Internamente, os quatro bancos individuais eram revestidos de couro em tom bronze e chamava atenção o console central, com forma também inspirada em uma turbina. O painel trazia três módulos de instrumentos: o primeiro com amperímetro, termômetros da admissão da turbina e do óleo; o segundo com velocímetro, hodômetro e marcador de combustível; e o último com conta-giros e relógio. |
Todos em cor
bronze, os 50 Turbines atraíram muitas atenções durante o teste com
clientes. A Chrysler fabricou ainda cinco protótipos, dos quais
apenas um branco, utilizado em um filme |
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O retrovisor interno vinha montado no pára-brisa, com um sistema de fácil desprendimento em caso de impacto, um item de segurança em um tempo em que pouco se falava nela em automóveis. A alavanca de câmbio, no console, trazia uma disposição curiosa: ré,
idle (marcha-lenta, função combinada às de estacionamento e partida),
drive (marcha normal) e low (marcha mais curta). E o volante ficava quase vertical, para "sensação de carro esporte", de acordo com a marca. |
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O volante quase
vertical conferia sensação de carro esporte, segundo a Chrysler. O
desempenho, porém, causava decepção se o motorista não elevasse a
rotação antes das arrancadas |
Uma turbina produz seu torque máximo (no caso 58,7 m.kgf na transmissão, próximo ao de um bom e grande V8 de seu tempo) na mais baixa rotação
(veja as curvas de potência e torque). Assim, para aproveitar
sua capacidade de aceleração, era fundamental manter o carro freado com o pé esquerdo e acelerar ao máximo com o direito, até que se atingisse o
estol da transmissão. Liberado o freio, a aceleração era intensa e surpreendente. |
No desenho da
disposição mecânica do Turbine, os curiosos escapamentos de grande
seção transversal, cada um saindo de um regenerador da turbina |
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Alguns dos usuários mais críticos eram de São Francisco, cidade famosa por seus aclives e declives. Para corrigir os danos à imagem do carro, o engenheiro Huebner organizou uma comparação de arrancada entre um Turbine, dirigido por ele próprio, e um Dodge
big-block (motor de bloco grande, ou seja, alta cilindrada) tido como um dos
muscle-cars Chrysler mais rápidos da cidade. Não é preciso dizer
qual venceu... |
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