Poucos carros deram origem a tantos estudos conceituais quanto o Fiesta. O estúdio italiano Ghia, parceiro de longa data da Ford, criou diversos modelos a partir de sua plataforma, e até no Brasil o carro inspirou versões especiais.

Ghia Pockar (1980) - Denominado pela fusão de pocket (bolso) e
car (carro), era um míni com a plataforma e a mecânica do Fiesta. A frente curta, os bancos altos e avançados e o motor mais recuado aproveitavam melhor o pequeno espaço ocupado. Cabiam cinco pessoas, mas pouca bagagem -- assim, locais dentro das portas, sob o pára-brisa e junto ao teto foram usados para isso.
Ghia Microsport (1983) - Visando à preservação ambiental, o pequeno esportivo era 25 cm mais curto e 10% mais leve que o Fiesta. A carroceria era de alumínio.

Ghia Barchetta (1983) - Como o nome indica, era um pequeno conversível de dois lugares e linhas esportivas. Apresentado no Salão de Frankfurt, usava a mecânica do Fiesta XR2. Embora tenha servido de base para a criação do Mercury
Capri, produzido na Austrália para atender ao mercado americano, a Ford européia não considerou viável produzi-lo por lá.
Ghia Shuttler (1986) - Outro esportivo sobre a conhecida plataforma, neste caso encurtada. Apresentado no Salão de Bruxelas, foi depois para o Museu Nacional do Automóvel Francês, em
Mulhouse.

Fiesta Urba (1989) - Urba lembra urbano, e era essa mesma sua proposta: soluções para o tráfego na cidade. As linhas eram convencionais, mas havia duas portas no lado do passageiro (o da calçada) e apenas uma no do motorista. Trazia ainda uma geladeira no porta-malas e controle remoto integrado para garagem.

Ghia Fiesta Bebop (1990) - Num tempo em que o picape Courier
nem estava nos planos, a Ghia desenvolveu um pequeno
utilitário Fiesta com decoração ousada e acessórios esportivos, como o capô da versão RS, cobertura e estrutura tubular na caçamba.

Ghia Zig e Zag (1990) - Outra proposta de roadster sobre a plataforma do Fiesta, o Zig foi exposto no Salão de Genebra junto da
Zag, um microfurgão de dois lugares. Destaque para os faróis com fibra ótica nos dois modelos.

Ka (1994) - Dois anos antes de lançar o Ka que hoje conhecemos, a Ford mostrava um carro-conceito ainda mais arredondado, incluindo os faróis e a linha do teto. A marca garante que não havia intenção de manter o estilo frontal no carro de produção -- era só para despistar a concorrência...
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Ghia Saetta (1996) - No Salão de Turim o estúdio apresentou um
roadster sobre a plataforma do então novo Fiesta. Com dois lugares, tinha uma estrutura central ligando a frente à traseira, para maior rigidez, e o veterano motor 1,3-litro. O nome significa seta em italiano. A Ford não contou à época, mas como se percebe, o estilo frontal antecipava o que surgiria no Ka, seis meses depois.

Ford Lynx (1996) - Outro conversível da mesma
plataforma, com a particularidade de seu estilo ter originado,
no ano seguinte, o cupê Puma. As barras laterais eram fixas,
deixando apenas a parte central do teto a céu aberto.
Libre (1998) - Mostrado nos salões de Chicago e de São Paulo naquele ano, era mais um conversível, com a peculiaridade de ter quatro portas. Pelo menos
neste o motor era o moderno Zetec SE 1,25 de 75 cv.

Turing Ka (1998) - Versão alongada e com cinco portas, quase uma perua. De linhas polêmicas, tinha decoração interna nada discreta, com volante marrom e quadro de instrumentos amarelo. Interessante a mecânica: motor Zetec SE 1,7
16V de 125 cv do cupê Puma, pneus 205/40-17 e freios a disco traseiros.

Courier F1 (1998) - No Brasil, a Ford elaborou uma versão fora-de-estrada do picape para os Salões de Detroit e Genebra -- curiosamente, nunca foi mostrada aqui. Tinha grade e pára-choque mais agressivos, molduras
nos pára-lamas, engate para carreta, suspensão elevada em 5 cm, rodas de 15 pol e arco protetor atrás da cabine. O interior recebeu volante esportivo e revestimento em preto e vermelho.
Fiesta esportivo (1999) - Aparecia no Salão do Automóvel de São Paulo uma versão esportiva do
hatch, em amarelo, com spoilers e saias nos pára-choques e laterais (antecipando a futura série Sport), molduras nos
pára-lamas, grade e rodas de alumínio exclusivas. Por dentro, o acabamento de couro combinava preto e amarelo, esta cor abrangendo parte do painel.

Ghia Street Ka (2000) - No Salão de Turim, mais uma interpretação em Ka conversível, só que agora em vias de ser produzida em 2003 -- curiosamente, pela Pininfarina e não pela Ghia, que o criou. Linhas atraentes, rodas de 17 pol, interior que pode ser reconfigurado e motor 1,7 16V de Puma.
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Courier esportivo (2000) - Exibido no estande da Ford em Campos do
Jordão, SP, o picape amarelo trazia conjunto aerodinâmico,
incluindo um aerofólio no final da caçamba, rodas pretas de
15 pol e curiosa moldura nas janelas, que lhes dava contorno
arredondado.
Fiesta fora-de-estrada (2001) - O mesmo pacote do Courier F1, em versão mostrada
também na cidade paulista. Por fora era todo amarelo, cor combinada ao preto no interior.
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