A solução -- por estranha que pareça hoje -- foi retornar aos
carburadores: quatro Webers equipavam a chamada Series 3, introduzida no ano seguinte e identificada por uma tomada de ar maior sobre o capô. Não havia ganho de potência -- 310 cv. Com o passar dos anos o controle de emissões fez o V8 perder força, chegando a 280 cv. Em 1977 a preparação Stage 1, com novos comandos de válvulas e sistema de escapamento,
recuperava alguns dos cavalos perdidos, chegando a 304 cv. |
Na Series 3
voltavam os confiáveis carburadores, mantendo desempenho semelhante.
O V8 só voltaria a usar injeção em 1986 |
Como a produção foi interrompida durante 1975 pelas dificuldades da empresa, apenas 967 unidades
saíram até a chegada da Series 4, em outubro de 1978. Esta trazia mais luxo e conforto -- até o revestimento do teto era de couro --, vinha com transmissão automática na maioria
das unidades e perdia a tomada de ar no capô. O motor permanecia carburado e, com o automático, acelerava de 0 a 96 km/h em 7,2 s. |
O Vantage V8,
lançado em 1977, era a versão musculosa do cupê. Com motor
retrabalhado e quatro carburadores Weber, desenvolvia 380 cv. Era o
carro mais veloz da época |
O agressivo Vantage
O nome Vantage -- derivado de advantage, ou vantagem, benefício -- foi visto pela primeira vez num Aston Martin em 1953, em uma preparação no motor de seis cilindros em linha e 2,6 litros do DB2. Os famosos DB4, DB5 e DB6
também tiveram versões Vantage. Eram tão raras e exclusivas, porém, que até James Bond teve de se contatar com Aston Martins convencionais em suas aventuras. |
Grade fechada
com faróis auxiliares e spoiler bastante baixo, a receita do Vantage
V8 para obter passagem nas auto-estradas européias |
A visão dos faróis auxiliares
redondos, montados à frente do que antes era a grade, e do amplo
spoiler era o bastante para obter passagem nas auto-estradas européias. Mas o Vantage dava-se ao luxo de conciliar esse desempenho à tradição inglesa de sofisticação e conforto, com revestimentos em couro, painel de madeira, ar-condicionado, rádio/toca-fitas e controles elétricos. |
Com pistões,
comandos e carburadores especiais, a série 3 do Vantage conseguia
mais de 410 cv. As rodas BBS ficavam sob pára-lamas mais largos |
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