[Nome] Bruno L.
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Modelo] Volvo C30
[Versão] T5
[Motor] 2,5 T
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 2
[Câmbio] 2
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Um desenho com mais de dez anos que continua atraente, sem exageros e sem chamar atenção em demasia. Acho de extremo bom gosto em vários detalhes. Veículo sólido e muito bem construído. O meu foi comprado usado com pouco mais de 70 mil kms, e ainda assim apresenta-se muito sólido, seguro e bem construído. Sem ruídos ou asperezas, ainda que os materiais de acabamento não possam ser considerados de luxo. A sensação é de muita robustez.
O motor é fantástico, extremamente responsivo e elástico. Tem caráter, um ronco delicioso e empurra com vigor desde baixas rotações. Nas situações de aceleração a pleno pouco se sente o volante puxar, algo até esperado em função da combinação de alto torque e tração dianteira. O equipamento de som original também é digno de nota. Potente e cristalino, peca apenas por não permitir conexão de áudio via bluetooth. Em suma, é um carro muito suave, relaxante, silencioso e tranquilo. O ajuste de suspensão é bem mais macio que a carroceria ou os adereços pudessem sugerir e o sentimento é de que se trata de um carro para adultos, muito mais do que para “moleques”.
[Principais aspectos negativos] O a programação do câmbio automático transparece alguns momentos de indecisão, as trocas nem sempre são suaves, principalmente nas reduções comandadas pelo motorista, em que não há aceleração interina, e o próprio escalonamento das marchas é bem aberto. O volante de direção parece um tanto “anestesiado” e indireto, além de grande. Sei que se trata de uma escolha do fabricante, mas esperava algo um pouco mais envolvente de uma versão pretensamente esportiva. Não compromete a experiência, mas na estrada a sensação de centro é pouco definida. Trata-se de um ponto em que eu imaginava que o parentesco com o Focus, com quem divide plataforma, fosse minimamente visível.
Os freios são potentes o bastante, silenciosos e duram muito (o meu ainda está no jogo original e tem muito material a ser consumido), mas não passam muita confiança e o pedal tem curso um tanto longo. Por último, o consumo. Talvez eu estivesse acostumado a carros mais econômicos e o câmbio automático roube mais eficiência que eu poderia antecipar, mas fiquei bastante surpreso (negativamente) com o consumo. Tenho o pé muito leve na cidade e estou habituado a fazer médias melhores que outros motoristas em qualquer carro, mas neste Volvo não consigo fazer média melhor que 7,5 km/l andando só na cidade. Nas estradas com limite de 120 km/h, dificilmente se chega a 12 km/l. A parte mais desesperadora é não ter a sensibilidade de como melhorar esses números, pois não faz diferença, praticamente, sair do farol queimando pneu ou lentamente, o consumo acaba sendo quase o mesmo no fim do dia. Talvez falte aprendizado de minha parte, mas não esperava que, ao menos na estrada, o consumo fosse tão alto.
[Defeitos apresentados] – Alguns barulhos na suspensão, reflexo do solo lunar de São Paulo. – Esguichadores de água do para-brisa e do vidro traseiro não saem água. Dá pra ouvir a bomba funcionando mas não descobri onde está o vazamento. Curiosamente, o esguichador/lavador de faróis funciona perfeitamente, e compartilha o mesmo tanque de líquido lavador…
[Comentários adicionais] Pelo parentesco com o Focus e pela idade avançada esperava apenas um carro bom, mas simples. Na verdade, trata-se de um carro muito bom, de qualidades que vão além da primeira impressão e que deixam claro que o C30 é muito mais um Volvo pequeno que um hatch médio tradicional com o emblema da Volvo. Mais do que no luxo, a escolha dos materiais parece ter sido feita com base na qualidade e durabilidade, o que é mais um bom indicativo, além do próprio desenho do interior e exterior, da mentalidade da marca acima de tudo. Valorizo bastante esta “identidade”, algo que considero perdido em muitas marcas e modelos mais recentes. Lamento apenas não ter encontrado este mesmo modelo com câmbio manual em boas condições, daria pra pensar em um desses como o carro pra me levar de hoje até meu último dia.
