Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Somados ao desenho "limpo", sem vincos ou frisos desnecessários -- até sem uma útil proteção nas portas --, esses elementos compõem um estilo irrepreensível, a ponto de não ter envelhecido nada nestes cinco anos. Apenas detalhes como rodas e frisos foram modificados na linha 2003, mas o 156 parece ter surgido ontem. O Série 3 pode ser um ícone de elegância, mas o Alfa merece nota máxima com louvor.

Clique para ampliar a imagem O painel com instrumentos em módulos e voltados ao motorista, os bancos mais baixos e até as costuras do couro em vermelho são demonstrações da esportividade do 156

Conforto e conveniência   Há esportividade no interior dos dois modelos, só que mais evidente no Alfa. Da posição mais baixa e apoios laterais mais pronunciados dos bancos aos instrumentos em módulos individuais e voltados ao motorista, de seus ponteiros "de competição" (apontam para baixo em repouso e o conta-giros indica o limite de giros, de 7.000 rpm, ao chegar ao topo) ao amplo emprego de tom alumínio, das costuras em vermelho dos bancos a seu ajuste de apoio para as coxas (o primeiro em um carro avaliado pelo BCWS), o 156 esbanja a sensação de estar em um carro esporte, mais discreta no 325i.

Ambos vêm com revestimento dos bancos, volante e pomo do câmbio em couro de ótimo aspecto. No BMW o ajuste elétrico envolve altura, inclinação do assento e reclinação do encosto (com três memórias), apenas este último elétrico no Alfa que, por outro lado, é único a trazer ajuste do apoio lombar de ambos os bancos. Os belos e ótimos volantes de três raios possuem comandos do sistema de áudio (também do controle automático de velocidade no 325i, ficando o do 156 em alavanca à esquerda) e ajuste em altura e profundidade.

No 325i, um painel funcional e atraente, mas de estilo mais sóbrio. Como o oponente, traz no volante de três raios os comandos do sistema de áudio, que inclui disqueteira no porta-malas
Clique para ampliar a imagem

Além da menor altura média dos bancos (é possível elevá-los, mas a cabeça de um motorista de 1,75 metro logo encosta na parte lateral do teto), o Alfa tem a vantagem dos pedais em melhor posição. No BMW ficam muito à esquerda, em função do túnel central de transmissão, levando o acelerador a cansar rapidamente a perna, inconveniente herdado de gerações anteriores.

Os painéis trazem o essencial, com acréscimo de um indicador analógico de consumo instantâneo no 325i, em vez da mesma função no computador de bordo. Este possui, no 156, duas medições de consumo e velocidade médios, tempo e quilometragem decorridos. Pode-se selecionar idioma (incluindo português), unidades (km/l ou litros/100 km, por exemplo), o brilho do mostrador e até o volume do bip. Há também um alerta de excesso de velocidade, programável até 250 km/h (!) e útil para evitar multas por distração. E é sempre curioso ler nos instrumentos palavras italianas como giri, benzina (gasolina) e acqua, nestes tempos de massificação do uso do inglês.

Bons detalhes do 156: lavadores de farol e um computador de bordo completo, com
duas medições em separado, idioma e unidades de medida configuráveis

Ambas as marcas utilizam iluminação em vermelho ou alaranjado, que consideramos as melhores (saiba mais); no Alfa ela deixou de ser permanente, o que não raro levava ao esquecimento de acender os faróis ao escurecer. A do BMW poderia ser mais definida, pois "borra" um pouco. Ainda, seria melhor que o 156 trouxesse um manômetro de óleo no lugar do relógio, passando este ao mostrador digital, pois na posição atual não pode ser lido pelo passageiro da frente. E no 325i o relógio deveria ser exibido em separado do computador.

A maioria dos comandos está bem localizada, mas com diferenças. A BMW opta pelo console para os dos vidros, a Alfa pelas portas -- e ambas acertam. Só no 325i esses controles têm função um-toque também para a subida, havendo temporizador em ambos, o que é novidade no 156. Neste último os botões dos faróis e luz traseira de neblina estão fora do campo visual. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados