Foram construídos apenas 323 COPOs, 99 destes encomendados por Don Yenko, proprietário de uma oficina de preparação em Canonsburg, estado da Pensilvânia, especializada em Chevrolet. Os motores V8 L72 tinham originalmente 410 cv com tuchos hidráulicos ou 425 cv com os mecânicos, que subiam para perto de 500 cv graças ao trabalho de Yenko: taxa de compressão aumentada para 11,1:1, carburador Holley de 780
cfm (22.087 l/min), coletores de admissão em alumínio e coletores de escapamento dimensionados, com 2,5 pol de diâmetro. |
O preparador
Don Yenko fez alguns dos mais rápidos Chevelles. Partindo de um COPO
com o V8 L72 de 425 cv, ele chegava a 500 cv |
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Os Chevelles Yenko usavam diferencial bem curto (4,10:1) e eram caracterizados pela decoração externa exclusiva, além de encostos de cabeça não disponíveis nos
modelos de linha. Venciam o quarto-de-milha em 11 s com pneus especiais, fazendo justiça à sigla
S/C (super car). Outros 224 Chevelles COPO não passaram pelas mãos de Don Yenko, mas suas versões são consideradas as mais especiais. |
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O modelo 1970
foi o ponto mais alto da história do carro. Além deste SS 396 com
novo estilo, as opções chegavam aos enormes 454 de 7,4 litros, com
versões de 360 e 450 cv brutos |
Todos os motores continuavam sem alterações, com exceção do L35, que deixava de ser produzido. Mas passava a equipar o Chevelle um dos maiores
big blocks utilizados na indústria até então: o LS5 454 (7,4 litros) de 360 cv a 5.400 rpm e fantásticos 69,1 m.kgf (500 libras-pé) de torque a 3.200 rpm. Derivado do V8 427, tinha maior curso dos pistões; por isso oferecia menos potência do que o L78 e o L89, mas com mais torque, como preferem os americanos. |
O SS aparecia
amarrado a estacas na publicidade da Chevrolet, um humor que se
justificava: nenhum motor produzido em série havia desenvolvido tanta
potência até então |
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Na verdade, o LS6 era uma afronta da Chevrolet contra o alto comando da GM, que proibira motores maiores de 400 pol3 (6,5 litros) em plataformas médias. Um dos opcionais mais populares era o
cowl induction hood, um capô com ressalto para acomodar o carburador Holley em cima do coletor
high rise, além das travas no capô e das rodas Rallye de cinco raios,
cujo desenho seria imitado pelo Opala SS brasileiro. |
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