Best Cars Web Site
Carros do Passado

O 928 e seu irmão menor 924 (na verdade um carro projetado e produzido pela Audi, mas "adotado" como seu pela Porsche; leia história) nunca atingiram o sucesso esperado. O mercado ainda pedia o 911, e assim a Porsche o manteve em produção, com pequenas modificações. Pequenas mesmo: em 1986, onze anos após lançado, o Turbo ainda tinha câmbio de quatro marchas apenas. 

O sistema de tração integral do Audi Quattro, patrocinado pelo neto do
Professor Porsche, Ferdinand Piëch, seria decisivo para a criação do 959

Mas um membro da família Porsche mudaria isso, ainda que indiretamente. Ferdinand Piëch, neto do Professor Porsche e pai do 917, trabalhava àquela época na engenharia da Audi (iniciando uma segunda carreira de sucesso que culminaria na direção de todo grupo Volkswagen) e lá patrocinou a criação do primeiro Audi Quattro (leia história), com tração integral permanente, lançado em 1980.

O sistema 4x4 abria novas possibilidades para o 911, pois seu principal problema era o comportamento muito sobresterçante em curvas (saía de traseira), devido ao motor localizado atrás do eixo posterior. O carro era também perfeito para a instalação do sistema: bastava colocar uma árvore de transmissão (cardã) saindo do câmbio até a dianteira, enquanto os 928 e 924, com motor dianteiro e transmissão traseira, tornariam praticamente inviável tal adaptação.

Na primeira versão do Porsche Gruppe B, exposta no Salão de Frankfurt de 1983, faltavam ainda alguns detalhes de estilo, mas a essência do 959 já estava evidente

Com o 911 escolhido como base, as idéias começaram a fluir em Weissach: por que não aproveitar esse "911 4x4" para explorar os limites da plataforma 911, visto que o mercado não desistia dele? E, já que se ia gastar dinheiro nisso, por que não criar um carro que testasse todas as novas idéias da Porsche? Seria ótimo para manter os engenheiros, sem um grande projeto desde o 928, atualizados nas novas tecnologias.

Por coincidência, por volta desta época, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) publicava as regras do futuro Grupo B de rali (saiba mais), para veículos de rua produzidos em uma série de no mínimo 200 unidades. Tudo conspirava para que fosse criado um novo topo-de-linha para a Porsche, um carro que levaria ao extremo um conceito veicular inaugurado pelo criador da empresa na década de 30 e lentamente desenvolvido até então: motor boxer refrigerado a ar, pendurado atrás do eixo traseiro.

O segundo Gruppe B, apresentado em 1985: na verdade o primeiro protótipo do 959, mais tarde destruído em testes de impacto

Basicamente, o carro seria o "Fusca" mais rápido e avançado que o mundo já vira... Uma vitrine tecnológica, um experimento que culminaria na mudança do curso futuro da Porsche -- e que faria do 911 um carro quase imortal.

O "Gruppe B"   Todas as discussões internas e conceitos básicos do novo carro ocorreram durante a segunda metade de 1982, apesar de a empresa ter apresentado um 911 4x4 já no Salão de Frankfurt do ano anterior. Continua

As versões
O 959 foi oferecido em duas versões: Sport e Konfort. Em relação ao Konfort, a versão normal, o 959 Sport descartava a suspensão de altura e firmeza variáveis e todos os itens de conveniência, como ar-condicionado, controles elétricos, o banco traseiro e até o retrovisor do lado direito, visando redução de peso (no último caso, também melhor aerodinâmica). Apesar de todos os equipamentos a menos, o preço era o mesmo para as duas versões. A versão "depenada" só nasceu por um motivo: o 959 era pesadíssimo, talvez impedindo o carro de chegar ao desempenho desejado. A Porsche dizia que a versão mais leve pesava 1.350 Kg, mas a Auto Motor und Sport pesou seu 959 Sport de teste (que chegou a 317 km/h) e obteve inacreditáveis 1.566 kg com o tanque cheio.

Imagine-se, então, quanto devia pesar a versão Konfort...

Carros do Passado - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados