SE com poucos itens, sem sensor de estacionamento e sem centralina para subir vidros automaticamente; espaço interno modesto.
[Defeitos apresentados] Até o momento nenhum defeito, apenas revisão anual.
[Concessionárias] Boa para vender carros, para consertar cobram fortunas e não são confiáveis.
[Comentários adicionais] Câmbio automatizado powershift polêmico mas nunca incomodou; lag no acelerador eletrônico resolvido com speedbuster vendido pela concessionária; consumo cidade 5,7 km/l etanol, compatível com o peso e a potência do carro; estrada de 12 km/l etanol sem correr é bom; o preço é inferior a modelos menores, de motores pequenos e de pior acabamento oferecido pela concorrência; a elevada desvalorização é injusta, já que o produto tem design atual, é durável e possui mecânica em geral sem complexidade para manutenção.
[Best Cars] Acompanho o site desde quando eu era adolescente pela riqueza das informações.
[Data de publicação] 29/11/19
—
[Nome] Diego Martin
[Cidade] Campo Largo
[Estado] PR
[Modelo] Ford Focus
[Versão] Focus SE hatch
[Motor] 1.6 16v
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 200.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] O conjunto é muito bem acertado! O motor 1.6 é um pouco fraco, mas é capaz de impulsionar o carro de forma satisfatória e com baixo consumo. A estabilidade em trajetos rodoviários e a posição de dirigir, trazem conforto e prazer ao dirigir.
[Principais aspectos negativos] O espaço interno é restrito, principalmente no banco traseiro. A baixa distância do solo, gera alguns contatos indesejados com as lombadas…
[Defeitos apresentados] Fora os defeitos crônicos, como caixa de direção, que foi substituída 4 vezes, a correia quebrou antes da kilometragem prevista para a troca. Eu cheguei a avisar, na revisão, que o motor começara a fazer um barulho estranho, mas disseram que não era nada. Peguei o carro na revisão e fui viajar a serviço, a correia quebrou… O lado bom é que a transmissão automática nunca me incomodou! Optei pela versão mecânica!!
[Concessionárias] Muito ruim… por vários motivos! Mais cara que as outras redes que utilizo, nuca tem peças de reposição, básicas como palheta de limpador de para brisas… e o pior de tudo é que, quando quebrou a correia e o veículo ainda estava em garantia, eles não cobriram o reparo, que no caso, foi apenas a instalação de uma nova correia.
[Comentários adicionais] Tenho muita dó, do que a Ford Brasil fez com esse carro… Mataram um mito!
[Best Cars] Sempre uma grande parceira do consumidor que quer se manter informado!! Parabéns a toda Equipe!!
[Data de publicação] 1/11/19
—
[Nome] Paulo Mauricio Baccelli Mendes
[Cidade] Barueri
[Estado] SP
[Modelo] Ford Focus
[Versão] SE Plus
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 2
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O carro é fantástico, o desempenho da suspensão e respostas do motor são sensacionais. O câmbio, quando é novo, é surpreendente. O conforto e o prazer ao dirigir estão acima da média de veículos de categoria superior. A central multimídia é outro ponto positivo.
[Principais aspectos negativos] A durabilidade do sistema Powershift. Este é o segundo Focus (o 1º um 2105), e tem o mesmo problema: dura 10 mil km, mesmo com todo o cuidado do mundo. Depois dessa km ele começa a falhar, trepidar, etc.. O sistema todo foi trocado aos 11 mil km e com 16 mil km já começou dar sinais de falhas e desgastes. Muito triste um conjunto desses tão bom ter uma durabilidade tão pequena. Tentei verificar com a Ford uma solução, mas demonstram total falta de interesse. Lamentável, estou vendendo o veículo para trocar em um mais durável. Outro aspecto negativo é o espaço para pernas no banco traseiro, pequeno para adultos.
[Defeitos apresentados] Conjunto do Powershift, aos 10 mil km foi trocado e aos 16 mil km começou a dar problemas novamente.
[Concessionárias] Razoável, acabam levando a culpa que é da Ford pela falta de interesse em resolver os problemas do powershift.
[Comentários adicionais] Excelente conjunto mecânico, sensacional de dirigir, mas 10 mil km de durabilidade (filtro de combustível dura isso), não dá pra aceitar de forma alguma.
[Best Cars] Desde o início, minha principal fonte de consulta antes de comprar um veículo.
[Data de publicação] 11/10/19
—
[Nome] Tiago
[Cidade] Carazinho
[Estado] RS
[Versão] SE manual
[Motor] 1.6 Sigma
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade]
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Acabamento, performance e estilo.
[Principais aspectos negativos] Ausência de sensor de estacionamento na versão SE e espaço interno limitado devido o painel ser acentuado.
[Defeitos apresentados] Nenhum até o momento 40.000km
[Concessionárias] Pós venda fraco.
[Comentários adicionais] Pena ter saído de linha.
[Best Cars] Essencial na escolha de um veículo.
[Data de publicação] 26/7/19
—
[Nome] Vagner F Santos
[Cidade] Campo Limpo Paulista – SP
[Estado] SP
[Versão] SE PLUS
[Motor] 1.6 16V sigma
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] O carro é uma nave. Muito estável em curvas. O nível de tecnologia é alto. Na versão SE Plus, o nível de assistência ao motorista é enorme e existem poucos carros na sua faixa de preço que traz tanta tecnologia embarcada. O cluster de instrumentos é lindo e no ano modelo 2017 e 2018 esta versão vem com a tela de 4.5 polegadas da versão titanium que é um espetáculo. Outra coisa muito interessante é a mídia original Sync 3, o gps nativo do carro por exemplo, além de mostrar o mapa na tela de 8 pol, ainda mostra as direções na tela de 4 pol. do cluster. Ele tem 6 airbags, assistente de partida em rampa, ESP, e mais um monte de sopa de letrinhas. Tem sensor automático de chuva e sensor crepuscular, além de DRL em leds. O motor é o 1.6 sigma 16v, na saída é meio fraco devido o tamanho do carro, mas depois que saiu ele puxa bem. O consumo na cidade a gasolina tem ficado acima de 10 km/l na gasolina, fiz uma viagem de 255 km e a média foi de 15.3 km/l na ida e 14.5 na volta devido alguns trechos congestionados na Rodovia dos Bandeirantes, sempre com o ar ligado. Os bancos são confortáveis e o porta-malas apesar dos seus 316 litros não decepciona pra quem tem família pequena. Uma pena a decisão da Ford em retirar o modelo da linha.
[Principais aspectos negativos] O espaço interno é um pouco comprometido devido o tamanho do painel do carro. Como eu venho de um Sandero, senti bastante diferença, mas já estou me acostumando. O espaço para os ocupantes traseiros não é ruim. Outra coisa que não gostei muito é o engate da marcha ré (o meu é com o câmbio manual), as vezes dá uma raspada no engate, vi no manual que tem que colocar em ponto morto e aguardar 3 segundos pra depois engatar a ré. No restante só alegria.
[Defeitos apresentados] O carro veio sem um pininho que limita a lingueta do cinto de segurança traseiro central, foi necessário trocar todo o cinto. Neste ponto não foi complicado. Outro problema foi o DRL do carro que veio com duas cores, no lado direito veio um DRL com iluminação mais opaca, amarelada e no lado esquerdo a iluminação do outro DRL era branca-azulada. Era preciso trocar um dos faróis. Na concessionária onde comprei o carro, após a reclamação foi me dito que haviam 2 lotes de cor, mas não entendi porque veio um de cada lote no meu. Solicitei a troca. Enrolaram bastante e passaram a bola para a Ford que repassou a bola para a css (Ford Caoa Jabaquara). No final de 3 meses sem solução, levei o carro em outra concessionária perto de casa (Ford Andreta – Jundiaí), trocaram um dos faróis na hora, sem objeção e resolvendo o problema. Agora o carro está com os dois DRL iguais. Não tive outros problemas.
[Concessionárias] Não gostei do pós-venda da css onde comprei o carro, devido o problema citado acima. Já em relação a Andreta Ford Jundiaí, o atendimento foi muito bom, resolveram o problema no mesmo dia e não colocaram obstáculos.
[Comentários adicionais] É espetacular, nunca tive Ford, achei bem tecnológico e o carro realmente segue o slogan: “Ford Focus, um carro pra quem gosta de carro”, É uma pena a decisão da Ford em encerrar um segmento tão importante que é o dos carros médios. Entendo que é uma decisão baseada em tendências mundiais, mas eles têm um ótimo produto. O que queimou a ficha do carro também foi o câmbio powershift, mas no meu caso optei pela versão manual, então estou tranquilo quanto esse problema, pois não o terei. Comprei o carro para ficar muito tempo com ele, pois não sou de trocar muito de carro. Pretendo ficar com ele pelo menos uns 7 anos, pois é um carro que sempre tive vontade de ter. É literalmente uma nave sobre rodas.
[Best Cars] Conheço e sigo o BCWS a mais de 9 anos, é um site imparcial e confiável para se saber sobre o mundo automotivo. Aliás, sou um comentarista ativo da sessão de comentários. Esta coluna “Teste do Leitor” é um show a parte, pois assim sabemos a opinião real dos proprietários e não em motoristas de internet. Também já indiquei e continuo indicando o site pra quem gosta ou quer trocar de carro. Continuem assim, vocês são ótimos.
[Data de publicação] 3/5/19
—
[Nome] Caciano Moreth Navega
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[Versão] Fastbach se plus
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 1
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Achei o carro lindo, amor a primeira vista, excelente custo benefício. Muito bom de dirigir.
[Principais aspectos negativos] Alto consumo na cidade. Câmbio com problemas para um carro 2016. Embreagem patinando. Câmbio trepidando. Vou leva lo dia 06/02/2018 na concessionária para avaliação. Depois disso vou ter a certeza se fiz bom negócio ou não comprando o Focus. Para quem pensa em comprar um Focus automátizado, indico gastar um pouco mais e comprar o fusion. O câmbio não dá problema. O meu Focus não gosta de engarrafamentos, toda vez que pego um, por curto que seja, ele superaquece a transmissão.
[Defeitos apresentados] Transmissão super aquecida. Embreagem patinando. Trepidação ao sair com o carro.
[Comentários adicionais] Carro lindo, porém, com problema gravíssimo.
[Best Cars] Excelente para tirar dúvidas de quem quer comprar um carro.
[Data de publicação] 25/1/19
—
[Nome] Renato Sayão DIas
[Cidade] Brasília
[Estado] DF
[Versão] SE Plus Fastback
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Conjunto câmbio, direção e suspensão trabalham muito bem em conjunto. Motor excelente. Câmbio rápido na troca de marchas, que é imperceptível. Bem equipado e com bom custo benefício. Estilo é um dos pontos fortes. Um dos melhores sedãs do mercado. Bem equipado, veloz, confortável e bonito. Preço de aquisição do semi novo vale muito a pena.
[Principais aspectos negativos] Um pouco apertado para quem vai no banco de trás. Porta malas não é dos maiores.
[Defeitos apresentados] Pequeno barulho no painel, resolvido pela concessionária. Nenhum outro defeito. Câmbio não apresentou qualquer problema, apesar de alguns precedentes de anos anteriores.
[Concessionárias] Sempre fui bem atendido na concessionária SMAFF Ford Asa Norte Brasilia.
[Comentários adicionais] O carro flutua, tão boa é a suspensão. O motor faz o carro andar rápido e de forma silenciosa. Os bancos são excelentes. Carro bem equipado na versão SE PLus: piloto automático, limitador de velocidade, ar dual zone digital, seis air bags, câmera e sensor de ré traseiros, borboletas para troca de marchas no volante, luz diurna de led, iluminação de todos os comandos no interior do carro, inclusive nas portas, porta óculos, entre outros. Muito bem equipado. Como comprei usado, fiz uma ótima compra. Paguei 73 mil em um carro 2017 com 6 mil km de uso, que estava impecável. Só tive que aceitar que o dono anterior tinha colocado friso lateral que não gosto muito, mas também não é nenhum drama.
[Best Cars] Muito bom o site. A seção do leitor é uma boa referência para quem vai comprar um carro.
[Data de publicação] 19/10/18
—
[Nome] Welliton Longo
[Cidade] Maringa
[Estado] PR
[Versão] Se Plus Fastback
[Motor] 2,0 16v
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno]
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio]
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] desempenho, segurança, design, custo benefício
[Principais aspectos negativos] nenhum
[Defeitos apresentados] não
[Concessionárias] tudo ok
[Comentários adicionais] carros sensacional
[Best Cars] formidável esse espaço para falarmos do nosso carro.
