Aposta decisiva Com o Polo Sedan a VW quer ameaçar a liderança do |
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Carros pequenos de três volumes nunca foram o forte da Volkswagen. Apesar de suas qualidades, o Voyage e o Polo Classic (não vamos voltar tanto no tempo para lembrar o "Zé-do-Caixão", vamos?) estiveram longe de alcançar em vendas os líderes desse segmento, como o Chevette e o Corsa Sedan. A GM, enquanto isso, dá-se ao luxo de manter em produção duas gerações do Corsa três-volumes, que juntas garantem uma confortável hegemonia. |
O novo Corsa ficou muito
agradável nesta versão, inspirada no novo Vectra. Seu preço básico
é bem menor, mas deixa de fora até mesmo o desembaçador do vidro
traseiro! |
O Polo existe com motores 1,6 e 2,0-litros, e o Corsa, com 1,0 e 1,8-litro. Descartado o GM menos potente, a opção natural foi pelas versões de potência mais próxima: 1,6 no VW, de 101 cv, e 1,8 no GM, de 102 cv. O preço básico do Polo é cerca de R$
5,4 mil mais alto
(veja os valores), mas já inclui
ar-condicionado, direção assistida e vários outros itens. Com todos os opcionais, ele chega a R$
45,3 mil e o Corsa a R$ 41 mil, este ainda devendo itens como rodas de 15 pol, controle automático de temperatura do ar e revestimento dos bancos em couro. |
Embora não
lembre muito o Bora e o Passat atual, o Polo Sedan agrada pelo
equilíbrio e tem ar moderno. Direção assistida e ar-condicionado
são de série, justificando o maior preço inicial |
Concepção
e estilo
Tratam-se de dois desenvolvimentos nacionais de traseira saliente para modelos que, na Europa, existem apenas com dois volumes. O Corsa de terceira geração
(leia história) foi lançado no Salão de Paris de 2000, e o Polo de
quarta (leia história), no de Frankfurt um ano depois. Portanto, dois automóveis em plena sintonia com o Primeiro Mundo.
Continua |
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Data de publicação: 8/3/03
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