Um pequeno de grande sucesso
O bem-sucedido Renault 4 atendeu a aplicações as |
|
No final dos anos 50, os carros populares que faziam sucesso na França eram o
Citroën 2CV e o Renault 4CV. Este, conhecido no Brasil como "Rabo Quente" devido à posição do motor na traseira (o
Volkswagen ainda não havia chegado aqui), já sentia o peso dos anos, já que seu lançamento datava de agosto de 1947. |
O antecessor
4CV, aqui conhecido como "Rabo Quente", fora lançado em
1947 e já pedia aposentadoria, mas seu motor foi aproveitado no R4 em
posição dianteira |
Foi chamado de 350, pois o preço do carro não poderia passar de 350.000 francos (US$ 1.000 da época, US$ 6.700 hoje). Queria um automóvel simples, moderno, barato e funcional, capaz de atender a todas as classes sociais em todas as regiões. Eficaz em estradas asfaltadas e no campo. Polivalente. |
Um dos
primeiros protótipos do novo Renault: saída de ar no lugar da
terceira janela, grande altura, rodas pequenas |
Estava definido que o novo Renault teria por volta de 600 cm3 e de 20 cv de potência. Vários motores foram testados e, por fim, foi decidido que herdaria boa parte da mecânica do
4CV, mas sua tração seria dianteira -- o primeiro Renault com esta configuração. Em julho de 1961 o último 4CV deixava a linha de Billancourt, sede principal da fábrica, encravada numa ilha na região parisiense. Foram produzidas 1.105.543 unidades.
Continua |
|
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 22/2/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |