Best Cars Web Site
Carros do Passado

Mas o carro também tinha suas deficiências. Apesar de 56% do peso estar sobre o eixo dianteiro, a estabilidade continuava precária, problema que acompanharia o Chevelle -- e muitos carros americanos de então -- por muito tempo. Mas ano após ano o carro incorporava novidades. Em 1966 ganhava um estilo totalmente novo, com alterações no teto, pára-lamas, grade, faróis e lanternas. Tornava-se mais longo e aerodinâmico.

O Chevelle (ao fundo, em azul) na linha 1966 da Chevrolet. Os demais carros
são o Corvair (vinho), Corvette (branco), Impala (bege) e Chevy II/Nova (verde)

O SS contava com três opções de big blocks: o L35 básico, de 325 cv a 4.800 rpm e 56,6 m.kgf de torque; o L34, de 360 cv a 5.200 rpm e 58 m.kgf, com um comando mais bravo e carburador de maiores dimensões; e o topo-de-linha L78, de 375 cv a 5.600 rpm e 57,3 m.kgf de torque. Dentro do pacote Z16 havia ainda a opção de tuchos mecânicos, para trabalhar em rotações mais altas, coletores de escapamento redimensionados, válvulas de cabeçote do 427, taxa de compressão de 11:1, coletor de admissão em alumínio e um carburador Holley com capacidade de 800 cfm (22.653 litros por minuto). Era o início da fase mais agressiva da história do Chevelle.

A versão esportiva passava a se chamar SS 396, uma forma de separar o Chevelle dos outros SS da linha Chevrolet. Fora redesenhado, com novos pára-choques e duas entradas de ar falsas no capô, que viriam a ser uma marca registrada da versão. O exterior continuava atraente, com os pneus de faixa vermelha e as calotas centrais baby moon. Sem dúvida, a fórmula de linhas agressivas, motores fortes e preços baixos fez do Chevelle um dos melhores na relação custo-benefício nos EUA.

Estilo mais agressivo, preço atraente, motores V8 de 325 a 375 cv: o Chevelle SS começava em 1966 a entrar em sua melhor fase

Em 1967 vinham novos motores de seis cilindros (3,8 e 4,1 litros), o V8 básico 283 (4,6 litros), passando pelos small blocks 327, de 275 a 325 cv, e as mesmas opções para o 396 (L35, L34 e L78). Pneus mais largos em rodas de 14 pol e freios a disco dianteiros eram essenciais para segurar toda a cavalaria. A transmissão automática Turbo Hydramatic, de três velocidades, passava a ser alternativa à Powerglide de duas marchas e às manuais de três e quatro marchas. Continua

Em escala
Há boas opções de Chevelles em miniatura no mercado. A ERTL faz em escala 1/18 o SS 454 de 1970, na coleção American Muscle 10 Fastest, e o SS 396 de 1968. Ambos existem em tamanho menor. A Maisto oferece um SS conversível de 1971, também em 1/18 (foto superior).

Outro fabricante, a Classic Metal Works, lança agora em agosto um modelo cupê 1966 transformado em hot rod, com rodas e pneus largos, blower destacado pelo capô, escapamentos laterais e -- como não poderia deixar de ser -- pintura preta com decoração de chamas. Escala 1/24 (foto inferior).

Carros do Passado - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados