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Comparativo Completo

O Ford tem o cinzeiro bem perto do volante, cômodo para os fumantes, e inova com o manual de instruções em CD -- pena que limitado a um trecho da edição impressa, que é mantida. Outra primazia (à exceção dos Dauphine/Gordini e dos Volkswagens de motor traseiro) é o capô destravado por chave, em vez da alavanca interna. Pode ser mais seguro, mas impede a abertura com o motor em funcionamento e torna-se incômodo se o motorista se esquecer de retirar a chave da ignição. Aberto, nota-se a pintura do cofre bem inferior à da carroceria, como em outros carros da marca.

Hatchback de cinco portas são uma configuração de sucesso na Europa e no Brasil. Estes modelos equivalem-se em porte, potência e preço, o trinômio que justifica um comparativo Clique para ampliar a imagem

O porta-malas do Brava é pouco mais amplo: 370 litros contra 350 do Focus. Os dois têm o estepe montado no assoalho e com roda de aço, diferente das demais de alumínio. O plano de carga do Ford é mais baixo e a largura do vão de acesso vence a do Fiat por 5 cm, menos do que a ausência de lanternas convencionais permitiria -- a tampa é bem mais larga que o próprio vão, provável medida para manter boa rigidez torcional da carroceria.

Mecânica, comportamento e segurança

Os dois motores adotam duplo comando e quatro válvulas por cilindro, solução que tende a propiciar menor força em baixa rotação. Esse efeito é percebido no regime de torque máximo de ambos, por volta de 4.500 rpm, mas a maior cilindrada do Focus o atenua, tornando-o mais pronto nas respostas -- seu valor máximo é de 16,1 m.kgf, contra 15,1 m.kgf do Brava.

Clique para ampliar a imagem O Focus sai na frente em desempenho e nível de ruído, tem suspensão multibraço e freios a disco também na traseira, o que resulta em um carro seguro e muito agradável de dirigir

O propulsor da Ford -- o mesmo utilizado desde 1996 no Escort -- é também mais potente, 115 contra 106 cv, o que explica as marcas de desempenho superiores: velocidade máxima de 194 km/h, ante 184 do Fiat, e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 s, contra 10,8 s. Mas o Brava não é lento, bastando recorrer um pouco mais ao câmbio para obter bom rendimento. Em comum ambos têm o funcionamento suave, mas o nível de ruído do Focus é claramente mais baixo. Continua

Equipamentos de série e opcionais
  Focus Brava
Acionamento elétrico vidros D / T O/O S/O
Ajuste de altura dos bancos E / D S/ND O/ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND O/ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/S S/ND
Ajuste elétrico retrovisores E / D O O
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância O/ND/O O/O/O
Aquecimento S S
Ar-condicionado / controle automático O/ND S/S
Bancos / volante em couro ND ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND O/O/O
Câmbio automático ND ND
Comando interno do porta-malas S S
Computador de bordo ND ND
Conta-giros S S
Controle automático de velocidade ND ND
Controle de tração ND ND
Direção assistida S S
Faróis de neblina ND O
Freios antitravamento (ABS) O O
Imobilizador de motor S S
Limpador/lavador traseiro S S
Luzes de leitura D / T ND ND
Luz traseira de neblina S S
Rádio/toca-fitas ND ND
Rádio/toca-CD S S
Relógio S S
Repetidoras laterais de direção S S
Rodas de alumínio O O
Terceira luz de freio S S
Teto solar / comando elétrico ND ND
Travamento central O S
Vidros verdes S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
 

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