[Data de publicação] 21/9/18
—
[Nome] Alberto Castro
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG
[Versão] Sedam Titanium
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] beleza, estilo, segurança e itens de série que carros da mesma classe e ano não existem igual, eu e minha família nos sentimos muito seguros e confortável, eu e minha esposa viajamos com todo o conforto e segurança e meus sobrinhos de tamanhos comum entre 1,60 a 1 ,75 vão dormindo atrás e ninguém reclama. 6 airbags, suspensão independente, abs nas 4 rodas, direção elétrica, ou seja tem muita coisa pra dizer e apesar das críticas quando boto na balança vejo mais benefícios do que malefícios.
[Principais aspectos negativos] o mercado que está ficando muito crítico e negativo com esses problemas do câmbio. Fora isso não vejo mais problemas, estou disposto a encarar o pequeno fato de estar com um carro que tem mais a oferecer do que cobrar.
[Defeitos apresentados] jogo de embreagens – trepidação (trocado sem problemas / atendimento nota 1000); barulho na caixa de direção (trocado sem problemas no mesmo dia do jogo de embreagens).
[Concessionárias] nota 1000 para bh Ford Lourdes (av. Do contorno) a equipe de lá é a melhor de bh.
[Comentários adicionais] show – show – show já é o terceiro focus e não abro mão, mesmo sabendo dos pontos negativos, pois o restante é bem superior aos concorrentes.
[Best Cars] muito bem preparado bacana a ideia.
[Data de publicação] 29/6/18
—
[Nome] Paulo Becker
[Cidade] Porto Alegre
[Estado] RS
[Versão] Titanium Plus Hatch
[Motor] 2.0 Direct Flex
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] Sem dúvidas o principal aspecto positivo é também um dos mais subjetivos – acho o carro muito bonito, ainda mais na cor azul aurora. Há de se ressaltar também o conforto para quem vai nos bancos da frente, principalmente para o motorista que se vê envolto em uma espécie de “cockpit”. Na estrada ele é econômico, chegando a fazer até 15 km/l (gasolina) andando entre 100 e 120 km/h. Se você não tem pressa, consegue passar dos 20 km/l mantendo 80 km/h no cruise control.
[Principais aspectos negativos] O consumo urbano é o que mais me incomoda, dificilmente consigo fazer mais do que 7 km/l com trânsito médio (na gasolina!), e em congestionamentos, cai para 5. A qualidade de acabamento não é condizente com o preço do carro, e a quantidade de barulhinhos internos (que as concessionárias não conseguem resolver) incomoda bastante. Por fim, o espaço interno para quem vai atrás é inexistente.
[Defeitos apresentados] Nenhum defeito até os atuais 26 mil km.
[Concessionárias] Fiz todas as revisões até agora e fui muito bem atendido. Como o carro não apresentou defeito, não posso emitir opinião mais aprofundada.
[Comentários adicionais] O câmbio automatizado de dupla embreagem tem aspectos positivos e negativos. Embora o meu não tenha apresentado defeito, as trocas não são tão rápidas quanto nos câmbios DSG, e o tempo de resposta ao comando de troca também é muito alto – leva mais de um segundo entre você apertar a borboleta e a marcha ser trocada. Por esse motivo, não recomendo o carro a quem procura uma direção mais esportiva. Seria outra história se a Ford desse a opção de um câmbio manual de 6 marchas nesse carro…
[Best Cars] BCWS é o site de referência para automóveis no Brasil! Continuem sempre assim.
[Data de publicação] 9/2/18
—
[Nome] Eric L
[Cidade] Brasília
[Estado] DF
[Versão] Fastback Titanium Plus
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Desempenho excelente, proporciona muito conforto e segurança nas ultrapassagens nas estradas. Sistema de estacionamento automático ajuda muito no dia a dia. Carro com melhor dirigibilidade que já experimentei. Suspensão excepcional, alia conforto com esportividade.
[Principais aspectos negativos] O porta-malas é grande se comparado a carros de outras categorias, como SUV e hatches. No entanto, é pequeno se comparado aos sedans. Ponto negativo realmente é o espaço traseiro, acomoda adultos de forma apertada no banco de trás, se comparado a outros sedans.
[Defeitos apresentados] Nada.
[Concessionárias] Gosto muito da rede. Utilizei serviços de várias concessionárias em BH e Brasília e não tenho do que me queixar.
[Comentários adicionais] Muito satisfeito com a compra. Arranca elogios dos conhecidos.
[Best Cars] Melhor site sobre carros. As matérias são bastante aprofundadas e técnicas e a análise subjetiva é bem demarcada.
[Data de publicação] 26/1/18
—
[Nome] Mauricio
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR
[Versão] SE Powershift
[Motor] 2,0 16V
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] Motor é sensacional. Ótimo na cidade, pois não é um beberrão mesmo sendo um cavalo. Na estrada manteria velocidade de cruzeiro, isto é, com um leve toque no pedal de 140kph fácil, embora isso não seja possível devido à legislação. O câmbio, depois da atualização e troca da embreagem para versão 2, ficou sensacional, show de bola. Une conforto, desempenho, e economia. O estilo é lindo, mesmo não sendo a última versão. Acho que no modelo 2016 as lanternas ficaram pequenas demais.
[Principais aspectos negativos] Todos sabem que o espaço no banco traseiro é um ponto fraco. Na versão SE 2015, poderia haver uma melhor utilização para a telinha de 5 polegadas, afinal ela tem alta resolução. Caberia câmera de ré, navegador… somente dizer nome de músicas é muito pouco valor para a tela. O que falta neste modelo mais antigo (e que foi resolvido no modelo 2016) é um mais tela e multimidia.
[Defeitos apresentados] O famoso câmbio Powershift…. sim, apresentou todos os problemas que as pessoas comentam: trepidações, trocas estranhas com trancos e solavancos. Dava vergonha. Dentro da garantia, reclamei do cambio na revisão dos 20k. Diagnosticaram e fizeram 2 coisas: 1. Atualização do SW do cambio – por incrível que pareça, isso já resolveu 90% dos problemas! Que mancada não terem os carros com SW atualizado em cada revisão, esperar o dono reclamar é tiro no pé. 2. Troca da embreagem, que não foi feita ao mesmo tempo que a atualização do SW porque levou 90 dias para chegar. Desde então já rodei uns 10k, o câmbio está ótimo. Claro, sempre há aquela dúvida com relação a sua durabilidade, mas isso só o tempo dirá. Em mais alguns meses termina a garantia de 3 anos do meu carro. Aparentemente a garantia estendida do Powershit não se aplica para meu carro (modelo 2015).
[Concessionárias] Já usei 2 na minha cidade. Não me encantam. Mas por enquanto, não deixaram nenhum furo. Só acho que, devido ao tema do update do SW que eu comentei antes ter melhorado tanto o comportamento do câmbio, porque a Ford não colocou isso como item obrigatório para todos os carros que passassem por uma revisão? Na revisão de 10k (nesta ocasião ele já dava uns sinais estranhos, principalmente os trancos em trocas) ele já poderia ter sido atualizado e amenizado muito o problema, provavelmente eu nem teria reclamado na de 20k.
[Comentários adicionais] Concordo com o slogam – Carro para quem gosta de carro. Não tenho plano de trocá-lo.
[Best Cars] Muito obrigado por ajudar tantos leitores que seguem a coluna, como eu, há tantos e tantos anos.
[Data de publicação] 15/12/17
—
[Nome] Andre
[Cidade] Brasilia
[Estado] DF
[Versão] SE PLUS fastback
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Perfil esportivo e elegante. Motor e paddle shift.
[Principais aspectos negativos] Espaço banco traseiro e falta de apoio de braço para o motorista.
[Defeitos apresentados] Problema de trepidação na embreagem, trocada na garantia. Após o serviço o carro ficou com resposta mais rápida e mais econômico.
[Concessionárias] Não tive problemas com a minha, sempre bem atendido.
[Comentários adicionais] Numa colisão traseira, foi preciso trocar o parachoques e tive que aguardar quase 02 meses para chegar a peça.
[Best Cars] Sempre leio as reportagens para me auxiliar na próxima compra.
[Data de publicação] 15/12/17
—
[Nome] Paulo Mendes
[Cidade] Barueri
[Estado] SP
[Versão] SE Plus
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O veículo traz prazer em dirigir: muita estabilidade sem comprometer o conforto e resposta rápida do conjunto motor/câmbio.
[Principais aspectos negativos] O espaço no banco traseiro é muito restrito para pessoas mais altas e incompatível para 5 ocupantes. O acabamento poderia ser mais bem cuidado.
[Defeitos apresentados] O powershift deu problema aos 12 mil km, sendo trocado pela autorizada e nunca mais apresentou qualquer problema.
[Concessionárias] Faço revisões sempre na Ford MIX: pessoal atencioso e comprometido com o cliente.
[Comentários adicionais] Excelente veículo, o câmbio responde muito bem e o motor é dez, potente e econômico. A posição de dirigir é esportiva sem perder conforto, o que torna a condução extremamente prazerosa. A suspensão dianteira tende a se tornar ruidosa com o tempo e merecia receber atenção da fabricante.
[Best Cars] Sou fã de carteirinha desde sua criação, excelente fonte de consulta. Parabéns pelo ótimo trabalho !
[Data de publicação] 17/11/17
—
[Nome] Paulo Sergio Colici
[Cidade] Mogi Guaçu
[Estado] SP
[Versão] Titanium
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência]
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O excelente desempenho e o visual que muito agressivo. Os instrumentos painel, multimídia e todos acessórios. Eu adoro dirigir o carro, e pretendo continuar com a marca Ford.
[Principais aspectos negativos] Gostaria que a versão titanium fosse equipado com uma roda mais esportiva. Queria também que a lanterna traseira fosse equipada com lâmpadas de led.
[Defeitos apresentados] Nao tive problemas no atual. Eu tinha um anterior na versão se que apresentou problema no câmbio mas foi resolvida na concessionária sem dor de cabeça e sem custo e o carro ficou perfeito.
[Concessionárias] Excelente, ótimo atendimento em destaque a Divem localizada em Mogi Mirim SP.
[Comentários adicionais] Acho que deveriam fazer um teste drive, tenho certeza que vão se surpreender. É carro executivo e ao mesmo tempo esportivo, com 180 cv deixa muitos carro da sua categoria para trás. Sem dizer que muito lindo agressivo
[Best Cars] Meu best car pra mim é o Ford Focus / Fusion e Edge. Padrão americano.
[Data de publicação] 17/11/17
—
[Nome] Eduardo Goncalves
[Cidade] Catalão
[Estado] GO
[Versão] Ford Focus Sedan Titanium Powershift
[Motor] 2.0 Duratec
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Segurança: boas notas no LatinNCap, 6AB, Controles de Estabilidade e Tração, Sensores de Estacionamento, Isofix, Farol regulável, Limitador de Velocidade, Piloto Automático / Controle de Cruzeiro, Comandos por Voz. Dirigibilidade: bom equilíbrio entre estabilidade invejável e maciez confortável, direção direta, o motorista tem muito controle sobre o carro, ótimo em estradas e curvas (fama). Tecnologia: Vários itens de comodidade, como Sensor de Chuva, Sensor Crepuscular, Monitoramento de Pressão dos Pneus, Partida por Botão, Abertura de Portas por Sensor Presencial, Ar Condicionado Digital de Dual Zone, Retrovisor Fotocrômico, Comandos no Voltante, Sync II. Desempenho: motor aspirado mais potente do mercado (178cv), motor confiável, mudanças de marcha rápidas e suaves, segurança em ultrapassagens. Economia: ligeiramente mais econômico com gasolina, chegando a fazer em torno de 10km/l em cidade, na estrada pode fazer 18km/l andando a 90-100km/h mas faz 15km/l sem muito esforço, puxando mais tem uma média 13.5-14.5km/l. Ergonomia: comandos do painel próximos das mãos e feitos de bons materiais, Central Multimidia grande e em posição elevada, bancos dianteiros firmes e confortáveis, bancos traseiros rebatíeis com fundo plano. Central Multimidia: grande, bons gráficos, não é lerda, entradas USBs, CD player, som SONY com 9 auto-falantes, bom GPS, comandos de voz muito úteis (“Ligar para Fulano”, “Estou com Fome”, “Onde Estou?”, “Destino Endereço”, leitura de SMS, templates de SMS). Acabamento. Custo/Beneficio. Estilo.
[Principais aspectos negativos] Espaço Interno: especialmente no banco traseiro, é menor ao dos concorrentes diretos. Isofix rouba espaço do banco dianteiro. Faço a ressalva que o espaço do porta-malas não é ruim, mas o acesso poderia ser melhor e as alças atrapalham um pouco.
[Defeitos apresentados] Pintura da Roda (diamantada) descascou. Mola da alça do Porta-malas soltou-se de um lado e a tampa não se segurava. Pintura pouco resistente.
[Concessionárias] Já usei três concessionárias da rede (SP, MG, GO) e todas tiveram atendimento a contento, desde a compra até revisões e solução de problemas de última hora. Mas conheço quem tenha tido problemas com peças de reposição, que demoraram a chegar.
[Comentários adicionais] Carro refinado, muito bem-sucedido e elogiado no continente europeu, adorado pelos britânicos que adoram dirigir. O ponto mais criticado deste modelo é a transmissão de dupla embreagem, mas eu nunca tive nenhum problema e gosto bastante do funcionamento do câmbio (talvez por estar acostumado ao funcionamento dos câmbios manuais, talvez por rodar bastante em estradas). Espero que continue sem surpresas, quero ficar com ele muito tempo. O carro, após 3 anos de uso, continua como novo.
Sugestões: Porta-malas poderia abrir com o vidro traseiro (lift-back, Sedan 5 portas), como nos Mondeos. Poderia ter versão 2.0 Ecoboost para concorrer com Jetta 2.0TSI. Falta Saída de Ar no banco traseiro; Falta rebatimento elétrico de retrovisores; Falta aviso de ponto cego;
Reclamações: A suspensão é muito boa mas os pneus transmitem sonoridade. Falta atualização do GPS; Falta atualização para Chamade de Emergência (SAMU).
[Best Cars] Simplesmente o veículo de comunicação do ramo automotivo mais isento, sério e confiável do país. Assim como meu Focus, o BCWS é o veículo para quem gosta de carros.
[Data de publicação] 28/7/17
—
[Nome] Acácio Carvalho de Oliveira
[Cidade] Conselheiro Lafaiete
[Estado] MG
[Versão] Ford Focus Fastback Titanium Powershift
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] A estabilidade do carro é impressionante (já tive outro Focus). O considero muito bonito (cinza Ubatuba). O câmbio powershift apesar da má fama, no meu carro funciona espetacularmente, é mais rápido que o mecânico para avançar e utilizo as borboletas para reduzir (freio-motor). O torque proporciona acelerações que dão confiança em ultrapassagens em estradas de mão dupla. O Ford Sinc funciona muito bem, o painel é bonito e o GPS eficiente e fácil de utilizar.
[Principais aspectos negativos] O acabamento das portas é de plástico duro, diferente do painel. O espaço interno é ruim para 5 adultos e mesmo para 4 adultos deixa a desejar. O porta-malas, apesar do bom volume tem o acesso muito ruim. O atual modelo substituiu as dobradiças pantográficas por dobradiças comuns, o que na minha opinião empobreceu o carro.
[Defeitos apresentados] Após a revisão de 10.000 Km achei que o consumo aumentou. Levei à concessionária para reprogramar e vou aguardar. Tem um ponto em Belo Horizonte que sempre que passo o Ford Sync apaga por alguns minutos, depois volta a funcionar normalmente. Vou na concessionária, rastreiam, mas não identificam nenhuma anormalidade. Acho que é interferência de sinal.
[Concessionárias] Em minha cidade sou bem atendido na concessionária Ford. Talvez por já ser o 4º veículo Ford que possuo (3 adquiridos lá). Mas não tenho do que reclamar, até então.
[Comentários adicionais] É carro pra quem gosta de dirigir.
[Best Cars] Excelente Site. Adoro os textos do Nasser e acho essa avaliação importante, porque mostra a real opinião dos proprietários e não os “chutes dos pseudo entendidos”.
[Data de publicação] 5/5/17
—
[Nome] Nogueira Marmontel
[Cidade] Pouso Alegre
[Estado] MG
[Versão] Titaniun Plus Hatch
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Desenho muito bonito, boa posição de dirigir. Existem veículos vendidos por R$ 50 mil a mais com menos equipamentos que o Focus. Pelo que sei, o Cruze é o único que oferece algo equivalente por um preço semelhante. Motor econômico. Em medição “posto a posto”, obtive média superior a 13 km/l com gasolina (informo que tenho o pé leve). Os faróis são ótimos. A qualidade do som é muito boa, bem melhor que meu Focus anterior, modelo 2012.
[Principais aspectos negativos] Aspectos negativos: O tanque de combustível deveria ser maior, para permitir menos visitas aos postos. Gostaria também que fosse mais macio. Já tive um Focus 2012 e era bem mais confortável. Acredito que isso se deva à rodas com aro 17”. O sistema de som não reproduz todas as pastas continuamente e o procedimento para mudar é bem chatinho, exigindo que se use vários níveis de menus, ou por comando de voz (a “moça” raramente me entende). Meu Focus anterior tinha a função de execução contínua de todas as faixas. Os que vão atrás têm pouco espaço para as pernas. Lembra o Chevette. E o acabamento interno seria bom, se fosse um carro popular.
[Defeitos apresentados] Nenhum
[Concessionárias] Em minha cidade, posso dizer que o atendimento da autorizada Ford é bom, sem ser ótimo. Mas isso, com base nos dois Ford que tive anteriormente, já que o atual ainda não chegou no momento da revisão.
[Comentários adicionais] Comprei o carro há menos de 3 meses antes de postar esta avaliação e, portanto, não o testei suficientemente para poder avaliar itens relativos ao longo convívio, como o desgaste de componentes, qualidade geral e certos tipos de problemas. Dependendo do que vier a acontecer, volto a postar aqui. Um problema que não tive e espero não vir a ter é a famosa vibração causada pela transmissão automatizada. Vi na Internet notas da Ford, informando que o problema foi solucionado a partir dos modelos fabricados após 2014. Espero que seja verdade… Se este mesmo carro fosse fabricado pela Toyota, com o mesmo preço e mesmos equipamentos, acredito que seria o melhor carro do Brasil. Infelizmente quem o faz é a Ford.
[Best Cars] É minha mais confiável referência, desde antes de eu comprar meu primeiro carro, em 2002.
[Data de publicação] 7/4/17
—
[Nome] Célio Ferreira de Sousa
[Cidade] Fortaleza
[Estado] CE
[Versão] Fastback Titanium Plus
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] O carro é ótimo de dirigir, confortável, equilibrado, econômico, bem equipado. Me sinto seguro, sem medo de entrar numa curva, sabendo que o carro é confiável.
[Principais aspectos negativos] Já levei alguns sustos com o acionamento automático dos freios. ele tem o dispositivo que aciona os freios abaixo de 50 km/h. Acho estranho o acionamento sem nenhuma informação prévia.
