A suspensão do Stilo marca uma mudança de conceito
(saiba mais) e está bem resolvida quanto ao conforto: o rodar é macio e lombadas são transpostas sem traumas, apesar da tendência do defletor sob o pára-choque dianteiro de raspar em algumas delas. No Astra, como se sabe, a suspensão é firme e algo desconfortável, o que se
torna aceitável nesta versão GSi. |
O peso 150
kg menor e a melhor aerodinâmica favorecem o desempenho do Astra De série no Abarth, o primeiro
controle de estabilidade (ESP) da Fiat agrada pela mesma característica anunciada nos
Alfas (leia avaliação do 147): bastante permissivo,
atua apenas quando há risco de perda de controle, o que abre espaço para boa diversão ao volante. À parte a segurança desse sistema, porém, o GM transmite maior sensação de estabilidade, pela suspensão firme e menor inclinação da carroceria. É realmente um prazer tomar as curvas com o GSi e buscar o limite de aderência dos pneus 205/55-16 -- aliás, idênticos em marca, modelo e medida aos do Stilo. |
Embora
criticada por muitos, que preferem o ar esportivo das versões de
três portas, a Ambos são dotados de freios eficientes, com discos ventilados à frente e sólidos atrás e sistema antitravamento (ABS), que é de série apenas no Stilo, assim como o controle de tração (não disponível no Astra). O Fiat abandona os faróis
superelipsoidais que caracterizavam o Brava -- e que acabam de chegar ao GM, apenas no facho baixo --, passando a refletores duplos de
superfície complexa, como os altos do
Astra. Os dois possuem faróis e luz traseira de neblina. |
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Ao mesmo
tempo em que o Astra passou a usar faróis superelipsoidais, na linha
2003, a Fiat os abandonou ao lançar o Stilo (à direita) como
sucessor do Brava |
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Quanto à segurança
passiva, ambos dispõem de cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes,
sendo os cintos dianteiros ancorados no banco em sua ponta externa inferior, conveniente ao ajustar o assento. O Abarth vem de série com bolsas infláveis frontais apenas; o GSi, nem isso, pois são opcionais. Mas no Fiat é possível pedir seis outras bolsas: laterais dianteiras e traseiras (para proteção do tórax) e cortinas (para a cabeça), um recorde em carro nacional e igualado por poucos importados. A do passageiro à frente e as traseiras podem ser desativadas pela chave.
Continua |
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