O sucesso da linha estimulava a GM a expandi-la com rapidez. E um passo importante chegava em novembro de 1995: o Corsa Sedan, um três-volumes de quatro portas e linhas muito harmoniosas, em que a traseira fora desenhada pela subsidiária brasileira. As rodas traseiras bastante recuadas do hatch haviam servido com perfeição ao novo modelo, já que o porta-malas não parecia longo demais. Sua capacidade de 390 litros consistia em ganho importante e o banco traseiro podia ser rebatido, algo ainda raro em três-volumes na época.

Outro projeto GMB de ótimo resultado: o porta-malas destacado, de 390 litros, parecia ter nascido no desenho original do Corsa Sedan, que vinha ainda com motor 1,6 de injeção multiponto e 92 cv

Todo Sedan vinha com pára-choques na cor da carroceria e motor 1,6 de oito válvulas com nova injeção multiponto (MPFI), que trazia 13 cv adicionais em relação à monoponto do Pickup: 92 cv. Além de apto a levá-lo a 182 km/h de máxima e a acelerar de 0 a 100 em 11 s, seu bom torque em baixa rotação (13 m.kgf a 2.800 rpm) tornava-o muito agradável de dirigir no trânsito. Além do acabamento GL oferecia o requintado GLS, com faróis de neblina, pneus 185/60-14 e opção de freios com ABS, primazia entre os pequenos não-esportivos. Direção assistida era disponível nas duas versões.

Injeção de ânimo   Com quatro carrocerias de desenho distinto e três opções de cilindrada, o Corsa havia formado em menos de dois anos uma grande família. Mas a concorrência se acentuava em 1996, com a chegada do Fiesta nacional e do Palio, este líder em potência no segmento 1,0-litro, com 61 cv.

Mais potência para os Corsas hatch e Pickup: o Wind (foto) passava de 50 para 60 cv e os GL, com o mesmo motor do Sedan, chegavam a 92 cv -- ganho de 53% sobre os 60 cv do antigo hatch 1,4-litro!

Para combatê-los, a GM providenciava uma injeção multiponto para o motor do Wind, que passava a 60 cv (20% a mais), e adotava o 1,6 de oito válvulas e 92 cv do Sedan como padrão para o hatch GL (agora 53% mais potente!) e o Pickup. Era extinto o 1,4 de 60 cv, pois não ficaria bem mantê-lo com a mesma potência do novo 1,0 -- mas poderia ter passado também a multiponto, com 82 cv, como na Europa.

Motor à parte, o Wind permanecia um Corsa simples, perdendo apelo diante das versões mais equipadas de alguns concorrentes. A série Wind Super havia sido oferecida meses antes e a GM optou por relançá-la, agora como Corsa Super apenas, com a nova injeção. Pela primeira vez o motor 1,0 podia ser combinado a ar-condicionado, direção assistida e cinco portas, compondo um agradável conjunto para o uso urbano.

As versões GL e GLS vinham com conta-giros, rádio/toca-fitas com mostrador separado e ar-condicionado opcional, mas permanecia o pouco funcional volante de dois raios baixos

O Super marcou também a introdução de novo câmbio Opel F15, mais reforçado e de mesmas relações que o do GSi (com as marchas mais próximas entre si), logo estendido ao Wind. Era uma segunda resposta da GM às críticas iniciais ao desempenho do Corsa 1,0. Só que agora o motor tinha 5,2% a mais de torque e potência 20% superior -- e poderia ter continuado com o câmbio antigo com ótimo resultado... Continua

Séries especiais
Piquet: a série do Corsa três-portas, em alusão ao tricampeão de Fórmula 1 Nélson Piquet, foi produzida em julho de 1997 para uma promoção da empresa Arisco. Baseada no Super de três portas, destacava-se pela cor amarelo Gris, rodas e pneus de 14 pol do GSi, pára-choques e retrovisores pintados. Foram 120 unidades com o motor 1,0 de 60 cv.



Champ: vendida em 1998, aplicava-se tanto ao Wind três-portas (acima) quanto ao Pickup GL, sendo oferecida também no S10. Em verde-escuro, trazia rodas de 14 pol com pneus 185/60, pára-choques pintados e faixas decorativas para marcar a Copa do Mundo de futebol na França, que a GM patrocinava. Foram 1.820 hatches e 1.356 picapes.


Rodeio: assim como S10 e Silverado, o Corsa Pickup ST recebeu a série (acima) em abril de 2001, alusiva à tradicional festa de Barretos, SP. Vinha com faixas decorativas, rodas de alumínio de 14 pol e um conjunto de bolsa e boné.

Milenium:
antecipando-se à verdadeira virada do milênio, a GM lançava já em outubro de 1999 esta série para Vectra, Astra e Corsa Sedan, em cor prata e com mais equipamentos de série que as versões básicas de cada modelo. No Corsa o motor era 1,0 16V de 68 cv. Bem-sucedida, a série voltou um ano depois. E acabou se tornando versão normal de linha, só que com opções hatch e Sedan, motor de oito válvulas e 60 cv e algumas opções de cores. Entre a série inicial e a versão de linha, mais de 30.000 unidades foram vendidas com essa denominação.

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