[Defeitos apresentados] Farol baixo e alto é praticamente a mesma coisa. Levei numa concessionária e a informação é que não há nada de errado com o carro.
[Concessionárias] Fracas na qualificação técnica. Algumas pessoas têm até boa intenção. O atendimento/tratamento é burocrático. Não existe alguém interessado em se aprofundar nos problemas. Para o problema relatado acima, terei que procurar outras concessionárias.
[Comentários adicionais] O carro é ótimo.
[Best Cars] Excelente forma de permitir que os donos de veículos opinem sobre os seus carros.
[Data de publicação] 27/1/17
—
[Nome] Alexandre C. Baldini
[Cidade] Indaiatuba
[Estado] SP
[Versão] Fastback Titanium
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Design, força do motor, tecnologia embarcada, conforto
[Principais aspectos negativos] Pouco espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, tenho apenas 1,65 mas conforme ajusto o banco a cadeirinha de minha filha quase pega.
[Defeitos apresentados] Alerta de aquecimento no câmbio (transmissão) ao dar marcha ré em uma rampa mais acentuada. Encaixe falho da moldura do farol de milha
[Concessionárias] Até o presente momento o atendimento foi nota 10.
[Comentários adicionais] Preocupa muito o número de queixas sobre o câmbio. O carro é campão de vendas na Europa e podia ser uma ótima opção no mercado brasileiro com um posicionamento de preço mais adequado.
[Data de publicação] 27/1/17
—
[Nome] Tiago Giacomel
[Cidade] Toledo/PR
[Estado] PR
[Versão] Titanium 2.0
[Motor] 2,0 16V
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Motorzão, por ser um 2.0L aspirado faz frente aos motores turbo. Focus 2.0 anda muito e gasta pouco. Outro ponto forte é a suspensão (multlink), pessoal que comenta que suspensão de eixo rigido ou semi-independente não tem diferença para multilink é porque não andou de Focus, mérito aos engenheiros acertaram de novo. Sobre o câmbio, até o momento esta operando muito bem, combina muito bem com o motor. Vale ressaltar que as borboletas atras do volante era o que faltava para uma tocada mais forte, muito bom!
[Principais aspectos negativos] Esse é o meu terceiro Focus, até momento não achei nenhum aspecto negativo. Apenas melhorias que na minha opinião são importantes, como melhor capricho na montagem do veículo.
[Defeitos apresentados] Tive que trocar amortecedor dianteiro direito, estourou. Mas não culpo defeito na peça, culpo defeito das nossas estradas.
[Concessionárias] Tenho um bom relacionamento com “minha” concessionaria. Conheço os vendedores e mecânicos, sei que todos farão o melhor para atender, como vem sendo pois é o sexto carro da Ford que compro.
[Comentários adicionais] As fabricas da Ford do Brasil e Argentina devem melhorar o controle de qualidade na montagem e alinhamentos. Eu como consumidor percebo algumas faltas de capricho na montagem, de certa forma sou “leigo”. Imagine quem é o responsável pela qualidade na montadora, esse cara é o especialista, este sim deve se aperfeiçoar.
[Best Cars] Muito bacana este espaço que o site oferece para os leitores, continuem inovando, parabéns!
[Data de publicação] 13/1/17
—
[Nome] Maurício Pacheco Terence
[Cidade] São Carlos
[Estado] SP
[Versão] SE
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Design, suspensão, equilíbrio condução, segurança, consumo
[Principais aspectos negativos] Um pouco baixo de mais, acaba raspando nas valetas, desempenho um pouco a desejar
[Defeitos apresentados] Não apresentou defeitos até o momento
[Concessionárias] O problema é a empurroterapia, onde sempre querem vender s peças/serviços desnecessários.
[Comentários adicionais] Tive a 2a. geração (2011) e o carro já era muito bom. Nessa 3a. geração, a coisa melhorou muito (conforto, espaço interno e bagagem e potência). E estou falando do 1.6. Imagina o 2.o… Pena que o setor de médios hatch esteja declinando.
[Best Cars] O site + fidedigno do mercado nacional!
—
[Nome] M. Sant Anna S.
[Cidade] Taubaté
[Estado] SP
[Versão] 2.0 SE Plus
[Motor] 2.0 16V GDI
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Direção, estabilidade, aceleração, posição de guiar e equipamentos.
[Principais aspectos negativos] A rede de concessionária Ford e seus atendentes. Salvo uma exceção em Pindamonhangaba, cidade vizinha. Ótima concessionária.
[Defeitos apresentados] Bomba de alta apresentou problemas. Inicialmente, pensei que fosse o câmbio. Fui à concessionária (SUPER Incompetente) reclamando do câmbio. Após andar no carro, o técnico disse que era problema no câmbio. A atendente então, com toda sua arrogância e prepotência, queria que eu assinasse um termo autorizando a abertura no câmbio, pela qual eu seria responsável. Neguei e fui à concessionária da cidade vizinha. Na hora, o consultor deu o crivo: teu câmbio está perfeito, mas existe uma peça que se chama bomba de alta, que dá trancos violentos em trocas de marcas e, até mesmo, suspende a aceleração do carro, que parece amarrado. Em 1 semana, a tal peça, importada do Japão, chegou e foi trocada na garantia.
[Concessionárias] Estive em dois grupos grandes e foi péssima. Em uma pequena, ótima.
[Best Cars] Este site é excelente.
[Data de publicação] 2/12/16
—
[Nome] Francisco Peres Justino
[Cidade] Alambari
[Estado] SP
[Versão] Fastback Titanium
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Carro com tecnologia embarcada muito boa, estilo atual, consumo bom ao meu ver, já consegui 16km/l com gasolina aditivada, rodando a 110km/h, estabilidade ótima , cambio por enquanto sem problemas .
[Principais aspectos negativos] Principal defeito espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, e falta do um Sub para o som.
[Defeitos apresentados] Defeito apresentado no vidro na porta do motorista faz um “chiado” ao subir e descer, não resolvido na revisão, um estalo nas pinças de freio ao primeiro movimento apos longo período parado, dito como normal pela ccs, somente estes até agora.
[Concessionárias] Somente uma revisão feita resolveram parcialmente os problemas.
[Best Cars] Sempre uso nas decisões de compra os teste de leitor.
[Data de publicação] 18/11/16
—
[Nome] Attila Ribeiro
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[Versão] Fastbach SE Plus
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O custo x benefício é ótimo. Pelo que paguei tenho um carro que compete com carros bem mais caros. Estou muito satisfeito.
