Ferrari para principiantes Com câmbio automatizado Selespeed, belo motor e um |
Depois de sonoras "esticadas" até 7.000 rpm, dois toques rápidos na "borboleta"
esquerda do volante e o câmbio reduz duas marchas. A rotação do motor
sobe sozinha, em um perfeito punta-tacco
-- só que eletrônico --, enquanto os freios contêm a velocidade. À saída, tudo recomeça... |
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O Selespeeed: no console, a alavanca de aparência normal e poucas operações... Automatizado, não automático. Uma
caixa automática convencional, com conversor de torque, implica perdas de
energia com reflexo no desempenho. Já o Selespeed é uma caixa manual,
em que um sistema hidráulico troca as marchas e opera a embreagem
(saiba como funciona). Não há o pedal da
esquerda e duas "borboletas" (pequenas alavancas)
ficam atrás do volante, uma de cada lado. A da direita sobe marchas,
a da esquerda reduz. Se preferir, no console há a alavanca que se
move à frente para trocas ascendentes e para trás para reduções; à direita ficam o ponto-morto e a
ré. |
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... e atrás dos raios do volante, as borboletas para trocas ascendentes e reduções No uso normal as mudanças são mais lentas do que o ideal. Em baixas rotações e cargas
(acelerador pouco aberto), tudo bem, mas acelerando a fundo ou usando rotações
médias nota-se incômoda alteração do movimento do
veículo, causada pela interrupção momentânea da aceleração. Não
foi à toa que a VW desenvolveu um câmbio pré-seletivo que elimina esse efeito
(saiba mais). |
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Data de publicação: 21/1/03
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