[Best Cars] Muito importante e útil para entender o que é o convívio com um modelo, já que por mais detalhada que seja a análise ou comparativo publicados por sites ou revistas, nada substitui o tempo de convivência. Parabéns ao BC pela inciativa!
[Data de publicação] 13/11/20
—
—
[Nome] Fábio Calarga
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR
[Versão] 2.0
[Ano-modelo] 2009
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O carro é fantástico! Adquiri ele em outubro/2011, seminovo. Estava em dúvida entre outros modelos (Ford Focus e Fiat Bravo). Ao ver o carro na concessionária da Volvo, fazer o test drive e ver que estava acessível ao meu bolso, fechei a compra na hora. Como pontos positivos posso citar vários. Consumo (Cheguei a fazer 15 km/l andando a 110 km/h em viagem), estabilidade, freios, acabamento muito bem feito, segurança inquestionável (afinal, é um Volvo), desempenho honesto para o motor Duratec 2.0.
[Principais aspectos negativos] Espaço interno. Porém na compra estava ciente disto.
[Defeitos apresentados] Barulho nas correias auxiliares. De acordo com o Consultor Técnico da Euro Import (Concessionária Volvo daqui de Curitiba), isso acontece por conta de entrada de sujeira, devido a ausência de proteção de cárter no veículo. Outro ponto negativo. É um item opcional e na concessionária custa os olhos da cara.
[Concessionárias] Usei nas duas revisões (50 e 60 mil km). Fui muito bem atendido ambas as vezes. A revisão de 50 mil custou apenas R$ 338,00 (Campanha da concessionária) e a de 60 mil foi mais salgada (R$ 1.200,00). O único contra é o preço abusivo das peças, lembrando que a mecânica do carro é semelhante ao do Ford Focus 2009/… Por exemplo, uma correia auxiliar que custa R$ 90,00 na concessionária Ford, na Volvo custa R$ 400,00. Um jogo de tapetes, caso precise e queira um original, custa R$ 1.000,00. No final do ano perdi uma das chaves do carro e ao verificar o preço sairia na bagatela de R$ 2.500,00. Achei no ebay por US$ 50,00 e a programação custou R$ 350,00. No momento do orçamento da revisão de 60 mil, claro, como toda concessionária, vários serviços desnecessários como limpeza de bicos, higienização de ar, descarbonização do motor, foram incluídos, fazendo com que o valor orçado fosse o dobro. Mas nada que uma conversa de 20 minutos para reduzir os itens e sair muito satisfeito com o carro da oficina e inclusive com o atendimento. Não se compara com as marcas nacionais (Meu veículo anterior era um Fiat Punto. Atendimento de uma das autorizadas de Curitiba era sofrível). E o preço da M.O. não é tão mais caro.
[Comentários adicionais] Como já mencionado. Carro fantástico! Já era fã da marca, agora com um Volvo em mãos, o “fanatismo” só aumentou. Com certeza, se minha situação permitir, meu próximo carro será outro Volvo.
[Best Cars Web Site] Melhor Site da categoria, sem sombra de dúvidas.
[Data de publicação] 2/6/12
—
[Nome] Luiz Gustavo
[Cidade] Brasilia
[Estado] DF
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] T5
[Ano-modelo] 2007
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Design, estilo, potência, conforto.
[Principais aspectos negativos] Nenhum
[Defeitos apresentados] Nenhum
[Concessionárias] Como qualquer concessionária querem o seu dinheiro. Não deixe que troquem peças desnecessariamente.
[Comentários adicionais] Melhor carro que já tive, confortável, estável, seguro, fácil de manter.
[Best Cars Web Site] Best Cars nos ajuda a conhecer melhor os carros que desejamos, sem a opinião dos donos fica difícil de conhecer melhor os pos e contras.
[Data de publicação] 12/2/11