[Principais aspectos negativos] Não sou apaixonado por câmbio automático. Quando quero fazer uma retomada, ele dá uma patinada e perco um pouco de dinamismo. Ainda prefiro o câmbio manual.
[Defeitos apresentados] Estou com ele há 3 meses e não apresentou nenhum problema.
[Concessionárias] Já levei o carro para a revisão de 5.000Km. Hora marcada, atendimento no horário e serviço ultra rápido. Tudo perfeito.
[Comentários adicionais] Hoje com 6.000Km e 3 meses de uso eu compraria o carro novamente. Talvez o Titanium.
[Best Cars] Estes comparativos são ótimos para os detalhistas que analisam vários detalhes dos carros para chegarem a uma conclusão sobre um carro. Para quem escolhe por valor ou marca ou taxas ou tamanho, um simples fator decisivo, não perdem tempo lendo uma matéria tão longa. Agora, os fanáticos respondem até pesquisa de satisfação.
[Data de publicação] 18/11/16
—
[Nome] Luiz Eduardo
[Cidade] Brasília
[Estado] DF
[Versão] Fastback Titanium Plus
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] No quesito tecnologia, segurança, acessórios é imbatível. O consumo é muito bom, faz 12,5 Km/L com gasolina. Posição perfeita para dirigir, assim como a posição dos instrumentos e controles. O som é muito bom, mas falta o subwoofer que vem nas versões americana, e colombiana por exemplo.
[Principais aspectos negativos] Espaço no banco traseiro ridículo, não é carro de família. Acabamento aparenta ser bom, mas possui vários desníveis nos encaixes das peças, e é plástico duro nas portas, enquanto no painel é o “soft touch”. A saída de ar para os bancos traseiros é feita pelo chão, só ventila os pés (sem noção isso). Não possuí descanso para o pé esquerdo (ridículo a falta desse item em um carro automático. Outro aspecto é não ter o sistema star-stop num carro de R$100000,00, coisa que o Uno possui, e não ter também o piloto automático adaptativo (ACC).
[Defeitos apresentados] Ao sair da autorizada já percebi vários problemas no acabamento, que tiveram que trocar a parte interna da porta do motorista, a capa do freio de mão, e a seta no retrovisor que já veio com água dentro (estou esperando essa peça a quase 1 ano, absurdo). Perto dos 10000 Km apareceu um ruído e aspereza na direção e tiveram que trocar a caixa de direção, quando sai da autorizada após esse serviço, apareceu um ruído na suspensão, e tiveram que trocar a bieleta (creio que foi por causa do serviço do mecânico “bem preparado”).
[Concessionárias] O atendimento na autorizada foi sempre muito bom, sempre dispostos a resolver o problema sem enrolação, e as peças que infelizmente já tive que trocar chegaram rapidamente, entre 1 e 2 semanas.
[Comentários adicionais] O câmbio privilegia o conforto e a economia, mas ao colocar no modo sport o comportamento muda, a troca de marchar se tornam mais rápidas e o câmbio faz reduções também, o problema é que mesmo no modo manual o cambio troca as marchas mesmo sem ter atingido o pico de rotação, o que faz que ao trocar a marcha manualmente perto do limite de rotação o carro troca sozinho também, fazendo as vezes a passagem de 2 marchas, atrapalhando muito a direção numa tocada esportiva, então recomento não usar o modo manual, a não ser para reduções na aproximação de semáforos por exemplo.
[Data de publicação] 17/6/16
—
[Nome] Daniel
[Cidade] Foz do Iguaçu
[Estado] PR
[Versão] Focus Titanium Fastback
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Dirigibilidade, direção imediata muito bem calibrada, força do motor, suspensão nota 10, excelente multimídia com som de muito boa qualidade. O câmbio também é bom, apenas um pouco mais lento que o DSG da VW, mas funciona muito bem e melhor que os automáticos tradicionais.
[Principais aspectos negativos] Espaço interno (banco traseiro), consumo elevado.
[Defeitos apresentados] Sem defeitos.
[Comentários adicionais] É um carro acima da média, com uma proposta direcionada a quem gosta de dirigir. Neste quesito perde apenas para o jetta tsi, porém o pacote tecnológico embarcado e a diferença de preço compensam, na minha opinião, a opção pelo Ford focus. Acho uma pena a Ford ter falhado com a embreagem dos primeiros carros desse novo focus, manchando a imagem de um belo produto.
[Best Cars] Gosto de acompanhar o teste do leitor para ver o que realmente ocorre no pós venda e para ter opiniões mais sinceras sobre carros.
[Data de publicação] 6/5/16
—
[Nome] Alex B
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[Versão] SE Plus 2.0 Hatch
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Acho o carro muito bonito e esportivo, melhorou bastante com a atualização feita para a linha 2016. Como é tradição no Focus, o ponto alto é a excelente dirigibilidade. A suspensão multilink traseira merece destaque: poucos carros conseguem combinar tão bem estabilidade e conforto. Especialmente depois que o Golf nacionalizado passou a ter uma suspensão mais simples, esse é um ponto a ser destacado. O motor 2.0 proporciona excelente desempenho, as acelerações são ótimas e o carro transmite muita confiança o tempo todo. Tive anteriormente um Focus 2.0 2012 e a melhora no modelo novo, que adota injeção direta, é bastante sensível. Apesar da má fama do câmbio Powershift, até aqui (destaque-se, porém, que o carro tem apenas 3.800 km) não tenho queixas, funciona muito bem.
Em relação ao meu Focus anterior, há também uma melhora sensível no acabamento interno. Os revestimentos são de boa qualidade e o painel é bem bonito. O sistema de som tem boa qualidade, a conexão bluetooth funciona bem. Gosto bastante e uso o sistema de comando por voz, que permite fazer chamadas, mudar estação ou escolher uma música sem usar as mãos. É super útil. Por fim, mas não menos importante, destaco que o carro tem excelente desempenho nos crash tests, tendo obtido 5 estrelas no Latin Ncap
[Principais aspectos negativos] Nessa versão o carro tem 4 airbags, o que é bastante razoável. Ainda assim, o Focus americano tem pelo menos 8, mesmo nas versões mais baratas. O espaço no banco traseiro é limitado, pessoas altas não encontrarão conforto ideal. Embora tenha havido uma melhora no acabamento na geração atual, o Golf ainda é bem melhor nesse quesito. O sistema multimedia nessa versão SE Plus é simples, não dispondo, por exemplo, de espelhamento de celulares, já disponível em diversos carros não tão caros. Embora o motor proporcione bom desempenho, na Europa está disponível o 1.5 turbo Ecoboost, que oferece mais torque em baixa rotação e menor consumo.
[Defeitos apresentados] O banco do motorista apresenta um leve, porém irritante, rangido em determinadas situações. Pedi que esse ponto fosse corrigido na revisão de 6 meses, mas o carro voltou com o mesmo defeito.
[Concessionárias] No Rio, a rede de concessionárias é bastante limitada, não há mais nenhuma opção disponível na zona sul e apenas uma no Centro, a Besouro. Nela o atendimento é ruim, por vezes é difícil marcar revisão e o atendimento é pouco atencioso e nada pontual. Como eu disse, pedi que fosse verificado o problema no banco, mas o defeito não foi corrigido. No todo, a rede de concessionárias me parece bem fraca. É uma pena, porque o carro realmente é ótimo.
[Best Cars] Acho que o site tem matérias muito interessantes e esta seção em particular me parece ser muito útil.
[Data de publicação] 6/5/16
—
[Nome] Carlos Budel Lovatto
[Cidade] Alegrete
[Estado] RS
[Versão] SE PLUS SEDAN
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 1
[Freios] [freo]
[Suspensão] 1
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Bom motor e baixo consumo.
[Principais aspectos negativos] Barulho insuportável na suspensão, caixa de direção, cambio, portas e painel. Cambio engasgando.
[Defeitos apresentados] Caixa de direção foi trocada e ficou ainda pior, já era ruim.
[Comentários adicionais] Estou decepcionado com o carro, arrependido. na minha opinião o pior focus já fabricado dos modelos anteriores.
[Data de publicação] 17/7/15
—
[Nome] Walter Brandstetter Jr.
[Cidade] Goiania
[Estado] GO
[Versão] Titanium Hatch
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 25.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Estilo, design, motor, freios, câmbio, suspensão e consumo. O conjunto motriz e o comportamento dinâmico é muito bom. O carro tem uma dirigibilidade excelente e preserva o DNA das gerações anteriores. O consumo é bem razoável para a motorização, alcançando 15 km/l com gasolina na estrada e 7 km/l com álcool na cidade.
[Principais aspectos negativos] O espaço interno é ruim e a qualidade de montagem de algumas peças deixa a desejar. A falta de paddle shift em um carro dessa categoria é uma economia porca. As alavancas de seta e limpador de parabrisa não tem acionamento suave como seria de se esperar e a saída de ar debaixo dos bancos é ineficiente. A atualização dos mapas do GPS custa a bagatela de R$ 1.500,00. Não, não é o aparelho inteiro… Apenas o cartão.
[Defeitos apresentados] Sim. A caixa de direção já foi trocada 2 vezes por apresentar barulhos excessivos e ainda continua sem solução. A embreagem (powershift) foi trocada na revisão de 20.000 km porque estava patinando e com muitos trancos nas trocas de marchas. Esses problemas parecem ser crônicos no new Focus pois já li diversos relatos semelhantes. Sinto o carro dar uma pequena engasgada em subidas acima de 80 km, o que pode caracterizar um problema futuro de bomba de combustível.
[Concessionárias] Concessionários estão perdidas e parecem não ter comprometimento algum com os clientes. Fiz amizade com o chefe da oficina de uma delas para conseguir ser atendido de forma aceitável. A diferença entre o pós venda Honda e Ford é brutal. A Ford é péssima!
[Comentários adicionais] Decidi escrever essa avaliação somente após os 20.000 km depois de já ter usado bem o carro e sentido suas melhores qualidades e seus defeitos mais sérios. Passada a emoção que motivou a compra, a razão é a melhor companheira para a análise sem paixões. Trata-se de um ótimo projeto, mas infelizmente a qualidade de montagem argentina e alguns componentes mecânicos não estão a altura do que é produzido na Europa.
[Best Cars] O trabalho de excelência prestado pelo Bast Cars é o que há de mais sério e imparcial no mercado jornalístico brasileiro. Imprescindível!
[Data de publicação] 19/6/15
—
[Nome] Frederico
[Cidade] Porto Alegre
[Estado] RS
[Versão] SE 2.0 Hatch
[Motor] 2.0 16v
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Já tive outros 2 Focus (GLX 2.0 MT 2011 e 2013) e afirmo que houve evolução em diversos aspectos. Quem teve um, sabe que é um carro para quem gosta de dirigir, não cansa nada em viagens longas e confiável. O consumo melhorou na cidade (~8,5km/l gas) e na estrada (~12,5 a 15km/l), graças à injeção direta. O motor está mais linear e é perceptível o aumento de potência, trabalhando em boa sintonia com o câmbio Powershift. Houve evolução também no acabamento, principalmente nas portas e painel. Destaque para a maciez do revestimento em couro da direção e do ótimo desenho/material dos bancos em couro. Estabilidade e conforto sempre foram destaque nos modelos anteriores e, no atual, permanecem referência.
[Principais aspectos negativos] Apesar de ser um ótimo carro, alguns pontos merecem críticas: – Em relação ao anterior equivalente, perdeu partida por botão, sensor crepuscular/chuva e espelho eletrocrômico. Por outro lado ganhou airbags laterais, controles de estabilidade/tração, bancos em couro, controlador/limitador de velocidade e ar dual zone. – Mencionei que os materiais melhoraram, mas o acabamento ainda peca em sua montagem, com gaps e alguns grilos já presentes. – Não ter uma opção de câmbio manual ou borboletas no volante, é algo inaceitável num carro que preza o prazer de dirigir. – Poderiam ter trazido os motores EcoBoost…
[Defeitos apresentados] Até o momento, apenas alguns grilos de acabamento e limpadores barulhentos/travando.
[Concessionárias] Adquiri na mesma dos modelos anteriores. A entrega foi muito bem feita e têm um bom controle de qualidade para o pós venda, mas podem melhorar. Ainda estou no aguardo do retorno sobre o problema não resolvido dos limpadores.
[Comentários adicionais] Troquei por outro Focus devido ao bom negócio oferecido. Pagaram a Fipe no meu usado, deram 9mil de desconto no 0km e financiado em 18x (0%). No entanto, se a questão financeira não fosse um fator determinante, teria optado pelo novo Golf, o qual considero a referência no segmento. De um modo geral, estou satisfeito com o carro.
[Best Cars] Fundamental para quem gosta de carros!
[Data de publicação] 19/6/15